Sombras da Noite

Stephen King

Resenhas - Sombras da Noite

Rafael2157 27/11/2022

O medo nos torna cegos.
"A vida está cheia de horrores pequenos e grandes, mas pelo fato de os pequenos serem aqueles que conseguimos compreender, são os que nos atingem com toda força da mortalidade." (p.16)

Quando eu era criança, sempre tive meus medos infantis mais comuns. Geralmente tudo estimulado pela TV, atividade paranormal e as lendas urbanas do Gugu (por mais toscas que sejam) me fizeram criar um medo incontrolável sobre espelhos. Até hoje tenho certo temor e respeito quando tô diante de um espelho.

Mesmo tenho minha dose de medo do bixo papão, do homem do saco... e de espelhos, eu sinto que minha infância acabou depressa no dia em que eu aprendi sobre o que era a morte.

Toda a incerteza, mas principalmente a incompreensão sobre o pós vida e a incapacidade de lidar com a perda de um parente sempre foi meu medo mais profundo. O incompreensível é assustador. O King diz nesse livro, que o medo é como se o tecido resistente da realidade se rasgasse de maneira repentina. A nossa fragilidade aumenta perante ao desconhecido.

Eu passei minha vida toda consumindo terror e sempre será meu gênero favorito.
O sobrenatural místico sempre vai ser meu conforto sob o verdadeiro temor da minha vida: a incompreensão.

Kaka-baum 20/11/2022

Esse livro é PERFEITO mano
Teve 4/5 histórias q li de madrugada por conta da insônia e confesso que fiquei com o 🤬 #$%!& na mão KKKKKKK, mas em minha legítima defesa era madrugada e são histórias de ?terror?, mas de madrugada você lendo isso é só dar um estralo no teto ou algo assim você já fica com aquele medo
Mas o livro é muito bom e recomendo muito pra quem gosta desse gênero de leitura :]
Professora Fabiola 25/11/2022minha estante
Só te perdoo acordada de madrugada, porque estava lendo. ? É de tirar o sono!

Wander.Santos 17/11/2022

Demorei pra engatar esse livro porque não estava na vibe de contos? então fui lendo bem aos poucos, mas a cada conto eu ia gostando mais e nos últimos dias eu decorei o livro! Muuuito bom mesmo.

Jorge.Kosciow 13/11/2022

Sombras da noite
Primeiro livro de contos do king que li, um livro ótimo!!! Tem diversos contos excelentes, por exemplo Caminhões, ex-fumantes LTDA, A máquina de passar roupa e muitos outros que também são muito bons! Então, eu recomendo muito este livro!!!

Mary 13/11/2022

Pela primeira vez?
Eu senti MEDO lendo um livro. Li muito King ao longo do tempo e esse foi o primeiro que me deixou quase dormindo de luz acesa. Contos (em sua maioria) muitíssimo bem construídos, imprevisíveis e aterrorizantes. Teve uns 2 ou 3 que eu nao gostei mas não tem problema. Quem tremeu com O Cemitério com certeza vai ter um piripaque lendo esse! ATENÇÃO PARA SPOILERS DE SALEM!
Andre.A 13/11/2022minha estante
Me diga que esse não é o livro que a gnt ia ler junto ?

Renata.Oliveira 06/11/2022

Esse foi o melhor livro de contos que eu li de King. Os contos são mais curtos que o habitual e são mais envolventes também, o que tornou a leitura mais dinâmica.

Dos 20 contos, eu só não gostei de 6, mas no geral toda história tem seu predicado e sua linha temática.

Achei um livro ideal pra ler entre leituras, quando você já tá cansando de ler uma história muito comprida.

beatriz 04/11/2022

bão
minha apreciação de cada conto

Jerusalem's Lot - 5/5
O Homem que Adorava Flores - 5/5
A Saideira - 3/5
A Mulher no Quarto - 3/5

Eduarda 29/10/2022

"...em breve chegará o tempo em que os pesadelos terminam."
Perfeito para ler durante o halloween. Alguns contos realmente me transportaram para um universo de terror e tensão com reviravoltas muito surpreendentes, as quais ainda penso muito mesmo após terminar o livro. As crianças do milharal, Eu sou o umbral da porta e O ressalto foram alguns dos contos que mais me impactaram. Como sempre, Stephen é extremamente criativo para o terror e suas histórias têm o clima perfeito para o mês de outubro.

