É Agora... Ou Nunca

É Agora... Ou Nunca Marian Keyes

Resenhas - É Agora... Ou Nunca

Adriella 09/09/2013

De volta em um romance imprevisível, Marian Keyes questiona: você já pensou no que fazer se tivesse uma última chance para ser feliz?

É com esse mote que a escritora irlandesa Marian Keyes lança o quinto livro publicado no Brasil pela Bertrand Brasil. É Agora... ou Nunca (no inglês, Salão da Última Chance). É, de longe, seu melhor romance e o mais imprevisível, em que a escritora ousa abordar temas mais densos – engajamento que passou a adotar à partir de Sushi, quando retratou a questão dos moradores de rua – como legalização do aborto, homofobia, e problemas ocasionados pela obesidade.

Tudo isso pela ótica de Katherine, Fintan e Tara, três amigos na faixa dos trinta e poucos anos. Todos acreditam estar na fase do “é agora ou nunca”. Profissionalmente bem-sucedidos, eles continuam a viver sem que nada significante aconteça, até que Fintan – homossexual bem resolvido e o único do trio a viver uma relação satisfatória – manifesta um raro tipo de câncer e faz uma chantagem emocional às amigas: como ele não tem certeza se sobreviverá a doença, quer que elas vivam intensamente e da melhor forma possível.

Só que atender ao pedido inusitado do amigo que está em risco de morte significa, para Katherine, ceder às investidas do publicitário belo e nada confiável Joe Roth. Já para Tara, a solicitação fora de hora representa o abandono de um relacionamento sem futuro, que só lhe faz mal. Levar o pedido de Fintan às vias de fato seria fácil, se Katherine não escondesse tanta insegurança por trás de uma imagem de mulher forte e reservada, e se Tara tivesse se recuperado de uma rejeição de um namorado anterior ao atual. O problema é que, enquanto elas adiam a decisão, o estado de saúde de Fintan piora e o sentimento de culpa se agrava. Agora elas têm pouco tempo para atender e, por que não, salvar o amigo?

Neste livro, não faltam semelhanças com as obras anteriores e, nesse contexto, depressão, decepção amorosa, relacionamento traumático com a mãe à partir da infância, vícios, mudança de comportamento, vingança e, claro, a volta por cima, tornam-se mais uma vez assuntos recorrentes. Tudo muito calculado para que leitores se identifiquem.

Contudo, com todas essas características folhetinescas de mais um livro da autora de Melancia, Férias!, Sushi e Casório?! deve-se advertir que Marian Keyes é Marian Keyes, então não espere por bobagens na sua leitura. Sim, ela é entretenimento puro, de uma maneira que acrescenta, mas é também auto-ajuda.

Embora aborde temas difíceis, todos de uma tacada só, É Agora... ou Nunca passa longe do dramalhão e não perde o ritmo. O humor fica por conta das inúmeras tramas paralelas, como a de Lorcan Larkin, ator fracassado que destrói o coração de donzelas casadouras, a de Liv, sueca apaixonada por um homem casado, e das confusões da família caipira e conservadora de Fintan, que chega a Londres para visitá-lo.

Pelo menos um personagem parece solto na trama mas, no final, o leitor irá reparar que ele sempre esteve, desde o início, bem amarrado nas reações e atitudes de um dos protagonistas. Talvez esse personagem seja a causa de tudo. Quando você ler, entenderá o que escrevi. Afinal, alguém pode me dizer por que quem um dia rejeitou pode influenciar tanto nos próximos passos de quem levou um fora?

site: Resenhando seu site cultural

João 26/05/2013

Marian Keyes e eu!
To gamado nos livros dela srsrsr!
Livros da Marian Keyes são livros escritos na minha opinião
pra mulheres..universo feminino e coisa e tal..mas na verdade acho que livros são assexuados..o que importam é se são bons ou não..e esse livro é muito bom..
os homens deviam ler ..ou todo mundo..
os livros dela são muito divertidos..
dei tanta risada com esse livro..
as situações que Tara se mete com suas dietas,regimes,seus medos
e anseios..nossa muito divertido..Gostei de todos os
personagens..tudo muito louco mas ao mesmo tempo tem coisas
bem reais ali..os anseios dos personagens,seus comportamentos..
enxerguei muitos conhecidos meus ali,inclusive eu..as tiradas da autora são muito boas..
a luta de Fintan contra o cancêr bem realista mesmo..a autora
demonstrou muito tato ao lidar com o assunto..
Um livro pra ler e reler..dar muitas risadas..um livro
otimo pra se ler se voce estiver de mau humor ou azedo com o mundo!
Seu astral vai levantar na hora kkkkkkk
Vai ficar guardado ali na estante pra eu reler muitas vezes..
Marian Keys..tiro meu chapéu pra voce!

M! 19/05/2013

Incrível como sempre!

As histórias de Marian Keyes são sempre ótimas não há como negar. É tão real, divertida e enrolada que eu me identifico sempre.
As situações são todas bem descritas sem ficar chata e arrastada e até o maior drama vira uma comédia!

Sempre com personagens cativantes, transbordando emoção e alma.

