Poemas Completos de Alberto Caeiro

Resenhas - Poemas Completos de Alberto Caeiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

celiny 13/09/2023

O poeta da natureza.
Já tinha lido boa parte desse livro em "O eu profundo e os outros eus" mas ler Pessoa é sempre uma delícia... sempre um riso, um arrebatamento e um bálsamo.

Maria10525 01/09/2023

Alberto Caeiro e Fernando Pessoa
Apesar de ser um heterônimo do Fernando Pessoa,
E como ler um livro de uma pessoa totalmente diferente (por que é um livro de uma pessoa totalmente diferente. Eu gosto muito mais dos poemas de Alberto Caeiro do que dos do Fernando Pessoa Mas não deve-se comparar os poemas de ninguém.
Para este dou 8/10. Ele me faz pensar muito

Izabelly112 22/07/2023

"Nem sempre sou igual no que digo e escrevo.
Mudo, mas não mudo muito."

"O que foi não é nada, e lembrar não é ver."

Maria 09/07/2023

Um pouco cansativo
Alguns poemas são bons mas a maioria dos poemas são muito cansativos e é bem arrastada a leitura, não recomendo pra quem não está acostumada com poemas

Charleees 28/03/2023

Releitura em Junho 2019

Alberto Caeiro se definia como o único poeta da Natureza, ele escreveu sobre isso em 1915 e é ele meu heterônimo favorito de Fernando Pessoa.

Como não se emocionar com a beleza e a simplicidade dos seus versos, quando ele fala em flores, árvores, pôr do sol e até mesmo de Deus, filosofia e a morte. Caeiro era considerado por Fernando Pessoa como mestre ingênuo, ligado a natureza repreendia qualquer tipo de pensamento filosófico, pois pensar obstrui a visão.
Tenho muito de Caeiro em mim. O sentir a natureza, o olhar profundo sobre as coisas (sabendo que elas são só coisas), a sensação ser a única realidade, e tantas coisas mais... Que re(leitura) maravilhosa, marquei, (re)marquei, tirei post-it e colei post-it, porque a poesia é viva e a cada nova leitura essa nos toca diferente.

Aquela senhora tem um piano
Que é agradável mas não é o correr dos rios
Nem o murmúrio que as árvores fazem

Para que é preciso ter um piano?
O melhor é ter ouvidos
E amar a Natureza.

Samya 07/03/2023

Adorei o livro de Fernando Pessoa, li durante meus momentos reflexiva, e são poemas que tocam muito dependendo do momento de vida no qual você está inserido.

Vanessa 23/02/2023

Ver, sem sentir
Fui introduzida a obra de Fernando Pessoa na escola, e de cara me apaixonei pela premissa de Alberto Caeiro, o saber ver em realidade, sem sentir.
A parte ?O guardador de rebanhos? demonstra uma poesia sólida e que mantem uma singularidade, sabendo criar uma linha continua entre os escritos, o que é retomado depois nos ?Poemas inconjuntos?, essa linearidade foi um ponto positivo na organização do livro.
Meu problema se passa pelo bloco do ?O pastor amoroso?, somente pela organização, são poemas que trazem o mínimo de sentimentalismo do heterônomo, mostrando que o amor abalada até as maiores certezas.

Alberto Caeiro ensina a ser simples, a viver o presente e saber enxergar o que o mundo dispõe de bom grado para a gente, são momentos necessários de contemplação que deixamos de lado por todo o criticismo e correria que a vida capitalista é.

Rafahcasti 09/02/2023

Lá vem Caeiro, o Pastor
Muito voltado à natureza, abominando o pensar e priorizando o sentir, Alberto Caeiro fala sobre o mundo que ele próprio vê e sente - mas sem sobre ele refletir. Eis o verdadeiro Pastor do rebanho!

Duda 29/01/2023

Fernando pessoa se vc soubesse o quanto eu gosto de vc acho que vc revivia só pra vir me dar um abraço. De todos os heterônimos, o alberto caeiro é o que eu menos gosto (pela pegada naturalista/religiosa)

Júlia 26/01/2023

?Pensar é estar doente dos olhos?
E como estamos doentes.

