Tróia

Tróia Cláudio Moreno

Resenhas - Tróia

Jackson240784 12/04/2024

Uma das guerras (ficticias?) mais conhecidas da história humana. A guerra de troia, o evento que levou duas grande nações a se atacarem por causa da beleza de uma mulher.
Os grande heróis que lutaram nessa guerra são memoráveis. E as batalhas são épicas. Nesse livro vemos a perceptivas de todos os lados e também dos Deuses que ficaram de ambos os lados do conflito. Gosto muito da história que eles contam antes como sendo a raiz do que originou a guerra. Tudo por causa de um convite que não foi feito e de uma escolha depois disso.
As batalhas de Aquiles, Ajax, Menelau, Heitor e os demais heróis. A sabedoria de Ulisses. O destino de cada um dos guerreiros principais durante e depois da guerra, tudo é bastante interessante. E o fim (muito diferente do filme se alguém quiser saber) é surpreendente.
Também é interessante saber que um dos troianos fugitivo da guerra é, segundo conta-se, o fundador de Roma.
Regis 13/04/2024minha estante
Adorei a resenha, Jack!
Acho que vai gostar muito da Eneida. ?

Jackson240784 14/04/2024minha estante
É sobre a fundação de Roma, né?
Show.
Eu li Roma de Steven Saylor. Muito legal. Aconselho tbm.

Regis 15/04/2024minha estante
Vou guardar a dica, Jackson. ??

Maryana.Kouth 03/04/2024

RESENHA - TROIA
Como admiradora nata da Mitologia Grega como um todo, este livro me levou a uma de minhas historias favoritas. A Guerra de Tróia.

O conflito entre Gregos e Troianos, sempre foi algo que me cativou, com este livro não foi diferente. A escrita de Claudio Moreno é envolvente e clara, lhe transporta por todo o drama vivido por esses personagens tão clássicos.

Se recomendaria este livro? A resposta é muito clara, SIM!

Laura 25/03/2024

Um livro maravilhoso! Prato cheio pra quem ama mitologia e fatos históricos recheados de bons barracos de família. A forma como os fatos foram reunidos e relatados pelo autor torna tudo ainda mais interessante, criando alguns momentos de tensão e alívio ao longo da narrativa. O final é especialmente bem colocado também, de forma que nos leva a acreditar em algo, e em seguida deixar o leitor de boca aberta na última linha. Por fim, a figura de Helena é digna tanto de admiração quanto de abominação por diversas razões.

andreia.crislainy 12/03/2024

Gostei bastante teve coisas que já sabia por isso que não foi 5 estrelas ...........................

Vitor Dilly 24/02/2024

Uma Guerra mundial da antiguidade
Helena, a mais bela de todas, é levada de Esparta por Páris, filho do rei Príamo de Tróia. Os gregos reúnem uma grande armada para buscá-la, em uma longa campanha que envolveu diversos países de três continentes.

Envolvendo a Europa, a África e a Ásia menor, é uma guerra mundial da antiguidade. Até inúmeras deusas e deuses descem à Terra para participar pessoalmente das batalhas.

Tudo isso culmina na invasão, incêndio e destruição de Tróia, após 10 longos anos.

É um competente reconto moderno de uma história conhecida e básica da Grécia Antiga, fortemente baseada nos escritos clássicos antigos.

Carol 29/12/2023

Deixaram uma história antiga com a leitura mais fácil e fluida. Pra quem já gosta da Ilíada é ótimo.

Ramon.f.a.f 13/11/2023

É inspirador a maneira como o autor nos transporta para a Grécia antiga, envolvendo o leitor nessa magnífica cultura. A cada página ficamos tensos e fascinados pela aventura que se desenrola com os heróis gregos e troianos. Uma triste guerra, por um amor proibido. Sempre incrível, sempre delicioso de se ler.

Laurinha:) 10/07/2023

Nunca mais
SE UM DIA EU RELER ISSO, EU ENLOUQUECI, SÓ NÃO É PIOR QUE NO FUNDO DI QUINTAL E O E-MAIL EM VERMELHO. SÓ LIVRO RUIM Q ESSA ESCOLA COLOCA PRA GENTE LER.

SOTRATI 27/02/2023

Romance de uma Guerra
Trata-se de uma bela crônica contando todos os aspectos, ou a maior parte deles, relacionados à famosa Guerra de Tróia. Baseado na Ilíada, de Homero, e em muitas outras fontes, o autor traça os acontecimentos que levaram a ocorrência da Guerra e suas principais consequências.
A escrita é bem envolvente e transmite a sensação de estar escutando uma bela história, repleta de personagens marcantes em um acontecimento único.
Para que quer ter acesso à vários mitos gregos em uma narrativa única e uniforme é uma excelente pedida.
O ponto baixo, ao meu ver, é como a mulher é retratada na obra. Entendo que, sendo um texto que reconta os mitos, é importante trazer o espírito da obra. E, infelizmente, essa questão da misoginia é presente de forma bastante marcante em várias passagens.
Outra abordagem que pode causar estranhamento são às menções aos heróis troianos que por vezes são retratados como muito inferiores aos gregos.
Mas, no geral, a obra é excelente e um ótimo ponto de partida para aprofundar os conhecimentos sobre esses mitos fundadores de nossa cultura.

Paula1735 17/12/2022

Troia
Tudo começou quando Minerva a deusa da sabedoria resolve disputar um concurso de beleza entre Juno e Vênus. Júpiter ñ querendo indispor com as deusas mandou para o monte e pediu para Paris escolher a mais bela. Ela por sua vez também ñ escolhe e convence Helena a fugir. Agora cabendo à Aqueus à guerra, com missão de proteger Helena.

Sophia.Black 04/09/2022

?????
Sempre gostei de histórias da mitologia grega, dos feitos heróicos dos inúmeros semideuses e de todos os desafios pelos quais tinham que passar, apesar de, por mais que eu ame essas histórias, eu tenha um certo ranço dos gregos e dos Deus pela personalidade deles tão nojenta, pelas atitudes ridículas que tomam apenas para que eles sejam os mais beneficiados no fim e fodasse os outros (os deuses fazem muito isso e me irrita MUITO).
Por mais que aja INÚMEROS pontos negativos para eu detestar essas histórias eu não consigo, graças ao tio Rick eu amo cada mísero detalhe delas, e por isso eu fico feliz por conhecer mais desse universo. Saber mais da guerra de Tróia, que eu conhecia muito pouco inclusive, foi bom, pelo menos eu acho que sim.

Gabi 18/06/2022

Escrito pelo professor e ensaísta Claúdio Moreno, o romance "Tróia: o romance de uma guerra" foi publicado em 2004 pela L&PM, em Porto Alegre. Uma das muitas versões da história de Helena e Páris.
A obra em si, não foca tanto em Helena, aliás ela é um personagem meramente ilustrativo. O protagonismo da trama fica com Aquiles, Páris e diversas passagens, muito bem escritas, sobre a mitologia grega. O final segue a versão do espectro de Helena.

Nico_di_Angelo 15/05/2022

sim, fazendo resenha uns dois meses depois de ter terminado
Assim, diria que é uma ótima adaptação, não gostei por questão de opinião mesmo. Acho q o universo mitológico grego é muito interessante, porém as histórias são um pouco bizarras, e por isso não foi uma leitura muito prazerosa. Mas a adaptação em si é ótima para a compreensão, então recomendo para interessados na mitologia grega ou pra pessoas que forem fazer pesquisas a respeito.

Alice.Lovato 18/05/2021

Tróia
Achei o livro meio enrolado, mas a história em si até que é legal. O final é o que mais impressiona.