O Martelo das Feiticeiras

O Martelo das Feiticeiras Heinrich Kramer...

Resenhas - O Martelo das Feiticeiras

brabo 14/02/2010

Só li a primeira parte, a mais de 10 anos...
Agora, para continuar talvez eu precise de fazer uma leitura dinâmica do que já li. De qualquer forma, é preciso de muito "estômago" para continuar a leitura.

Ragana 04/11/2009

Mais um lido por obrigação dos estudos. É terrível e só tendo muito estômago pra ler.

sami monteiro 24/05/2009

A verdade doi!
O livro apesar de interessante,da uma sensação de revolta,uma vontade de voltar no tempo só para dar uma lição em quem concordava com aquelas barbaridades.
Acho que não tenho perfil para esse livro,fico muito indignada sempre que tento.

Letx 09/05/2009

Malleus Maleficarum
O Martelo das Feiticeiras (Malleus Maleficarum) é uma espécie de manual de diagnóstico para bruxas, publicado em 1487, dividindo-se em três partes: a primeira ensinava os juízes a reconhecerem as bruxas em seus múltiplos disfarces e atitudes; a segunda expunha todos os tipos de malefícios, classificando-os e explicando-os; e a terceira regrava as formalidades para agir "legalmente" contra as bruxas, demonstrando como inquiri-las e condená-las, tanto nos tribunais civis como eclesiásticos. O Malleus Maleficarum traz inúmeras e exageradas descrições e, até certo ponto, apelativas e incoerentes. As teses centrais do Malleus Maleficarum fundamentaram-se na idéia de que o demônio, sob a permissão de Deus, procura fazer o máximo de mal aos homens para apropriar-se de suas almas. Este mal é feito prioritariamente através do corpo, único canal em que o demônio pode predominar. A influência demoníaca é feita através do controle da sexualidade, e por ela, o demônio se apropria primeiramente do corpo e depois da alma do homem. Segundo o livro, as mulheres são o maior canal de ação demoníaca. É um livro quase monstruoso, mas muito interessante para aqueles que se interessam em saber sobre a inquisição. Recomendo!

Andre.Crespo 04/05/2009

A Inquisição "sem calças"
Livro que esotu lendo ainda e que foram escritos por dois padres inquisidores e que conta os "métodos" que a igreja usava na Inquisição. Falta tempo, pois o livro é enorme. Um dia eu ainda o termino...

Sra Allen 22/03/2009

Só o prefácio
Achei este livro na estante do meu pai, quando eu cursava o segundo grau. Então li o prefácio e gostei bastante, achei muito instrutivo.. Para uma menina de 16 anos, que queria entender o mundo e as posições da humanidade no mundo, ajudou um bocado. Deste tempo, começou a crescer em mim as dúvidas com relação ao cristianismo.
Não demorou muito para me declarar atéia, com a ajuda de muitas outras leituras e pensamentos próprios.
Quanto ao conteúdo do livro, em si, no começo parece engraçado, mas depois torna-se maçante.
Aí passou um tempo e dei o livro de presente a um amigo que quer ser historiador. Acho que a ele é mais útil.
A propósito, faz um bom tempo que ele está tentando ler... ele é brasileiro: não desiste nunca!

Juh. Lustful 24/02/2010minha estante
Haja estômago, só de lembrar do sofrimento, dá raiva... Faço sempre a imaginação contrária, invés das bruxas sofrendo, elas fazendo com que o clero sofresse da mesma forma que as fizeram sofrer!