Nunca havia lido nada de Fernando Pessoa,
vi a indicação e estou simplesmente fascinada por Alberto Caeiro.
Ele consegue entrar na sua alma e fazer você entender que: ?é o seguinte a você tem que viver e aproveitar tudo que o mundo tem pra lhe oferecer, porque independente de qualquer coisa, nada vai deixar de existir ou de ser o que são por sua causa!?

Eu só digo: leiam e leiam, releiam sempre!

Me fez refletir o quanto eu estou deixando de aproveitar nessa vida!

Procyon 26/01/2023

Poesia completa de Alberto Caeiro ? comentário
No ano passado escrevi uma resenha para uma outra edição deste mesmo livro (creio que não tão aprazível quanto esta), portando quero transcrever uma parte dela aqui, e, se possível, concluir brevemente este meu novo comentário.

?Homem do campo, Caeiro realiza uma exaltação do ambiente campestre. É o homem do conhecimento empírico, que nega a alteridade do pensamento, da metafísica. Seu sujeito lírico está impregnado num realismo sensorial, no sensacionalismo ? na instância das sensações ?, no objetivismo total. Entretanto, ao mesmo tempo em que existe uma negação do misticismo, do sobrenatural, ou até da própria filosofia ? opondo-se a quaisquer conjuntos de pensamento ?, os versos de Caeiro contrariam seu ideário de não desejar, adquirindo certo fundo filosófico, com certa inclinação metafísica.

Em sua obra mais célebre, ?O guardador de rebanhos? (presente nesta coletânea), constituído de 49 poemas, Caeiro deixa em clarividência uma síntese de todo seu estilo. Ele foge de termos rebuscados, de uma sintaxe límpida, buscando versos livres e porventura brancos. Seus poemas é que dão início ao paradoxo literário de Fernando Pessoa, que criara uma gama de talentos individuais.?

?Eu não tenho filosofia: / tenho sentidos? / Se falo na Natureza / não é porque saiba o que ela é, / Mas porque quem ama / nunca sabe o que ama / Nem sabe por que ama, / nem o que é amar? / Amar é a eterna inocência, / E a única inocência / não-pensar??

Poeta das sensações (ou sensasionismo), Caeiro nega qualquer misticismo, filosofia ou elemento sobrenatural; nega o pensamento (?acho tão natural não pensar em nada?, ?pensar é estar doente?), estando em sintonia com natureza. Há, sim, uma ?certa inclinação metafísica?, ou ?fundo filosófico?, em Caeiro, mas, como diz Ricardo Reis no prefácio desta edição: ?Seus poemas são o que viveu. [?] Toda obra fala por si, [?] quem não entende, não pode entender, e não há pois que explicar-lhe?. E conclui: ?Este homem descobriu o mundo sem pensar nele, e criou um conceito de universo que não contém meras interpretações?.

Há uma ?simplicidade complexa? em Caeiro que me arrebata, e talvez seja da sabedoria ?natural? de seus versos, da serenidade e de seu lirismo característicos ? uma poesia que mais parece uma prosa, uma conversa ou uma confissão.

?Saia metafísica! Quero sensações.
Medo da morte
Acordarei de outra maneira.
Talvez corpo, talvez continuidade, talvez renovado,
Mas acordarei.
Se até os átomos não dormem, por que hei-de ser eu só a dormir??

vica 17/01/2023

razoável
Contemplo o lago mudo
Que uma brisa estremece.
Não sei se penso em tudo
Ou se tudo me esquece.

O lago nada me diz,
Não sinto a brisa mexê-lo.
Não sei se sou feliz
Nem se desejo sê-lo.

Trémulos vincos risonhos
Na água adormecida.
Por que fiz eu dos sonhos
A minha única vida?

Samu 12/01/2023

A incrível filosofia
Fernando Pessoa nunca decepciona.Esse livro conta com diversos poemas que mudam a sua forma de enxergar o mundo , a natureza e a vida. Ele exige somente que você aprecie cada palavra. Vale muito a pena dedicar seu tempo a está obra.

anne 04/01/2023

?amar é a eterna inocência?
Alberto Caeiro utiliza bastante a metáfora em seus versos, um estilo presente na linguagem com a função de elevar o discurso, por conta de o seu caráter literário ser nobre. O que deixa seus poemas lindos e fáceis de compreender.
No início do livro é contada sua história e toda biografia, é bem interessante. Recomendo muito!

1 | 2 | 3 | 4 | 5