Academia de Princesas Shannon Hale

Resenhas - Academia de Princesas

1 | 2 | 3 | 4

Bruna 17/08/2021

Me surpreendi! Essa é a melhor definição deste livro. Esperava uma coisa e foi outra. Leitura juvenil gostosa, que no fim acaba nos passando bons valores e ensinamentos com palavras leves. Gostei.

Bia 14/07/2012

Surpresa!

Eu acho que a capa moderna não tem nada a ver com a história. E eu fiquei meio que em dúvida quando vi a capa, mas a sinopse me pegou de jeito e eu resolvi dar uma chance a esse livro. E foi fantástico porque é uma história pra realmente se ler e reler muitas vezes.

É um romance muito profundo, encantador e de fato um conto de fadas.
Super recomendo, adorei o livro de verdade.

Camila 11/06/2010

Academia de Princesas
Um livro surpreendente! A capa aparentemente faz a gente pensar que é mais um livro de adolescentes modernas, mas nada disso! O livro é um conto de fadas! Fiquei encantada com a Miri e quando terminei de ler o livro estava com a alma renovada!!!

www.leitoracompulsiva.com.br
Luisa 11/12/2012minha estante
Realmente, essa capa passa um impressão totalmente errada. A capa americana não é assim. Não sei porque mudaram na edição brasileira! :S

Nick 22/08/2013minha estante
Esse livro me lembra muito A Elite, que por acaso eu amei e nao vejo a hora de chegar o ultimo. É um livro que li em menos de um dia. PERFEITO*
Vou ler esse quem sabe me apaixono tbm.

Ester 24/03/2020

null
A noite chama. Venha embora.
Esvazie o coração de problemas e sonhos
Esvazie o coração das coisas diurnas
A noite chama. Esqueça.
Mas o dia Não vai esperar, não muito, não tarda.

Heloisa 02/01/2023

Primeiro livro do ano
Esse livro me surpreendeu positivamente. Comecei a ler achando que iria ser uma história com a vibe de Barbie - Escola de Princesas, com aquelas escolas enormes e os vestidos brilhantes, mas não foi, e gostei ainda mais por causa disso.

São apenas vinte alunas escolhidas das meninas da aldeia, e elas estudam num lugar que foi contruído na montanha para esse propósito. Elas vestem as roupas de lã feitas por elas mesmas e tem apenas uma professora.

A Miri, nossa protagonista, se sentia excluída por que ela não podia trabalhar na pedraria lá da montanha, ao contrário das outras meninas que são grandes e fortes, ela nasceu pequena e esguia, motivo pelo qual seu pai não deixa ela trabalhar. Sua mãe morreu uma semana depois do parto.

Resumindo, depois que elas começam a conviver juntas na academia para se prepararem para a vinda do princípe que será noivo de uma delas, a história vira uma linda lição de amizade, não sem passar por intrigas e desentendimentos.

A amizade que as meninas desenvolve é linda, e posso até dizer que é o foco da narrativa ( por isso tirei 1 estrela, queria mais romance).

Enfim, recomendo muito! a narração é boa, o final é bem concluído, os personagens são queridos e não tem descrições desnecessárias.

Naty 21/05/2010

www.meninadabahia.com.br
- Encantador... um belo romance de formação
The New York Times

Os augúrius indicaram e Monte Eskel é o lugar onde mora a futura noiva do príncipe. E conforme a tradição o rei mandou criar uma Academia de princesas para preparar as jovens em potencial. Toda menina entre 12 e 17 anos deveria passar 1 ano em treinamento nessa academia, para então receber a visita do príncipe, que escolheria uma dentre elas.

Os habitantes de Monte Eskel vivem da pedreira. As pedras são sua única forma de sustento. Eles trocam pedra por comida, por roupa, ... Todos os membros da família precisavam ajudar na pedreira, qualquer desfalque faria uma falta danada. Mas o rei mandou e assim, quase 20 garotas foram para a academia.

A academia era tutorada pela severa Olana. As garotas, parvas e ignorantes (por falta de oportunidade), precisariam aprender em 1 ano a ler, escrever, ter noções de conversação, postura, comércio e economia. Elas precisam se transformar em ladys, deixarem de ser a gata borralheira.

