Adeus, Gana

Adeus, Gana Taiye Selasi

Resenhas - Adeus Gana

Neliane 16/02/2020

Em Adeus, Gana temos a história de uma família despedaçada. E então a morte de um deles os leva a reaproximação. Fui simplista na minha exposição da história por que apenas lendo poderemos perceber as dores, as lutas e os traumas dessa família. A história é bem emocionante. Mas necessita de uma leitura atenta, pois a narrativa não segue uma linha cronológica. Recomendo a leitura.

inasantos 16/02/2020

Leitura difícil, porém muito envolvente. Terminei o livro me sentindo parte da família, parte de Gana. A autora retrata traumas comuns, do dia dia, que podem acontecer a qualquer ser humano e talvez, por essa razão, o livro te instiga a continuar lendo.

Tehil 16/02/2020

História linda. Leiam. Sem mais.

Thimsilva 15/02/2020

Leitura mediana
No começo o ritmo de leitura é um pouco devagar, mas aos poucos os personagens se tornam mais interessantes. A leitura não é inesquecível, a obra tem alguns erros de revisão que prejudicam o andamento da leitura, mas ainda assim uma história interessante

isa 14/02/2020

Maravilhosamente bem escrito e diferente de tudo que eu já li

Pê Reck 13/02/2020

Família ê, família á, família
Sabe quando vc quer presentear todos seus amigos com um livro?! Pois é, esse é o "Adeus, Gana". Quero dar de presente para quem não leu autores africanos, para quem já leu escritores africanos, para quem tem família doriana, para quem não tem família doriana, para quem tem e ama seus irmãos e para os que não têm ou não amam os seus irmãos .
O texto apresenta uma família que perdeu seu patriarca. E temos a visão de todos os envolvidos em um texto que pula do presente para o passado muito rápido, mas muito orgânico.
Valeu demais a leitura!

Renata 12/02/2020

Levei um tempo para me adaptar ao estilo da escrita fragmentada e às vezes confusa, e a tradução mal feita não ajuda nada.
Mas a história é comovente, mostra a vida de uma família sob o ponto de vista de seus vários integrantes: pai, mãe, filhos, irmãos.

cmscotti 12/02/2020

foi a primeira vez que tive tão nítida a sensação de que um ótimo livro acabou arrasado por uma péssima tradução. a história é boa, a construção da narrativa no (digamos assim) macro é boa, mas o texto é uma bomba! frases e frases truncadas, redundantes, confusas, um sofrimento pra ler.
Thabata 22/02/2020minha estante
A edição a qual você se refere é a da tag?

Fernando 11/02/2020

Literatura africana
Primeiro livro da TAG Curadoria de 2020, essa desafiadora leitura é um romance da literatura africana (acredito que foi o meu primeiro), que retrata dramas familiares com a narrativa viajando no tempo (fiquem atentos).

David 11/02/2020

Uma experiência um pouco difícil, mas recompensadora!
Esse é um livro difícil. A escritora escreve de uma maneira poética, cheia de metáforas e comparações muito belas. Isso trás muita beleza à narrativa, porém, ao mesmo tempo, que dificulta um pouco a leitura em certas partes, sendo esse um livro que é preciso dedicar muito bem a sua atenção. Infelizmente, nessa edição da TAG em parceria com a editora Planeta, foi feito um trabalho bem pobre de revisão (e talvez tradução), o que dificultou em grande parte o entendimento de alguns trechos do livro: pronomes que mudavam no meio da frase (que faz com que nos confudamos quem está fazendo uma ação na história), palavras com letras faltando, notas com o número sem nenhuma diferenciação do texto, teve até o caso de colocarem / no lugar de uma letra...

Mas tirando esses problemas do caminho, esse foi um dos melhores livros que eu li nos últimos meses, e, com perigo de parecer exagero, um forte candidato aos melhores que já li na vida! A escrita de Taiye Selasi é tocante e a historia é envolvente (principalmente a partir da segunda parte, que é onde a história começa a fazer mais sentido) e milimetricamente construída pra no fim entendermos todas as experiências que fizeram da família Sai o que são. Um livro que toca em questões como racismo, afropolitanismo, abandono familiar, imigração e outros assuntos, mas, que na sua cerne, são todos ligados as relações que temos com membros de nossa família e como essas relações moldam o jeito que vivemos nossa experiência humana.

Recomendo demais a leitura, principalmente pela escritora fazer um trabalho genial na história e na maneira de contá-la. Mas, infelizmente, não posso recomendar muito essa primeira versão da Tag, que complica demais um livro que já não é tão fácil de ler. É até um pouco triste como a primeira publicação da obra da escritora aqui no Brasil, teve um tratamento tão descuidado em sua revisão... Tirando esse fato, poderia ter sido uma obra ainda mais genial.
Onsli 11/02/2020minha estante
Perfeito!

luizguilherme.puga 10/02/2020

Uma leitura interessante
Livro bem construído, mas de conteúdo denso. Conta a história de uma família marcada pela separação que volta a se reunir com a morte de seu patriarca. Os sentimentos se afloram, as lembranças de momentos difíceis voltam a tona, fantasmas do passado ressurgem e o amor entre os familiares é colocado em questão.

jessyhehe 09/02/2020

Comecei lendo a sinopse do livro e achei bem interessante, no entanto, ao ler o livro, infelizmente, não gostei da escrita, achei muito confusa, entediante, cansativa , arrastada e cujos personagens não muito interessantes. O que salva no livro é a breve tentativa de trabalhar essa questão complexa sobre família. Enfim, não recomendo a leitura.

Arisa.RC 08/02/2020

Só melhora
O livro começa devagar, um pouco confuso, não instiga muito a continuar. Mas, não o abandone! Aos poucos as coisas vão fazendo sentido, se encaixando, a redação se torna mais fluída. A segunda metade do livro (terceira parte, pela divisão da obra) é fantástica! Envolvente, chocante e emocionante. Um prato cheio para quem gosta de psicanálise!
Não desanimem! Leiam até o fim. Vale a pena!