Vagabundo

Vagabundo Eduardo Galeano

Resenhas - Vagamundo

Rodolfo Vilar 13/04/2024

No mês de março recebi da @lepmeditores o livro do Eduardo Galeano chamado ?Vagamundo?. Nesse livro, uma coleção de breves relatos e contos organizados durante o período de 1973, mostram a genialidade de Galeano na contação de histórias com seu estilo único, destacando a região em que vive, a cultura a que aprecia e a linha que costura seus relatos, ou seja, a palavra como matéria prima.

Dividido por capítulos, o livro reúne contos que se separam por sua temática: A infância e as amizades; o patriotismo envolto na coragem em lutar por um país melhor não só para sua geração, mas também a futura; fábulas e contos quase místicos e paisagens que retratam com detalhes a tão típica América Latina. Com sua literatura Galeano parece misturar memórias e relatos de sua própria vida, dando fidedignidade e mistério ao que já parece quase etéreo e subliminar. Não há como não se apegar aos relatos e perceber durante a leitura os capítulos e as páginas passarem voando.

LiWeber 16/02/2024

O livro é ótimo
Eu amo Galeano, mas o estilo do livro não é pra mim, apesar disso, devo admitir a genialidade e o quanto é bem escrito.

Luiz Pereira Júnior 31/12/2023

Pequenas paisagens de pesadelo
“Vagamundo”, de Eduardo Galeano, é um livro triste, em que a melancolia parece se imiscuir em cada personagem, em cada fato, em cada paisagem, em que o mundo vive em um eterno crepúsculo mesmo quando a luz brilha lá fora. Dividido em partes, que, por sua vez, são divididas em pequenos contos, “Vagamundo” se assemelha a uma colcha de retalhos sombria.

A seguir, um pequeno resumo apenas para servir de orientação em sua leitura (cada parte é dividida em contos muito curtos, conforme indicado) : 1) na primeira parte, intitulada “Garotos”, o autor nos mostra a conversa de um menino com seu irmão morto e a dificílima luta pela sobrevivência de sua família, a visita de uma criança a um pai preso, um menino e seu amigo imaginário em meio às brincadeiras dos outros; 2) na segunda parte, “Gamados”, três personagens (mas também podendo ser visto como o mesmo personagem) rememoram seu passado amoroso, inequivocamente perdido para sempre; 3) na terceira parte, “Andanças”, Galeano nos apresenta um cavaleiro buscando uma nova terra para viver (o Brasil) e perdendo todas as esperanças carregadas consigo, a morte de uma criança durante uma viagem, alguns contos de cunho metafísico-religioso (se é que assim podem ser chamados), a extração do diamante endurecendo a todos que dela participam, as lembranças de um quase centenário de seus dias de glória como chefe do garimpo, as lembranças de uma velha escrava que conversava com uma planta em seus longínquos dias de infância.

Prosseguindo: 4) na quarta parte, “Bandeira”, um homem (preso político? Fugitivo da ditadura?) retorna à sua cidade natal e relembra o seu passado, o planejamento de um assalto (ou sequestro) nos tempos da ditadura e todos os demais contos desta parte têm o mesmo foco; 5) na quinta e última parte, “Outros”, um matador chega em um barco cheio de caixões e um casal se pergunta o que será feito deles , dois arqueólogos (?) buscam descobrir o mistério de dois esqueletos encontrados abraçados juntos.

“Vagamundo” é um livro curto, que pode ser lido em um só folego, mas, sem trocadilho, de tirar o fôlego em certos momentos. É um livro que engana à primeira vista: parece ser uma narrativa de viagens, mas é uma narrativa de pesadelo, sombria, obscura e, ao mesmo tempo, terrivelmente real.

gio 29/12/2023

Os amantes de zumpa.
OS AMANTES DE ZUMPA

(achei legal, mas tinham uns contos q eu ficava meio ???????) (que escrita sensacional te amo dudu galeano!!!!!!!!)

nana 01/07/2023

O livro contém várias referências sobre a América Latina e sobre a ditadura, embora não considere o melhor livro do autor foi uma leitura boa e fluida.
São contos um pouco confusos pra quem não está acostumado com o modelo de escrita do Galeano, então caso seja o primeiro contato com o autor, sugiro começar por outro título mais popular.

