O Violino de Ébano

Resenhas - O Violino de Ébano

Henrique Sanches 08/06/2023

Resenha #010

Este foi meu 1º terror do ano e foi lido durante o dia!!! rsrsrs

Já ouviram aquele provérbio "O diabo mora nos detalhes"?

É um provérbio famoso que quer dizer que, a maioria das coisas que a princípio parecem ser simples e insignificantes, nos revelam diferente a um segundo olhar.

Posso provar, sem contar nada do livro, quer ver?

O subtítulo do livro "Algumas melodias são viscerais demais para palavras", parece uma simples frase, fazendo referência ao título...

Mas, pergunto: do que são feitas as cordas de um violino?

"Os violinos comuns contam com quatro cordas. Em afinação padrão, elas são: Sol, Ré, Lá e Mi. Antigamente as cordas do instrumento eram feitas com tripa de carneiro."

Bem antigamente... agora que sua imaginação foi ativada com sucesso, olha a resenha:

"Uma estudante de música encontra um violino de ébano do século XIX, desde então sua vida passa a ser permeada por acontecimentos estranhos: mortes e eventos ilógicos passam a circundar sua rotina."

Recomendo, se você encontrar o livro! 🤭

É isso, boas leituras!!!

#terror #suspense

@pamelarobooks 16/06/2021

"Cada nota emitida pelo violino de ébano vem acompanhada de um novo temor"
N.A.Rondán nos apresenta nesse conto a história de Berenice, uma musicista que encontra um violino de Ébano do século XIX. A partir desse dia, coisas estranhas começam a acontecer ao seu redor.

Violino de Ébano é uma narrativa apaixonante e instigante. Como amante de música, as cenas foram um prato cheio! Com citações de grandes obras e seus compositores, te levam a querer puxar na memória (ou até mesmo no Google), aquelas músicas para poder imaginar ainda melhor o cenário. Após realizar a leitura desse conto, acho que encontrei o meu favorito da autora.

Yas (@vestigiosdesolitude) 23/05/2021

Recomendo!
Já tá no meu top 3 da autora junto com o Lobotomia e borboleta noturna, gente que conto incrível!!! Todo o desenrolar da história é simplesmente fantástico, as personagens são muito bem construídas e a ambientação que ocorre em ouro preto coube perfeitamente aqui e foi bem importante pra toda atmosfera criada!!! E por fim um Plot Twist espetacular!!!! Recomendo muito!!!

Kell 14/02/2021

Sinistro, rápido e perfeito!
Se você procura uma história sinistra, mas leve e de rápida leitura, esse conto é para você!
Alguns acontecimentos são bem macabros... e são incríveis! A genialidade da autora para escrever essa história é notável, sinceramente.
Há várias referências musicais ótimas na narrativa também, o que é muito interessante de se ver.

Eu indico demais, leiam!

WilliamAssis 13/02/2021

O Violino de Ébano e seus mistérios
Berenice é uma estudante de música, e em um dia de nuvens ominosas, subindo a ladeira de pedras, escuta uma canção e vai ao encontro de um desconhecido tocando um violino de ébano que lhe oferece o instrumento para tocar, enquanto deslumbra com o ressoar do violino o homem desaparece, deixando para ela o violino de ébano, que traz cravado na madeira inscrições um tanto estranhas, com o aparecimento do violino coisas estranhas também começam a acontecer e vão mudar a vida de todos ao redor de Berenice, morte e fatos inusitados, a autora prende a atenção do leitor para descobrir se isso é tudo sobrenatural ou não.

A história se passa em Ouro Preto – MG, traz pontos turísticos reais como a Igreja de São Francisco de Assis construída em estilo barroco, com o rico detalhamento de informações é possível sentir o clima e toda a ambientação da história.

Assim, Berenice quer descobrir o porque e como tudo aconteceu, se de fato é uma obra do sobrenatural ou uma coincidência do destino.

Vem ler esse conto e se surpreender com um final de tirar o fôlego.

Julia 27/07/2020

O Violino de Ébano
Mais um conto de terror dessa autora maravilhosa, neste @n.a.rondan nos apresenta Berenice, uma estudante de música, violinista. Um dia andando perto de sua faculdade ela ouve alguém tocando violino e se aproxima, encontrando um homem todo de preto tocando, ele então da o violino de ébano para ela, sem entender ela volta pra casa e toca o instrumento, todos os dias. Com um acontecimento horrendo, ela descobre o segredo desse violino.