Um dos melhores.
Ela é a melhor dessa geração chick lit.

Evy 16/05/2013

Gostei do tom "a vida como ela é"...
Eu realmente não sabia o que encontrar nos livros da Marian Keys. Já tinha lido opiniões boas e ruins sobre ela. Sabia, desde o início, que não era um tipo de livro fácil de encaixar em gêneros. A princípio, pelas capas e acho até que é realmente o que mais se aproxima, ele se encaixa no chick-lit. A despeito do que muitos dizem desse gênero, que é coisa de “mulherzinha”, “lixo literário”, “sem cérebro”, todos os que já li foram livros muito bem escritos, com tom de humor e leveza sim, mas nem de longe sem conteúdo. E foi o que senti lendo Marian Keyes. Sim, é uma literatura voltada para o feminino, divertido e charmoso, mas é impossível não se encontrar em nenhuma das inúmeras situações pelas quais as personagens desse livro passam e que foram descritas por Keyes com bastante profundidade.

Gostei da narrativa, gostei do tom “a vida como ela é” e da abordagem feita pela autora. Claro que em alguns momentos a leitura fica um pouco cansativa devido aos muitos detalhes que incorpora em sua narrativa, mas nada que desabone a leitura. Gostei muito de ter lido e conhecido o trabalho de Keyes. E devo acrescentar que achei que a autora abordou temas bastante densos para um chick-lit comum e trabalhou-os muito bem. Todos esses temas nos são passados através dos olhos de Katherine, Tara e Fintan, três amigos nas faixas dos 30 que moram em Londres e são bem sucedidos profissionalmente O fato é que nada novo e significante acontece em suas vidas e o único a estar vivendo um relacionamento estável e sério, Fintan, descobre que a vida pode ser bastante curta e acabar muito rápido. Por isso convence suas amigas a viverem intensamente e da melhor maneira possível.

Para Katherine, isso significa aceitar as investidas do publicitário Joe Roth, indo contra todo seu passado de desilusões e tendo que desfazer a imagem que criou de si mesma de mulher forte e reservada. Para Tara, seria o abandono de um relacionamento que só a está afundando em baixa-estima e sentimentos de culpa. Ambas passam por situações complicadas e engraçadas durante o processo de mudança, e confesso que apesar de ficar mais encantada pelo romance de Katherine e Joe, foram as cenas de Tara que realmente me chamaram atenção. Acredito que toda mulher já tenha passado pelo menos uma vez pelas mesmas situações e ler-se num livro é o que há de mágico na leitura e que poucos autores conseguem de fato fazer acontecer.

Sim, continua sendo leitura de entretenimento, mas com certeza com conteúdo e que faz refletir. Realmente gostei do estilo de Marian Keyes e recomendo a leitura.

Nanda 18/04/2013

Excelente!
Mais um excelente livro da Marian Keyes! 588 páginas de puro envolvimento e identificação com os personagens. Com eles ri, quase chorei, refleti, fiquei muito brava, e muito feliz. É o tipo de livro que você fica triste quando acaba, pois não quer deixar de compartilhar todos os momentos dos personagens. Vale a pena!

Sannyele 18/03/2013

Gabi Machi 27/02/2013

Adorei este livro, como todos os outros que li da Marian Keyes.
Embora sigam sempre a mesma fórmula (vida em Dublin/Londres, crise dos 30 anos, procura do amor perfeito e final feliz), acredito que cada livro dela é único e tenta nos transmitir uma mensagem. A deste livro, pra mim, foi: "O que você faria se só te restassem alguns meses de vida?"
Fintan, Katherine e Tara são personagens apaixonantes, que nos fazem mergulhar na história e querer terminar logo o livro para saber o que vai acontecer.
Recomendo!

Karine 24/01/2013

É agora... Ou nunca - Marian Keyes
“Marian Keyes alcançou o sucesso com romances que satirizam as inseguranças e desventuras da mulher moderna... Graças a seu humor, ela passa longe do tom boboca”
Revista Veja

Oi para você que ainda é uma garota ou uma mulher abaixo dos 25. Você já pensou no futuro? Que os homens estão cada vez mais difíceis, que engordam cada dia mais e que, a cada ano que passa, você enfrenta uma gravidez de risco? Tudo isso é questionado por Tara, a personificação das inseguranças de uma mulher que quer ter um marido e uma família, mas envelhece e engorda mais a cada dia.

Katherine tem aversão a repetir os erros de sua mãe ou ser igual a ela. Delia (mãe de Katherine) ficou grávida e foi abandonada pelo namorado, é uma mulher que tem uma personalidade marcante, além de ser totalmente liberal. Katherine é organizada, certinha, mantém distância dos homens e em seu trabalho é conhecida como "Miss Gelo".

