Jogos Vorazes

Jogos Vorazes Suzanne Collins

Resenhas - Jogos Vorazes

Flavia_Lo 17/11/2023

Esse é um sinal para você ler ou reler Jogos Vorazes.
A releitura mais esperada por aqui, sim ou claro?

Sim, ele voltou, o aclamado por todos e por mim não seria diferente.

Como é bom reler Jogos Vorazes, já sabendo de tudo que vai acontecer, é muito fácil identificar detalhes que só fazem sentido nos próximos livros.

A Suzanne é muito perspicaz na construção desse universo, ela realiza um processo que eu julgo ser super complexo: ela consegue criar uma distopia adolecente, com romance, criticas sociais e politicas, abordar temas super pesados, sem muitos detalhes para não precisar aumentar a classificação indicativa, mas escritos de uma forma que um leitor mais maduro, consiga entender exatamente o que aquilo significa e as consequências disso.

Com uma visão panorâmica sobre a vida no Distrito 12 e o contraste direto com a vida alienada na Capital. A exploração direta acontece em todos os lados: de um lado pessoas passando fome e no outro, pessoas que bebem um líquido para poder vomitar e comer mais.

A lenda joga y joga, mas aqui ela terá que sair da zona de conforto, deixar tudo aquilo que sempre acreditou de lado e focar no mais importante: sobreviver. Nesse primeiro livro acompanhamos a Katniss se aproximando do seu primeiro e grande aliado, com muita desconfiança e muito medo, ela começa a fazer alianças durante os jogos.

Uma história de luta, sobrevivência, aliança, mas acima de tudo, de amor, por que tudo começou ela P.

Enfim, que releitura maravilhosa, estou ansiosa para terminar os outros e compartilhar outros momentos importantes da saga.

A chama da Revolução se acendeu e não se apagará. 🔥

Para todos que usaram esse livro como repertório para a redação Enem 2023, vocês são geniais.
Fabio 17/11/2023minha estante
Mais uma resenha maravilhosa, Flavinha!?
Parabéns pela escrita!???
Me deu uma saudade dessa série!

Flavia_Lo 17/11/2023minha estante
Obrigada, Fa ?
Aproveita o clima de lançamento do quarto filme e relê também essa saga incrível ?

Fabio 17/11/2023minha estante
Olha, que você está em tentando hein kkkk

Lima O Limão 20/11/2023minha estante
Eu até faria uma releitura, porém eu vendi os 3 livros ?

Flavia_Lo 23/11/2023minha estante
Poxa Lima, bora conseguir uns ebooks KKKKKKKKKK

Desi Gusson 05/03/2012

Uma resenha da re-releitura
Eu sei o que vocês estão pensando Agora, Andhromeda? Depois que todo mundo já cansou de ouvir falar disso, agora que você me aparece com uma resenha?.

Pois é, agora.

Acontece que essa não é uma resenha simples. Acontece que eu já tinha lido Hunger Games lá atrás, antes de ser lançado aqui. Acontece que ontem resolvi explicar pra minha mãe, detalhadamente, tudo o que se passa no livro. Acontece que não aguentei e li HG de novo de novo em 4 horas.

Mas de uma maneira diferente.

O bom de ler um livro outra vez é que você percebe coisas que não tinha visto antes, coisas ocultas pelo furor da narrativa e pela sua vontade de saber logo o que ia acontecer. Melhor ainda é quando você rele um livro buscando as coisas ocultas nele. Como? Vamos manter em mente que aquilo foi escrito por uma pessoa Sério mesmo?! , vai admite, às vezes você esquece isso! É normal, e geralmente é sinal de que o autor é muito bom! O outro caso é que você pode ser um leitor destreinado

Sim, a leitura é uma habilidade aprimorável. \o/

Tem até uns livros pra te ensinar a ler corretamente, o que eu sinceramente acho chatérrimo e desmotivacional. Enfim, o que quero dizer é que, com prática, você vai ser capaz de captar a obra por inteiro. O que está acontecendo, o que o autor quis com aquilo e por que.

