ITALIANA

ITALIANA Raphaela Barreto

Resenhas - ITALIANA

Thaina308 21/12/2023

Romancinho
Se você gosta de novela da globo das 18hrs, esse livro é perfeito pra você. Se você não gosta, paciência, você que lute.
Eu amo um clichê romantico, amo. A vida é muito dura pra ler só coisas pesadas. E apesar de encontrar alguns erros de impressão/gramaticais, imagino que deve ser dificil lançar um livro quase por si só.
Acho importante reiterar que devemos ser mais abertos a escritores jovens e brasileiros!!!

Gigii 07/12/2022

??????????
O que dizer sobre esse livro? Simplesmente maravilhoso, superou muito minhas expectativas. A gente começa a ler e logo de cara pensa que vai ser um romance bem fofinho e apaixonante (o que realmente é) mais vai além disso, cheio de altos e baixos com mulheres fortes. Além de que a mulher que serviu de inspiração, com certeza foi uma mulher incrível.
Outro ponto é a escrita da Rapha, uma escrita muitoo gostosa de se ler e muito envolvente, dai quando a gente vê já leu mais da metade do livro.

Bianca939 08/06/2022

Incrível
Esse livro é maravilhoso!! Recomendo muito.
Fiquei muito encantada com a escrita e a diagramação e a história me surpreendeu, linda demais!!

Gaby Esteves 04/03/2022

Um amorzinho
Eu não tenho costume de ler romance de época mas o fato desse se passar no Brasil me lembrou Perdida da Carina Rissi. Muito bem ambientado, personagens de acordo com a época e eu me peguei sorrindo e suspirando no final. É aquele livro pra curar qualquer ressaca e descansar a mente, não deixa a gente passando mal kkkkkkk vale muito a pena! Só achei que no início a história demorou pra andar. Mas da metade pro fim ficou muito bom!

Liara.Monteiro 28/02/2022

Eu estou apaixonada
A escrita da Rapha é incrível, é impossível você não amar. A delicadeza com que ela conta a história da Nita, é incrível.
São muitos pontos importantes, e muitas curiosidades sanadas. Fora a tristeza, não supero o FABRICIO ?.
MAS O FINAL É SURREAL. OBRIGADA RAPHA.

Gabi.T 04/01/2022

Surpresa!
Esse livro já estava na minha lista há muito tempo e sempre adiava pra ler mas acho que eu escolhi o momento certo! E começar 2022 com esse livro foi muito bom, pois eu gostei MUITO da história.
Sem palavras pra descrever o amor que eu senti de Nita com sua família e os amigos que ela fazia principalmente sua amizade com Kenay e
A história dela com o Luca é linda demais! Muito surpresa por ter gostando tanto desse livro.

odramaverso 30/12/2021

Apaixonante!
Esse livro é maravilhoso! Apaixonante, triste, encantador e incrível. Eu adoro um drama e acho que sou suspeita pra falar. Mas esse livro superou todas as minhas expectativas. Ele é fofo demais! Estou apaixonada pelo casal. Já li mais vezes do que posso contar e nunca me canso da leitura.

Quel 14/11/2021

Italiana foi meu primeiro contato com a escrita da Raphaela Barreto e, posso dizer, que já me encantei.

Narrado pela protagonista Antonieta (Nita), começamos esse romance de época no auge da imigração italiana no Brasil em 1889.

Nita e sua família embarcam em um navio na Itália, no qual ficaram por cerca de 30 dias, rumo ao desconhecido. E é nesse local em que Nita conhece Luca, um garoto italiano que, como ela, está fugindo da crise na Itália e buscando uma vida melhor.

Logo que se conhecem, ambos se encantam um pelo outro e passam a compartilhar seus medos, incertezas e expectativas quanto ao Novo Mundo.

Quando chegam ao Brasil o destino dos dois é, infelizmente, separado e cada um segue com sua família apenas com a promessa de se reencontrarem. Mas será que conseguirão cumpri-la?

Rafaela consegue trazer nessa história importantes pontos da época da imigração, retratando de forma realista e emocionante os desafios pelos quais eles passavam tanto no navio quanto ao chegaram no Brasil. Além de trazer uma protagonista forte e com ideias a frente de seu tempo, tudo isso com uma escrita leve e envolvente que me deixou apaixonada por esse livro.

