Assassinatos na Rua Morgue

Edgar Allan Poe

Resenhas - Assassinatos na Rua Morgue

Tainá.J 18/11/2022

Excelente!! 5/5?
Tinha certa resistência em ler Allan Poe, e adorei o estilo!

Textos inteligentes e sarcásticos, ironizando a sociedade e a moral, que rendem boas risadas, apesar da crueldade das histórias.

O último conto demorei um pouco mais pra ler, por ser muito detalhado, mas vale super a pena, por ser praticamente uma das primeiras histórias detetivescas, inspirando todos os personagens que vieram depois, como Sherlock, Poirot e Lupin!
Inclusive, achei bem descarada a cópia, já que aqui o personagem se chama Dupin... Enfim.

O final, contando a vida do autor, tb fechou com chave de ouro!

Quero ler mais livros dele!
Silvia 18/11/2022minha estante
Vale mesmo a pena? Estou receosa a ler um dos livros dele

Tainá.J 18/11/2022minha estante
Eu adorei! Mas depende do seu estilo... Alguns contos são BEM pesados! Mas a qualidade da escrita e o sarcasmo, me ganharam??

Beatriz Mendonça 08/11/2022

Os Assassinatos da Rua Morgue
Fica muito nítido porque é um clássico.

Hoje em dia não é nada inovador, mas é de se admitir que provavelmente foi revolucionário na época de sua publicação. O conto traz todo alicerce de uma boa e clichê história de detetive, que provavelmente embasou e inspirou muitos outros autores.

O final não é tão surpreendente assim se você está acostumado a ler histórias de detetive. Inclusive, se você tem o costume de ler o gênero, essa é uma parada obrigatória.

Jamerson.Alves 07/11/2022

Elementar, caro Wat... Oops
Para mim é um pouco contraintuitivo pensar que Sir Conan Doyle nasceu 10 após Poe falecer. Imaginara Sherlock Holmes sendo o pioneiro nesse estilo de literatura com investigações policiais, no entano, esse pódio é por direito de Auguste Dupin. Essa narrativa ilustra bem o imaginário do gênero com crimes inexplicavéis, polícia ignorande que só segue pistas equivocadas e um investigador esdrúxulo com seu companheiro intrigado. Nota-se também, como na maioria das obras de Poe, a presença, ou melhor, a sensação do sobrenatural. Poe utiliza muito bem esse artifício para explicitar o ordinário. O próprio Dupin, racionalista ao extremo, nega qualquer hipótese de eventos expoentes à realidade, no entanto, os crimes relatados são grandes anomalias. Tal é um bom livro do gênero.

"... aproveitarei, por tanto, a ocasião para afirmar que os poderes mais elevados do intelecto reflexivo são empregados com mais decisão e aproveitamento pelo singelo jogo de damas do que por toda a frivolidade elaborada do xadrez."

"A maioria das pessoas julga profundos apenas aqueles que sugerem contradições pungentes com o senso comum."

Hugo 17/10/2022

Monótono
Um livro difícil de terminar. Muitos detalhes desnecessários que poderiam ser resumidos ou suprimidos para a celeridade da história, ou no mínimo deixá-la mais interessante. Sinto q perdi um tempo precioso com esse livro

Thalita Eduarda 10/10/2022

"Observar atentamente é recordar distintamente."
Confesso que até a pag26 eu estava me perguntando se o livro seria tão arrastado como estava sendo, mas aí dei continuidade e eu comecei a sentir curiosidade e vontade de conhecer o Dupin.
E então ja fomos apresentados ao caso do assassinato e nossa, me instigou um pouco, bateu aquele interesse pela história.
O primeiro conto me surpreendeu positivamente, gostei da forma que o Dupin chegou a conclusão dos fatos, mas confesso que esperava um pouco mais de assombro envolvendo o mistério do caso.
Já o segundo conto foi um pouco mais extenso e apesar de mostrar ainda mais a genialidade do Dupin, eu achei extremamente longo e sem necessidade. Aqui Dupin foi muito prolixo, entrava em detalhes demais que no fim não levava a lugar nenhum e achei que terminou de forma meio abrupta.
E por fim, o terceiro e último conto, apesar de não ser tão complexo, ou até mesmo "interessante" como os outros dois, achei o final deste mais satisfatório.
No geral gostei bastante do livro e me surpreendeu positivamente, ainda mais depois da decepção que foi o primeiro livro que li dele. Porém, achei muito extenso, Dupin se prolonga demais, entra em várias histórias e explicações para chegar no caso em si, algumas delas são interessantes, mas no geral são prolongadas demais e acaba perdendo o sentindo.
E pra falar a verdade, apesar de ter gostado, achei o Dupin uma versão menos empolgante do Sherlock.