Em Jogos Vorazes, nada é por acaso. Collins conseguiu equilibrar violência, solidariedade, desprezo e afeto num mesmo prato, de forma hipnotizante. Ela soube exatamente onde colocar cada acontecimento, fala e linha de raciocínio de forma que o texto mantivesse o leitor acordado a noite inteira lendo, sem cansar.

É frenético! É perfeito!

Ufa.

Ok, dá pra perceber tudo isso pelos pensamentos de Katniss. Hunger Games é narrado em 1ª pessoa, logo, você está na cabeça da garota. E ela é blindada.

Quero dizer, Katniss é capaz de morrer pelas pessoas que ama (prova disso foi ela se voluntariar no lugar da irmã), mas é incapaz de abrir seu coração e permitir que os outros a amem. Ela não se vê como uma pessoa, ela é simplesmente a provedora da família, aquela que mantém mãe e irmã vivas e que só se permite relaxar num ambiente hostil com uma arma letal na mão, a Floresta da Costura.

Acho incrível o quanto ela se importa com os outros e ainda assim consegue ser tão emocionalmente distante de tudo. Acho incrível como Collins conseguiu trabalhar isso, essa frieza, e nos dar uma personagem adorável.

Tenho vontade de afogar no poço da Samara as pessoas que ficam dizendo Ah, mas nem é tão brutal assim a vida dela e Arena, a Katniss exagera, pra que ficar tão traumatizada assim?

BITCH, PLEASE.

Eles estão obrigando crianças a matar outras crianças (não, você não é adulto, aborrecente). Crianças desesperadas, que não comem direito nunca e que muitas vezes são obrigadas a tomar conta da casa porque os pais morreram ganhando uma miséria da Capital. Ah sim, não vou me esquecer da Capital. Imagine saber que todo esse perrengue que você, criança faminta e desesperada, está passando é para que um punhado de almofadinhas possa esbanjar seus privilégios por ai, sem restrições. Imagine que você seja lembrado todos os dias, na escola, no trabalho, nos noticiários que você merece passar por aquilo e que é uma honra, uma fucking honra! ser sorteado como tributo. Saber que a sua morte é um show, pensado exclusivamente para entreter os tais almofadinhas e oprimir ainda mais o povo dos Distritos.

Deve ser realmente um passeio no parque caçar um garotinha de 12 anos e destripá-la porque essa é a única maneira de você poder voltar para casa. Ah, e claro, saber que está sendo caçado por outro cara, tão desesperado quanto você, porque essa é a única maneira de ele poder voltar pra casa ao menos você tem uma chance, e os que não tem?

É verdade, por que Katniss?! POR QUE VOCÊ É TRAUMATIZADA?!!
¬¬

Well, Jogos Vorazes se passa num futuro distópico sim, mas o que eu quero saber, e acredito piamente ser a grande sacada da Collins, é o quão perto estamos de nos tornar a Capital? Quanto valor damos ao que temos? Até onde os absurdos da mera estória, estão distantes dos comportamentos por ai? E sabendo disso, o que você pretende fazer?

A Arena vai mudar a todos.

Que a sorte esteja sempre a seu favor.
Fernanda 12/11/2013minha estante

ivsonln 02/01/2014minha estante
Perfeita a sua resenha, e ainda quero adicionar algo aqui: por mais que simpatize com a JLaw, acho que ela não consegue expressar a complexidade que é a personagem da Katniss. Talvez seja condenado por comparar livro com filme mas sempre acho interessante um paralelo construtivo, claro.

No geral acredito que todos os protagonistas, como Daniel, Lawrence e Kristen sofrem com o peso enorme da franquia, dos fãs, do dinheiro envolvido etc. Isso acaba prejudicando as atuações.

Enfim, o quero dizer, é que Katniss é uma personagem incrível, e sobretudo humana. A autora consegue nos conectar aos sentimentos da personagem profundamente, o que é maravilhoso.

E o futuro? Ah, o futuro, ele e tão palpável que chega até a assustar. Suzanne Collins merece todos os méritos pela originalidade da proposta e por tocar no assunto "relações sociais" com uma metáfora brilhante.

Anna Karolyna 01/01/2024

Amei a história, acho que a katniss tentou esconder os próprios sentimentos e acabou se tornando egoísta, mostrando que no fim, ela é bem mais frágil do que parece.

xelaoloc 19/10/2021

"Que a sorte esteja sempre a seu favor."
"Katniss Everdeen. Uma garota que mora na Costura. Caça na floresta. Negocia no Prego."

