Saramago

Saramago João Marques Lopes

Resenhas - Saramago: Biografia

Lista de Livros 23/12/2013

Lista de Livros: Saramago – Biografia, de João Marques Lopes
“De um artigo de Eduardo Galeano: ‘Nunca foi menos democrática a economia mundial, nunca o mundo foi mais escandalosamente injusto. Em 1960, 20% da humanidade, a parte que mais bens possuía, era trinta vezes mais rica que os 20% mais necessitados. Em 1990, a diferença entre a prosperidade e o desamparo tinha subido para o dobro, e era de sessenta vezes. [...] E nos extremos dos extremos [...] 100 multimilionários dispõem atualmente da mesma riqueza que 1.500 milhões de pessoas’. [Cadernos de Lanzarote, 11 de julho de 1996]
Alguns números para a história do nosso maravilhoso século XX: 1.300 milhões de pessoas vivem abaixo do nível de pobreza absoluta; um terço delas subsiste com menos de 150 escudos diários; 750 milhões de pessoas estão desnutridas; mais de metade da população da Ásia vive na miséria; uma de cada duas pessoas ao sul do Saara esta condenada à penúria; 15 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem anualmente por doenças que poderiam evitar-se; dos 2.800 milhões de pessoas que constituem a mão-de-obra no mundo, 700 milhões estão subempregados e 120 milhões procuram trabalho em vão; há 1.000 milhões de analfabetos, dois terços dos quais são mulheres adultas; nas zonas rurais há 550 milhões de mulheres pobres, o que significa mais de 50% da população camponesa mundial... Hoje é o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Que a todos faça bom proveito. [Cadernos de Lanzarote, 23 de outubro de 1996].”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2010/10/saramago-biografia-joao-marques-lopes.html

Edmilson 02/05/2011

Burocrático
Desde o começo, achei o texto travado, pouco prazeroso e bem burocrático. Achei que o João Marques Lopes não conseguiu dar vida à seu relato sobre a vida de Saramago. Outros biógrafos, talvez, conseguissem. Outros como Fernando Morais e Ruy Castro.

Como gostamos de Saramago, a grande curiosidade nos fez aguentar as primeiras páginas, achando que, uma hora, o texto deslancharia. Mas o pior estava por vir.

Saliento, antes, que ele passava pela vida de Saramago muito por alto, sem dar muita ênfase a nada. Não sei se não há mais fontes sobre a vida de Saramago (aí eu estaria sendo injusto com João Marques) ou foi pura incompetência.

Quando interrompe a BIOgrafia e passa para a BIBLIOgrafia, o autor se perde. Ele despende muitas páginas falando sobre cada uma das obras, mas fala de modo muito superficial, sem nos dar muitas informações indispensáveis e sem inserir maior conteúdo biográfico nos trechos.

O que ele consegue é desfazer as futuras surpresas que teriam os leitores dos livros de Saramago que ainda não leram. Porque ele conta, antecipa, trechos vitais da obra (não da biografia, entendam a minha indignação), como finais de livro (ensaio sobre a lucidez), momentos chave... Enfim... Tudo isso sem necessidade.

Só no fim do livro ele se redime um pouco. E nos conta sobre os bastidores do Nobel, sobre as polêmicas nas quais Saramago se envolveu, além de nos mostrar parte das autoanálises e ideias literárias do biografado.

Ponto positivo, também, para a cronologia final. Bem extensa e contextualizadora.

Trocando em miúdos, nota 6.

Edmilson 30/07/2015minha estante
* a seu relato (sem acento grave)

JADYE 03/02/2017minha estante
Edmilson, do que escreveu concordo com alguns pontos porque ainda não terminei de ler a obra em questão... contudo, permita-me colocar uma passagem do livro que talvez justificaria esse caráter de "BIBLIOgrafia" que menciona.

"Saramago sempre foi muito circunspecto a respeito de suas relações afetivas e da esfera privada." (p.113).
Coloca que com relação a esposa "(...) Pouco ou nada sabemos da vivência em comum." (p.113).

Você acredita que o autor da biografia usou esses trechos para se justificar?