Lua 10/10/2022

Confesso que esperava mais...
Nunca li nada de Poe antes e com muito entusiasmo comprei esse livro que se dizia ser a inauguração do gênero policial (um dos meus favoritos). Foi interessante ver de onde os autores mais famosos do ramo partiram, perceber as bases do gênero... Mas num geral não gostei. Achei analítico ao extremo, que chega a cansar. Não me pareceram explicações interessantes, por diversas vezes eu me perdia nos longos raciocínios do protagonista.
Quero ver se gostarei mais do poeta Poe e de sua consagração no terror.

Felipe Lapa 09/10/2022

Os assassinatos na rua Morgue
Achei o livro muito bom. É super interessante ler as histórias de um autor que inspirou tantos outros personagens favoritos.

marcelinho 08/10/2022

Ler os clássicos do horror, escrito por Edgar Allan Poe, é sempre uma imersão que não dá para explicar.

Mas ler o primeiro detetive da história da literatura, é incrível! O detetive Dupin não tem formação, não trabalha como investigador profissional. Porém, sua inteligência e dedução super aguçada, fez de Dupin um detetive requisitado. Leiam os contos de Dupin, escritos pelas manos do Poe.

Julia Romão 26/09/2022

Colocando o skoob em ordem: leitura de julho! É um clássico, mas não tive uma boa experiência. Acredito que estava esperando outra coisa e o resultado foi outro. Achei os parágrafos longos e cansativos. O primeiro conto foi o que gostei do desenvolvimento e entendi o desfecho; os demais foram bem minuciosos e bastante dedução e isso cansou um pouco.

Sara277 25/09/2022

Plot
Esse foi o meu primeiro livro que li se suspense e mistério.
Adorei, a escrita do autor é incrível.
Li ano passado e esse ano também. Muitas coisas que não entendi da primeira vez, entendi na segunda vez que li.
O plot desse livro é surreal, nunca que eu iria chegar perto de adivinhar.
Quero ler o restante dos contos de Auguste Dupin.
Super recomendo a leitura.

Elaine 09/09/2022

Bom para conhecer a escrita do Poe
Esse livro reúne várias histórias do Edgar Allan Poe. Eu pensei que seriam apenas as histórias de detetives que estariam compiladas (tendo em vista o título), mas não é. Há contos góticos, de terror, de ficção científica, sátira...
Gostei de conhecer a escrita do autor. Alguns contos são bons, outros nem tanto.

Ana 04/09/2022

...à margem de um princípio, meditando sobre se deve saltar.
Edgar Allan Põe foi um autor, poeta, editor e crítico literário que viveu entre 1809 até 1849. Ficou famoso por suas histórias de mistério, suspense psicológico com toques terror. Foi um dos primeiros escritores Estadunidenses de contos e é considerado o inventor do gênero de ficção/romance policial.
Esse livro é composto por 6 contos dele: O demônio da perversidade, Hop Frog ou os oito orangotangos acorrentados, Os fatos que envolveram o caso do Sr. Valdemar, O gato preto, Nunca aposte sua cabeça com o Diabo e Assassinatos na rua morgue.
Os contos são ótimos, os que mais gostei foram O demônio da perversidade e O gato preto. Poe cria personagens obscuros e interessantes, abordando a constituição da natureza humana, seus instintos destrutivos e a insanidade e crueldade que permeia a humanidade. Constrói um clima sombrio e tenso. Ao ler a gente fica com aquela sensação angustiante de que algo muito ruim vai acontecer a qualquer momento. São contos excelentes.

Emilia.Reis 04/09/2022

Parece um manual de investigação
Dei três estrelas porque é notório o quanto esse livro influenciou grandes escritores, alguns momentos dá pra ver às histórias de Agatha.
No entanto, o texto não é envolvente, torna-se chata as explicações e os contos são muito desinteressantes. Foi um verdadeiro martírio terminá-lo, mas é preciso reconhecer sua importância literária.
Rayza.Figueiredo 04/09/2022minha estante
generosa kkkkkk

Emilia.Reis 04/09/2022minha estante
também achei, kkkk mas foi por Agatha e Holmes

Julio.Jose 31/08/2022

Precursor de Sherlock, Lupin, Poirot?
Escritos na década de 1840, os 03 contos policiais de Poe foram vanguardistas, pois inaugurou a figura do detetive genial, meticuloso, excêntrico, metódico, que usa de suas habilidades intelectuais para desvendar crimes não resolvidos.

O primeiro conto que dá título ao livro é o melhor com um final surpreendente. O segundo deixa a desejar e o terceiro é mais simplório, mas não ruim.

Recomendo para quem já se deliciou com Holmes, Poirot, Lupin e tantos outros, conheçam o precursor Auguste Dupin.

PS A edição da antofágica como sempre impecável. Os 3 textos de apoio riquíssimos também.

Carla.Ligia 28/08/2022

Demorei mais cheguei
Estou feliz por ter dado continuidade a esta leitura. Outras coisas me impediram de terminar antes, mas ontem sentei e li.
Poe é sempre maravilhoso, Dupin é um investigador no estilo do século XIX e início do século XX.
Se você gosta de ler histórias de detetive baseadas na lógica, esse livro é perfeito.