The Clash of Civilizations

The Clash of Civilizations Samuel P. Huntington

Resenhas - The Clash of Civilizations and the Remaking of World Order

Mateus.Peruzzo 09/07/2019

Geopolítica para estimular a imaginação
Samuel Huntington quebrou alguns tabus e levantou questionamentos com esta obra/teoria, o que começou com um artigo para a Foreign Affairs em 93, ganhou proporções e se transformou em livro em 96. A ideia central do livro é mostrar que o próximo grande conflito mundial se dará entre civilizações, ou seja, blocos de países com afinidades culturais. O autor nos divide em 9 grandes civilizações, divisão bastante questionada devido ao grande numero de culturas singulares existentes pelo mundo. Porém, na minha concepção, a divisão não utiliza de desrespeito ou menosprezo para com civilizações menores.
Assim, a obra vem a tona em um momento interessante, onde vemos realmente conflitos entre civilizações acontecerem, seja na Bósnia em 1992 ou na Chechenia em 1994, exemplos tangíveis que reforçam a teoria. Além do mais, guerras comerciais entre EUA e China se intensificam todos os anos; e atentados terroristas, muitas vezes praticados por muçulmanos, se espalham pela Europa. O choque é inegável, mas a guerra é contestável. Há muitos elementos em jogo que podem conter um conflito armado, e ao mesmo tempo escaladas de tensão nos despertam o medo em um mundo carregado de armas nucleares.
O livro é ótimo, muito bem escrito e muito interessante, contém muita história e algumas especulações. No final, ficamos abalados e flutuantes, pois sabemos que estamos a mercê do temperamento e índole de lideres de Estado.