Um jeito de recomeçar

Um jeito de recomeçar Filipe Salomão

Resenhas - Um jeito de recomeçar

bibliogreyce 06/02/2024

Um jeito de recomeçar: Novos sonhos, pesadelos antigos
Autor: Filipe Salomão
Publicado em 2019
Literatura Young Adult (YA) - não recomendado para menores de 16 anos.

Caroline, ou só Carol, é órfã, jovem e milionária, deseja recomeçar sua vida após o trauma de perder os pais, ela finalmente se sente livre para buscar novos sonhos. Para ela, é difícil lidar com desejos, escolhas e perdas, por isso ela sai de casa na tentativa de experimentar o que a vida tem a lhe oferecer.

Análise da estrutura, estilo e linguagem
👍 Os capítulos são bem divididos, apresentam características do desenvolvimento do capítulo em seu título, isso faz com que o leitor memorize cada momento da personagem central. 👍 Gostei muito da escrita do autor, consegue dar profundidade ao personagem sem tornar a leitura maçante, é fluido, intenso e deixa um gosto de "quero ler mais um capítulo".

📌 Avaliação crítica
O ponto forte é que o livro é bem escrito e dá gosto de ler, conhecer os personagens e cada reviravolta que trazem para a Carol; o livro ter poucas páginas (88 páginas) também é algo positivo para os leitores novatos.
Único ponto negativo foi a repetição de trechos, sei que pode ser uma escolha para marcar o trauma da personagem ou até mesmo um traço de personalidade, mas é a única coisa que deixa cansativo e em determinado momento cheguei a "pular".

site: https://www.instagram.com/bibliogreyce/

Morganna Castro 17/01/2024

Chato
Repetitivo, chato, ruim, cheio de erros de ortografia.
Assim é esse livro...
Uma garota que só sabe falar dos pais perdidos e justificar isso para justificar toda uma precária existência.
O livro se arrasta de um canto a outro apenas para mostrar que não adianta fugir do seu monstro interior.
Uma menina egoísta, vazia, sem coração. Sem um pingo de remorso. Finalmente entendi porque demorei tanto para ler, porque ele é insuportável.

Carolina.Cunha 08/01/2024

Surpreendente
?????

Carolin... desculpe, Carol não sabia mais quem ela era quando encontrou os corpos de seus pais. Carol mudou, Carol teve que mudar. A vida fez isso com ela. Carol não estava preparada em seus 20 e poucos anos para tudo isso.

" Existem dois loucos dentro de você, o bem e o mau, o que você alimentar é o que irá sobreviver. "

Para mim, esse livro foi 5 estrelas principalmente por como me surpreendeu, desde o começo.
Acho que esse livro é muito real, mostra como você pode criar um monstro dentro de você e acabar com a vida de todo mundo ao seu redor. Recomendaria facilmente esse livro, e agradeço ao autor a oportunidade de me apresentar seu trabalho e com toda certeza irei ler outras obras dele.
O livro tem alguns errinhos de português mas nada que atrapalhe a leitura.

Bia 10/12/2023

Não gostei kkkkk
A história é interessante, bem colocada.
Mas achei repetitivo, e com alguns erros de português.( oq me faz quase perder a vontade de ler,pq ne?)
O final eu achei bem sem sentido, esperava mais, esperava mais fechamento dos personagens.

Uma leitura rápida!

Marcicleide.Moraes 05/10/2023

Caroline, ou melhor dizendo Carol (como ela prefere ser chamada), passou por vários traumas na vida, e o que mais a assombra e não sai da sua mente é a morte dos pais e os porquês desse acontecimento. Por isso ela decide fazer o que não podia fazer antes, e recomeçar a vida, por isso decidi viajar e refletir o que fará dali por diante, então fica em uma praia isolada e se hospeda na pousada chamada Piña Colada, lugar onde desenrola a história, e da qual conhece outros personagens, que não imaginavam que tal hóspede iria mudar suas vidas.
O autor soube trazer uma história que causa muitas emoções (positivas e negativas), com estilo de escrita fluida e atenta aos detalhes. Trazendo as nuances do impacto que as ações e acontecimentos têm na mente das pessoas.
Não imaginei que Carol agiria de tal maneira, mas ela se mostrou ser uma personagem fria, mentirosa, calculista e manipuladora, impactando a vida dos personagens da praia. Comecei me solidarizando com a personagem, mas ao longo da leitura senti pena e raiva. No início estava pensando: “essa personagem precisa de um psicólogo” e terminei pensando: “Carol precisa URGENTE de ajuda”.

