Assassinatos na Rua Morgue

Edgar Allan Poe

Resenhas - Assassinatos na Rua Morgue

Duda 30/04/2024

A mente de edgar allan
Poe como você consegue pensar nesses plots sério?. Vc é um gênio

O livro tem uma nota baixa por eu não ter costume com a escrita do poe, o que me deixou entediada e sem vontade de ler em vários momentos.

Apesar de tudo, o primeiro conto ?Assassinatos na Rua Morgue? me trouxe um plot surpreendente espetacular. Os outros não me deixaram tão UAU como o primeiro, mas estou ansiosa para ler outros contos do poe

laurinha 22/04/2024

Nao li tudo da margot alguma coisa pq fiquei sem vontade mas enfim mt bom adorei os ensaios do final

Guigspinho 18/04/2024

Lado detetive do Poe
Essa foi minha primeira leitura de algo do Poe, e foi algo totalmente (ok totalmente não, mas em grande parte) diferente do que eu esperava.

Começando pela atmosfera e gênero do livro, quando pensava em Poe ligava diretamente a algo de terror, sombrio e sobrenatural, o que já se difere aqui, que mesmo que mantenha um pouco dessa parte sombria e violenta, vai pra um caminho de investigação e narrativa policial muito nos moldes do que estamos habituados hoje em dia, isso tudo numa sequência de mistérios, investigações que parecem não ter solução, monólogos, detalhes e finalmente, o desvendar do caso.
Tudo isso com uma escrita simples e que não te deixa todo perdido e confuso por causa de palavras difíceis e da época, com excessão de alguns momentos mais filosóficos que o Dupin vai um pouco além.
Não vou me aprofundar em cada conto mas todos têm suas particularidades e sempre te deixam instigado pra saber como e qual vai ser a resolução, e sem dúvidas o 1° conto é o que faz melhor isso (mesmo os outros dois também sendo bons).
Além de tudo, acho importante falar o quanto essa edição é muito bonita (tanto a capa quanto as ilustrações durante o livro) e faz a leitura passar ainda mais rápido

Laísa Gava 07/04/2024

Perdão, Poe
O primeiro e o último conto são maravilhosos, o segundo achei muito confuso e desnecessário. Inclusive, sobre o último, fiquei horas pensando sobre ele. Incrível.

Lucas1429 01/04/2024

Chato
Ganhei e me senti na obrigação de ler quando estava sem celular. Durante 3 dias li um conto por dia durante a madrugada. Foi agradável o tempo que passei lendo. Mas só o 1° conto salvou, o segundo é sem comentários e o terceiro é chatíssimo.

clarabizarria 23/03/2024

Um ótimo livro..
Esse foi o primeiro livro do Poe que li e confesso que gostei muito, só não vale as 5 estrelas porque o estilo não está entre os melhores pra mim.

São três contos que valem a pena serem lidos e apreciados a sua maneira. O primeiro, que dá título ao livro, Os Assassinato na Rua Morgue, é de longe, o melhor entre os três, devido a forma como o narrador desconhecido organiza as análises antes de iniciar a narração da história, ou a sua solução, e com certeza, devido ao personagem de C. Auguste Dupin, protagonista da solução de todos os casos.

Dupin é altamente analítico e se propõe a dar importância a todos os detalhes de maneira inteiramente racional, fazendo com que nada saia debaixo do seu olhar sem ser valorizado quanto à sua função. Dessa maneira, ele chega a constatações acompanhadas de muitas reflexões, ou melhor, sempre depois de algum tempo em silêncio a companhia de seu amigo narrador, constatações essas que vão além de um senso comum, e até os contrariando muitas vezes.

Acompanhá-los no desenrolar de três contos é deveras cativante quanto a sua maneira de pensar. No fim, você sai até um pouco mais reflexivo. Três situações distantes e em momentos distintos da vida, gosto de pensar que Dupin entregou o seu melhor em todos.

