O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

O Chamado de Cthulhu e Outros Contos H. P. Lovecraft

Resenhas -

Flávia 22/05/2022

Horror descritivo e psicológico
Contos do Lovecraft não são ruins, porém é um tipo de horror que não consegui sentir pelas descrições cósmicas que dificultam a minha imersão? não vou desistir dele ainda, mas preciso melhorar a minha imaginação, antes?

Fagner 17/05/2022

Contos
Pra falar a verdade espera muito mais, achei alguns contos bons, mas na maioria simples, não vi nada de extraordinário.

Tabata32 16/05/2022

Tenha coragem, não será uma leitura fluída
Esta é minha primeira leitura de contos do HP Lovecraft então vou comentar separadamente. Em vários momentos parecia muito com a escrita de Edgar Alan Poe, porém prefiro o Edgar. Em vários momentos notamos o preconceito do autor ao colocar pessoas pretas como ruins e não mostrar outra face de nenhuma narrativa, e isso me incomodou em várias vezes.

O CHAMADO DE CTHULHU
Este foi o conto que fez querer ler obras deste autor, já que eu me apaixonei no jogo de tabuleiro. O conto é bem escrito e traz um terror psicológico ao narrar coisas de criaturas horrendas e cruéis. Eu gostei do conto, mas confesso que esperar ser bem mais assustador e o final ser totalmente diferente, justamente por minha mente já está ligada ao jogo de tabuleiro. Nota: 4/5

DAGON
Esse conto me dá a sensação de ser o início de O chamado de Cthulhu já que conta como essa caverna submersa foi encontrada e o monstro despertado. Esse tem bastante mistério e terror na medida certa. Gostei, nota: 5/5

A MÚSICA DE ERICH ZANN
Esse conto é narrado em primeira pessoa de um homem que se hospeda em uma pensão e um dos hospedes é um senhor que adora música e toca toda noite. O nosso narrador decide contemplar cada dia mais perto até que acontece algumas coisas esquisitas e sobrenaturais. A escrita é imersiva e é um dos melhores lidos. Nota: 5/5

O HORROR DE DUNWICH
Este era o conto que mais tinha enredo suficiente para ser bom, porém foi o mais arrastado e confuso. Se não fosse com parágrafos muito longos e falta de diálogos, era com diálogos muito longos e totalmente confusos com o enredo em si. Esse conto narra o nascimento e crescimento de uma criança que parece um bode e em menos de dois anos já parece um homem adulto de 2 metros de altura. Esse foi o mais chato de todo o livro e o que mais levei tempo e quase pensei em abandonar, mas segui guerreira. Nota: 2/5

A SOMBRA FORA DO TEMPO
Este conto começa de com dois capítulos bem instigantes, mas ao longo da escrita ele fica um pouco entediante por permanecer com a mesma ideia de descrição. O que não torna nada agradável a leitura. Mas logo ele volta a ser interessante, infelizmente perto do final. Ele narra a história de um professor que passa cinco anos com uma amnesia onde assumi outra personalidade no mínimo intrigante. Nota: 3/5

OS RATOS NAS PAREDES
É um conto super curto onde o terror acontece mais para o final. Conta a história do único herdeiro em uma família amaldiçoada, a mansão onde ele decide morar começa a fazer barulhos a noite onde só ele e o gato escutam. Indo investigar, ele encontra uma passagem secreta que tem muitos ratos e o caminho o leva para uma caverna. A narração deste conto ficou bem simples e apavorante e é incrível como o personagem muda de perspectiva no decorrer das dez páginas. Nota: 3/5

OS GATOS DE ULTHAR
Esse é o conto mais curto de todo o livro contendo apenas 2 páginas, esse conta o motivo de os gatos serem proibidos de serem mortos nesta cidade e simplesmente é bizarro o que acontece lá. A escrita é totalmente imersiva e me deu vontade de continuar para terminar os outros contos. Possivelmente este é meu favorito de todos. Nota: 5/5

A COR QUE CAIU DO ESPAÇO
Esse foi o pior de todos, começa até bem, mas vai ficando tedioso e chato. Narra a história de um fragmento que caiu do espaço e contaminou o sono e todas as coisas vivas de uma região, mostra como os animais morrem de forma tosca e as pessoas enlouquecem sem motivos devido a esse fragmento. Tinha tudo para ser bom, mas o autor decido estragar tornando maçante demais essa narração e adiando o desfecho para além do necessário. Nota 2/3

