Natural Elites, Intellectuals, and the State

Natural Elites, Intellectuals, and the State Hans-Hermann Hoppe




Resenhas - Natural Elites, Intellectuals, and the State


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Matheus 01/01/2020

Simplesmente incrível
Bom, o artigo é um ótimo ponto de partida para o pensamento hoppeano, mas não para o pensamento libertário. Caso não conheça muito sobre o libertarianismo, sugiro ler livros mais introdutórios, como Anatomia do Estado e o Manifesto Libertário. Uma vez que esteja introduzido a essas ideias, pode voltar aqui.

Como eu havia dito, a obra é um ótimo ponto de partida para o pensamento de Hans-Hermann Hoppe. Aqui ele apresenta, de forma superficial - mas não menos genial e sólida - as suas teses sobre a monarquia e a democracia (melhor desenvolvida no Democracia: o deus que falhou) e sobre a propriedade privada (melhor desenvolvida no Ethics and economics of private property). Além disso, ele apresenta uma explicação para o surgimento do estado e os motivos pelos quais o estatismo tem sido amplamente defendido e, não obstante os avisos dos grandes nomes da Escola Austríaca, tem deteriorado cada vez mais a sociedade em que vivemos. Hoppe aponta para a existência de elites naturais, que normalmente se tornam ricas e financiam os intelectuais. O problema foi que a idelogia estatista degenerou completamente as duas classes. As elites não são mais íntegras e morais como outrora foram. E os intelectuais finalmente conseguiram tomar conta do estado, ajudando assim na destruição da sociedade.

Hoppe aponta que o atual sistema está fadado ao fracasso. Assim como a União Soviética ruiu, a social-democracia e o seu estado de bem-estar social irá ruir. A questão que fica é: duas coisas podem surgir. Uma, o surgimento de algo ainda pior. Por outro lado, podemos ter o respeito aos direitos de propriedade, liberdade de associação e dissociação e ao livre mercado. No entanto, isso só será possível uma vez que as ideias corretas sejam incutidas na opinião pública; e isto, de acordo com o brilhante professor Hoppe, só é possível se os "intelectuais anti-intelectuais" vencerem a empreitada contra os canalhas do establishment. Para isso, é preciso que existam organizações como o Mises Institute, que financiam homens como o próprio Hoppe, que de outro modo jamais teriam incentivos financeiros para a sua produção intelectual.

Por fim, a mensagem que HHH nos transmite é que devemos estar comprometidos com a verdade, acima de tudo. Isso, sem dúvida alguma, é o que de mais importante o artigo tem a passar. Nenhum esforço mental para compreender as ideias do Hoppe vale algo se o leitor não estiver completamente comprometido na busca pela verdade.

Recomendo a leitura, seja você libertário ou não.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR