A princesa leal

Resenhas - A Princesa Leal

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Roberta 06/01/2012

Uma grata surpresa
Que o Henrique VIII era uma peste, a gente já desconfiava; mas não há como deixar de odiá-lo ainda mais conhecendo a história de Catarina de Aragão, sua primeira esposa.
Fatos históricos interessantíssimos permeiam a vida desta mulher forte e admirável.
Uma grata surpresa porque, no início do livro, não pus muita fé... Mas ele é muito bem escrito: a narrativa é envolvente e a gente acaba lendo bem rápido. Gostei muito!

Vanessa.Pitsch 30/06/2012

Rainha Catarina
Romance sobre a primeira esposa de Henrique VIII, desde o seu nascimento na Espanha até o final de seu segundo casamento. Catarina era prometida de Arthur, irmão mais velho de Henrique VIII, morto após os primeiros meses de casamento. Determinada a defender a Inglaterra como se fosse seu próprio país, faz com que todos acreditem que o primeiro casamento não foi consumado para poder chegar ao trono através do então cunhado. Leitura pouco histórica e muito romanceada, mas recomendada. Uma leitura para mulheres...

Mi Hummel 03/11/2012

A princesa Guerreira do Trono da Inglaterra
Quando entrei na livraria tinha uma ideia fixa: adquirir algum livro de Philippa Gregory. E então, vi-me com dois exemplares da autora: "A Princesa Leal" e " A irmã de Ana Bolena". Já havia lido algumas críticas, mas me rendi ao poder de Catarina de Aragão. A rainha que eu já sabia o final e que nunca havia conhecido a história mais profundamente.

Infelizmente, não conheço a personagem histórica. Minha curiosidade sobre essa Princesa Guerreira aconteceu após a leitura do exemplar. Então, não vou me deter na análise deste aspecto. A única coisa de que tinha certeza é de que a história era acerca da primeira esposa de Henrique XVIII, decapitada para que o Rei pudesse desfrutar da companhia de Ana Bolena.

Eu esperava uma coisa, mas fui surpreendida por outra. Simplesmente adorei conhecer o Palácio de Allambra e os costumes dos Mouros. Foi incrível me deparar com Isabel e Fernando - os reis da Cristandade.
Há um crescendo para a jovem infanta. Ela aprende e amadurece no decorrer do livro. Torna-se uma verdadeira guerreira enfrentando um outro tipo de guerra: as intrigas e politicagens da Corte Inglesa. Ela é firme e constante como uma rocha lidando com um príncipe egoísta e desatento. Já ouvi dizer que Henrique XVIII era bastante vigoroso quando jovem, atlético (conforme Gregory descreve)e fanfarrão. Pouco sabia sobre o outro príncipe de Gales: Arthur e primeiro (único) grande amor de Catarina.

Uma de minhas partes favoritas é quando Catarina reconhece que seus pais não eram deuses, mas pessoas falíveis. E se permite discordar de sua poderosa mãe quando se encontra com um "médico" de origem pagã, único capaz de dar-lhe uma resposta verdadeira para o seu caso.

Portanto, apaixonei-me por Catarina e sua postura firme.
Gostei do ardil da autora em nos fornecer os pensamentos secretos da jovem em pequenos trechos antes da narrativa propriamente dita.

Philippa Gregory não decepciona.
Não é um romance com cenas de paixão, mas um caso de intenso amor entre a Infanta e a Inglaterra.

Eu esperava mais do final. Mas em sua morte, Catarina não foi tão diferente do que em vida: sempre leal e detentora de uma resignação forte.

Conclusão: os mouros lhe ensinaram bem mais do que a princesa gostaria de admitir.

Sannyele 17/12/2012

Eu virei fã de romances históricos graças a Philippa Gregory, a história dos Tudors é muito bem contada, tanto que eu não me interessei em saber qual das partes eram ficção, fiquei tão presa a leitura que senti necessidade de mais, saber toda a história, acompanhar todo o resto, e assim começou meu fanatismo por esta incrível escritora. Catarina de Aragão, uma mulher de força e caráter, decidida a se tornar Rainha da Inglaterra e a cumprir o seu papel independente do que aconteça, independente das situações que tenha que vir a passar. Um exemplo de mulher, desejou tanto que no fim conseguiu, uma bela mulher.

Daniele Serra 17/10/2012

A historia de Catarina de Aragão
Bom este é mais um dos livros da Phillipa Gregory sobre as mulheres da era Tudor, desta vez contando a historia de Catarina de Aragão, a primeira esposa de Henrique XVIII.
É um bom livro, apesar de achar que a Irmã de Ana Bolena ainda seja melhor. Este livro mostra Catarina de uma otica totalmente diferente dos outros livros, filmes ou series que conheça da epoca. Vale a pena ler

Ana 19/11/2012

No imaginário popular, Catarina de Aragão é vista como a rainha desprezada por Henrique VIII, a nobre trocada por Ana Bolena, plebéia da corte dos Tudor. Philippa Gregory, autora de A irmã de Ana Bolena, recria a infância e a juventude da infanta de Espanha. Criada no palácio de Alhambra, em Granada, Catarina fora prometida aos três anos de idade a Artur, príncipe de Gales. No entanto, a morte prematura do jovem após o casamento, fez com que Catarina se unisse a Henrique VIII, irmão mais novo de Artur. A partir de um dos episódios mais singulares da história inglesa, Phillipa Gregory nos oferece uma romance delicioso.

A Princesa Leal - Os Tudors, Livro 1 - Philippa Gregory

Janaina Edwiges 15/12/2012

Seu destino ... tornar-se Rainha da Inglaterra!!
PERFEITO!! Finalmente Catarina de Aragão deixa de ser vista apenas como a esposa desprezada por Henrique VIII e assume toda a grandiosidade e determinação de uma das rainhas mais queridas da Inglaterra!!
Adoro como Philippa Gregory trabalha com os sentidos: as cores e texturas dos vestidos, os perfumes dos cabelos e dos jardins, o som da água correndo pelas valas de mármore nos quartos do suntuoso Palácio de Alhambra, de onde sairia Catalina ... Infanta de Espanha ... Catarina ... RAINHA DA INGLATERRA!!

Anthônio 02/02/2009

Livro interessante que te prende em toda característica relatada pela autora,quando a mesma fala sobre a Inglaterra da época.Considero um livro rico em detalhes, nele há uma mescla entre primeira e terceira pessoa, sendo a primeira, a própria Catarina de Aragão, que em todo o desfecho do romance passa de menina a mulher!!

Alana ! 02/02/2009minha estante
uhh, interessante! \o