O livro é narrado em primeira pessoa pela nossa personagem principal -- Katniss, ou Queridinha, caso você seja um alcoólatra que venceu os Jogos décadas antes? (aka* A Garota em Chamas); e sua história dentro de um de seus pesadelos é viciante.

?agora um anúncio sem fundos
monetários, infelizmente?

?ATENÇÃO?
ESTE LIVRO CONTÉM
??personagem principal afrontosa e com problemas de raiva;
?tributos morrendo
??caçadas de vida ou morte;
??(vários) momentos 'Pernas Pra Que Te Quero'
??um romancin slow burn que na verdade é real mas tb falso
??tributos morrendo
??vestidos em chamas, literalmente mas nem tanto
??uns twiste plots que rende surtos
??mortes tristes, mas nem tanto
??personagem principal que faz o que acha que é certo e dá ruim
??tributos morrendo
??personagem que você acha legal, depois pensa que é babaca, mas que realmente é legal
??traição que na vdd não é traição
??raiva e revolta contra o Governo
??pássaros estranhos e criaturas esquisitamente humanas
??tributos morrendo e quase mortes

TUDO ISSO E MUITO MAIS?
!!!LEIA AGORA!!!
?????fim do anúncio?????

Ps; adorei o livro, recomendo.

"Ninguém se esquecerá de mim. Não se esquecerão de meu visual, de meu nome. Katniss. A garota em chamas?"
Realmente, acho que não vou esquecer tão cedo, queridinha, ansiosa pela continuação?

*aka é uma sigla pra Also Known As, que traduzindo fica Também Conhecid(a/e/o) Como
Bru Samos 19/10/2021minha estante
Katniss Everdeen é a própria patroa
? a nossa eterna Queridinha kakakakakakakkaaka

xelaoloc 19/10/2021minha estante
concordo plenamente akakkakakak

Lilivitoria 20/10/2021minha estante
Concordo muitooo
KATNISS PATROAA ????

Bru Samos 20/10/2021minha estante
Sim

Bru Samos 20/10/2021minha estante
Acima dela só a coroa mesmo

xelaoloc 20/10/2021minha estante
falo tudo??

Giulia.Boaro 04/05/2023

Em extase
Senti curiosidade em ler o livro por conta do trailer de ?a cantiga dos pássaros e das serpentes?, decidi que queria ler aquele livro antes de assistir ao filme mas decidi começar por jogos vorazes, já que nunca tinha lido?foi a melhor coisa que fiz. estava em ressaca literária há mais de 1 ano e meio e esse livro serviu como a cura definitiva. agora dá para entender porque dizem que foi uma das melhores adaptações feitas! estou me tremendo de ansiedade para continuar a trilogia ?

Bruna.Garcia 12/05/2021

Maravilho!
Amei esse livro, já gostava dos filmes mais o livro é ainda melhor. Recomendo a leitura.

Sasse.p 03/11/2023

Incrível
Eu já tinha assistido o filme mas nunca lido o livro e realmente melhor adaptação já feita, a cada cena que eu lia conseguia imaginar a cena do filme igual!

Duda 04/10/2021

Um dos melhores livros que eu já li na minha vida, chorei muito, enfim eram os jogos eu sabia que alguns iam morrer mas não tem como não se apegar aos personagens secundários. Eu daria tudo para voltar no tempo e ter a mesma sensação de ler ele pela primeira vez.
Duda 04/10/2021minha estante
amiga essa triologia é boa demais, vc vai amar os outros livros tbm

livia1088 04/10/2021minha estante
eu amo tanto esse livro

Gabs 04/10/2021minha estante
Daí pra frente é só pra trás kkkkk uma das minhas sagas favoritas da vida!!

Nicolly430 14/03/2021

Boas surpresas
Fui ler esse livro sem ter visto o filme e sem conhecer direito a história e me surpreendi. É muito bem escrito, tu lê por vários minutos e nem se dá conta. Adorei a força da Katniss e de como ela percebeu bem como as coisas realmente eram. O livro acaba em um ponto muito crítico, já tô doida pra ler o segundo volume. Super recomendo.