Edmilson 01/11/2018minha estante
Jadye, pode ser que sim. Mas ele poderia ter feito mais longa pesquisa. Ele quis apenas ganhar dinheiro, com certeza.

Isabela Goes ð 23/07/2021minha estante
Concordo. Achei muito travado e superficial.

DIRCE 16/04/2016

Biografia ou bibliografia.
Sou uma leitora que não consegue desvencilhar a obra do autor e, muitas vezes , fico no prejuízo. A sisudez do Saramago sempre me afugentou dos seus livros, entretanto, quando assiste ao José e Pilar, percebi que Saramago era muito sentimental e o amor que dedicava a Pilar era emocionante e admirável . Na ocasião, recordo-me que pensei: tenho que dar uma chance a Saramago ( ou a mim). Quando o livro Saramago caiu em minhas mãos, não titubeei e comecei a leitura imediatamente. Mesmo não sendo uma admiradora do Saramago, achei que a biografia deixou a desejar. A biografia estava mais para uma bibliografia, mas ainda assim, o pouco que foi revelado: sua origem humilde e sua infância de privações, me levou a admirar esse homem talentoso, determinado que, sem dúvida, faz jus ao ditado: quem é bom já nasce feito.
Saramago biografia não me seduziu e não se revelou incentivador às obras do escritor. Não foi uma leitura aprazível muitas vezes fui tomada pelo fastio .
NaV 03/08/2017minha estante
Saramago é uma lâmina, demoro meses pra conseguir terminar uma obra com poucas páginas. Qualquer movimento em falso abre um talho e me deixa sangrando por dias. Lendo suas resenhas pensei em te recomendar um filme, engraçado, não? Acho que talvez você possa gostar: O Segredo dos Seus Olhos, 2009. Obrigada por essas, fizeram minha manhã mais feliz.

Martony.Demes 14/07/2022

Quem me acompanha ou pode ver meu histórico de livros lidos, eventualmente eu insiro uma biografia de alguém que acho interessante ou relevante para a humanidade ou para mim! Nos últimos meses estou com Leonardo Da Vinci, Neruda, Allan Poe e, terminei por esses dias: Saramago.

Bom, a vida de Saramago é uma grande referência. Ele começou a escrever já adulto, aos 25 anos. E devido a dificuldades financeiras, ele era serralheiro em um hospital.

Sempre apaixonado pela literatura, ele ia à noite para biblioteca ler e estudar. Devido sua habilidade com escrita, passou a ser observado no hospital sendo alocado em outro setor.

O livro fala de suas obras principais e como ela teve influência em sua vida social, como foi seu papel como militante do partido comunista. Além disso, o livro ressalta livros que foram polêmicos como o Evangelho segundo Jesus Cristo, livros impactantes como jangada de pedra, o homem duplicado entre outros.

Como foi a coquista do nobel da literatura e a importância como primeiro escritor de língua portuguese a lograr tal premio!

Confesso que senti falta de falar mais do lado pessoal dele, detalhes de como escrevi, o comportamento perante o ato de escrever, a convivência familiar, as motivações perenes para se manter como escritor.

No geral, a obra permite você conhecer bem o escritor. Então, eu recomendo sim!

Lucas1429 02/04/2022

Feijão com arroz e spoilers
O livro parece um pouco desorganizado e, como li em críticas, acaba focando mais em tratar das obras do médico do Gandalf do que necessariamente em sua vida.
Cabia mais aprofundamento e usar melhor os cadernos diários dele como fonte pra opor o mundo aos pensamentos do homem.
Vale a leitura pra conhecer um pouco do autor e também pra saber o final de todos os livros que publicou, mas se quiser um trabalho mais aprofundado na vida de Saramago, recomendo procurar outra leitura.

