O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

O Chamado de Cthulhu e Outros Contos H. P. Lovecraft

Resenhas -

psraissafreire 03/12/2020

Conhecendo um dos mestres do horror
Praticamente tenho certeza que esse foi o meu primeiro contato com o gênero de horror na minha vida literária, e já posso dizer que foi muito bom saber o porquê desse autor ser tão elogiado por aí. Bom, vamos falar sobre a minha experiência.
Li essa edição da Principis por ela estar disponível no Prime Reading, um dos serviços que a Amazon disponibiliza para os assinantes do serviço; eu não sabia sobre a existência desse acervo de livros (descobri no domingo, dia 22/11), mas me interessei muito quando vi que um livro que eu já queria ler há tempos estava ali prontinho para eu ter acesso na base um clique.
Esta obra, como o próprio nome já diz, inclui o conto que eu penso ser o mais famoso do autor (O Chamado de Cthulu) e mais alguns também super interessantes. A escrita de Lovecraft me pegou de jeito, fazendo com que tivessem momentos que eu estava tão ?dentro? daquele universo, que quando alguém abria uma porta eu levava um susto kakakak! A criatividade presente na história é algo que faz ela ser muito rica e curiosa: quantos momentos eu não estava me sentindo no lugar do personagem, querendo descobrir mais e mais sobre as entidades do enredo?
Porém eu tenho sim pontos significantes que não me fizeram dar 5 estrelas para o livro. Para mim, uns contos eram muito superiores a outros: tem dois contos específicos que são os mais longos do livro; um é meu favorito de toda obra (O Horror de Dunwich) e o outro é o que eu mais achei entediante e difícil de entender (A Sombra Fora do Tempo). Claro, isso varia de pessoa pra pessoa (como qualquer outra opinião), mas eu estou aqui para falar exclusivamente do que passei ao ler; também achei que uns foram curtos demais, como Os Gatos de Uthar; e o último chamado A Cor Que Caiu do Espaço demorou muito pra me fazer engatar naquele mistério.
Resumindo tudo: gostei muito de ter conseguido ler um gênero novo esse ano, e acho que comecei até que bem. Se você leu até aqui: muito obrigada mesmo! Aceito mais recomendações parecidas com toda a certeza, já que amei esse universo. Obrigada e até mais!
rafa 25/12/2020minha estante
Te recomendo a coletanea Medo Clássico de Edgar Allan Poe

psraissafreire 25/12/2020minha estante
Eba! Um dia vou tentar ler, se Deus quiser. Obrigada ?

Dheivid.Acordi 26/01/2021minha estante
Já estou no quarto conto, li os três primeiros em um único dia ??, extremamente viciante!!

psraissafreire 26/01/2021minha estante
Kakakakaka que bom que está num ritmo legal ????

Fabinho Espinhaço 17/10/2021minha estante
Do mesmo autor, recomendo Nas montanhas da loucura

Rafa 19/01/2022minha estante
Tô lendo de novo e sem dúvidas o horror de dunwich é o conto mais interessante, a história te prende completamente

psraissafreire 19/01/2022minha estante
Sim, é muito bom!

4utor4 11/01/2023minha estante
Estou lendo agora, e O Horror de Dunwich também foi o mais interessante para mim! O favorito até agora.

psraissafreire 11/01/2023minha estante
É MUITO BOM, NÉ, 4UTOR4? ?

4utor4 11/01/2023minha estante
Sim, é maravilhoso! Com certeza leria um livro só desse conto, em formato mais longo ???

Eric.Renato 22/11/2023minha estante
Acho que todo mundo vai se sentir mais preso em "O Horror de Dunwich" que qualquer outro conto... Ele é o mais interessante do livro... Tenho ele físico, muito bonito!!!

psraissafreire 23/11/2023minha estante
maravilhoso, Eric!!

Ana 25/06/2023

Foi um livro difícil, que por mais que tivesse menos de 250 páginas parecia eterno. Honestamente eu só li pelo conto do ?o chamado de Cthulhu?, queria entender todo o hype e para ser sincera achei bastante qualquer coisa, assim como os outros contos, não consegui sentir interesse por nenhum e só li porque queria acabar logo o livro, mas foi extremamente cansativo e estressante.
Alex.Magwar 08/10/2023minha estante
Tô nessa também, ainda estou lendo só pra matar a curiosidade kkk mas no caso do Cthulhu, mesmo não sendo lá essas coisas, gerou um monte de conteúdo bem melhor que o livro original, exemplo: jogos de rpg

Ana 08/10/2023minha estante
Com certeza, o sistema de call of Cthulhu é animal. Eu li justamente por ele, pra entender a origem e toda a ideia, mas o livro é muito cansativo, meu Deus hahaha.