Marques36 25/10/2022

Primeiro livro de contos que li do King e foi surpreendente. Todos são bons contos, uns mais fracos que os outros (obviamente), mas no geral são bons contos. Vou listar aqui os que eu mais gostei, em ordem de preferência:

- Primavera Vermelha
- A Máquina de Passar Roupa
- Jerusalem´s Lot

Bruna.CaldeirAo 25/10/2022

Livro 8 ou 80
Olha? Nem todos os contos parecem ter sido escritos pela mesma pessoa.
Alguns contos são engraçados de tão ???
Mas os contos que são bons esses SÃO BONS.
Minha opinião:
Jerusalem?s Lot ( bom)
O bicho-papão ( mais ou menos)
As vezes eles voltam ( muito bom)
Primavera vermelha ( bom)
Ex fumantes Ltda ( bom, mas esperava mais)
As crianças do milharal ( ??)
O último degrau da escada ( bom, mas triste)
A saideira ( muito bom, mas pode ser que quem não leu o livro Salem, não sinta a vibe do negócio)
A mulher no quarto ( bom, mas triste)

AlefRamos 21/10/2022

Coletânea sombria
Esse foi o primeiro livro de contos lançado por Stephen King. São 20 contos nesse livro, lançado em 1978.

Os contos variam bastante em suas temáticas e estilos, temos explícitas referências a Lovecraft e Bram Stoker. Temos contos pessimistas, alguns com finais felizes, e outros com uma carga emocional muito pesada.

Os meus preferidos foram:

Jerusalem's Lot
A saideira
Massa cinzenta
As crianças do milharal
O último degrau da escada
A mulher no quarto
O ressalto

Gostei da maioria, mas esses 7 mexeram comigo bastante, por motivos diferentes.

É uma ótima pedida para quem quer ler um pouco de tudo de King.

Gabriel.Lopes 17/10/2022

Alguns contos são ótimos, outros mais ou menos , mas em sua maioria o livro é bom , vou reler os contos que não gostei muito para ter uma conclusão melhor ?
Beatriz1596 17/10/2022minha estante
O do cortador de grama é bizarro

Gabriel.Lopes 22/10/2022minha estante
ahm bem bizarro kkk

L 13/10/2022

Um bom livro de contos.
Ouvi dizer que "Sombras da noite" é um dos melhores livros do autor. Não vou negar que gostei, não achei extraordinário, mas gostei. Para quem já leu outros livros de contos sabe que é muito raro nós gostarmos de todos os contos apresentados, isso quase nunca acontece e não foi diferente dessa vez comigo. Teve conto que achei bem fluido e me captaram mas teve uns que eu só estava rezando para que acabassem. De qualquer forma eu gostei do livro e o recomendo, não acho que seja tempo perdido.

Eli 13/10/2022

Mais uma excelente obra do Rei!
Os contos são bem curtinhos, mas são sensacionais. Com exceção de alguns meio chatos, a maioria são ótimos, bem voltados pro suspense e um horror mais bruto. Em alguns momentos eu senti uma arrepiada na espinha em alguns contos.
Teve um deles (Ondas Noturnas) que para quem já leu A Dança da Morte, acredito que vai achar bem dahora.
Os meus favoritos foram: Jerusalem's Lot, O Bicho-Papão, Às Vezes Eles Voltam, Eu Sei Do que Você Precisa, As crianças do Milharal e A Saideira.

Adorei a leitura, e super recomendo!!

Barbara 09/10/2022

Alguns contos são SENSACIONAIS...
...outros nem tanto. Demorei meses pra finalizar a leitura desse livro, mas não posso penalizar a obra pela demora, em geral tenho dificuldades com livros de contos mesmo. O que me incomoda nesse tipo de leitura, e que se repetiu aqui, é que o ritmo de narrativa oscila demais. Alguns contos terminavam em seu ápice, o que é interessante, porém, tornava o seguinte ainda mais lento. Apesar disso, King traz em Sombras da Noite o que parece ser um ensaio de sua mente de escritor imaginando de quantas formas possíveis alguém poderia morrer ou quais objetos inesperados ele poderia transformar em assombrados assassinos. Vários momentos são eletrizantes pelo quão longe o autor vai e também por quão perturbadas são algumas cenas e situações no geral. Alguns contos são apenas tristes, o que reforça aquele pensamento geral de que muitas vezes o que pode ser mais assombroso em nossas vidas é encarar o sofrimento real e cotidiano.