Daniel.Alcantara 12/05/2022

Racista e devendo muito
O chamado de Ctchulhu e outros contos
Por H.P. Lovecraft
Traduzido por Danielle Sales
Editora Principis

O conto principal do livro além de conter uma indicação extremamente racista sobre cultos de religiões não judaico-cristãs, como a dos povos originários da América e África, busca criar uma atmosfera angustiante que deixa muito a desejar. Para quem leu contos de terror de E.A. Poe, o grotesco e o aterrorizante podem ser descritos de outra forma que não simplesmente qualificativas. Os únicos contos do livro que realmente trazem uma atmosfera de medo são "A música de Erich Zann", "Os ratos nas paredes" e "A cor que caiu do Espaço".
Quando o autor tenta se aproximar ainda do terra mais puxado para a ficção científica, ainda assim deixa a desejar para quem já leu M.G. Shelly.
Ainda assim fiquei contente de conhecer mais um autor de ficção de terror, ainda mais que buscou, dentro de sua época, trazer as descobertas científicas mais inovadoras, como as de Einstein e Curie para dentro da literatura.
Vale a pena ler, mas não espere grande coisa se você já leu "O conto do Amontillado" ou "Frankenstein".
Tabata32 16/05/2022minha estante
dos teus citados só gostei de A música de Erich Zann, mas acrescento Os gatos de Ulthar, pra mim foram os melhores.

Thiago 11/05/2022

O Chamado de H.P Lovecraft
Essa edição da Ciranda Cultural trás sem dúvida um conjunto de contos de Lovecraft interessantíssimo. Primeiramente o seu conto mais famoso, o Chamado de Chtulu, é realmente válido a toda boa crítica que recebe.

Mas, em minha opinião não chega ser uma experiência tão incrível quanto outros de seus colegas. A música de Erich Zann e o Horror de Duwich são de longe meus favoritos, e merecem mais aplausos.

Indio 08/05/2022

Uma ótima coleção de terror, excetuando talvez ?a sombra fora do tempo? que mesmo com uma premissa muito interessante, pra mim, foi a mais chata de terminar, passei meses sem conseguir avançar nela, mas quando o fiz, os outros passaram voando!

abacagii 04/05/2022

Inovador, mas lento e meio repetitivo
É perceptível o porquê destes contos serem praticamente imortais. O autor realmente inovou pra época com seus temas cósmicos, alienígenas e de civilizações antigas desconhecidas.
Apesar disso, é claro que Lovecraft era muito rascista com qualquer etnia minoritária: ele deixou claro muitas vezes que várias das coisas obscuras aconteciam por conta dos "vudus malígnos de gente de cor".
Ademais, a leitura se torna extremamente lenta pois o universo é complexo e os contos ficam repetindo incessantemente alguns dos fatos.
Enfim, foi uma leitura interessante, mas só recomendo se você tiver muita força de vontade pra conhecer um pouco da obra deste mestre do horror.

ana b 27/04/2022

Gostei bastante da maioria dos contos, infelizmente o mais longo (a sombra fora do tempo) é o pior kk, mas vale 100% a leitura pelo restante do livro!
Uma coisa que me incomodou durante a leitura é a maneira que o autor se refere as pessoas negras. Entendo que o contexto e a época eram outros, mas sempre importante ressaltar quando um livro envelhece mal.

Ordem de melhor para pior conto na minha opinião:

1. O horror em Dunwich - 5 ??
2. Os gatos de Ulthar - 5 ??
3. O chamado de Cthulhu - 5 ??
4. A cor que caiu do espaço - 4 ??
5. Os ratos nas paredes - 4 ??
6. A musica de Erich Zann - 4 ??
7. Dagon - 3 ??
8. A sombra fora do tempo - 3??