Alex.Magwar 08/10/2023minha estante
Uma rpgista? Kkk legal, eu queria jogar mas não tenho grupo (T_T)

Kevis Wallis 03/06/2020

Esperava mais
Fui com muita expectativa e as histórias são muito vazias e por vezes muito complicadas de se situar.
Ramon 09/06/2020minha estante
É pow. Ele fica criando casos e eventos estranhos com uma descrição difícil de imaginar. E esquece de desenvolver a história.

Ramon 09/06/2020minha estante
Como se a gente tivesse alguma moral pra criticar Lovecraft

Kevis Wallis 10/06/2020minha estante
Kkkkkkkkkk

giu 22/08/2021

não se submetam a livros ruins só por serem classicos
Acabei abandonando esse livro de tanto desgosto que tava sentindo, mas como faltava apenas um conto e precisava muito comentar sobre acabei marcando como leitura concluída.

Bom, vamos lá. Lovecraft não é um autor que eu exatamente escolheria para ler se não tivesse recebido este livro de presente e resolvi dar uma chance, apesar de já saber que o autor era um grande racista, já que ele é considerado um dos mestres do horror, e foi uma péssima decisão. Os contos mais curtos até me entreteram e divertiram um pouquinho, mas em certas partes ele se tornou impossível de ler. Primeiramente por o autor ser EXTREMAMENTE racista, não só um tipo de racismo que é "característico da época" (não que isso seja justificável) e que pode ser entendido nas sublinhas, mas um racismo escancarado e profundo. Vários dos contos consistem em apontar pessoas negras ou indígenas como animalescas que cultuam divindades extremamente perigosas, praticam "magia negra", e vez ou outra, matam crianças brancas. Me surpreendeu bastante descobrir que certas pessoas só o viram como racista e xenofóbico após descobrir aspectos de sua vida pessoal, quando a sua obra reflete tão bem o tipo de pessoa que ele era.

Além disso, a escrita de Lovecraft simplesmente não funcionou para mim, como falei, os contos mais curtos até que me envolveram bastante, mas quando ele parte para os maiores parece até que ele era pago por palavra que escrevia. Várias das descrições eram ridículas de enormes e não acrescentavam nada a narrativa, pois ao contrário do que provavelmente acreditaríamos, elas só me fizeram devanear e perder a atenção da história várias vezes enquanto estava lendo.

Enfim, foi válida a experiência para conhecer um dos "mestres do horror", mas vou manter a maior distância possivel de suas obras por um boooom tempo.
Thais645 22/08/2021minha estante
Nossa, eu não sabia dessa questão do racismo em relação ao autor. Mas tentei ler esse livro e achei um porre. De alguns vários contos até onde consegui chegar só gostei de apenas um. E nunca vou entender todo esse hype em cima da obra dele.

giu 23/08/2021minha estante
nossa sim a escrita dele é muito massante, eu chegava a parar várias vezes durante a leitura de tão cansativo. acho q é mais pelo fato de ele ter inspirado tantos outros autores mas msm assim não deixa de ser ruim

Natália Tomazeli 14/10/2021minha estante
Foi válida a experiência pra vc poder dizer com propriedade esse autor era um grande de um bosta

Tamires225 10/05/2024

Como disse Chiquinha, "Racista!"
Para utilidade pública, todos os contos que são racistas (implícita e explicitamente, retratando negros e nativos ou suas características e costumes como algo maligno):

- O chamado de Cthulhu
- Dagon
- O horror de Dunwich
- Os ratos nas paredes (o gato, o gato véi)

Dentre essas, gostei muito de Os gatos de Ulthar e A cor que caiu do espaço, mas sabendo quem era o autor, espero não ter que ler mais um texto dele na vida.
Bia 10/05/2024minha estante
A mesma coisa é as crônicas de narnia. Associa a cor de pele escura com maldade, explicitamente racista

Tamires225 10/05/2024minha estante
Nossa, sério? Nunca ouvi nada sobre Nárnia além do guarda-roupa :0

Bia 10/05/2024minha estante
Eu tive o desprazer de ler todos os livros. A série é cristianismo misturado com racismo ?