"Pode-se apostar que qualquer ideia pública, qualquer convenção social amplamente aceita, é uma asneira, sendo simplesmente conveniente ao maior número de indivíduos." p. 200

Talita578 11/03/2024

Hahahahaha
Uma história curta e envolvente. O assassino se revela uma surpresa engraçada e inesperada.

A descrição da cena do crime é horrível; os detalhes e a brutalidade me chocaram. Não estou acostumada a encontrar esse nível de intensidade nos livros que li de Agatha Christie.

Com TODAAAA certeza lerei mais Edgar Allan Poe

Diego.Rates 11/03/2024

Palavras não conseguem descrever a genialidade de Poe
Nessa obra, que traz os três contos protagonizados pelo detetive Auguste Dupin, nós vemos diversos elementos que viriam a se tornar características essenciais dos futuros romances de detetives que foram fortemente inspirados nessa obra de Poe. O personagem Dupin é bastante marcante, perspicaz e sagaz em suas observações, tornando seus longos monólogos bastante interessantes de ler, analisar e se surpreender com as inferências.

Mais uma vez, me surpreendo com o alcance de Poe, de sua escrita magnética com a cuidadosa escolha de palavras e criatividade ímpar.

Estante.dabru 07/03/2024

Os contos são bem interessantes, mas achei muito enrolado.. principalmente o dois últimos. O primeiro foi meu fav ?

Alex07 25/02/2024

Sempre quis ler esse livro em que tinha o conto "os assassinatos na rua Morgue" , só o fato de haver um mistério desse com um detetive me fascinava .
Dupin o primeiro detive consultor que ajudava a polícia a resolver casos enigmáticos , logo após ele vem Holmes e Poirot .
Esse livro em especial demorei muito para adquirir esse exemplar por preço e por se tratar de ter esses 3 contos somente de Dupin e não com os outros contos como " O corvo " é tal.

Lore 18/02/2024

Sinceramente, esperei mais dessa história, esperava um livro mais legal, não é ruim, mas não é o melhor. Dupin é um Sherlock Holmes francês que faz monólogos intermináveis.

Tereza 17/02/2024

Os Assassinatos na Rua Morgue
Os Assassinatos Na Rua Morgue

Resolução dos homicídios de mãe e filha que são encontradas brutalmente assassinadas dentro de um quarto fechado por dentro.

O Crime de Marie Rogêt

Um assassinato desvendado a partir de recortes de jornais.

Carta Roubada

A questão gira em torno de como recuperar uma carta roubada.

Edgar Allan Poe é considerado pai da literatura de ficção policial, gênero que gosto muito.

No entanto, a leitura dos contos não me agradou tanto.

A história é contada de uma forma pouco envolvente: tome aqui várias evidências/recortes de jornais/testemunhos. Logo em seguida: tome aqui várias reflexões. Em seguida: tome aqui a solução do caso.

Camilla373 30/01/2024

Os Assassinatos na rua Morgue
O que Sherlock Holmes, Hércules Poirot e Asène Lupin tem em comum?
C. Auguste Dupin considerado o percursor dos detetives da literarura e um honrado cidadão de Paris que, usando apenas a observação aguçada e a lógica, desvenda casos considerados insolúveis pelas autoridades. Dividido em três contos narrados por um amigo muito próximo a Monsieur Dupin o livro nos apresenta em Os assassinatos na rua Morgue Madame L'Espanaye e sua filha são assassinadas em um apartamento fechado, sem qualquer sinal de arrombamento. Depois de ouvir gritos estridentes, vizinhos entram e saem da cena do crime, cada um com uma especulação diferente sobre quem teria sido o assassino. A fama de Dupin se espalha pela cidade e ele é convidado pelo comissário de polícia para investigar o desaparecimento de uma jovem vendedora de perfumes. Para solucionar O mistério de Marie Rogêt, ele sequer precisa sair de casa: recortes de jornal bastam. Em A carta roubada, nosso detetive demonstra uma argúcia ainda maior. Um documento desaparece, e qualquer denúncia às autoridades levaria à revelação de seu conteúdo comprometedor. Mas, Dupin é desafiado a roubar a carta de volta.
5,0 ?????