O início foi assustador, lidar com o desconhecido sempre amedronta, mas saber que a escolhida do príncipe poderia dar uma boa condição à família, as levaram a doar tudo de si. Aulas, ensaios, aulas novamente, leituras, provas, era uma maratona cansativa, mas elas precisavam aprender, pois quem fosse reprovada voltaria para casa como perdedora. Ninguém queria ser perdedor.

Com a ajuda da linguagem das montanhas, todas passaram no exame e iriam conhecer o príncipe. Cinco em especial se destacaram mais, e por votação ficou decidido que Mari seria a princesa da academia. Mas ser a princesa da academia não significava que seria a escolhida pelo príncipe, significava apenas que seria a que teria mais regalias, a que passaria mais tempo com ele.

Um ano se passou e finalmente o príncipe estava por vir. A comitiva era enorme, vieram cozinheiros e costureiras do reino. As meninas nunca viram tanta comida na vida. Se ser princesa significava comer bem todos em dias, então princesas elas queriam ser! As roupas, ah... as roupas eram lindas, a seda era a cantaria no mundo das pedras, suave e macia, elas nunca tinham visto tecido mais bonito. Todas foram arrumadas com vestidos esvoaçantes, brilhos nos lábio e cabelos. Todas, uma a seu modo, se transformou em princesa. Cada um tinha seu valor e seu lugar de destaque na academia.

Conversar, ter postura, ... dançar. Todas dançaram, conversaram e entreteram o príncipe e seus convidados. A noite estava no fim, chegou a hora do príncipe anunciar sua princesa, aquela que por algum motivo o atraiu mais do que as outras. E o príncipe decidiu, sua princesa seria...

Academia de princesas, Shannon Hale (Galera Record, 272 pág.) é um belíssimo conto de fadas. Com passagens alegres e marcantes a autora consegue nos prender na estória, você, como eu, irá ler duma tacada só. Muito mais do que aulas de etiquetas e conversação, o livro nos remete valores muito mais importantes como: amizade, lealdade e fraternidade. O lema é unidos venceremos. Recomendo

Best seller do New York Times e da Publishers Weekly. Vencedor da Newbery Honor de 2006, um dos mais importantes prêmios de literatura dos Estados Unidos.

Summy 09/09/2020

Nada demais
Não achei isso tudo e poderia ter lido algo mais robusto. Pra passar o tempo, bacana. Mas só

Mônica 15/11/2020

Bonzinho
Não esperava muita coisa desse livro, claramente o público não sou eu, mas já que estava com ele aqui em casa faz um tempo decidi dar uma chance.

A história da vila esquecida pelo governo que sobrevive das minas e de repente ganha notoriedade por uma profecia me lembrou muito Jogos Vorazes, onde eles são muito pobres e precisam ser o ?pão e circo? dos mais ricos para sobreviverem.

As meninas são levadas para serem treinadas e educadas pois uma delas será a futura escolhida do príncipe. Entre vários acontecimentos injustos e alguns um pouco loucos elas vão criando laços e se fortalecendo com os conhecimentos adquiridos na época da vila para tentarem sobreviver.

Confesso que o final eu não vi chegando e achei um plot twist muito bom, porém, injusto com as outras.

Verônica 22/09/2020

Que história linda. Miri e as outras adeãs transformar sua vida através da educação. Encantada.

Joyce (Porre de Leitura) 13/07/2017

Resenha Porre de Leitura e Livros: Academia de Princesas
No reino de Danland, existe um um vilarejo bem distante da capital chamado Monte Eskel, seria ele esquecido se não fosse o único fornecedor de “pedra da cantaria”, usada nas construções do reino. Todos na aldeia trabalham nas pedreiras, menos Miri, uma garotinha de 14 anos, considera fraca demais para o serviço.
Miri mora com seu pai e sua irmã Marda, ela ama muito sua família, seu maior sonho era ser como os aldeões, trabalhar na pedreira, e assim poder ser útil.