Fitan, dos três amigos, é o único que encontrou um rumo na sua vida. Ele trabalha com o que gosta, não tem vergonha de si mesmo e já encontrou o amor da sua vida, Sandro. Enquanto Tara sofre como capacho de seu namorado mão-de-vaca, arrogante, estúpido e idiota, Thomas por achar que com 31 anos já não é mais possível ficar solteira e arrumar um bom namorado - por isso deve agradecer o que tem e tentar ao máximo preservar/salvar a relação deles -, Katherine acha que os homens são todos iguais, que só desejam levá-la para a cama e depois disso "nunca mais".
Três amigos irlandeses desde a adolescência vivendo em Londres e passando pelo dilema do "É agora...ou nunca". Você já pensou que amanhã você pode nem mesmo estar aqui? Que podemos morrer a qualquer instante, que nossa vida pode dar uma reviravolta a qualquer momento? Será que vale a pena se contentar com o "mais ou menos" só porque é algo seguro?

Já queria ler esse livro há um bom tempo e, como vocês sabem, os livros da Marian Keyes que não possuem versão de bolso são extremamente caros, então sempre fui adiando a leitura dele. Mas, recentemente consegui-o por uma troca e fiquei super animada quando chegou do correio. Assim comecei a ler o tão aguardado livro. Preciso dizer que, quando demoro demais para ler algo, minhas expectativas vão aumentando com o tempo. Já me decepcionei em várias leituras por causa disso, contudo, felizmente, não foi o que ocorreu com o "É agora... Ou nunca".

O livro, apesar de longo, é uma leitura gostosa e tranquila. Já li outros três romances dessa mesma autora e posso dizer que esse foi um dos que mais gostei. É um livro longo, mas a narrativa é encaminhada de tal forma que você nem sente a mudança de páginas. O romance segue bem a proposta da sinopse e ainda há o acréscimo de detalhes e situações surpreendentes. O desfecho pode ser que alguns considerem provável e típico, porém, pessoalmente, acho que não poderia terminar de forma melhor. Sinceramente, sinto como se conhecesse Fitan, Katherine e Tara como se fossem pessoas muito próximas de mim. Se você já leu algum livro da Marian Keyes, verá que segue o mesmo ritmo, é cômico, engraçado, inteligente ,e ao mesmo tempo, faz você repensar sobre si mesma. Você se encantará com os dilemas desses amigos, que o farão pensar sobre como leva a sua vida. Você a aproveita o suficiente? Nunca sabemos se o amanhã existirá para nós.

Se soubesse, se tivesse absolutamente certo de que o amanhã não existiria para você, o que faria hoje?

Douglas P Da Silva 18/11/2012

Marian Keyes questiona: você já pensou no que fazer se tivesse uma última chance para ser feliz? Recomendo!!!
O livro é excelente. Se houver uma denominação superior a excelente é esta. Garantia de divertimento e grandes doses de emoção. Ideal para quem procura romance – no sentido literal, e no sentido de uma publicação ficcional mesmo é de primeira.

PS:Marian é simplesmente genial! Suas histórias são deliciosas e encantadoras: uma linguagem divertida e descontraída com a dosagem perfeita de comédia

Vanessa.Pitsch 30/06/2012

É agora!
Um livro para ser lido entre uma leitura mais densa e outra. Pura distração. Leitura simples e agradável, porém não ficará por muito tempo na sua cabeça.
Apesar de achar uma leitura descartável, é perfeita para momentos em que o que interessa é esvaziar a mente de tudo.

15/05/2012

Excelente passatempo!
Marian Keyes tem uma fórmula infalível: mistura humor e romance de forma leve e bastante divertida. Impressionante como não consigo parar de ler seus romances, são fáceis, e a leitura flui maravilhosamente bem. É sempre um bom entretenimento.
Em “É Agora... Ou Nunca”, somos apresentadas a três amigos Fintan, Tara e Katherine, todos na fase dos trinta e poucos anos. O romance gira em torno da vida desses três personagens. Nascidos no interior da Irlanda, eles vão morar em Londres. Após dividirem apartamento por um período de tempo, cada um segue a sua própria vida: Fintan vai morar com o namorado, Katherine adquire o seu próprio apartamento, pois sempre foi bastante controlada com gastos, além de ser muito organizada, e Tara também foi morar com o seu namorado.
Ao descobrirem que Fintan, homossexual assumido e o único a ter um relacionamento bem sucedido, está com câncer, as amigas começam a repensar em suas vidas: e se elas não tiverem todo o tempo que imaginam que terão? Katherine, após algumas desilusões amorosas, está solteira e nunca dá a oportunidade a si mesma de gostar de alguém, com medo de se machucar novamente. Já Tara, ao contrário, mantém um relacionamento com Thomas porque tem medo de ficar sozinha, mesmo sabendo que o cara não gosta tanto dela assim, além de ele ser pão-duro, arrogante e chato (apesar de ele dizer que a culpa é da mãe dele, que o abandonou quando ele nasceu). Soma-se a isso, o fato de Fintan ter feito um pedido-exigência (aproveitando o seu estado de doente): que Katherine dê chance ao amor e que Tara termine com o namorado.
O livro é bastante divertido. Destaque para outros personagens apaixonantes: Sandro, namorado de Fintan, Liv, sueca apaixonada por um homem casado, Lorcan Larkin, ator cafajeste e fracassado e a família deliciosamente caipira de Fintan, que partem do interior para a cidade grande. Para uma leitura de entretenimento, super recomendo!