site: https://www.instagram.com/p/CxtaclBvtDk/

Letti28 12/09/2023

Uma belezura nacional, narrado do ponto de vista da protagonista, uma jovem órfã, o livro nos envolve e nos dá uma bela rasteira.
Boas surpresas e quebras de padrões aparecem por aqui.
Abacaxi e Piña Colada nunca mais serão vistos da mesma forma ?

Andréia 12/08/2023

Se Carol não ser feliz, ninguém mais será.
Incrível como essa leitura é carregada de emoções negativas.
Caroline supostamente tinha a vida perfeita. Até seu pai matar a sua mãe e se suicidar. A partir daí ela não é mais Caroline, e sim Carol.
Em meio a dor do luto, ela vai parar em uma pousada, com vista para o mar. Quer recomeçar. Mas como recomeçar quando sua vida está virada de cabeça para baixo?
Por mais que as pessoas a acolhem com bondade e respeito, ela está carregada de tristeza, de raiva, de ódio.
Carol não acredita em mais nada e nem em ninguém. Acredita que se ela não pode ser feliz, então ninguém daquele lugar também o será.
Em meio ao inferno que sua vida se tornou, Carol deixará para trás um rastro de destruição, até que se cure, se é que é possível se curar disso.
" É isso. Meus pais acabaram com a minha vida perfeita. E eu acabei com a vida perfeita desse lugar.
Talvez recomece em outro. " ?

Estante da Leonina 08/07/2023

Não espere encontrar uma mocinha classica nesse livro e muito menos uma história clichê.  A personagem tem atitudes babacas do inicio ao fim, alem de falas e ideia deturpadas também e eu nao tive nenhuma simpatia nem empatia por ela mesmo com tudo o que ela passou.  Esse livro foi um baque para mim e ate agora eu nao sei se eu amei ou detestei, serio mesmo. A história é basicamente uma pessoa escrota fazendo escrotice.

Aparecida71 18/06/2023

Se prepara para uma história intensa
Caroline, não, apenas Carol, é assim que ela quer ser chamada, após sofrer um trauma, ao ver seus pais mortos em casa, ela(quase em depressão) decide ir para um lugar onde possa recomeçar, esquecer como sua vida era infeliz, com uma família de aparência, como ela denomina, de Instagram.

Ela se hospeda em uma pousada chamada Piña colada, onde pretende passar poucos dias, por ser uma pousada afastada não tem muitos hóspedes, só os proprietários e alguns funcionários, onde ela pega uma amizade, e até os considera como parte do lugar, como se fossem uma ?família?.

No começo da leitura Carol parece ser uma pessoa triste, uma vítima, com uma pureza, uma inocência,mais ao longo da leitura pude perceber que isso é só fachada, ela se mostra, se revela alguém frio, egoísta, a maneira como ela se envolve e faz a cabeça de todos ao seu redor, influenciando a sempre fazerem o que ela quer, é estranho, e até assustador, ela manipula, joga com as pessoas.

Eu adorei a leitura, me surpreendeu bastante, muito obrigada Filipe por essa oportunidade, a forma que você escreveu, trazendo divagações, várias reflexões, eu achei bastante fluida, os capítulos são curtos, bem projetados. Nos mostra que nem sempre as pessoas são o que dizem ou aparentam ser.

Se você gosta de livros que te fazem pensar e ver o mundo de uma forma diferente, cheio de possibilidades esse é um livro que você vai devorar.

Alice 18/05/2023

Carol Carol?
Muito bom. O livro é beeem curtinho mas te envolve do começo ao fim. Juro que não imaginei esse final ? a protagonista me passou muita raiva, só por isso não foi 5 estrelas!

?Sabe, aprendemos mais com o fundo do poço do que com o topo da montanha, mas, de um é fácil sair, do outro, não.?