Bhagavad Gita

Krishna

Resenhas - Bhagavad Gita

Fabio Shiva 04/08/2019

Consciência de Krishna = Consciência de Cristo
Foi muito feliz essa leitura da tradução e comentários do pensador brasileiro Huberto Rohden (https://pt.wikipedia.org/wiki/Huberto_Rohden) ao sublime Bhagavad Gita.

Sempre é uma alegria inestimável retornar às páginas da belíssima “Canção do Senhor”. Penso que essa foi a quarta tradução do Gita que li, e a cada versão que leio descubro novas perspectivas, novos ensinamentos, pelo olhar diferenciado e pessoal que cada tradutor acaba imprimindo ao milenar texto védico.

Mais que a tradução em si, gostei especialmente dos comentários de Rohden, estabelecendo paralelos entre os ensinamentos de Krishna e os de Cristo. Essa foi uma das principais missões levadas a cabo pelo grande iogue Paramahansa Yogananda: mostrar ao mundo a unidade fundamental de todas as verdadeiras religiões.

Aliás, ao falar do Gita é impossível não mencionar que a tradução e os comentários mais abrangentes foram feitos por Yogananda, na obra “Deus Fala com Arjuna”, cujo primeiro volume foi recentemente lançado no Brasil. Os comentários de Yoganandaji ao Gita são puro néctar! Jai Guru!

O Grande Homem – no pensamento e na voz de Huberto Rohden

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Rodrigo.Alves 06/08/2019minha estante
Apesar de não professar o hinduísmo (nem o cristianismo aliás), Eu ganhei uma cópia do Bhagadav Gita de dois monges que me pararam no centro uma vez e tivemos uma tarde agradabilíssima de conversa. Não é a primeira vez que ouço essa comparação dos dois. A retratação seria a do cristo literal ou do cristo "cristão" por assim dizer?

Fabio Shiva 14/08/2019minha estante
Salve amigo Rodrigo, gratidão por seu comentário. Penso que os ensinamentos mais profundos de Jesus estão vindo à tona nas últimas décadas, graças justamente a essa leitura comparada com os ensinamentos de outras tradições, especialmente à luz da yoga.