Thibu 19/08/2020

Que vida
Que vida incrível esse homem viveu, por sua bibliografia pode-se ter uma ideia do tamanho desse cara

Déa Paulino 29/04/2012

Antes de começar a ler o Saramago visitado por João Marques Lopes li uma crítica - negativa - ao livro, em um site dedicado a resenhas. Confesso que isso me desanimou no passeio pelas primeiras páginas que, como dizia a crítica, pareciam enfadonhas.
Fiquei feliz em constatar que o escritor da resenha - como eu, no princípio - estava incrivelmente equivocado em relação ao livro.
Aos poucos a leitura se torna prazerosa, repleta de histórias e impregnada pela História acontecida durante o período em que Saramago viveu. É como se a cronobiografia dedicada ao autor (José Saramago: a consistência dos sonhos, escrita por Frenando Goméz Aguilera), que foi uma das muitas fontes de pesquisa do João Marques Lopes, tivesse sido amplificada através das palavras.
Em Saramago estão, além das história de vida do grande autor, suas inspirações e aspirações, com destaque para os períodos de concepção dos livros que viríamos a amar.
É certo que muitas outras biografias e estudos virão, mas Saramago: Biografia cumpre, com louvor e beleza, seu papel.

Sarah 27/06/2014

Biografia - Saramago
Eu sou grande fã de Saramago. Seu estilo de escrita único e inconfundível me conquistaram desde a primeira leitura, ainda na adolescência, quando me deparei com Memorial do Convento. Desde então, coleciono suas obras e fiz dele um de meus escritores favoritos.

Eu tinha grande expectativa por ler esta biografia. Além de ser fã do biografado, eu achava que poderia conhecer um pouco mais de sua vida, de suas motivações para começar a escrever, de suas inspirações. Infelizmente, o livro me decepcionou um pouco.

O início é interessante, pois conta um pouco da infância e dos primeiros anos de Saramago na escola. Conta de sua vida simples e pobre, seus primeiros empregos, a mudança para uma escola técnica por não poder mais arcar com os custos do Liceu. Destaque também para a morte de seu irmão mais velho, ainda criança, e para a importância que essa perda exerceu em Saramago.

Em seguida, com um Saramago já adulto, começam suas incursões oficiais pelo mundo das letras. Ele escreve artigos e peças, faz traduções, trabalha em editora. Mas uma boa parte do livro detalha o lado político de Saramago. Discussões, brigas e desafetos em meio a um mundo então dividido entre comunistas, fascistas e outros termos das épocas de guerras. O autor escreve inclusive sobre a política mundial, não apenas de Portugal e relativa ao biografado. O que poderia ser um ponto interessante para situar o momento da vida em que Saramago se encontrava o acabou por deixar o livro, em grande parte, cansativo e enfadonho.

Outro ponto de destaque foi quando passou a falar das obras. O autor destacou os rascunhos e as primeiras ideias que levaram a vários livros famosos de Saramago, narrando ainda alguns momentos pessoais que interferiram em alguns momentos - como a pneumonia que o fez adoecer e interromper a escrita de A Viagem do Elefante. Esses pontos enriqueceram a biografia. Porém, uma questão negativa foi que, para discorrer sobre algumas obras, o autor contou toda a história, até mesmo o final. E como eu ainda não li todas as obras de Saramago, não gostei de já saber previamente até o final de algumas delas.

Por fim, o ponto mais esperado e meu preferido do livro é quando Saramago conta como criou seu estilo inconfundível. Ou melhor, como o estilo simplesmente surgiu:

"O que não queria era repetir algo que de alguma forma pudesse estar já feito, de modo que estive três anos sem saber como resolver este problema. (...) chegou 1979 e continuava sem saber como começar, mas o tempo estava a passar e como queria escrever o livro, sentei-me a trabalhar. Fi-lo sem sequer saber o que queria dizer (...) Então comecei a escrever como toda gente faz, com guião, com diálogos, com a pontuação convencional, seguindo a norma dos escritores. Quando ia na página 24 ou 25, e talvez esta seja uma das coisas mais bonitas que me aconteceram desde que estou a escrever, sem o ter pensado, quase sem me dar conta, começo a escrever assim: interligando, interunindo o discurso direto e o discurso indireto, saltando por cima de todas as regras sintáticas ou sobre muitas delas. O caso é que quando cheguei ao final não tive outro remédio senão voltar ao princípio para pôr as 24 páginas de acordo com as outras." (pg 94-95)

Para concluir, achei que o livro deixou a desejar em vista da riqueza que se poderia extrair do biografado. Não que eu esperasse que o autor escrevesse como Saramago, claro que não. Mas achei que fosse ler mais sobre suas inspirações e motivações. Mesmo sendo conhecido por ser reservado em relação à sua vida pessoal, imaginei que esse trabalho de biografia fosse conseguir explorar um pouco mais sobre esse grande autor que já nos deixou.