“Dizia-se pela aldeia que algo considerado inútil era “mais fraco que o braço de um homem da planície”. Quando ouvia esse ditado, Miri tinha vontade de cavar um buraco na rocha e se esconder lá nas profundezas”.

Além disso, a extração das pedras é muito importante elas são a única fonte de renda de Monte Eskel, ainda assim os trabalhadores ganham pouco e vivem na miséria, pois a única moeda de troca é alguns poucos alimentos, que por vezes não são suficientes para o forte inverno.
Isolada e distante de tudo e de todos, o povo daquele lugar era praticamente esquecido. Mas, tudo começa a mudar. Certo dia, chega a pedido do rei o Mandatário-mor, para anunciar que os padres do reino revelaram que a futura esposa do príncipe, viria de Monte Eskel. Todas as garotas entre 12 e 17 anos devem se dirigir imediatamente para a Academia de Princesas, onde frequentaram por 1 ano, tempo onde irão ter aulas e tornar-se adequadas para o cortejo.
A princípio todo o reino fica mortificado, os vindos da capital ficam insatisfeitos pois menosprezam os moradores da montanha, já o vilarejo, não acredita na veracidade da informação, uma vez que sempre foram um povo esquecido. Ademais muitas garotas ficaram fora e a comunidade sentirá falta, tudo ficará mais difícil sem algumas mãos trabalhadoras. Miri se revolta, pensar em ficar um ano longe de seu pai é algo que a entristece, e o pior Marda acabou de completar 18 e ficará fora da seleção.
A história se inicia quando todas as meninas chegam na Academia, lá elas conhecem a Tutora Olana, resignada para ensinar tudo que uma princesa deve saber, etiqueta, conversação, escrita e leitura entre outras coisas.
A princípio as cenas acontecem no vilarejo, nesse momento a leitura é um pouca mais densa, pois trata-se de uma narrativa com bastante detalhes. Após esse primeiro momento a Academia ganha mais ênfase, as meninas passam a se acostumar com suas rotinas, e é nítido a evolução delas.
Miri passa a querer aprender cada vez mais, e aquela menina que era tratada apenas como fraca e frágil no vilarejo e que não tinha nenhuma amiga, começa a ser vista com outros olhos.As personagens secundárias se mesclam em dois tipos, as que gostam de Miri e fazem amizade, e as que querem apenas ganhar e invejam nossa protagonista à partir do momento que ela começa a ganhar destaque.
Inicialmente eu tinha uma ideia equivocada sobre a trama, achava que seria parecida com A Seleção de Kiera Cass, contudo devo admitir que não se parece em exatamente nada, apesar de referir-se a uma escola de princesas.
Também pensei que seria um livro clichê, imagina minha surpresa quando descobri toda a grandeza dessa história. Um ponto muito bacana que ainda não citei é o toque de fantasia que a autora deu a narrativa, o povoado esconde segredos sobre a pedra da cantaria.

“A linha do prumo está balançando.
O falcão da primavera está voando.
O Monte Eskel está cantando.”

Sendo meu primeiro contato com a autora Shannon Hale, fiquei muito satisfeita, pois além de ser uma escrita simples e leve, que fluí de maneira natural, foge completamente da monotonia, cada capítulo é inserido um novo “segredo”, e o desfecho é surpreendente.
Academia de Princesa não é o livro que eu esperava, ele ainda melhor, mil vezes. Encantador, envolvente e cativante, esses são alguns dos adjetivos para essa trama.

site: https://www.porredeleituraelivros.com/single-post/2017/07/05/Academia-de-Princesas--Shannon-Hale

Quemlefazfilme 22/06/2010

Academia de Princesas por www.quemlefazseufilme.com.br
Shannon Hale
Editora Galera Record

"Ao leste desponta o sol

E em minha boca um bocejo

A cama me agarra e implora para eu ficar

É hora de ir trabalhar

O inverno é longo e não tarda

Eu me visto e saio a cantar "

O Monte Eskel era um pequeno vilarejo onde os moradores trabalhavam em uma pedreira. A pedra retirada de lá se chamava pedra de cantaria e os humildes trabalhadores ignoravam o seu valor.
E foi nesse pequeno povoado que nasceu Miri. Uma menina com nome de flor que foi criada por seu introspectivo pai e sua irmã. Miri queria ajudar seu pai e sua irmã na pedreira, mas para ela só sobravam os serviços domésticos e a negociação com os comerciantes. A negociação era pedra em troco de alimentos e objetos. Uma vida difícil mas nem por isso desanimada.

