Como se preparar para uma economia liberal

Como se preparar para uma economia liberal Lawrence W. Reed

Resenhas - Como se preparar para economia liberal

Lucas.Cordeiro 27/05/2021

Caráter
Se me pedissem pra definir esse livro em uma palavra, esta seria, caráter. Pois no decorrer do livro o autor mostra como é importante sermos pessoas de princípios, moral e caráter inabaláveis. Apresenta também o liberalismo como uma Filosofia de vida.

denis.caldas 25/05/2023

Somos bons o suficiente para a liberdade?
Começo essas poucas palavras traduzindo o título original corretamente: "Somos bons o suficiente para a liberdade?" Infelizmente, a edição brasileira optou por uma tradução econométrica, talvez motivada pelo momento da publicação, mas temo que poderá assustar quem pensa ser um livro de economia. Embora a boa economia trata da ação humana, este livro trata sobre o caráter daqueles que, antes de nós, lutaram pela liberdade de seu povo, e nos conclama para agirmos em prol desta liberdade cada vez mais combatida e combalida.

O livro é dividido em três seções, a saber, (1) Liberdade e caráter: a conexão indispensável; (2) A liberdade como uma filosofia de vida; e, (3) Artigos fundamentais. Esta última traz pequenas análises de pessoas que lutaram pela liberdade das pessoas, sem medir esforço pessoal.

Sei que você pode sugerir que, exigir caráter de uma sociedade cada vez pior, em prol da liberdade, é talvez mais utópico do que confiar que representantes eleitos e seus asseclas não-eleitos possuem caráter para mandar e desmandar na nossa vida pública e privada. Mas não se engane, pois como disse Bastiat, "Se as tendências naturais da humanidade são tão ruins a ponto de não ser seguro permitir que as pessoas sejam livres, como podem as tendências desses planejadores sempre serem boas? Os legisladores e seus asseclas não pertencem à raça humana? Ou creem ser feitos de uma argila mais fina do que a do resto da humanidade?"

Avante pela liberdade!

Vinícius 26/08/2023

O Liberalismo
Com uma linguagem acessível o escritor norte-americano Lawrence Reed consegue mostrar os grandes avanços que a liberdade econômica, política e de cada indivíduo pode gerar em uma sociedade. Remontando o histórico do movimento Liberal conseguido nos levar desde a época de Cícero, o grande orador romano, até personagens importantes como: Edmund Burke, F.A.Hayek, Milton Friedman, Frédéric Bastiat e pessoas comuns como um detento americano que começou a se corresponder por cartas com o autor e mesmo passando 28 anos de sua vida preso, passou a estudar o assunto do Liberalismo, ainda na prisão e ver o quanto os ideais liberais poderiam ajudar a sociedade atual em todos os campos seja político, econômico ou pessoal. O autor indica também bons filmes e livros importantes que evidência a ferramenta principal para o desenvolvimento adequado de uma sociedade: O CARÁTER. Terminei assistindo dois filmes e realmente são muito bons: O maior jogo da história e A luta pela esperança, ambos de 2005. Vale a pena assistir e ler o livro. Recomendo o livro, mesmo que em alguns trechos pareça livro de autoajuda, mas é mais atrativo que esses.

LisboaPB 01/01/2024

O autor já esperava ser contraditório do início ao fim com o que ele afirma e o que ele faz. Mas não esperava que fosse meter um autoajuda no meio hahaha.

É engraçado como ele se contradiz falando corretamente sobre uma sociedade mais honesta guiada pelo caráter com aquelas opiniões super polêmicas que um bom representante da extrema-direita pensa.

williamfelopes 21/01/2024

Um livro mediano sobre economia liberal
Não é um livro ruim porém falta muita coisa pra se tornar bom, uma leitura repetida e cansativa chama atenção em alguns aspectos mas deixa desejar em outras, mesmo assim vale a leitura.