Última parada: Auschwitz

Última parada: Auschwitz Eddy de Wind

Resenhas - Última parada: Auschwitz

Bellaarsego 29/04/2022

ÚLTIMA PARADA: AUSCHWITZ
Uma espécie de O diário de Anne Frank versão adulto no campo. Amei todos os relatos, você consegue saber exatamente o que acontecia lá, principalmente nas áreas médicas e "hospitais". Muito bom e muito bem escrito.

Cristiane 27/04/2022

Mais uma vez nós deparamos com as histórias terríveis que ocorreram nos caminhos de extermínio na Segunda Guerra. Um relato emocionante de um dos sobreviventes é sua vida em um desses campos.

@stoppajoao 17/04/2022

?O trabalho liberta? crematório na certa.?
A "Última Parada: Auschwitz" é o único livro já escrito dentro de um campo de concentração, ao menos da Segunda Guerra Mundial e trata-se de um diário escrito por Eddy de Wind, um médico e psiquiatra holandês que no ano de 1943 se ofereceu para trabalhar em um campo de concentração conhecido como Westerbok, que ficava na Holanda e servia de trânsito para Auschwitz e Bergen-Belsen; foi nesse local que De Wind conheceu a sua futura esposa, a enfermeira Friedel.

Durante o ano de 1943 De Wind e sua esposa Friedel foram transferidos para o temido campo de Auschwitz, um dos maiores, senão o maior campo de concentração da Polônia. Após chegar no local seus cabelos foram cortados, receberam uniformes, um número foi tatuado em seus braços e para piorar toda a situação, eles foram separados. Friedel é alocada no Bloco 10, lugar onde ficam prisioneiras que servem de cobaias para os cruéis experimentos do inescrupuloso médico Dr. Mengele que as submete a procedimentos para deixá-las estéreis, pois o objetivo é encontrar formas de impedir a proliferação das outras raças.

Por outro lado, Eddy é enviado para o Bloco 9, lugar que trabalha cuidando de prisioneiros políticos e, sem perspectiva de reencontrar a sua amada, passa a escrever a sua rotina em Auschwitz, sob o pseudônimo de Hans. Enquanto espera a chegada das tropas soviéticas, detalha todas as atrocidades que presencia no campo da morte. Mas Eddy e Friedel não deixam a esperança morrer e, enquanto o Terceiro Reich começa a ruir, buscam formas de sobreviver em meio ao caos, horror, violência e fome que presenciam.

Maria 10/04/2022

Todo mundo deveria ler!!!
Uma história real e muito emocionante sobre o holocausto.
O autor nem conseguiu escrever em 1° pessoa porque foi muito difícil para ele tudo o que aconteceu.
Os fatos são muito bem detalhados e eu fiquei tão comovida só de imaginar tudo, e triste também porque nenhuma pessoa no mundo deveria ter passado por isso que ele passou.
Todos mundo deveria ler, para ter consciência de que precisamos combater certas atitudes para que esse tipo de situação não se repita nunca!!

Nai Lima 28/02/2022

É um livro mais leve, mas que não deixa de transmitir os horrores que foram e ainda é a guerra seja ela a primeira, segunda ou a que a geração tá vivenciando de modo especial os ucranianos.
Nesse livro a gente tem uma noção dos experimentos que eram feito com mulheres, sendo q independente do gênero q fosse a cobaia os relatos são cruéis e se ler sobre tais relatos não é fácil oq dirá as vítimas desses relatos

Ilana.Zuila 19/02/2022

Chocante!
Chocante! No início a gente não sente tanto porque o narrador conta essa experiência até com um certo humor. Mas as páginas finais, não tem como não se emocionar.
RÔMULO. 16/06/2022minha estante
o final é aterrorizante

Bruna 17/02/2022

Auschwitz
O livro que deixa claro a tamanha crueldade vivida pela minoria em Auschwitz. Eddy De Wind (Hans), conta a forma como as pessoas eram tratadas.

As mulheres eram como ratos de laboratório.

Os homens eram como escravos e sacos de pancada.

As crianças, os idosos e outros vulneráveis eram exterminados.

O único livro escrito dentro do campo de concentração. O livro escrito por um sobrevivente que lutou por sua vida e pela de outras pessoas. Um livro sobre a crueldade.

"Experimentei a morte e posso contar, tenho que contar e farei isso."

Clari 15/02/2022

Um livro profundamente triste, tocante e necessário. Ed conta sobre sua vida no campo de concentração de aushwitgz
Rafael Kerr 15/02/2022minha estante

Jessie 15/02/2022minha estante
Estou lendo um livro sobre Auschwitz também, e confesso que a leitura está me deixando mal para caramba, como alguém tem coragem de fazer aquelas atrocidades com seres humanos?
Obs: o livro chama ' Irmãs em Auschwitz'

Cristina117 08/02/2022

Última parada: Auschwitz
O livro é um retrato real vivido por um sobrevivente.
Quando estudamos os acontecimentos da época os fatos são superficiais e sem sentimentos, como se a informação fosse mais importante do que o fato em si.
Não conseguimos enxergar sua profundidade, como também nunca entenderemos as dores de quem passou por isso.
Assim, chegamos a questionar que tal fato realmente possa ter acontecido, dessa forma o livro serve para tirar de nossos olhos o véu da incredulidade.
Não sabemos como pessoas podem ser tão cruéis e como os sobreviventes conseguiram novamente olhar a vida.
Vale a pena para reflexão, para que nunca mais a falta de humanidade reine em nosso meio.
?Um dos mais conhecidos e estimados estudiosos holandeses subiu com uma camisa encardida e tamancos de madeira no caminhão que o levaria para a câmara de gás.?(p.172)

Gabriele 06/02/2022

Chocante e emocionante
O cenário é Auschwitz. Este é o primeiro livro escrito dentro desse campo de concentração.
O casal Hans e Friedel (ele médico e ela enfermeira) foram mandados para lá e foram separados desde o princípio, mandados para blocos diferentes.

Por ser médico, Hans conseguiu trabalho em um hospital do campo e no livro descreve como era sua rotina e a situação muito precária em relação aos medicamentos e os "cuidados" com os doentes.

Friedel estava no bloco feminino estava rodeada por outras mulheres que estavam sendo usadas em experimentos humanos bizarros. Quando possível, o casal sempre se encontravam e trocavam cartas sobre suas reais condições, nunca sabiam quando seria o próximo encontro, porque tudo isso era bastante arriscado, mas encontravam formas de se comunicarem de tempos em tempos.

O livro é sobre a luta diária pela sobrevivência durante o tempo em que trabalhou e até a libertação de Auschwitz, muito emocionante, triste e que todos precisam conhecer e fazer valer a memória dessas pessoas que sofreram tanto e que foram silenciadas por tanto tempo e através dessas obras podem ser minimamente compreendidas.

"Agora tudo era diferente. Agora o sonho tinha se tornando realidade. Os arames tinham sido cortados em vários lugares, os mastros foram quebrados, o tempo estava esplêndido. O sol já tinha novas forças, a neve pingava dos telhados por toda parte, era como se a natureza quisesse contribuir para tornar completa a promessa da nova vida."

Pami 28/01/2022

Nota: 5,0
Pesado? Sim, ainda mais na semana que completa mais um aniversário do dia que o exército vermelho finalmente liberou os prisioneiros de auschwitz.

Mas vale a leitura, como diz o ditado: lembrar para nunca esquecer que o ser humano foi e ainda é capaz de coisas terríveis.

Diego Silva 25/01/2022

O nível que a maldade do homem pode chegar!
É difícil reproduzir o que o autor escreve nesse livro, a medida que você se aprofunda na leitura, ela passa de "um momento de conhecimento" para "alguns momentos de angústia". Ele não trás com detalhes ricos obviamente as atrocidades cometidas no campo, porém, o máximo que ele comenta, você consege ao menos imaginar a cena. Esse cara foi um homem forte, lutou pela própria dia após dia... Enfim, um livro muito bom pra quem quer realmente saber até que nível a maldade do homem pode chegar!

Maria Santana 15/01/2022

Leitura pesada porém necessária
Ler sobre os campos de concentração é sempre muito doloroso e incômodo mas ao mesmo tempo deveria ser uma leitura obrigatória para todos. Pois como o próprio filho do Eddy disse se não quisermos repetir os erros do passado precisamos ler e entender sobre eles, e ver os estragos que duram até hoje por causa de tanta ignorância, preconceito e ódio.
É impossível ler sobre isso e não me colocar no lugar dele mesmo que por alguns minutos e imaginar que eu com certeza não teria tanta força assim para lutar dia após dia pela vida. Foi um livro bem curto mas que demorei uns 6 dias pra ler pq tinha que parar pra respirar um pouco.
A história é curta e não é muito detalhada mas entendo que foi pq ele escreveu tudo lá dentro.
Enfim livro mais que necessário para todos que desejam entender um pouco mais das barbaridades que aconteceram em Auschwitz. ########% SPOILER #######%
Ps: fiquei triste que a mulher dele morreu.

Stefania Matinha 15/01/2022

Triste e impressionante.
Descrito com uma riqueza de detalhes os horrores vividos nos campos de concentração na época da segunda guerra mundial por vários povos do mundo, em especial os que eram judeus, que eram até mesmo, ignorados e maltratados por outros prisioneiros.
Como um ser humano pode sentir um ódio tão grande a ponto de cometer tamanha atrocidade com outros?
Os detalhes dos atos praticados pelos SS contra crianças, descritas como "uma nova moda" a cada ano, me fizeram não só chorar como me deixaram sem dormir.
Um período muito sombrio da humanidade, que é preciso ser lembrado, para que não volte a acontecer tal brutalidade, mas dificilmente dura de acreditar, quando vemos que ainda hoje em dia, existem pessoas com esse tipo de pensamento.