Considero esse livro atemporal, cada releitura com certeza trará uma perspectiva diferente e embora tenha dado uma nota "baixa", com certeza recomendo.

Ronaldo Thomé 12/04/2023

"Repousam os seus destroços pelo resto de sua vida"
Mais um belo clássico, que por coincidência completa 50 ANOS em 2023! Fica aqui, então, essa resenha como uma homenagem.

Vagamundo é um livro diferente de Eduardo Galeano. Aqui, talvez devido à época em que foi escrito, seu teor e construção é diferente do estilo que o consagrou; ao invés de mesclar realidade e fantasia, através da ironia e crítica social, o autor trabalha seus contos encima do realismo mágico.

Os resultados aqui variam bastante. Há alguns contos sublimes (A Paixão e Os Sóis da Noite, Conto um Conto de Babalu - na minha opinião, claro). Alguns são ótimos ou muito bons (Cinzas e Confissão do Artista).

Os demais contos variam bastante. Alguns são meio confusos, demonstrando que o autor estava em busca de algo original, porém ainda faltando alguma coisa (o livro não indica quando foram todos escritos).

Na média, entretanto, é um belo livro que mostra uma face um pouco diferente de um grande autor, valendo muito a pena ser conhecido também! Seria Vagamundo o "diferentão" na obra de Galeano...?

Indicado para: conhecer uma face um pouco diferente de mais um grande autor.

Nota: 9,5 de 10,0.

Raquel.Fagundes 16/08/2021

Um compilado de histórias no estilo único e tão apaixonante do escritor uruguaio. Foi subdividido em 5 seções: ?garotos?, ?gamados?, ?andanças?, ?bandeiras? e ?outros contos?, que exploram diversas temáticas como morte, humanidade, subjetividade, política, tortura e aprisionamento. Por serem curtos, seus contos facilitam a leitura de um leitor com pouco tempo. Vale muito a pena, mas preciso dizer que não é meu livro preferido do autor.

romulorocha 22/07/2021

Vagamundo, de Eduardo Galeano - Nota 8/10
Um livro denso de reflexões, mas leve das narrativas, por serem vários contos. Há muitas referências latinas, como boa parte das obras de Galeano.

Se for o primeiro contato com o autor, eu não sugiro este livro como primeira leitura.

Ingrid Bays 21/03/2021

"Os olhos eram tudo de vivo que sobrava nele"

Karoline.Beatriz 06/02/2021

Um livro pequeno para o tanto de vida que corre em suas páginas. Belo e terrível

Daniana.Bittencourt 23/04/2020

Não me envolveu...
Os microcontos são ótimos para ler pela agilidade. É possível ler vários por vez, contudo, não foi uma leitura que me envolveu. Achei alguns textos subjetivos. Eles falam sobre a natureza humana, sobre a partida, sobre morte...

Joao.Gabriel 21/04/2020

Galeano sendo Galeano
Formato similar a outras obras do autor... Livro pra ler com calma e prestando atenção pra não perder o significado

Atrolhado 12/07/2017

Um livro que te faz viajar
Uma leitura muito agradável, com histórias que abusam do seu emocional
Codinome 15/07/2017minha estante
Show! Galeano: um dia lerei haha

Atrolhado 15/07/2017minha estante
É legal

LaraF 16/08/2012

historias tristes e fantasticas, assustadoramente reais..Galeano encanta com sua narraçao perfeita, envolve o leitor e ao final, ficamos com o gosto amargo de uma vida que ora tem cara de monstro, de medo..ora tem cara de coragem, de alegria..a ambiguidade inevitavel da vida essa é a nossa mais terrivel relidade. bem escrito. texto cru.
Auriane Brito 01/09/2015minha estante
Interessante sua resenha com toda essa empolgação. Eu não gostei do livro e quase abandonei.