Freezerburn 23/04/2022

O Chamado de Cthulhu e outros contos
Ok dos 8 contos eu gostei somente de 3, que coincidentemente são os contos cujo o narrador não é personagem, foi um pouco chato de ler mas até que fiquei curiosa com as histórias, mas nunca senti medo, terror ou horror
aqui vai a resenha de cada um dos contos

O Chamado de Cthulhu - Esse conto ficaria mais legal num filme 1/5

Dagon - Esse foi parecido com o primeiro porém achei mais interessante 2/5

A Música de Erich Zann - foi bacana essa, porém como ela fala muito de sons não me aprofundei muito na história, deve ser por conta da música que estou ouvindo rsrrsrd (Merry Go Round of Death) 2/5

O Horror de Dunwich - O Melhor conto até agora, o mistério que é criado em cima dos Watley nos faz querer saber sobre o destino dessas criaturas e o que estão tramando, gostei mais pelo narrador não ser um personagem e achei bem mais curiosa do que as outras 5/5

A Sombra Fora do Tempo - Uma das histórias mais interessante até o momento, porém achei ela meia chatinha, já que há muita repetição de fatos do que houve com o personagem ,e o pior, perdi qualquer horror quando meu cérebro me fez imaginar seres ancestrais, amentrotadores e misteriosos vivendo vidinhas normais que nem as nossas rsrsrrzrzrrzrz 3/5

Os Ratos na Parede - Como eu vou levar essa história a sério com um gato chamado N1GG3R-M4N?????? Eu realmente não consigui levar isso a sério rsrsrrsrdrrsrzr (o que o Ifunny fez comigo) MEME/5

Os Gatos de Ulthar - O Conto mais curto porém é o melhor do livro até agora, sinto que a falta de enrolação e detalhes fez esse conto ser superior aos outros com criaturas bizarras e monstruosas 5/5

A Cor que Caiu do Espaço - O melhor conto do livro inteiro, é praticamente impossível imaginar a cor monstruosa que destruiu a fazenda daquela pobre família, ainda bem que tem um filme que eu tô morrendo de vontade de ver rsrsrrs 5/5

o meu preferido é o Horror de Dunwich, o final foi bem fantasioso rsrsrsrs

Alexandre 19/04/2022

Entre o cansativo e o ótimo.
Este foi meu primeiro contato com a escrita do LOVECRAFT e me deixou divido, os primeiros contos me deixaram entediado sem conseguir imergir na história; parecia que estava lendo um jornal desinteressante. Do meio pro final me acostumei com a escrita e pude mergulhar em ótimos contos como: UMA SOMBRA NO TEMPO, OS RATOS NAS PAREDES, e o melhor A COR QUE CAIU DO ESPAÇO.

Nessa experiência mista deixo uma nota 3,5 e também a recomendação

Paola 16/04/2022

"Eu estava acordado e sonhando ao mesmo tempo"
Não é possível explicar muito bem o que os contos de Lovecraft te fazem sentir.

O terror projetado nesses contos te fazem pensar sobre o que é que nós, humanos, realmente sabemos do universo...

De uma forma velada em todos os seus
contos, Lovecraft expõe o o medo mais humano que existe: O medo do desconhecido. O medo de que algo extraterrestre ou mesmo sobrenatural esteja assim, tão perto de nós.

Um parênteses, sobre isto que acabo de falar, é o fato de que o próprio Lovecraft, como se pode ver na obra, apesar de possuir tantos aprofundamento a cerca deste desconhecimento da humanidade, sofre com o mesmo fardo de seus próprios personagens: não consegue lidar com o diferente, e o abomina. Sendo assim Lovecraft possui um preconceito muito presente nas obras, apresentado em forma de racismo com outras etnias.

LuAsa98 07/04/2022

O chamado de Cthulhu e outros contos
É o segundo livro desse autor de horror que eu leio, meu conto favorito com toda a certeza foi "o rato nas paredes", me deixou entretida com vontade de quero mais, coisa que não são todos os contos que fazem, alguns desses contos me deixaram realmente intediada, com sentimento de que nunca acabaria, mas no geral ele é bom.

George.Nicolas 31/03/2022

Um autor realmente diferenciado
Realmente Lovecraft possuia um dom significativo para a escrita do terror fantástico, alguns poucos contos dessa coletânea são maçantes, mas ainda assim é bem boa de se ler e tem uma ambientação incrível, em alguns pontos é difícil criar uma imagem mental, pois o universo dele é repleto de criaturas e coisas que não são compreensíveis à mente humana.

Meus favoritos: A musica de Erich Zann, O horror de Dunwich, A sombra fora do tempo e A cor que caiu do espaço.

Jana 31/03/2022

Incômodo enorme lendo isso
Escreve bem, as histórias são boas. É um terror mais denso, mais misterioso. No entanto, não dá para aturar o preconceito explícito narrado nessas histórias. Por isso, abandonei.

Arthur.Maciel 28/03/2022

Razoável
Não sou fã do tema é da história do livro com seus contos, não gostei.
Porém foi uma experiência lê-lo.