Os meninos da rua da Praia

Os meninos da rua da Praia Sérgio Capparelli

Resenhas - Os meninos da Rua da Praia

Isabelly 10/08/2023

É um livro MUITO rápido de se ler, ele é bem curto, eu até que gostei um pouquinho mas não sei se leria de novo, acho que só dependendo do gênero de livro da pessoa ela ia gostar, se você gosta mais para o lado infantil talvez gostasse

Ryan200 16/01/2023

"A cada passo doía a dor de perder alguém"
Esta história fala sobre nostalgia. Sobre sentir saudade de sua terra. E que, às vezes, o melhor que a gente pode fazer por alguém é deixar ir.

Também trata da pobreza financeira, de conflitos familiares (pai alcoólatra e agressivo), e sobre desde cedo um menino trabalhar para sustentar a família. É triste. E é a realidade de muitas crianças até hoje.

Mas, mais do que tudo, ?Os Meninos da Rua da Praia? fala sobre amizade. Uma amizade sincera, inocente das crianças, e como elas enxergam o mundo: uma aventura.

[É uma vibe bem sessão da tarde: aquele finalzinho dos anos 90 e comecinho dos anos 2000. Imaginei cada cena como um live action tipo ?Zé Colmeia?, e amei de coração a tartaruguinha.]

P.s.: o final me tirou uma lágrima.

Cleber Braga 20/03/2022

sempre fico imaginando como seria esses personagens 10 ou 20 anos depois, tem personagens que você quer que fiquem bem, como é o caso desses três meninos. Que todos eles, nessa altura do campeonato, tenham já ganhado a vida.
Jhon.Petrick 02/05/2024minha estante
Nossa kkkk meu livro de infância cara . Me lembro que um deles juntava as cadeiras para fazer de cama .

Nice Freiry 07/04/2021

Releitura decepcionante
Vou contar exatamente o que eu lembrava do livro: que 3 crianças, jornaleiros da Rua da Praia (uma rua mega conhecida de Porto Alegre - RS), encontravam uma tartaruga e passavam alguns dias com ela até devolverem ela ao lago... Lembrava também de uma cena onde uma vaca entrava em um bar para beber guaraná.

Então, a premissa do livro realmente é essa, mas com a minha mente de criança não reparei em vários pontos problemáticos dessa história, como: o pai de um deles ser alcoólatra, bater nele e na mãe, o mesmo pai pegar dinheiro dele (uma criança que vendia jornais para sustentar a família), a mãe do mesmo amarrar o pai na cama quando ele está muito bêbado para ele não bater novamente nela... E não para por aí, nesse livro também usa várias expressões pejorativas para descrever seus personagens. E tudo isso é descrito com a maior naturalidade do mundo, como se fosse super normal isso acontecer.

Enfim, é com pesar que digo que não recomendo esse livro para nenhuma criança. Entendo que foi um livro escrito em 1992, e que nesse tempo MUITAS coisas eram diferentes, mas nem pela nostalgia valeu a leitura.
Rafael.Vargas 19/11/2023minha estante
Acho que ele é mais antigo, deve ser dos anos 70, pq li ele lá por 82 ou 83, no colégio. E realmente, nessa época as coisas eram bem mais permissivas e normalizadas.

Tâmara 23/03/2021

Quando rata de biblioteca no fundamental encontrei esse livrinho. Fui atraída pela capa bem feita, sem exageros, mudou minha vida e acrescentou em meu olhar social. Recomendo para todos que tenham uma criança querida em Porto Alegre ou em qualquer lugar que possua um calçadão.

Lucas 01/09/2015

meninos da rua da praia
A narrativa conta que uma tartaruguinha bonita , forte de pernas roliças , tinha um verde que se espalhava no casco. Viviam dizendo que ela era lerda e preguiçosa, mas era verdade onde já se viu uma tartaruga correr 80 km por hora pelo menos não vivia atropelando ninguém na rua e subindo na calçada derrubando postes.
E um belo dia uma vaca entrou no bar e pediu um guaraná e as pessoas em volta saíram correndo e a tartaruga que estava em cima da mesa caiu no chão e saiu andando , encontrou um bebe chorando e era feio o choro e deu vontade de rir mas não riu .
E SE VOÇE QUERER SABER O RESTO DA HISTORIA ENTAO APROVEITE O QUE O MACHADO DE ASSIS TEM O TE DIZER

vinicius ribeiro 22/06/2015

Os meninos da rua da praia
tinha uma tartaruguinha bonita , forte e pernas roliças , tinha um verde que se espalhava no casco. Viviam dizendo que ela era lerda e preguiçosa mas era verdade onde já se viu uma tartaruga correr 80 km por hora pelo menos não vivia atropelando ninguém na rua e subindo na calçada derrubando postes.
Ela estava sendo vendida na feira mas fazia de tudo para não ser vendida , fingia não ter uma pata, fingia não sair do casco e etc. E um belo dia uma vaca entrou no bar e pediu um guarana e as pessoas em volta saíram correndo e a tartaruga que estava em cima da mesa caiu no chão e saiu andando , encontrou um bebe chorando e era feio o choro e deu vontade de rir mas não riu .

João Gabriel 03/02/2014

Os meninos da Rua da Praia
Achei um livro muito bom, embora seja uma leitura mais infantil, li ele pela primeira vez aos 8 anos, agora reli e entendi várias coisas que passaram despercebidas da outra vez. O único problema, é que ele é bem exclusivo, usa várias referências gaúchas, o que pode prejudicar leitores de outros estados.

Nando 30/07/2011

Uma delícia
Quem melhor definiu este livro, na minha opinião, foi minha professora de Literatura e Língua Portuguesa do 1º ano do Ensino Médio. Um dia, durante sua aula, eu estava lendo esse livro sem dar a mínima pra ela. A mestra levantou-se do seu magnífico posto de professor e veio em minha direção calmamente. Eu já estava esperando uma bronca daquelas, quando ela, olhando a capa do livro, disse: "Ai, esse livro é uma delícia!" Desde então não consigo pensar nele de outra forma.

Nik 20/04/2011

A história conta sobre três amigos que encontram uma tartaruga, eles cuidam dela por muito tempo. Vão passear com ela em muitos lugares para ela conhecer. Os meninos acharam que ela tinha ficado doente e foram procurar ajuda do veterinário, ele falou que para ficar boa teria que voltar para o rio que era a casa dela. Os meninos largaram ela no rio e ficou boazinha logo, era saudade o que ela tinha.

Leitor 05/06/2010

os meninos da Rua da praia conta a história de uma Tartaruga, que está com muita saudade de sua ilha. Ela é encontrada por três jornaleiros, Tiziu, Tonho e Socò a partir dai começa a história e no fim uma surpresa!

Uma verdadeira aventura urbana, merece nota 10!