Italiana me fez derramar algumas lágrimas e foi responsável por aquecer meu coração com toda a trajetória e crescimento da Antonieta, me fez ter um carinho enorme por alguns dos outros personagens, além de me ensinar a nunca, independente das circunstâncias, perder as esperanças.

Super recomendo essa leitura para vocês, é simplesmente maravilhosa estou encantada até agora!!

Jaque 02/10/2021

Italiana
Italiana é um livro tão maravilhoso! Amei essa história.
Conhecemos Antonieta e sua família que decide deixar a Itália para vir para o Brasil. Antonieta é uma jovem com pensamentos a frente do seu tempo.
No navio, Antonieta conhece Luca. Ambos se apaixonam, mas não será tão simples eles ficarem juntos.
Italiana é aquele livro romântico que te prende do inicio ao fim e deixa o coração quentinho.

Cláudia 31/08/2021

Italiana
italiana é um livro que aquece a alma e o coração e que tem uma história linda.
Minha família também veio da Itália então muitos acontecimentos pareciam os que me foram contados pelos meus bisavós e avós.
É uma história de época contada no tempo atual, o enredo foi perfeito, a leitura fluiu, os personagens são apaixonantes.
Conhecer um pouco mais da história da imigração e todos os obstáculos por qual passaram nós faz refletir no já evoluímos e no quanto ainda podemos melhorar.
PS. A nota da autora me emocionou muito!

Raquel512 11/07/2021

Itália e romance
Esse livro é incrível!! A leitura a fluida, os personagens maravilhosos e bem criados, a história envolvente. Li muito rápido e não quis parar, foi até triste terminar. Livro perfeito, recomendo super.

Raquel512 02/09/2021minha estante
Não tem! Foi uma das coisas que mais gostei nesse livro, porquê ele é um romance fofo e não tem hot. Também não gosto dessas cenas

LuaTeresa 02/09/2021minha estante
Que ótimo que não tem. Obrigada por avisar

Bella Negreiros 10/07/2021

Café e Itália
Além das minhas expectativas, no começo eu quase desisti dele, estava achando uma história melosa e muito clichê, que eu particularmente não sou fã, o casal se envolveu muito rápido, porém apareceu a primeira reviravolta, sim a primeira pq tiveram várias kkkkkk

Italiana se passa entre o ano de 1889 por aí, e demonstra a imigração doa italianos ao Brasil, para trabalhar nas fazendas de café pois a Itália estava em crise.

As centenas de famílias viajaram através de um navio até o Brasil e é lá aí o início do romance se desenvolve e lá a autora até representou os autos de piolho, algumas doenças, que sabemos que havia muito naquela época

Quando chegam ao Brasil tudo muda, lógico rs. E lá trás diversas histórias, Nita nutre seu amor fielmente ao garoto no navio, porém quando chegou ao Brasil seus caminhos se afastaram.

A autora trás o fim da escravidão por meio de um personagem incrível! Também trás muito a questão de como as mulheres eram submissas aos homens naquela época e Nita sempre soube que aquilo era injusto e nunca deixou ser rebaixada. É um romance incrível, cheio de reviravoltas, eu amei e fico feliz em ter concluído essa leitura. Parabéns a autora ?

Bella Negreiros 02/09/2021minha estante
Eu não me lembro tão bem, mas acredito que não, as cenas românticas são tranquilas

Entendi. Obrigada!

Gigi 06/07/2021

Italiana
Que livro, sério, eu tô muito apaixonada! É um livro q vai te dar muitas emoções, eu chorei, ri e me apaixonei conforme lia. Livro tão cativante e impressionante, devorei ele completamente e só tenho a dizer: parabéns!
Retrata a vinda de uma menina e sua família da Itália para o Brasil, envolvendo um romance no navio mas também sendo muito realista e mostrando a tragédia presente em nosso passado. O que mais me impressionou foi que mesmo assim, a escrita é muito fluída, não foi cansativa pra mim em momento algum, Raphaela arrasou. Deem uma oportunidade a este livro, sério.

Fabi 01/07/2021

Fofo demais
Gente, que livro mais fofo. Faz a gente chorar, rir, sofrer, ter esperança...apaixonante mesmo. Indico pra todo mundo, ainda mais em tempos como esse, em que precisamos de leveza e mais amor.