Saramago

Saramago João Marques Lopes

Resenhas - Saramago: Biografia

Carol.Cuofano 12/02/2024

Esperava mais
Dada a grandiosidade de Saramago e sua obra, eu esperava um texto que apresentasse mais do que simples fatos políticos partidários que permearam a vida e a obra do autor.
Eu não desconsidero que a posição política era de suma importância na vida do autor, mas eu esperava muito mais.

Josiane.Lopes 23/02/2023

Bom, mas eu esperava um pouco ??
A escrita do autor é boa, mas acho que eles nos deixa confusos, pois ele mistura os acontecimentos, querendo fazer uma ligação, porém depois ele repete a informação, então fica repetitivo.

Eu sabia que a vida de Saramago era recheada de polêmicas, mas não gostei no livro que retratou muito o envolvimento do autor com a política, então ficou chato.

Mas, os pontos positivos do livro são as obras, o autor não aprofunda, mas é um deleite, o que já lemos é visto de forma interessante e o que ainda não lemos, nos deixa repletos de curiosidades.

Foi muito bom conhecer um pouco mais sobre a vida de Saramago. Seus relacionamentos, a terceira esposa Pilar del Rio temos mais informações, adorei a forma que eles se conheceram, o início do envolvimento deles.

cinthia.alencar 09/01/2023

Visões políticas e spoliers violentos
Sou grande fã da obra de Saramago e já conhecia algo sobre sua visão de mundo e política. A biografia escrita por João Marques Lopes me ajudou muito a aprofundar esse conhecimento prévio e acrescentou fatos interessantes a meu repertório. Recomendo demais a leitura, mas alerto que muitas das obras são discutidas a fundo, com spoilers avassaladores. Por sorte, eu já havia lido diversas dessas obras e não sofri tanto impacto, mas fica o aviso para quem tem problemas graves com spoilers como eu. Em tempo, mesmo tendo lido uma dezena dos livros do mestre Saramago, esta biografia mostrou que ainda tenho um longo caminho a percorrer para conhecer e desfrutar de tão maravilhosa bibliografia.

Patrícia.Bilibio 23/07/2022

A fascinante personalidade de Saramago foi a grande responsável pela ávida leitura desta biografia que comprei há tempos em sebo já saudoso desta cidade.

Martony.Demes 14/07/2022

Quem me acompanha ou pode ver meu histórico de livros lidos, eventualmente eu insiro uma biografia de alguém que acho interessante ou relevante para a humanidade ou para mim! Nos últimos meses estou com Leonardo Da Vinci, Neruda, Allan Poe e, terminei por esses dias: Saramago.

Bom, a vida de Saramago é uma grande referência. Ele começou a escrever já adulto, aos 25 anos. E devido a dificuldades financeiras, ele era serralheiro em um hospital.

Sempre apaixonado pela literatura, ele ia à noite para biblioteca ler e estudar. Devido sua habilidade com escrita, passou a ser observado no hospital sendo alocado em outro setor.

O livro fala de suas obras principais e como ela teve influência em sua vida social, como foi seu papel como militante do partido comunista. Além disso, o livro ressalta livros que foram polêmicos como o Evangelho segundo Jesus Cristo, livros impactantes como jangada de pedra, o homem duplicado entre outros.

Como foi a coquista do nobel da literatura e a importância como primeiro escritor de língua portuguese a lograr tal premio!

Confesso que senti falta de falar mais do lado pessoal dele, detalhes de como escrevi, o comportamento perante o ato de escrever, a convivência familiar, as motivações perenes para se manter como escritor.

No geral, a obra permite você conhecer bem o escritor. Então, eu recomendo sim!

Maria.Batagin 02/06/2022

Biografia
Eu como leitora que gosta de ler biografia, este é um livro que te faz querer ler as obras do escritor .

Lucas1429 02/04/2022

Feijão com arroz e spoilers
O livro parece um pouco desorganizado e, como li em críticas, acaba focando mais em tratar das obras do médico do Gandalf do que necessariamente em sua vida.
Cabia mais aprofundamento e usar melhor os cadernos diários dele como fonte pra opor o mundo aos pensamentos do homem.
Vale a leitura pra conhecer um pouco do autor e também pra saber o final de todos os livros que publicou, mas se quiser um trabalho mais aprofundado na vida de Saramago, recomendo procurar outra leitura.