Ester | @luamisticabooks 22/07/2020

Sinto que não terminou
O que me prendeu foi a narrativa e as referências que a autora faz a beethoven.

Gostei muito da forma em que foi narrado mas a chei q o violino de ébano poderia facilmente ser um livro ao invés de ser um conto para poder se trabalhar mais os personagens e suas falas.

Algumas gírias foram muito recorrentes o que não me cativou.

Não sentir o plot twist no final pois eu não conhecia a personagem

MAS.. o conto mostra que não precisa ser nojento nem apelativo para ser um thriller

Lais 10/06/2020

Violino de Ébano
Autor(a): N. A. Rondán
Gênero: Terror/Suspense

Berenice é uma estudante de música que certo dia estava caminhando pelas ruas de Ouro Preto e acaba encontrando um misterioso homem. Ele chamou sua atenção, não só por suas vestimentas - terno e chapéu - e pelo detalhe dessas roupas, não permitirem que ela lhe veja o rosto, mas por ele tocar uma melodia tão estonteante no violino. O que fez ela se aproximar.

A melodia era tão suave que fez Berenice querer tocar também e não pensou duas vezes ao pedir para o misterioso homem que permitisse que ela o fizesse.

Quando ela começa a tocar, fica tão maravilhada com a música que sai daquelas cordas que não percebe que o homem estava para ir embora. E quando sua tentativa de devolver o violino foi ignorada por ele, ela se viu sozinha com um violino lindo de um desconhecido.

Porém, a solidão não foi a pior parte: antes do homem virar as costas, ela pôde ver. A face por de trás do chapéu que encobria. Berenice sabia, sabia que nada poderia assusta-la mais do que o rosto que ela vislumbrava.

Apavorada, Berenice corre para a República onde mora com mais três amigas. E chegando lá, ela passa a observar o violino mais atentamente.

"Ele era completamente preto, provável que fosse todo de ébano. Atrás, três arranhões pouco espaçados entre si, pareciam algo feito por um animal de médio porte, e uma inscrição cravada na madeira: Vila Rica ? 1842."

Apesar dos encantos melódicos do violino, coisas estranhas sem nenhuma explicação começam a acontecer, não só na república mais na faculdade e nos ensaios de música. E o que tudo isso tem em conum? Berenice, suas amigas e o violino de Ébano sempre estão envolvidos.

O Violino por muitas vezes parece ter vida própria. Surgindo sobrenaturalmente em lugares aonde não deveria estar.

Após as reviravoltas e as tragédias que fazem a polícia interferir o final é totalmente chocante. O que certamente, deixaria qualquer um de cabelo em pé!

Opiniões:

CHOCADA COM ESSE LIVRO. Não tenho nem palavras, e acho que a autora tem um apego com homens misteriosos e chapéus (hahaha).

Escrita fluída e com ótimo desenvolvimento.

AnaLuVL / @anarilhando 09/06/2020

Que história!
Uma das coisas que mais amo nos contos da Nat é o início! Todos começam com uma introdução geral do conto que acho incrível, e mutko marca registrada da autora. Geralmente é construído de forma mais poética, com bastante jogo de linguagem.

Esse conto foi o primeiro em que comecei a pegar as características na escrita da Nat (adoro quando chega esse momento hehehe), e foi o que mais me conectei! Senti a escrita muito mais fluida que os demais que havia lido, com uma narrativa esplêndida.

A história deste conto é muuuito macabra e assustadora. A cada susto que as meninas da República passavam, eu sentia também. Toda a tensão de Berenice com o violino, eu conseguia imaginar. Foi o conto que mais construí na minha cabeça, e passei alguns dias relembrando alguns trechos (na verdade, até hoje, mesmo 15 dias mais tarde, ainda me pego lembrando diversas coisas da história).

Bom, eu AMEI esse conto, e mega indico a leitura, principalmente pra quem gosta de entrar de cabeça nas histórias. Excelente ??.

Serfelizlendo 29/05/2020

Delicadeza que nos faz sentir
Amei esse conto e a delicadeza como a história é contada.

Berenice, ama música, por isso seu sonho é se tornar o primeiro violino na orquestra da faculdade em que estuda.
Sua vida muda quando um estranho misterioso a permite tocar um lindíssimo violino de ébano. Desse momento em diante, começam a acontecer coisas macabras e injustificáveis a todos a sua volta.
Um crime é cometido, sangue é derramado, suspeitos são investigados e um inocente irá sofrer as consequências.

