Tróia

Tróia Cláudio Moreno

Resenhas - Tróia

Alice.Lovato 18/05/2021

Tróia
Achei o livro meio enrolado, mas a história em si até que é legal. O final é o que mais impressiona.

Laura 25/03/2024

Um livro maravilhoso! Prato cheio pra quem ama mitologia e fatos históricos recheados de bons barracos de família. A forma como os fatos foram reunidos e relatados pelo autor torna tudo ainda mais interessante, criando alguns momentos de tensão e alívio ao longo da narrativa. O final é especialmente bem colocado também, de forma que nos leva a acreditar em algo, e em seguida deixar o leitor de boca aberta na última linha. Por fim, a figura de Helena é digna tanto de admiração quanto de abominação por diversas razões.

Jacque 06/09/2015

Heróis como fantoches.
Sendo praticamente dois livros em um, Tróia conta a história na íntegra, dividida em Odisséia e Ilíada, ambas de Homero.
Apesar de já ter começado a ler o livro sabendo o final, eu me surpreendi com a quantidade de detalhes que sempre é omitida ao se fazer um resumo, e gostei muito da maneira que o autor fez sua obra.
Recheada de mitologia grega e ação, o livro nos faz com que sintamos o que os personagens sentiam em determinada parte da história, sofrendo com eles, se alegrando, tendo raiva, etc.
Porém eu não gostei do final, achei que estragou a trama inteira com o pequeno detalhe na minha opinião, desnecessário e que sem ela o livro terminaria com chave de ouro. 3 estrelas para a história muito bem contada mas que pecou muito no final e em algumas partes na qual o autor se contrariou.
Ainda sim, é um bom livro para aqueles que, como eu, só conhecia a história bem superficialmente.

Wilton 19/03/2015

Feijão com Arroz
O livro não contém invenções delirantes. Faz um relato singelo, em prosa, do que Homero deixou-nos nos versos épicos da Ilíada. Os capítulos que vão dos números 25 a 36 são a Ilíada propriamente dita. Podemos dizer, de modo geral, que trata-se de uma versão do poema para a prosa em português. Os capítulos iniciais e finais foram balizados por relatos encontrados em obras consagradas pelo público e pela crítica. Cláudio Moreno manteve a história básica deixada por Homero: Helena, a mais bela de todas, foi levada de Esparta por Páris, filho de Príamo; os gregos reuniram uma grande armada e foram a Troia buscá-la, encetando uma longa campanha que terminaria no incêndio e na destruição da cidade. O resto da história vai variar de autor para autor no que se refere aos acontecimentos anteriores e posteriores à Ilíada de Homero. Pela fidelidade aos textos clássicos, o livro merece as cinco estrelas.

Paula1735 17/12/2022

Troia
Tudo começou quando Minerva a deusa da sabedoria resolve disputar um concurso de beleza entre Juno e Vênus. Júpiter ñ querendo indispor com as deusas mandou para o monte e pediu para Paris escolher a mais bela. Ela por sua vez também ñ escolhe e convence Helena a fugir. Agora cabendo à Aqueus à guerra, com missão de proteger Helena.

Mathias 18/11/2009

Simplesmente um dos livros mais fantasticos sobre o ocorrido em troia que eu ja li. Digno de um filme. A interaçao dos Deuses gregos em ambos os lados da batalha é empolgante e apaixonante.

Nathalia Almeida 29/04/2014

Guerreiro
Um livro extenso, um pouco difícil de ler e em alguns momentos maçante,tem muitos personagens, em um certo momento se perde no livro, porem mesmo assim ele e estranhamente envolvente. Para mim, mesmo alguns pontos do livro serem não muito positivos, pude aprender muito sobre a Grécia antiga, pude ver os filmes que falam sobre isso com um outro olhar, ver de forma mais critica. O final do livro ele fica bastante emocionante, parece que se esta na própria gerra e o final e super simples, por isso gostei do livro.

Helber 09/01/2014

Apesar de popularmente ser conhecida mais a parte da Ilíada, de Homero, o autor Cláudio Moreno acertou na escolha das versões utilizada para formar a parte anterior e posterior à Ilíada.

Só não dei 5 estrelas porque em alguns momentos a história fica um pouco monótona. O final me surpreendeu.

Karen Andrade 05/02/2018

Faz muito tempo que eu li esse livro, mas me lembro que me encantou
Lembro que esse livro me encantou muito, pois contava a história da Guerra de Tróia considerando os deuses do Olimpo como agentes atuantes para o desenrolar dos acontecimentos.
Por exemplo, as deusas gregas disputavam para saber quem era a mais bela e decidiram que o mais bonito dos homens, o príncipe Paris, escolheria quem era a mais bonita dentre elas. Como consequência dessa escolha, temos o famoso "rapto" de Helena, levando à guerra de Tróia.
Me recordo que descobri de onde J. K. Rowling conheceu o nome de um de seus personagens principais, pois Hermione era o nome da filha de Helena e Menelau.
Para saber mais sobre literatura nacional conheça o meu blog Capítulo 1 e o Canal Taverna das Terras Pardas.

site: https://capitulo1web.wordpress.com

Luísa Zardo 30/07/2010

Leitura rica e fácil.

JuBia 10/07/2010

Muito Bom
A história é bem mastigadinha e fácil, e o narrador parece um contador de estórias.
Fala bastante sobre mitologia (o que eu gostei muito). Enfim é um bom livro, mas eu me decepcionei com o final, com o último capítulo.
Recomendo mesmo assim.

Alexandre 27/08/2010

Faz parte do meu TOP FIVE
Olha, em questão de romance, talvez esse livro seja o melhor que já li... é uma viagem ao mito de tróia, com detalhes incríveis... uma leitura dinâmica e que nos prende... sem ser enfadonha por ser detalhista, tendo-os de modo bem dosado... os heróis, anti-heróis, musas, deusas e ninfas, o cavalo, a guerra, tudo que fez e faz parte desse imaginário helênico e mundial, ganha uma linha suava nas letras de Cláudio Moreno. Esqueça os ensaios muito filosóficos ou maçantes sobre tróia, leia esse livro... é completo e nao lhe deixa ir ao banheiro... TOP FIVE pra ele...

LOSK 29/01/2009

Fraco.

Só vale a pena pela parte mitológica.