Fabio 15/03/2022

Conhecendo o homem você entende o autor.
Quando comecei a ler Saramago fiquei muito interessado em saber quem é o homem ou quem foi o homem por trás da obra, mas essa curiosidade só foi aflorada após a sua morte.
O livro tem uma pegada mais documental, até porque é uma biografia, relata no seu início a vida de Saramago, de uma forma um pouco superficial, mais burocrática. Quando inicia a parte que trata de suas obras o livro se transforma em uma bibliografia do autor, falando brevemente de suas obras, com alguns spoilers de seus livros.

Não é um livro ruim, até porque o assunto é bem interessante, o problema para mim foi o texto, achei pouco atrativo e alguns pontos, cansativo.

Clóvis Maia 17/02/2022

O Mago
Uma das melhores biografias que eu já li. Entender o gênio criador por trás do nome é sempre interessante. Recomendo. Tanto pra quem quer conhecer mais do autor quanto quem gosta de biografias. E o trabalho editorial aqui é excelente.

Soraia 30/05/2021

Um escritor militante
Uma ótima biografia que mostra não somente a produção literária mas também a vida e a atuação política do autor.

Bava 15/02/2021

Bio Bacana
Amo Saramago, mas confesso que não foi uma leitura muito fácil por conta do português de Portugal e a escrita super formal.
Mas é lindo conhecer a história de Saramago, assim, tão intimamente, porque ele será sempre um dos meus autores preferidos, e por ele ter sido em vida tão reservado a respeito de sua vida privada.
Fiquei muito tocada ao saber sobre sua infância humilde e a sua quase carreira diversa da literatura.
Muito interessante e super recomendo para os fãs do autor.

Thibu 19/08/2020

Que vida
Que vida incrível esse homem viveu, por sua bibliografia pode-se ter uma ideia do tamanho desse cara

Elias.Fernando 13/05/2020

Um pouco de Saramago
O livro adentra muitos aspectos da vida de Saramago, principalmente o contexto histórico e social em que ele cresceu e viveu enquanto escrevia. Isso amplia nossa visão sobre a obra do autor, já que tentamos construir as imagens que ele queria que enxergassemos. É claro que as obras falam por si, mas conhecer um pouco do autor nos ajuda a intuir sobre as relações que devemos fazer ao ler. Os detalhes sobre a relação dele com os movimentos e partidos políticos as vezes se estendem mais do que nossa paciência, mas ainda sim é importante para entender os conflitos que ele presenciou e participou. Uma coisa que acredito ser importante ressaltar é que muitos acham que ele só se tornou Saramago após os 60 anos, mas após essa idade ele apensa se tornou MAIS conhecido. Porque ele já era conhecido por muitos antes disso. E principalmente ele escrevia antes, sempre escreveu, nao se tornou um escritor incrível da noite pro dia, foi um processo. Entender isso ajuda a entender que, as vezes, o prestígio e o reconhecimento demoram a chegar, mas isso nao tem a ver com a qualidade de nossa arte. Saramago é uma inspiração para que continuemos fazendo aquilo que gostamos (nos dedicando) sem se importar com o reconhecimento, esse raramente é imediato, poderemos alcançar cedo ou tarde, mas o que fica são nossas obras, nossas idéias. Recomendo a leitura, principalmente das obras de Saramago, a biografia é um quadro à parte.
Karina599 13/05/2020minha estante
Não sei se xingo de puro recalque ou se parabenizo. Só orgulhos desse leitor voraz que roubou meu coração

Elias.Fernando 14/05/2020minha estante
Dá pra parabenizar com um xingamento. Eu que tenho orgulho de cativá-la ??

