O Violino de Ébano

O Violino de Ébano N. A. Rondán

Resenhas - O Violino de Ébano

Ester | @luamisticabooks 22/07/2020

Sinto que não terminou
O que me prendeu foi a narrativa e as referências que a autora faz a beethoven.

Gostei muito da forma em que foi narrado mas a chei q o violino de ébano poderia facilmente ser um livro ao invés de ser um conto para poder se trabalhar mais os personagens e suas falas.

Algumas gírias foram muito recorrentes o que não me cativou.

Não sentir o plot twist no final pois eu não conhecia a personagem

MAS.. o conto mostra que não precisa ser nojento nem apelativo para ser um thriller

Lais 10/06/2020

Violino de Ébano
Autor(a): N. A. Rondán
Gênero: Terror/Suspense

Berenice é uma estudante de música que certo dia estava caminhando pelas ruas de Ouro Preto e acaba encontrando um misterioso homem. Ele chamou sua atenção, não só por suas vestimentas - terno e chapéu - e pelo detalhe dessas roupas, não permitirem que ela lhe veja o rosto, mas por ele tocar uma melodia tão estonteante no violino. O que fez ela se aproximar.

A melodia era tão suave que fez Berenice querer tocar também e não pensou duas vezes ao pedir para o misterioso homem que permitisse que ela o fizesse.

Quando ela começa a tocar, fica tão maravilhada com a música que sai daquelas cordas que não percebe que o homem estava para ir embora. E quando sua tentativa de devolver o violino foi ignorada por ele, ela se viu sozinha com um violino lindo de um desconhecido.

Porém, a solidão não foi a pior parte: antes do homem virar as costas, ela pôde ver. A face por de trás do chapéu que encobria. Berenice sabia, sabia que nada poderia assusta-la mais do que o rosto que ela vislumbrava.

Apavorada, Berenice corre para a República onde mora com mais três amigas. E chegando lá, ela passa a observar o violino mais atentamente.

"Ele era completamente preto, provável que fosse todo de ébano. Atrás, três arranhões pouco espaçados entre si, pareciam algo feito por um animal de médio porte, e uma inscrição cravada na madeira: Vila Rica ? 1842."

Apesar dos encantos melódicos do violino, coisas estranhas sem nenhuma explicação começam a acontecer, não só na república mais na faculdade e nos ensaios de música. E o que tudo isso tem em conum? Berenice, suas amigas e o violino de Ébano sempre estão envolvidos.

O Violino por muitas vezes parece ter vida própria. Surgindo sobrenaturalmente em lugares aonde não deveria estar.

Após as reviravoltas e as tragédias que fazem a polícia interferir o final é totalmente chocante. O que certamente, deixaria qualquer um de cabelo em pé!

Opiniões:

CHOCADA COM ESSE LIVRO. Não tenho nem palavras, e acho que a autora tem um apego com homens misteriosos e chapéus (hahaha).

Escrita fluída e com ótimo desenvolvimento.

Serfelizlendo 29/05/2020

Delicadeza que nos faz sentir
Amei esse conto e a delicadeza como a história é contada.

Berenice, ama música, por isso seu sonho é se tornar o primeiro violino na orquestra da faculdade em que estuda.
Sua vida muda quando um estranho misterioso a permite tocar um lindíssimo violino de ébano. Desse momento em diante, começam a acontecer coisas macabras e injustificáveis a todos a sua volta.
Um crime é cometido, sangue é derramado, suspeitos são investigados e um inocente irá sofrer as consequências.

Indico este conto a todos que amam um bom terror com um toque de suspense policial.

