Última parada: Auschwitz

Última parada: Auschwitz Eddy de Wind

Resenhas - Última parada: Auschwitz

Stefania Matinha 15/01/2022

Triste e impressionante.
Descrito com uma riqueza de detalhes os horrores vividos nos campos de concentração na época da segunda guerra mundial por vários povos do mundo, em especial os que eram judeus, que eram até mesmo, ignorados e maltratados por outros prisioneiros.
Como um ser humano pode sentir um ódio tão grande a ponto de cometer tamanha atrocidade com outros?
Os detalhes dos atos praticados pelos SS contra crianças, descritas como "uma nova moda" a cada ano, me fizeram não só chorar como me deixaram sem dormir.
Um período muito sombrio da humanidade, que é preciso ser lembrado, para que não volte a acontecer tal brutalidade, mas dificilmente dura de acreditar, quando vemos que ainda hoje em dia, existem pessoas com esse tipo de pensamento.

@rodolfo_lab 31/12/2021

O ser humano é uma coisa horrível
Coloquei 1 post-it para cada coisa horrível que eu lesse.
Esse livro está cheio de post-it. Nada mis a declarar.

Bia 30/12/2021

Prendeu minha atenção totalmente
A cada capítulo, já ficava ansiosa para a chegada do próximo,como iria se desenrolar a história e ao mesmo tempo um aperto no peito em saber o que as pessoas tiveram que passar naquela época.

Mari Gominho 27/12/2021

Sofrimento!
O livro conta a história do autor através do personagem Hans, holandês judeu enviado ao campo de concentração de Auschwitz-Birkenau durante a segunda Guerra mundial. Nele vemos os horrores do trabalho forçado, da violência e da desumanidade com que os agentes da SS, polícia alemã, tratava os prisioneiros. Também relata sobre as formas de negociação que o mantiveram vivo no campo, como escambo de alimentos e mercadorias.
É uma história bastante impactante e triste, chocante, mas contada de uma forma não tão pesada. Recomendo para quem quer conhecer sobre o funcionamento do campo e um pouco sobre a vida dos que tiveram que passar por esse local tão horrível.

Ane 26/12/2021

Mais um livro sobre Auschiwitz, com o diferencial de ter sido escrito dentro do campo de concentração. Importante conhecer a história para estarmos sempre atentos ao mundo que nos rodeia.

Rafa 24/12/2021

Narrativa pungente. O tema sempre comove, e impressiona. Como pode ter havido uma tragédia de tal ordem, convém sempre se perguntar. E é essencial estar sempre atento para que nunca mais ocorra. impossível não se emocionar.

Gui202 25/11/2021

Impactante
Sobre Eddy... Sei que, se em certas circunstâncias conhecesse o Eddy eu não gostaria dele, não é o tipo de pessoa que eu vou com a cara, muito almofadinha.
Porém, como judeu sobrevivente do holocausto, acho muito respeitosa sua trajetória e como conseguiu aguentar tudo e ainda sair com sua esposa e um livro escrito.
Sinto muito que, tantos outros, não tenham tido a mesma sorte

"É assim que pensa alguém que sabe que vai morrer"

Elani Araújo 02/11/2021

Fraco!
Para quem nunca leu nada sobre, até que vai gostar. Mas para quem já leu muita coisa, vai ser bem graça e mais do mesmo. Mas claro, não deixa de ser relato forte.

Tevo 28/10/2021

Espetacular!
Bom, demorei pra resenhar porque queria escrever algo bem legal. Mas acabei demorando demais... Porém, insisto para que leia essa obra magnífica. É um livro de tirar o fôlego e, por ser real, vai te fazer se sentir sem chão. O livro faz a mente explodir repetidas vezes, mas do que eu pensei ser possível. Se tornou um dos melhores livros que já li na vida.
Seja como for, você não sairá dessa leitura o mesmo.
PS: Leia a resenha da editora. Kk

Lauren 07/10/2021

Última Parada: Auschwitz
Com o codinome Hans, Eddy de Wind descreve desde sua chegada ao campo de concentração de Auschwitz junto com sua esposa Friedel, até o final da guerra.
Sua descrição é específica e narra as atrocidades cometidas pela SS aos judeus, poloneses, holandeses e outras etnias não consideradas dignas por eles.
Acontecimentos que não devem ser esquecidos para que não se repitam.
luisa.metz 08/10/2021minha estante
interessante ?

Vanêssa 03/10/2021

Adoro ler livros que se passam durante a segunda guerra mundial e esse foi mais um. Mostra como funcionava o campo de concentração de Auschwitz e o quão triste foi aquela época contando a história do casal Eddy e Friedel.

Silvana 29/09/2021

Arbeit macht frei (O trabalho nos torna livres).
"Nesse lugar foram mortas mais pessoas do que em qualquer outro lugar do mundo. Ali reinou um sistema de extermínio de um requinte sem comparação."

Eddy de Wind foi um sobrevivente do holocausto e resolveu contar ao mundo o que passou e o que tantas outras pessoas passaram. É uma história extremamente triste, Eddy vai para o campo de concentração Auschwitz junto com sua mulher Friedel, lá eles são separados, mas ainda conseguem se verem e se se falarem.
Os prisioneiros são tratados com extremo descaso, são forçados a trabalhar, ficam doentes sem nenhuma assistência, não tomam banho, são cheios de piolhos, furúnculos, os que adquirem febre tifóide são levados para a câmara de gás para não contaminarem os demais e afetar no trabalho. As mulheres são usadas para experimentos de esterilização, são expostas e seus úteros são retirados, são estupradas diariamente e as crianças e os idosos são levados para a câmara de gás ou são jogados em uma vala e são queimados vivos.
Eddy só consegue sobreviver no meio disso tudo por conta de sua formação como médico, pois muitos soldados que trabalham no campo precisam de ajuda médica. No percurso do tempo Friedel é levada para uma caminhada para sair de Auschwitz, essa caminhada ficou conhecida como a marcha da morte.
Felizmente, Eddy consegue sobreviver, mas sem sua Friedel, que lutou e ajudou todo mundo, porém não conseguiu salvar a si mesma.

Letícia 04/09/2021

Por mais que saibamos que tudo o que aconteceu ali foi desumano, ler os relatos de alguém que sentiu na pele e ver detalhes da rotina é de cortar o coração e ao mesmo tempo mostra o quanto podemos ser fortes e resistir. Quantas vezes reclamamos da vida mesmo tendo tudo.. conforto, possibilidades e liberdade.. ele não tinha nada e não desistiu.
Uma lição, devastadora e necessária!