Miocna 09/04/2020

Contos Fantásticos
O livro possui 8 contos entre longos e curtos. Dentre eles o famoso " O chamado de Chulhu". A leitura por vezes é cansativa em alguns pontos, porém a beleza da obra não deixa a desejar. Além do conto que dá nome ao livro gostei bastante de " O horror de Dunwich", "Os ratos nas paredes" e " A cor que caiu do céu". O horror típico de Lovecraft é fascinante.
Will 14/05/2020minha estante
A cor que caiu do céu é o meu conto favorito do autor! Foda!

Miocna 15/05/2020minha estante
Eu achei foda tb.

Victor 07/11/2022

É um ótimo livro pra quem quer começar a ler algo relacionado a horror/terror cósmico, alguns contos e partes são um pouco arrastadas, mas muitas são suficientes para prender o leitor e fazer qualquer um se perder na imaginação. Esse tipo de horror e contos sobre coisas inconcebiveis me atrai particularmente, um ótimo livro para começar a ler as obras do lovecraft.
alynebz 07/11/2022minha estante
to doida p começar a ler esse

Victor 07/11/2022minha estante
vale a pena, é um ótimo livro para entrar de cabeça no tema horror cósmico, na minha opinião o melhor conto superando até mesmo o principal é O Horror de Dunwich

@livrosdeanna 27/03/2021

Não gostei
O chamado de Cthulhu
Aí gente que decepção foi essa leitura, ou quase isso pois abandonei no último conto.
O livro traz os seguintes contos de Lovecraft:
O chamado de Cthulhu
Dagon
A música de Erich Zann
O horror de Dunwich
A sombra fora do tempo
Os ratos nas paredes
Os gatos de Ulthar
A cor que caiu do espaço.
O que menos odiei foi a música de Erich Zann.
É muito difícil eu abandonar uma leitura mas esse eu insisti muito até cansar.
Os contos são chatos, monótonos, nada me prendeu atendeu e eu não tinha vontade nenhuma de ler e saber o que ia acontecer.
Eu achava que ia amar ler Lovecraft pois costumo gostar muito de terror e suspense mas essa foi uma decepção total.
Vocês gostam de Lovecraft? Devo dar mais uma chance para outra história? Eu tenho aqui em casa o livro Nas montanhas da loucura mas confesso que não estou afim de ler.
Bea 27/03/2021minha estante
Poxa

Bruno 26/09/2023minha estante
Concordo com tudo o que você disse!!

Daniel.Alcantara 12/05/2022

Racista e devendo muito
O chamado de Ctchulhu e outros contos
Por H.P. Lovecraft
Traduzido por Danielle Sales
Editora Principis

O conto principal do livro além de conter uma indicação extremamente racista sobre cultos de religiões não judaico-cristãs, como a dos povos originários da América e África, busca criar uma atmosfera angustiante que deixa muito a desejar. Para quem leu contos de terror de E.A. Poe, o grotesco e o aterrorizante podem ser descritos de outra forma que não simplesmente qualificativas. Os únicos contos do livro que realmente trazem uma atmosfera de medo são "A música de Erich Zann", "Os ratos nas paredes" e "A cor que caiu do Espaço".
Quando o autor tenta se aproximar ainda do terra mais puxado para a ficção científica, ainda assim deixa a desejar para quem já leu M.G. Shelly.
Ainda assim fiquei contente de conhecer mais um autor de ficção de terror, ainda mais que buscou, dentro de sua época, trazer as descobertas científicas mais inovadoras, como as de Einstein e Curie para dentro da literatura.
Vale a pena ler, mas não espere grande coisa se você já leu "O conto do Amontillado" ou "Frankenstein".
Tabata32 16/05/2022minha estante
dos teus citados só gostei de A música de Erich Zann, mas acrescento Os gatos de Ulthar, pra mim foram os melhores.

Mackatoo 30/03/2021

Lovecraft = terror
Lovecraft é conhecido pelo termo horror cósmico, e faz bem jus ao nome.
Conheço Lovecraft, mas nunca tinha parado para ler seus contos e livros, e depois desse só posso dizer uma coisa: Preciso de mais... muito mais...
Sua narrativa, quase sempre na primeira pessoa, tem tamanha e tão precisas descrições que nos leva a elevar nosso nível de imaginação... nos força a ver, o que ele escreve com uma facilidade muitas vezes hipnotizante.
Ótima leitura...
Novaes 30/03/2021minha estante
Sempre tive curiosidade nesse autor. Irei me aventurar.