Toda a normalidade do vilarejo foi quebrada quando o mandatário-mor, uma espécie de representante da planície de Danland, veio informar que os padres fizeram um conclave e decidiram que a futura noiva do príncipe viria do Monte Eskel.

Todas as meninas entre 12 e 17 anos estavam convocadas. Estava assim criada a Academia de Princesas chefiada por Olana, uma tutora severa e arrogante.

Miri deixou para trás sua família, seu lar e Peder. Peder era um rapaz para o qual Miri nutria uma amizade mais que colorida.
Algumas meninas estavam empolgadas com a riqueza e toda a parte nobre de ser a esposa do príncipe. Outras não conseguiam imaginar-se com um homem que mal conheciam. E uma em especial, guardava um grande segredo.

Mas quem era o príncipe afinal ? Quem ele escolheria ?

Uma academia criada apenas para ensinar futuras esposas que acabou por ensinar lições preciosas a essas meninas. Elas jamais seriam as mesmas depois do aprendizado. O Monte Eskel também não seria mais o mesmo.

Shannon Hale misturou fantasia e realidade nesse livro que é acima de tudo um passeio pela terra dos nobres, camponeses e reis. A magia da pedreira e o companheirismo nascido na dificuldade da academia, deram um tempero próprio a essa leitura.

O livro em uma palavra: mágico.

Como quem lê faz seu filme, Miri me levou aos campos e as flores. Seu coração era imenso e suas técnicas de negociação invejáveis. A magia da pedra e a união dos moradores do Monte Eskel garantem momentos muito agradáveis. Um conto de fadas com muitos ensinamentos.

Nem premonições e nem academias foram capazes de separar o verdadeiro amor.

AishaTawny 01/11/2022

Tinha esquecido que o li
Li esse livro a tanto tempo que me lembro de pouca coisa sobre ele kkkk mas me lembro que quando eu li academia de princesas não gostei tanto dele, mas enfim

Iza 15/09/2010

Uma adorável surpresa!
Tenho que confessar que este livro foi uma verdadeira surpresa para mim, pois quando li sobre o que se tratava a história, pensei que fosse mais um romance no qual a protagonista não quer o seu destino, mas acaba sendo levada a ele e tudo acaba com um 'feliz para sempre'. Não que eu não goste destes livros, eu adoro, senão não teria começada a ler esse, mas o que eu tinha em mente era que seria assim, principalmente olhando para essa capa toda cor de rosa.

Mas não!

O livro é totalmente rico em detalhes fantásticos sobre relações entre pessoas e uma menina que mal começou a pensar sobre os sentimentos que passa a sentir e o que ela realmente quer em sua vida.

Os personagens são praticamente palpáveis devido a forma tão humana como são descritos e Miri é tão esperta, determinada e boa que passamos a gostar dela logo de começo e torcemos para que ela realmente seja feliz.

De fato é um livro que nos faz pensar se temos a coragem para fazer o que for preciso e certo para sermos felizes, como a protagonista faz, e se estamos dando valor ao lugar que estamos e as pessoas que amamos.

Recomendo!

Lorena.Herrera 25/04/2021

Surpreendente
Eu não estava esperando nada disso, achei que seria tipo uma A Seleção, sabe? Mas eu estava redondamente enganada.

Dani 11/12/2017

Muito bom!
Só consigo imaginar que este livro não é tão bem avaliado por não ser igual a "A Seleção".
Vi várias pessoas dizendo que começou a ler pq achou que seria no mesmo estilo, acredito que isto tenha atrapalhado na hora de aproveitar a leitura.
As avaliações até chegaram a me influenciar, mas que bom que me livrei do preconceito e terminei, pois gostei muito do desfeixo final.
Uma ótima leitura!

1 | 2 | 3 | 4