site: https://www.instagram.com/p/CAgfA7ED8ex/

c a r o l 03/02/2020

O Violino de Ébano
Imagine que você é uma estudante de musica, andando pelas ruas da cidade de Ouro Preto num dia nublado. De repente, começa a escutar uma melodia conhecida e, curiosa, segue o som para ver quem é o talentoso músico. Chega a um homem, de chapéu e terno preto, tocando um violino de Ébano. Ele lhe pergunta se você gostaria de tocar e você aceita. Ao se distrair com o som do instrumento, vê que o homem está se afastando, indo embora, virando a esquina. Você o chama, mas ele parece não escutá-la, até que pára abruptamente e se vira, levantando o chapéu, a sombra não mais esconde o seu rosto e você o enxerga como realmente ele é. Você grita ao ver que o rosto do homem é de uma caveira e seus olhos quase caem da cavidade ocular. Então, ele simplesmente vai embora e você também, depois que sai do estado de choque. Na correria, você nem percebe que levou o violino consigo. Com o tempo, perceberá também, que o instrumento NÃO mais irá se separar de você.
_
Gente, é isso que acontece com Berenice, a protagonista do conto: O Violino de Ébano, da minha parceira @n.a.rondan
_
As coisas que foram acontecendo me deixaram bem aflita, mas a Berenice parecia tão de boa, mesmo com as coisas estranhas que começaram a acontecer, que eu só pensava: Garota joga essa coisa fora! Para de rir na cara do perigo!
_
Mas Berenice não parou. E agora, já era tarde demais pra fazer as coisas voltarem ao normal.
_
E aí, ficaram curiosos? Esse conto está disponível no kindleunlimited!
_
Para mais resenhas visitem @leitoralunar ??

H.RFREITAS 23/05/2020

Uma melodia mortal
R. A. Rondán vem me surpreendendo a cada conto dela que li. Nesse conto conhecemos a Berenice, uma moça que cursa musica e certo dia encontra um homem misterioso a tocar uma violino de Ébano. Ao pegar o instrumento a garota não acharia que ele teria uma influencia sobre o seu futuro, mas não boa.

Ela fez uma otima combinação nesse conto que para mim sempre combinaram: musica e um bom suspense. A narrativa como sempre bem fluida, descrições excelentes e otimas menções a musica clássica.

Recomendo sim! Duas vezes se preciso.

mimosliterarios1 23/05/2020

Música, mistério e sobrenatural
Berenice e um violino misterioso.
Acontecimentos estranhos, misteriosos.
O que será que aconteceu nessa cidade pacata? Quais são seu segredos?

Delicie-se com o conto de N. A. Rondán e descubra tudooo.
Gostei muito do conto por ser ambientado na cidade de Ouro Preto. A autora usa diálogos com variações linguísticas mineiras, deixando a leitura aconchegante. Além de abordar temas e sentimentos assustadores.

Têm um pouco de tudo: suspense, sobrenatural, terror, música, descrições da cidade e muito mais.
Chocada, o final é de cair o queixooo.
Quer um excelente conto de suspense e terror?
Leia os contos maravilhosos de N. A. Rondán.

Emmanuely.Mattos 24/01/2020

Intrigante do início ao fim!
A leitura fluiu tão rápido que em poucos minutos, quando dei por mim o conto já tinha acabado. Um enredo envolvente do início ao fim. O suspense que deu início a trama foi conduzido ao longo a estória com grande maestria. Um plot twist devidamente conduzido, com um final surpreendente.

O Violino de Ébano foi meu primeiro contato com a autora, só posso dizer que quero mais, muito mais 😍.

"Sua aparência silenciosa escondia um turbilhão que ressoava como trompetas dentro dela, fazendo-a estremecer e até mesmo duvidar da sua própria sanidade."

Então sente-se confortável junta à plateia, o show vai começar...

