Em casa

Em casa Marilynne Robinson

Resenhas - Em Casa

Dandarams 16/02/2023

Embora a inspiração da autora seja interessante e tenha acontecimentos importante para Jake, como alcançar o perdão do pai e de Ames, achei a leitura cansativa.

Edméia 16/07/2022

Jack é Jack.
*Minhas impressões :

São três os protagonistas desta história : Glory, Jack e o reverendo Boughton. Este último é o pai dos dois primeiros e está com uma saúde debilitada e dependendo dos cuidados de uma outra pessoa e Glory , dispensa a empregada e cuidadora dele e passa a cuidar do mesmo.
Glory é uma mulher triste, solitária, infeliz e se alegra em poder ser útil ao pai e fica mais contente quando Jack chega.
Jack é a ovelha negra da família ! Ele é aquele que bebe, rouba; lê bons livros , é muito inteligente e sensível ! Jack é Jack.
O reverendo Boughton é um homem austero, sério, disciplinado, temente a Deus , culto e não se conforma com o jeito de ser , de viver e de enfrentar a vida como é Jack.
Glory e Jack se assemelham em alguns aspectos ! Confesso que essa leitura valeu à pena, porém, ela é densa, filosófia , nada fluida, nada fácil de ser lida , suportada ! Mesmo assim , eu a favoritei na minha página no Skoob e dei quatro estrelas para ela !
Gostei muito das cenas que Glory e Jack narravam sobre a família deles !
Trata-se de uma família presbiteriana com dez pessoas : pai, mãe e oito filhos. Eles moram em Gilead, uma cidade fictícia que se localiza em Iowa, Estados Unidos da América (Marilynne Robinson é de Iowa ! ).
Nessas referidas cenas, eles falam de jogos de basebol, xadrez, aulas de piano, vários tipos de livros que eles compravam e liam ... uma vida muito diferente da atual ! A história se passa na década de 50 , 1900 e cinquenta e poucos anos !!!
É uma família prebisteriana .
O reverendo Boughton tem um amigo que é seu vizinho e se chama Ames. Este também é pastor prebisteriano. É interessante a amizade deles !
Ames é casado com Lila e tem um filho na idade de dez anos, mais ou menos !
Gostei da personagem de Lila , embora ela seja pouco citada ! Aliás, esse livro faz parte de uma quadrilogia ! Dois livros se encontram disponíveis no Brasil na nossa língua e os outros dois se encontram disponíveis em vários idiomas, menos, por enquanto, no nosso ! Os livros no nosso idioma são : "Gilead " e " Em Casa " e os em outros idiomas são " Jack " e " Lila. "
Tenho cá comigo que o livro de Lila, entre outras coisas, irá mencionar um envolvimento dela com Jack ! Todavia, isso é apenas um palpite !!!
Este livro, recomendo para pessoas com mais de 40 anos de idade porque ele trata de assuntos deveras tristes , pesados ... assuntos que só quem já se frustrou , se decepcionou, muitas vezes, irá entender !!!
Quero ler Gilead. A livraria Amazon disponibiliza este livro em língua portuguesa e na forma de livro eletrônico também ! "Em Casa" , li-o na forma de livro físico ! Não o encontrei na forma de livro digital na Livraria Amazon ! (*Amoooooo a livraria Amazon !!! )
Bom, trata-se de um livro muito, muito triste e , quando eu o comprei, eu já sabia disto por causa de um vídeo da senhorita Aline Aimee do Canal "Chave de Leitura " (https://youtu.be/Rr1IGqkMfjk ) no YouTube .

*Dois destaques do livro :

"Jack se recostou na cadeira e olhou ao redor , de modo quase objetivo. É uma casa bem boa . Livre e desimpedida. Podia ser pior."
"É um pesadelo que já tive mil vezes. Aquele em que todos vocês vão embora e começam a viver suas vidas e eu sou deixada numa casa vazia cheia de móveis ridículos e livros ilegíveis , esperando que alguém dê pela minha falta e volte para me buscar. E ninguém faz isso. "
Ele riu. "Pobre Rabo de Cavalo." Depois disse : "Quando tenho esse sonho , estou escondido no estábulo esperando que alguém me encontre , e ninguém me encontra."
"Bem " , disse ela, "vou mandar derrubar aquele estábulo. É a primeira coisa que vou fazer se herdar esse lugar. "
"Ótimo. Quer que eu prepare um pouco de café ? "
"Pode ser. "

(Página 359 )

"Glory foi até o alpendre observá-lo se afastando pela estrada. Estava magro demais e suas roupas muito, muito usadas. Não havia qualquer traço de juventude nele, somente o vigor passageiro de um homem agindo a partir de uma decisão que se recusava a reconsiderar e da qual se recusava a se arrepender. Não, talvez houvesse algum resquício da velha pose. Quem se importaria em ser gentil com ele ? Um homem cheio de tristezas e familiar com o pesar , e alguém de quem os homens escondiam seus rostos. Ah, Jack. "

(Página 383 )

Guaratinguetá , Julho de 2022.

site: www.mesadeestudo.blogspot.com

Paula.Gardini 11/07/2019

26/2019 Puxa vida...Que história boa, triste, mas muito boa. Fala de uma família religiosa, talvez bem tradicional presbiteriana, de sua qualidades nostálgicas e do rumo que os filhos foram tomando de acordo com que foram se tornando adultos. Na verdade existe um livro antes desse que fiquei morrendo de vontade de ler. Mas dá perfeitamente para entender o que acontece Fala de pecados, de vícios, de amores, preconceito, de escolhas. Num momento onde a mãe já não mais vive, e o pai está já num momento de despedida. Fase de aceitação de perdão e de redenção. Me apaixonei. só quase no meio que percebi que é um livro de fôlego, não é dividido em capítulos, quando a gente pega o embalo vai que vai e nem percebe. Amei, é aquele livro que vai ficar pra sempre no coração

Nelba 08/12/2015

Forte e bem escrito
A família Boughton é uma família que lhe da vontade de ter vivido sua infância junto deles, mas também teve suas dificuldades. O filho Jack que é o problemático as vezes exagera no seu pesar. Porém ele sofreu muito e tem medo de passar por tudo aquilo novamente. Um livro muito bom e bem escrito que da vontade de saber um pouco mais sobre a história da família.