Indico este conto a todos que amam um bom terror com um toque de suspense policial.

site: https://www.instagram.com/p/CAgfA7ED8ex/

Cy | @apenasleitores 24/05/2020

Acho que é meu preferido da Nat
Berenice, uma estudante universitária de música e tbm é o segundo violino na Orquestra.
Um dia, voltando para casa,.Berenice escuta o som de um violino ficando e se depara com um homem misterioso e um belo violino.
Ao se aproximar o homem lhe oferece o violino para que ela toque, e ao pegar o homem vai embora.
Estranhando a situação, Berenice resolve levar o violino para casa, o que ela não esperava era tudo e ruim que aconteceria depois.
??
O conto é maravilhoso, a autora conseguiu juntar mistério, assassinato e claro terror.
Tudo isso em poucas páginas e o final não poderia ser melhor ?

H.RFREITAS 23/05/2020

Uma melodia mortal
R. A. Rondán vem me surpreendendo a cada conto dela que li. Nesse conto conhecemos a Berenice, uma moça que cursa musica e certo dia encontra um homem misterioso a tocar uma violino de Ébano. Ao pegar o instrumento a garota não acharia que ele teria uma influencia sobre o seu futuro, mas não boa.

Ela fez uma otima combinação nesse conto que para mim sempre combinaram: musica e um bom suspense. A narrativa como sempre bem fluida, descrições excelentes e otimas menções a musica clássica.

Recomendo sim! Duas vezes se preciso.

mimosliterarios1 23/05/2020

Música, mistério e sobrenatural
Berenice e um violino misterioso.
Acontecimentos estranhos, misteriosos.
O que será que aconteceu nessa cidade pacata? Quais são seu segredos?

Delicie-se com o conto de N. A. Rondán e descubra tudooo.
Gostei muito do conto por ser ambientado na cidade de Ouro Preto. A autora usa diálogos com variações linguísticas mineiras, deixando a leitura aconchegante. Além de abordar temas e sentimentos assustadores.

Têm um pouco de tudo: suspense, sobrenatural, terror, música, descrições da cidade e muito mais.
Chocada, o final é de cair o queixooo.
Quer um excelente conto de suspense e terror?
Leia os contos maravilhosos de N. A. Rondán.

Alline 25/04/2020

Surpreendente!
Hoje trouxemos a resenha de um conto extremamente especial da nossa autora parceira @n.a.rondan ⁣
⁣Em O Violino de Ébano somos apresentados a Berenice uma jovem moradora de Ouro Preto/MG, estudante de música, que mora em um casarão antigo com mais três amigas, sendo elas: Gabi e as gêmeas idênticas Emma e Mila. ⁣
⁣Em um determinado dia, ela ouve O Fantasma da Ópera ressoar de um violino, e, como boa violinista ela segue o som. ⁣
⁣“O Fantasma da Ópera. Ela continuou subindo em direção ao som, até avistar na esquina da ladeira um homem de terno e chapéu pretos. Ao se aproximar, percebeu que o acessório de feltro de abas largas fazia uma sombra sobre seu rosto, não permitindo que ela o visse. Ao notar sua presença, ele parou de tocar”.
⁣O estranho violinista, então, pede para que ela toque o Violino de Ébano, e Berenice atende seu pedido e continua tocando majestosamente aquele instrumento, sendo que, não percebe quando o estranho músico se afasta, deixando-a com o objeto responsável por levá-la a ruína. ⁣
“Sua sanidade escapou dela como um corvo que levanta voo e não retorna mais ao seu lar. Sua mente delicada, facilmente impressionável, rompeu-se como uma frágil casca de ovo, passando a ser povoada por fantasmas, flutuando como a brisa”.
Portanto, posso dizer que a cada conto que leio da @n.a.rondan me surpreendo mais com a temática que ela aborda, já que, não tenho o costume de ler esse gênero, sendo que, está sendo uma grata experiência. ⁣
⁣Embora a história tenha um lado extremamente “macabro”, marca registrada da Nat, ao seu término fiquei muito pensativa, já que, muitas vezes, ninguém é o que aparenta ser, muito menos o que diz ser. Se ficou curioso (a) acerca, desta última afirmativa recomendo que leia O Violino de Ébano e assim como eu descubra que as aparências enganam, e a melodia ressoada pelo Vila Rica – 1842, nem sempre morre⁣
“DONA EIS REQUIEM, AMEN”.
⁣Parabéns @n.a.rondan você sempre arrasa!!

site: https://www.instagram.com/amorfatilivros/?hl=pt-br