Alline 25/04/2020

Surpreendente!
Hoje trouxemos a resenha de um conto extremamente especial da nossa autora parceira @n.a.rondan ⁣
⁣Em O Violino de Ébano somos apresentados a Berenice uma jovem moradora de Ouro Preto/MG, estudante de música, que mora em um casarão antigo com mais três amigas, sendo elas: Gabi e as gêmeas idênticas Emma e Mila. ⁣
⁣Em um determinado dia, ela ouve O Fantasma da Ópera ressoar de um violino, e, como boa violinista ela segue o som. ⁣
⁣“O Fantasma da Ópera. Ela continuou subindo em direção ao som, até avistar na esquina da ladeira um homem de terno e chapéu pretos. Ao se aproximar, percebeu que o acessório de feltro de abas largas fazia uma sombra sobre seu rosto, não permitindo que ela o visse. Ao notar sua presença, ele parou de tocar”.
⁣O estranho violinista, então, pede para que ela toque o Violino de Ébano, e Berenice atende seu pedido e continua tocando majestosamente aquele instrumento, sendo que, não percebe quando o estranho músico se afasta, deixando-a com o objeto responsável por levá-la a ruína. ⁣
“Sua sanidade escapou dela como um corvo que levanta voo e não retorna mais ao seu lar. Sua mente delicada, facilmente impressionável, rompeu-se como uma frágil casca de ovo, passando a ser povoada por fantasmas, flutuando como a brisa”.
Portanto, posso dizer que a cada conto que leio da @n.a.rondan me surpreendo mais com a temática que ela aborda, já que, não tenho o costume de ler esse gênero, sendo que, está sendo uma grata experiência. ⁣
⁣Embora a história tenha um lado extremamente “macabro”, marca registrada da Nat, ao seu término fiquei muito pensativa, já que, muitas vezes, ninguém é o que aparenta ser, muito menos o que diz ser. Se ficou curioso (a) acerca, desta última afirmativa recomendo que leia O Violino de Ébano e assim como eu descubra que as aparências enganam, e a melodia ressoada pelo Vila Rica – 1842, nem sempre morre⁣
“DONA EIS REQUIEM, AMEN”.
⁣Parabéns @n.a.rondan você sempre arrasa!!

site: https://www.instagram.com/amorfatilivros/?hl=pt-br

Stephanie - Estante da Ste 10/03/2020

O violino de Ébano
Aqui vamos conhecer Berenice, ela estuda música e ama tocar violino, se dedica bastante nos ensaios e sonha em ser a violinista número um da orquestra.
Berenice mora com mais três amigas em uma república e todas se dão muito bem

Um dia voltando pra casa, Berenice encontra um estranho na rua tocando um violino lindo, todo feito de ébano, o mais estranho ainda foi essa pessoa lhe entregar o violino e sumir de vista..desaparecer como uma assombração

Berenice pensou que seria ótimo ter um violino novo e quem sabe ter mais chances nos seus ensaios, porém com a chegada dele foi o começo de muitos eventos horríveis que aconteceram pela cidade.

Primeiro quero dizer que a autora tem uma escrita maravilhosa! Gostei muito do conto, me deixou realmente imersa na história e com o coração acelerado durante a leitura

Esse violino sinistro me deixou com medo de verdade! Mesmo o conto sendo relativamente curto e rápido de ler, ele traz uma profundidade muito bacana, do jeito que gosto de ler nos contos

Com certeza recomendo pra quem gosta de suspense, aqui encontrei na dose certa, agora fiquei ainda mais curiosa pra ler as outras obras da autora que inclusive em breve trago minha opinião também

Bianca (@fallandfox) 23/03/2020

Mais uma vez a escrita dessa autora me surpreendeu e a forma como tudo flui e da conforto principalmente pelo fato dela usar expressões regionais dão um gosto de conforto no leitor para depois isso ser arrancado pelos acontecimentos assustadores.
A interação das 3 meninas é muito real e eu gostei de como isso sendo o que explica os acontecimentos no final. O plot twist no final foi incrível na minha opinião pois eu não pensava que ia terminar daquele jeito.

Nilda 16/01/2020

O violino de ébano - uma música mortal
O violino de ébano chamou minha atenção por vários motivos, de início vou destacar três: escrito por uma mulher, protagonizado por uma mulher e ambientado em Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais, com arquitetura barroca, ruas íngremes e sinuosas. Você com concorda comigo que a ambientação por si só é um convite à leitura?

Berenice, personagem principal, divide o apartamento com três amigas, faz faculdade de música e é o segundo violino na orquestra. Gabriel é o primeiro violino, o que o torna rival da personagem.

Berenice muitas vezes não consegue se concentrar, por isso erra notas e isso irrita o maestro e todos da orquestra, já que eles têm que recomeçar sempre que isso ocorre. Um dos que fica mais irritado é Gabriel, que a julga sem talento.

Acontecimentos estranhos e bizarros passam ocorrer quando Berenice recebe um violino de ébano, presente de um homem misterioso e de aparência macabra.

