The Book of Lost Tales Part One

The Book of Lost Tales Part One J. R. R. Tolkien

Resenhas - The Book of Lost Tales, Part One

Maira Giosa 01/04/2024

Tolkien é um dos meus autores favoritos e, apesar de ter lido e relido suas obras principais dezenas de vezes ao longo dos últimos 20 anos, os 12 volumes da História da Terra-média (History of Middle-earth, na coleção em inglês) são os que menos tive contato. E há várias razões para tal.

A principal, talvez, é que, quando comecei a adquirir a coleção, os livros eram todos importados e caríssimos - somente nos últimos anos a Harper Collins começou a tradução efetiva dos 12 volumes.

E o conteúdo não é tão fácil de assimilar: o filho de JRR, Christopher, compilou - a partir dos escritos do pai em maior ou menor estado de compleção, variando de rascunhos feitos rapidamente a lápis a cadernos organizados escritos a caneta - o início do que Tolkien chamava e gostaria que fosse uma "mitologia legitimamente britânica."

Portanto, para entender o desenvolvimento e a evolução da mitologia, é preciso estar intimamente familiarizado com O Silmarillion. E foi só agora, depois de todos esses anos lendo Tolkien, que eu descobri que finalmente estava pronta para assimilar o denso conteúdo da HoME. Demorou, mas foi 😂

Porque o Book of Lost Tales fala de personagens conhecidos mas também daqueles que nunca entraram na "história final" do Silmarillion. Então, a grande questão é: o Book of Lost Tales, e o resto da coleção, é cânone? Pode-se considerar personagens descartados - Tû ou Tinfang Warble ou o próprio Eriol - como pertencentes à mitologia tolkieniana ao lado dos grandes nomes do Silmarillion? Essa pergunta é bastante complexa e impossível de ser respondida em um simples comentário de livro (nem vou tentar 😅).

No mais, como recomendação, se você nunca leu Tolkien, não comece por aqui! Mas se você, como eu, tem vontade de se aprofundar, o BoLT é um prato cheio - assim como eu sei que o resto da coleção também será!

site: https://www.instagram.com/livrosdamaira

Cervethion 16/04/2012

O primeiro volume da série "The History of Middle-earth" (HoME) apresenta as versões iniciais da narrativa posteriormente publicada como "O Silmarillion".

Renan 18/08/2009

Difícil de ler, porém incrível.
The Book of Lost Tales I é um livro muito difícil de ser lido em inglês, já que a linguagem utilizada por Tolkien é arcaica e muitas vezes não pode ser encontrada em dicionários atuais. As notas, feitas por Christopher Tolkien, também dificultam um pouco o ritmo da leitura. Ainda assim, não é uma tarefa impossível lê-lo. O livro conta as histórias iniciais que posteriormente se tornaram O Silmarillion, do ponto de vista de Eriol, um homem que conseguiu navegar até Tol Ëressea. Alguns escritos datam de 1917 e são os primeiros feitos por Tolkien. Vale ressaltar que muita coisa é diferente, inclusive nomes, do que posteriormente tornou-se o Silmarillion. Porém, muitas histórias servem também como complemento ao Silmarillion, já que são detalhadas no nível do Senhor dos Anéis. Esse livro é apenas para o grande fã de Tolkien, quem viu apenas o filme ou gostou do livro mas não se interessa muito pela mitologia inventada por Tolkien, certamente vai achar o livro péssimo.
anabnas 11/02/2013minha estante
Ainda não tive meios para ler esse livro, sendo o único de Tolkien que ainda não li. Para um verdadeiro fã da Terra-média, esse livro deve realmente ser imperdível. Adorei a resenha.

Renan 12/02/2013minha estante
Vale mto a pena! :) Vc já leu os outros History of Middle-Earth?

Dom Quixote 05/03/2017minha estante
Boa resenha! Tô esbarrando nessa dificuldade dele, muitas vezes precisando reler várias vezes o mesmo trecho na tentativa de apreender algum sentido. Mas, sem dúvida, um grande livro!