Marlana.Kiewel 27/11/2019

Saramago Biografia
Saramago Biografia
João Marques Lopes foi o autor da primeira biografia de Saramago, o Nobel de Literatura de 1998. Até meados da página 90, eu lia por ler. Não conseguia enxergar, sentir, viver com Saramago. Porém minha história de amor com o livro Saramago: Biografia começou na página 94, quando li o trecho, não sei quantas vezes. Em voz alta, baixa, em pensamentos. Aconteceu comigo o que alguns chamam de insight, clic, Rito de Passagem ou não sei o que. Quando o biógrafo, apresenta um trecho do livro El amor posible onde o escritor explica seu processo de escrita, o que se conhece como estilo saramaguiano, e que nasceu durante a construção de Levantando do chão.
“ (...) Então convencional, seguindo a norma dos escritores. Quando eu ia na página 24 ou 25, e talvez esta seja uma das coisas mais bonitas que me aconteceram desde que estou a escrever, sem o ter pensado, quase sem me dar conta, começo escrever assim: interligando, interunindo o discurso direto e o indiretos, saltando por cima de todas as regras sintáticas ou sobre muito delas. (...)
Porque algumas coisas nos dão ou permitem uma intensa felicidade, uma felicidade silenciosa, ou como diz Clarice Lispector, uma felicidade clandestina? Uma alegria só nossa, uma paz tão zen que vem por um ato de outra pessoa e que aconteceu com ela e não com a gente? Isto aconteceu comigo também a partir da página citada acima quando João Marques Lopes começa a narrar sobre os livros de Saramago.
Outro encantamento idêntico aconteceu com a jornalista Pilar, companheira das ultimas décadas de vida do escritor português. Pilar não conhecia a literatura saramaguiana, e quando leu a primeira obra dele, chorou muito, tanto que pensou “o que farei com a minha vida daqui para a frente?”. Quem não ama literatura pode pensar que esta pergunta é um exagero. Não é! Não é mesmo, para os que amam os escritores que superam as linguagens dos escritos em geral. Como exemplo, penso em Guimaraes Rosa, Mia Couto e é claro, Saramago. E, por incrível que possa ser, não creio em coincidência, todos estes são do século XX, e escrevem na língua portuguesa.
Saramago não nasceu escritor, ele se construiu como tal. Em suas obras não há apenas o trabalho do oficio da escrita e inspiração, é expressivo e minucioso seu trabalho de coletar lendas, histórias do cotidiano, enfim a expressão mais humana, a alma da população sem representatividade, do povo anônimo. Enfim da arraia-miúda, a qual ele tinha um olhar cuidadoso e um compromisso de ser humano para humano. Não que saísse levantando bandeira. Porém, para exemplificar, Saramago recusou um prêmio expressivo do governo do estado do Pará porque este governo combatia o Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra, o MST. Saramago era este homem, que se importava com as populações menos favorecidas e as imortalizou em suas obras da forma poética, profunda e elegante. Esta postura do Nobel, justifica a frase de Lopes, "o extremismo era moeda corrente na época”, não diferente ao momento em que vivemos no Brasil atualmente, onde intelectuais, estudiosos, pesquisadores; bem como homens e mulheres comprometidos com as injustiças sociais são duramente criticados, perseguidos, quando não assassinados.
Marlana Kiewel
Curitiba, 27 de novembro de 2019

Gustavo Simas 21/10/2019

Vida (e quase morte) saramaguiana
Esta biografia de Saramago apresenta os idos tempos de Azinhaga, com o menino José de Sousa descobrindo a leitura, o jovem editor e seus romances com Ilda Reis, os conflitos, a perseverança literária, as opiniões expostas, a ideologia, a paixão pela fã Pilar del Río, as polêmicas.

João Marques Lopes, estudioso de literatura portuguesa, traduz em versos ágeis as curvas do percurso de vida do único autor de língua portuguesa a ganhar o Nobel de Literatura. Até lá, causos políticos e religiosos foram plantados no meio do caminho cheio de pedras do português. Vieram e foram acusações difamatórias provenientes inimigos políticos e da Igreja Católica (principalmente por conta do romance O Evangelho Segundo Jesus Cristo). Vieram, também, reconhecimentos valiosos.

O livro não chega a cobrir a morte em 2010 do escritor, nem mesmo suas obras póstumas (Claraboia, 2011; e Alabardas, Alabardas, Espingardas, Espingardas, inacabada e completada e posfaciado por Fernando Gómez Aguilera e Roberto Saviano). E, de certa forma, não deixa claro se João Marques chegou a conhecer pessoalmente a figura de José de Sousa.

E o estilo, inconfundível, de emendar ideias em parágrafos extensos sem perder a prosa é único e inovador, 'Um talento que lembrava Shakespeare' diria o também finado crítico Harold Bloom, que, apesar de contrário em peso a diversos ideais de Saramago, não deixou de destacá-lo.