Taatyta 06/01/2021

Esse foi meu primeiro contato com a obra do autor. Estava disponível no prime e achei que de alguma forma acrescentaria algo bom em minhas leituras.
É uma leitura que de início flui muito bem, o autor usa uma narrativa em relatos, sempre no passado, sobre o próprio personagem, alguém que conheceu, ou que alguém contou. Todos os contos envolve o sobrenatural, oculto, rituais e alienígenas. Mas estaria mentindo se dissesse que é algo sinistro e demoníaco, foi muito mais como lendas urbanas.
Em quase todos os contos há sempre um acadêmico, em minha visão para dar uma leve credibilidade de que o sobrenatural existe e ate mesmo o cientistas já viram de perto. Querendo de alguma forma deixar em duvida os descrentes.
Os primeiros contos são os mais fáceis, logo a leitura se torna cansativa, enfadonha e repetitiva.
Acredito que uma leitura moderada de talvez um conto por semana ou por mês, seria o ideal, deixando uma leitura muito mais fácil
E Precisamos falar sobre algo muito importante, a obra é racista e xenofóbica. Devemos entender também que eram outros tempos e a visão era essa. Uma visão errada? Uma visão porca? Sim! Mas era como o mundo via as coisas. Porem, eu aqui, acredito que já esta mais do que na hora das editoras começarem a revisar esses textos ou colocarem notas sobre ternos e expressões racistas.
ThaAsa10 06/01/2021minha estante
Dizem que a melhor versão pra ler é a da Darkside, parece que é uma edição revisada.

prof.vinic 20/11/2021

O poderoso Cthulhu na sua origem
Mesmo que você não conheça H.P. Lovercraft você conhece Cthulhu, claro que você pode estar vivendo numa caverna daí não conhece mesmo ... até porque Cthulhu já apareceu nas mas diversas obras pop do século XXI, desde desenhos até filmes e podcasts. Sim ele está fantástico como 'Pet' do Cartman de South Park! Porém me parece que é justamente por esta fama que a leitura do livro pode sair prejudicada.

Vamos ao livro, aqui temos a aparição original deste grande mal, logo no primeiro conto do livro. Mas embora seja levemente assustador não me agradou de todo. De verdade eu esperava mais do astro do mal. Outros contos do livro são bem mais assustadores, afinal é literatura de terror e eu desejava ficar tenso lendo. Por outro lado, Cthulhu é o único com nome próprio, então isso deve ter ajudado na sua popularização ... ninguém ficaria com medo de gases coloridos, mas no último conto do livro eu fiquei apreensivo!

Falando do autor, eu só conhecia a fama, este foi a primeira obra dele que li. Gostei da forma que escreve, realmente me pendeu no enredo, na maior parte. Embora, às vezes, abuse tanto nos detalhes que fica uma leitura vagarosa e chata. Mas claro que devemos considerar que é um livro de mais de 100 anos, então o estilo era outro.

Quero ler mais deste autor, ainda não sei dizer se realmente gosto mas posso falar que este livro é muito bem escrito e vale seu tempo com certeza.
Victor 13/12/2021minha estante
O chamado de Cthulhu é o conto mais famoso de Lovecraft e o mais superestimado. Gosto apenas do conceito do Cthulhu, mas outras criaturas dos Cthulhu Mythos merecem muito mais destaques. Aprecio muito o conto dagon e o poema de Nyarlathotep. Recomendo também a leitura da história do necronomicon. Lovecraft escreveu todo um universo bem interessante, recomendo a leitura de mais obras.

A propósito li algumas resenhas suas e gostei bastante das suas análises!

thainabfrigo 30/11/2022

De doer.
Racista e xenófobo. Conto atrás de conto as mesmas bobagens e contos sem pé nem cabeça, começo nem fim.
Karol 16/12/2022minha estante
De fato esse livro não tem os melhores contos de Lovecraft. Os contos dele que mais gostei foram A cor que caiu do espaço e Nas montanhas da loucura (apesar desse ter partes meio arrastadas). Concordo que ele era um racista e um xenofóbico, mas podemos encarar que parte disso é fruto da época em que ele viveu. Se você quiser dar uma nova chance recomendo esses dois contos, são meio logos mas eu achei incríveis.

Igor.Machado 27/09/2021

O mestre do terror enfadonho
Definitivamente não gostei da escrita, no geral muito chato. Onde precisa de detalhes não tem e onde não precisa de mais nada ele enche demais. Além de racista é chatão
Ll'egüre 30/09/2021minha estante
Vlw, cara. Achava que era só eu que pensava desse jeito. Ler o seu comentário fez o meu dia ksks

jupotter 29/12/2020

Cthulhu
Primeiro livro que li de Lovecraft e confesso estar decepcionada.
@livrosdeanna 14/02/2021minha estante
Nossa totalmente eu lendo na força porque que livro chato