Layza 19/03/2021

Esse livro é muito emocionante , ver o desenvolvimento de katniss na arena, amei a amizade de katniss com rue , perfeito ?
Vivi 19/03/2021minha estante
Katniss + Rune = Amizade perfeita ?

Bya 11/08/2021

Katniss é o tipo de protagonista que eu amo. Inteligente, ardilosa, questionadora e desconfiada. Gosto do jeito que ela lida com as coisas e como incita pequenas rebeldias por onde passa. Me arrepiei do começo ao fim nessa releitura, não lembrava de como esse livro é impactante e transformador. A cada página que passava eu me sentia mais ''katniss'' em pensamentos e na forma de não aceitar tudo oque me é imposto sem antes questionar. Ela tem uma visão muito a frente e sabe quem é o verdadeiro inimigno a ser enfrentado, mas sem deixar o problema tirar seu foco do momento em que está.
Mesmo não sendo um poço de simpatia, ela conquista as pessoas e de certa forma da aqule empurrãozinho naqueles que também acham errado a forma como tudo acontece. Toda luta e coragem dela desperta também esse lado nas pessoas a sua volta, e eles sabem que é de dentro que se pode realmente começar uma mudança.
Kelly 11/08/2021minha estante
Amo esse livro ???

anne_sx0 11/08/2021minha estante
a Katniss é tudo msm, uma das minhas personagens favoritas da vida.

rafa 11/08/2021minha estante
Amei sua resenha!!

Sophia334 07/04/2021

Viciante
Amei a escrita da Collins, ela é tão boa que você nem percebe o tempo passar, mas o fato de ser narrado em 1ª pessoa influência um pouco (na minha opinião).
A história é muita boa, eu amei a katniss, me identifiquei com ela em alguns momentos. A história te prende tanto que nas partes dos jogos você fica aflito com ?medo? do que vai acontecer, você se sente no lugar da katniss e isso é incrível.
Estou muito ansiosa pra ler em chamas e saber mais afundo sobre a capital e outros acontecimentos...
Emmy 07/04/2021minha estante
Tô com medo de começar esse livro e Ele ser lendo ou repetitivo

manu423 07/04/2021minha estante
Não fui eu que escrevi a resenha mas vou te falar que esse livro não é nem de perto lento. A leitura flui muito facilmente!

Iza 07/04/2021minha estante
acabei de terminar o último volume ??

Emmy 07/04/2021minha estante
Ok, vou tentar ler ele, se for ruim vou culpar vcs kkkkk

manu423 07/04/2021minha estante
Tá bom kkk, mas pode confiar!

Rocha 19/12/2023

Pq demorei tanto???
Eu já era apaixonada nessa saga pelos filmes e só de terminar o primeiro livro me arrependo de não ter começado antes.
Sai mais apaixonada por peeta mellark e ansiosa pra ler os próximos!!
vinisv 19/12/2023minha estante
EU FIQUEI DO MESMO JEITO QUANDO LI

vinisv 19/12/2023minha estante
É bom demais

ohinjen 19/12/2023minha estante
Tenho os três livros em casa e fico aqui perdurando a leitura, haha!

Sabrina758 19/12/2023minha estante
Tenho a sorte de ter começado a ler a saga logo quando saiu o primeiro filme, fez parte da minha adolescência, é a minha saga preferida da vida e recomendo pra todos ?

nininac 19/12/2023minha estante
peeta meu amor ??

Tônia 19/12/2021

EU AMO
Uns dos meus livros favoritos!!!! Toda a história é simplesmente perfeita, toda a garra da Katniss para salvar a irmã, O FOFO DO PEETA, e todos os personagens incríveis!!! Um livro que tu sente uma explosão de emoções, tu chora, fica ansiosa, puta da cara com a capital...
isadora1102 19/12/2021minha estante
Amo o filme

isadora1102 19/12/2021minha estante
Doida com o livro

lalara7 02/11/2023

Jogos Vorazes
Foi um livro que gostei bastante!
Nunca tinha lido livro com tanta ação, então confesso que imaginar os movimentos nas lutas foi um pouco confuso pra mim! kkkk
Mas ainda assim, foi um ótimo livro.