Amor e outros contos

Amor e outros contos Luiz Vilela

Resenhas - Amor e outros contos

Livgandra 16/03/2024

Where is the love ?
Acabei de ler para uma aula de português, achei os contos até interessantes,sempre trazendo algumas reflexões e críticas a sociedade, os meus favorito foram "fazendo a barba" e "Françoise". É uma leitura bem rapidinha e não fica muito maçante pra quem não tem o abto de ler.

Duda Saragosa 01/02/2023

Fala fala e não diz nada
Esse livro tem contos super longos que não fazem o menor sentido você lê todos e ve que nada nesse livro tem sentido achei péssimo

Rayssa 19/01/2023

Achei bacana
Um livro curto mas que te faz refletir em várias coisas, além de ser fácil saber o que o autor está querendo mostrar.

Não gostei muito de alguns contos mas em compensação gostei dos contos que tinha uma lição mais tapa na cara da sociedade kkkkk

Mary:) 04/04/2022

Para refletir
Comecei esse livro sem entender o que estava acontecendo, mas acabei o livro com um peso na mente.
Me fez refletir tanto.
Mesmo com histórias bem bobas em algumas partes.
Me fez ficar com uma certa tristeza ao refletir sobre algumas coisas de cada história.
O final da ultima história me fez arregalar os olhos surpresa.
Enfim muito bom e com muitos ensinamentos da vida que nos fazem refletir sobre o que é a vida ou até o que é felicidade.

Pausa e Cafezinho 26/04/2015

Não foi dessa vez...
Gostei de poucos contos abordados , apesar do livro ser muito bonito (e talvez por isso coloquei expectativa demais) não me cativou, não me prendeu/envolveu. Esperava mais. A impressão que tive é que o livro não está completo. Estranha a sensação dessa leitura.

Catharina.Mattavel 25/02/2015

Amor e Outros Contos - Luiz Vivela
Amor e Outros Contos é um livrinho rápido e muuuito bem editado pela Edelbra, onde são reunidos oito contos do autor Luiz Vilela, bem diferentes uns dos outros, por sinal.
O primeiro conto me atraiu muito para o resto da leitura. Se chama Amor e é bem curtinho mesmo, apenas uma pequena situação que se passa com um casal e que é impossível de não se identificar. Outra coisa que me atraiu muito para a leitura foi essa capa maravilhosa, gente, que capa linda, eu adorei, simples e chamativa ao mesmo tempo.
A edição por dentro também está muito linda e bem feita, como sempre, eu ainda me impressiono com os livros da Edelbra, todos são feitos com muito capricho.
É muito raro eu ler e não gostar de um livro dessa Editora e dessa vez, quase aconteceu, foram um ou dois contos que gostei, para mim, dessa vez não desceu a leitura, não sei explicar bem porque, mas foi um livro que apesar de fininho, a maioria foi bem arrastado e eu parava para voltar depois e tentar de novo.

Imagino que a escrita do autor não tenha sido muito atraente para mim ou talvez porque criei uma expectativa gigantesca com esse livro, imaginei que seria maravilhoso e não foi bem assim, mesmo assim, quem sabe num futuro próximo tentarei novamente a leitura e outros livros do autor.

site: http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-amor-e-outros-contos-luiz-vilela.html

Sarah 04/05/2014

Resenha no blog Sincerando.com, escrita por Sarah Sindorf
"Ele ficou vendo o ônibus se distanciar pela avenida, o rosto abatido, pensando por que o amor era tão difícil..."

Amor e Outros Contos é um livro pequeno, com 96 páginas e 8 contos, mas que me fez parar para refletir e que acabei lendo bem devagar, para saborear melhor. Os contos trazem situações do dia-a-dia, com algumas confusões e interações que vemos por ai, e com isso acabei me identificando e torcendo pelos personagens.

Em Amor, vemos a história de um casal na rua, discutindo sobre um assunto banal, e as ramificações que essa discussão trouxe. Consigo ver o diálogo sendo feito por um casal real, uma conversa que eu poderia ouvir enquanto passeasse no shopping, por exemplo. Relacionamentos muitas vezes podem ser complexos e confusos, e o conto conseguiu passar isso.

Já A volta do campeão me fez pensar em várias coisas diferentes. Um idoso perdido no tédio acaba encontrando um grupo de meninos brincando na rua e relembra seu passado. A história traz um ar de nostalgia e doçura cativante. Além disso traz também uma reflexão sobre como nos deixamos atingir e influenciar por opiniões externas.

Em Fazendo a barba, encontramos um senhor e seu aprendiz ocupados no preparo de um cadáver para o seu velório. Ao fazer a barba do defunto, o barbeiro e o rapaz discutem algumas questões existenciais, e refletem sobre a vida.

Bichinho engraçado traz uma lição sobre animais e a sociedade, e apesar de querer outro final, achei que esse encaixou com a realidade. Um homem participa de uma pescaria com seus amigos pela primeira vez, e se depara com uma situação considerada normal, mas que ele não concorda, e tenta não participar. Só que isso acaba trazendo alguns problemas para sua vida, e ele precisa descobrir o que fazer.

Em Nosso fabuloso tio, encontramos o típico senhor de outra geração: forte, com uma educação patriarcal, e com opinião forte. Titio é um idoso que apesar da idade e problemas de saúde, não larga o cigarro, que impõe sua opinião à família e às pessoas à sua volta. Entretanto, também pode ter um lado diferente, e um enorme amor à vida.

O suicida é uma história que envolve uma crítica à sociedade. Um homem telefona para a rádio local e informa o local e a hora em que vai se suicidar. Isso causa grande comoção às pessoas que moram na cidade, e um grande grupo se concentra no local, esperando para ver se o homem realmente irá se matar. Adorei a forma como as pessoas foram mostradas nesse conto, pois vemos muitos por aí que são assim.

Uma lástima trouxe para mim uma crítica que vejo no dia-a-dia. A forma como vivemos a vida ou queremos viver muitas vezes é vista como loucura, principalmente se não se encaixar com os padrões estabelecidos, e quando não nos encaixamos acabamos sendo rebaixados e duramente criticados. Um homem passa por isso, e descreve o que aconteceu.

No último conto, Françoise, conhecemos uma bela jovem em uma rodoviária, que traz uma ar misterioso. Conseguindo dialogar com ela, descobrimos uma história complexa e dolorida, e que nem tudo é o que parece ser. O final me deixou intrigada, e gostei da forma que a história foi conduzida.

Quanto ao acabamento do livro: maravilhoso. Cada conto traz uma ilustração e o cabeçalho bem definido, e a fonte é grande e confortável. O papel é amarelado, e a capa tem detalhes em verniz. A lombada e a contracapa são muito bonitas também.

Fiquei muito satisfeita com o livro, os contos são bem escritos e deliciosos, ótimos para quebrar aquela ressaca literária depois de ler um livro pesado. Recomendado!

site: http://www.sincerando.com/2013/11/amor-e-outros-contos.html