A Guerra Total de Canudos

A Guerra Total de Canudos Frederico Pernambucano de Mello

Resenhas - A Guerra Total de Canudos

Aécio de Paula 08/11/2021

A Guerra Total de Canudos - Frederico Pernambucano de Mello
O livro é rico em detalhes sobre o assunto. Porém achei mal conduzido. Esperava uma abordagem diferente.

Cristiano.Goes 12/09/2021

A guerra total de Canudos
Livro referencial sobre a Guerra de Canudos. Reproduz a tragédia da guerra entre irmãos. Lendo este livro do conceituado autor Frederico Pernambuco de Mello que aborda um dos episódios mais marcantes da história brasileira, a Guerra de Canudos. Incrível como as notícias falsas influenciaram o desenrolar dos acontecimentos, levando a um combate brutal e um verdadeiro massacre no seu epílogo. Uma página triste da nossa história. Um massacre de pessoas que apenas ousaram sonhar mudanças na extrema penúria em que viviam. O autor é autor de diversos outros livros renomados como Guerreiros do Sol, que aborda a história dos cangaceiros no Nordeste brasileiro.

Daniel432 16/02/2011

Fanatismo versus Ausência do Estado
O autor foi muito feliz ao contextualizar o ambiente anterior que propiciou o surgimento, não só no Nordeste brasileiro, mas também em outras regiões (haja vista o conflito do Contestado na divisa entre Santa Catarina e Paraná), ambiente este onde se nota uma total ausência do Estado no atendimento das necessidades mais básicas da população pobre que vendo-se totalmente à margem da sociedade recorre ao fanatismo religioso como forma de escapar à dura realidade na qual se encontram.

O livro, rico em detalhes, mostra-nos também os constantes erros de estratégia do Exército Brasileiro, erros estes, muitas vezes, primários.

Agora, o que mais me surpreendeu foi a morte de Antônio Conselheiro. Eu nunca imaginaria que a "causa mortis" seria a descrita no livro!!

Outro detalhe muito interessante do livro é o Apêndice, onde o autor descreve com detalhes os principais personagens desta guerra, sejam eles militares, seguidores de Antônio Conselheiro, jagunços ou até mesmo armas leves e pesadas.

Enfim, recomendo a leitura para todos aqueles que gostam de História do Brasil.

Arnoldo 11/07/2015

Tragédia Anunciada
Como o título da obra já traduz, o livro refere-se ao conflito de Canudos, ocorrido no final do século XIX. O autor descreve com maestria todo o desenrolar do confronto, mostrando-se um historiador profissional, porque aborda todas as dimensões do conflito de maneira muito clara e imparcial, evitando fazer juízos de valores e atendo-se a descrever o que aconteceu a partir de dados encontrados nas diversas fontes consultadas, traçando um raciocínio de causas e consequências muito factível.
A obra inicia-se por descrever um panorama geral da história do Brasil sempre buscando focar em aspectos na formação histórica do local em que se deu o conflito, essa descrição geral é muito interessante porque, como em toda obra histórica, derruba alguns mitos correntes do imaginário popular quanto a maneira que vemos a nossa história. Segue depois para uma visão detalhada da formação da própria Canudos, de sua gente, de seus costumes, sua geografia e atividade econômica, toda a sua descrição é muito rica e ajuda em muito a entender o porquê do conflito ter assumido a proporção que assumiu.
Ele depois traça um panorama do abismo cultural que separava o sertanejo do habitante litorâneo, do incômodo que o arraial de Canudos, bem como de outros agrupamentos humanos fundados sobre uma base de misticismo religiosos, causava aos detentores do poder econômico e político da época, e por outro lado da maneira claramente hostil que o sertanejo também via o habitante litorâneo e o próprio governo ou estado brasileiro, dando a entender que o confronto entre os dois mundos era quase como que uma tragédia anunciada, devido a total carência, de ambos os lados, de qualquer vontade em dialogar.
Por último ele traça uma descrição pormenorizada do conflito, demonstrando um bom conhecimento tanto da composição do exército como das forças jagunças, da maneira de atuar de ambas, da tática empregada, do equipamento, da vestimenta, da problemática da logística, das soluções de engenharia, enfim, mostra-se bastante confortável em cobrir um confronto militar, tecendo comentários bastante oportunos sobre a maneira que se portaram as duas forças que se opunham, reprimindo e exaltando na justa medida as ações a merecer reprimendas ou exaltações.
Um excelente livro que retrata de maneira muito aguçada esse sangrento conflito e triste evento na história do Brasil, um massacre ocorrido principalmente devido a falta de diálogo, da falta de compreensão, da visão estreita e da solução fácil.