Michelle Gimene 22/05/2014minha estante
Que linda a parte sobre a criação do estilo do Saramago! E esses spoilers sobre as obras é decepcionante, hein?
De qualquer forma, quero ler.
bjo

Joana Masen 31/05/2014minha estante
Eu só li "Ensaio sobre a cegueira" dele, mas me apaixonei pelo estilo e com certeza ele tbm está entre os meus escritores favoritos. Estou com alguns outros livros dele para ler, preciso começar, rs.
Entendo pq vc achou q a biografia deixou a desejar, e, se eu tivesse livo, provavelmente teria a mesma impressão, pq o q a gente mais quer saber sobre um autor são suas inspirações e motivações. Boa resenha ;)

Fabio 15/03/2022

Conhecendo o homem você entende o autor.
Quando comecei a ler Saramago fiquei muito interessado em saber quem é o homem ou quem foi o homem por trás da obra, mas essa curiosidade só foi aflorada após a sua morte.
O livro tem uma pegada mais documental, até porque é uma biografia, relata no seu início a vida de Saramago, de uma forma um pouco superficial, mais burocrática. Quando inicia a parte que trata de suas obras o livro se transforma em uma bibliografia do autor, falando brevemente de suas obras, com alguns spoilers de seus livros.

Não é um livro ruim, até porque o assunto é bem interessante, o problema para mim foi o texto, achei pouco atrativo e alguns pontos, cansativo.

cinthia.alencar 09/01/2023

Visões políticas e spoliers violentos
Sou grande fã da obra de Saramago e já conhecia algo sobre sua visão de mundo e política. A biografia escrita por João Marques Lopes me ajudou muito a aprofundar esse conhecimento prévio e acrescentou fatos interessantes a meu repertório. Recomendo demais a leitura, mas alerto que muitas das obras são discutidas a fundo, com spoilers avassaladores. Por sorte, eu já havia lido diversas dessas obras e não sofri tanto impacto, mas fica o aviso para quem tem problemas graves com spoilers como eu. Em tempo, mesmo tendo lido uma dezena dos livros do mestre Saramago, esta biografia mostrou que ainda tenho um longo caminho a percorrer para conhecer e desfrutar de tão maravilhosa bibliografia.

Soraia 30/05/2021

Um escritor militante
Uma ótima biografia que mostra não somente a produção literária mas também a vida e a atuação política do autor.

Maria.Batagin 02/06/2022

Biografia
Eu como leitora que gosta de ler biografia, este é um livro que te faz querer ler as obras do escritor .

Carol.Cuofano 12/02/2024

Esperava mais
Dada a grandiosidade de Saramago e sua obra, eu esperava um texto que apresentasse mais do que simples fatos políticos partidários que permearam a vida e a obra do autor.
Eu não desconsidero que a posição política era de suma importância na vida do autor, mas eu esperava muito mais.

Clóvis Maia 17/02/2022

O Mago
Uma das melhores biografias que eu já li. Entender o gênio criador por trás do nome é sempre interessante. Recomendo. Tanto pra quem quer conhecer mais do autor quanto quem gosta de biografias. E o trabalho editorial aqui é excelente.

Bava 15/02/2021

Bio Bacana
Amo Saramago, mas confesso que não foi uma leitura muito fácil por conta do português de Portugal e a escrita super formal.
Mas é lindo conhecer a história de Saramago, assim, tão intimamente, porque ele será sempre um dos meus autores preferidos, e por ele ter sido em vida tão reservado a respeito de sua vida privada.
Fiquei muito tocada ao saber sobre sua infância humilde e a sua quase carreira diversa da literatura.
Muito interessante e super recomendo para os fãs do autor.