Esse ano eu me propus ler mais autoras nacionais de suspense e terror. Nathalia foi uma descoberta feliz. Terminei O violino de ébano e já estou ansiosa para ler os outros contos, que estão disponíveis na Amazon.

Esse conto é curtinho, deu para ler super rápido. A narrativa é interessante porque trabalha o suspense e o sobrenatural. Eu realmente gosto de histórias que trazem o mal, mas sem grandes explicações. Ele, o mal entidade, fica ali, a espreita. Mas também há o mal que habita o ser humano. O leitor precisa decidir qual o mal maior.

Em O violino de ébano é isso que acontece. E o final me agradou muito, porque novamente conta com a participação do leitor. Berenice pagou um preço alto por seu desejo de ser o primeiro violino. Nunca, nunca aceite presente de estranhos.

Algo que me causou estranhamento foi a escolha da linguagem marcada pelo sotaque mineiro, inclusive com desvio da norma social de prestígio.

Estou destacando essa característica porque escrever sotaque pode conotar preconceito. Outra questão é que pode atrapalhar no ritmo da leitura, por trazer ortografia e significado que talvez o leitor desconheça.

Mas eu fiquei aqui pensando se a autora usou essa linguagem justamente como meio de resistência. Será?!

site: https://www.garagembluecult.com/2020/01/o-violino-de-ebano-n-a-rondan.html

Sy Dantas 15/01/2020

Recomendo
Meu pai que livro foi esse, a escrita da autora sempre me surpreendendo. O violino de ébano conta a estória de uma estudante de música, que durante a sua volta para casa ela encontra um homem que entrega um violino para ela, e some. Após ela aceitar esse violino varias coisas começam acontecer desde ela começa tocar sem partitura até o assassinato de um colega. O enredo é tao bom que você fica imaginando as cenas, ele te prende do início ao fim. Recomendo essa leitura, além de ser muito rápida, ela é envolvente.

Kell 14/02/2021

Sinistro, rápido e perfeito!
Se você procura uma história sinistra, mas leve e de rápida leitura, esse conto é para você!
Alguns acontecimentos são bem macabros... e são incríveis! A genialidade da autora para escrever essa história é notável, sinceramente.
Há várias referências musicais ótimas na narrativa também, o que é muito interessante de se ver.

Eu indico demais, leiam!

Fran 15/01/2020

IG @rassumido
Sabe aquela frase que os nossos pais nos ensinaram quando crianças: nunca aceite presente de estranhos? Ela se aplica muito bem a este conto.
Berenice é uma jovem estudante de música, que em um dia qualquer, ouve a sua canção preferida sendo tocada em um violino. Encantada, ela segue o som e aceita a oferta do desconhecido para experimentar umas notas no instrumento. O que vem depois?
Berenice começa a ver acontecimentos estranhos ao seu redor, como seu rival na música (Gabriel) errar as notas que antes ele tocava tão bem, realizando o desejo de Berenice de ser o primeiro violino na orquestra. Logo em seguida, ele é encontrado morto e sem contar que suas amigas estão reagindo de forma estranha aos fatos.
A história é fantástica, é um conto curtinho que a gente devora rápido. A autora tem um "quê" de suspense no enredo que nos faz ter pena da protagonista. Apesar de ser um pouco curiosa, Berenice tenta dar o seu melhor em tudo, mesmo achando que as coisas não estão como deveriam ser, ela continua insistindo. Não sei se é por que sou medrosa demais, mas eu teria corrido do estranho. Corajosa e amante das artes, adoro!

@pamelarobooks 16/06/2021

"Cada nota emitida pelo violino de ébano vem acompanhada de um novo temor"
N.A.Rondán nos apresenta nesse conto a história de Berenice, uma musicista que encontra um violino de Ébano do século XIX. A partir desse dia, coisas estranhas começam a acontecer ao seu redor.

Violino de Ébano é uma narrativa apaixonante e instigante. Como amante de música, as cenas foram um prato cheio! Com citações de grandes obras e seus compositores, te levam a querer puxar na memória (ou até mesmo no Google), aquelas músicas para poder imaginar ainda melhor o cenário. Após realizar a leitura desse conto, acho que encontrei o meu favorito da autora.