História da Língua Portuguesa

História da Língua Portuguesa Paul Teyssier

Resenhas - História da Língua Portuguesa

Isadora.Oliveira 27/04/2024

A história do brasileiro
A obra fala sobre a origem da língua portuguesa desde os seus primórdios.
Do latim até o português atua(dos anos 90 quando o livro foi escrito), desde a colonização romana na península ibérica até as colonizações do Brasil, África e Ásia.
Observar as formas como a língua foi influenciada por diversos dialetos e simbologias.
Além da gramática, meio confusa em certos pontos, mas extremamente interessante de observar sua evolução.

Eloá Tainá 06/04/2024

História da Língua Portuguesa
Leitura fluida e apresentação do conteúdo de maneira descomplicada. Por tratar de um período mais atual da língua portuguesa, percebi que pros meus alunos foi mais fácil visualizar e compreender os exemplos mostrados. Ótima leitura para quem deseja (ou precise) estudar a história da Língua Portuguesa a partir do século XIII, quando ainda era galego-português.

Rayhan Chamoun 11/01/2024

É "biscoito" ou "bolacha"?
Paul Teyssier é muito didático em sua narrativa, pois narrar a história de uma língua inteira dispondo de uma prosa sucinta e elucidativa, não é uma tarefa fácil.

Paul traça paralelos que atravessam a história da Península Ibérica, delimitando os rastros daquilo que viria a ser conhecido como o território de Portugal, retomado dos árabes e restaurado em um reino independente da Galícia.

À medida que o tempo passa, pude observar de modo não menos surpreso que dentro de Portugal há vários sotaques, e que cada região colabora para criar polos linguísticos em que a língua ou apreendeu para o norma padrão, ou vulgarizou e extinguiu em suas escolas.

Além disso, o escritor levanta coincidências no desenvolvimento do português brasileiro, e como essa independência cultural acaba por tornar a variação da nossa língua um objeto de estudo interessante.

Também não são deixadas de fora regiões lusófonas como a África (Angola, Moçambique) e Ásia (China e Índia), e quem lê este livro como um falante nativo do idioma não sairá de suas páginas sem se sentir orgulhoso do quão rica uma língua pode vir a ser quando esta se encontra nos lábios de diferentes povos com diferentes culturas!

Somente não dou nota máxima ao livro pois, como sabemos, há uma guerra centenária no que diz respeito às palavras "biscoito" ou "bolacha", que o livro não aborda, para minha infelicidade. Contudo, cabe salientar que todos os letrados hão de usar "biscoito", já que esta é maneira mais aprazível de denominar o alimento.

site: instagram/rayhan_chamoun

Júlinha 04/05/2022

Li por conta da faculdade e é um livro bastante informativo. Conta de toda evolução da Língua portuguesa e suas variações até hoje.

Mari Lopes 06/03/2022

Amei...
... Menos a parte de fonética hahaha (sou péssima em fonética, é muito complicado!!!). Mas é um livro ótima e necessário para os pesquisadores da área de Letras!