A Pobre Senhorita Finch

A Pobre Senhorita Finch Wilkie Collins

Resenhas - A pobre senhorita Finch

Mariana Sousa 03/04/2020

Meus pensamentos
O que dizer de A pobre senhorita Finch? É um livro engenhoso, de leitura agradável que nos conduz com habilidade até o fim de suas páginas, alimentando nossa curiosidade por uma conclusão favorável aos infortúnios em que os personagens se envolvem.
O enredo é realmente curioso e os personagens principais são bastante humanizados ora fracos, ora fortes, capazes de bondade e maldade, que erram e se redimem a todo momento, e a narradora da história Mrs. Pratolungo em particular é especialmente cativante. A história chega ao fim e você deseja que houvesse ao menos mais algumas páginas.
Tudo o que é retratado no livro abre as portas para questionamentos relacionados a ética, a lealdade, coragem, honestidade e eu gostei muito desse aspecto que nos faz pensar se fosse eu na mesma situação o que faria? Uma mentira é justificável? Um amor doentio ainda pode ser considerado amor? Enfim, sem entrar em detalhes sobre os acontecimentos que foram muitos, digo que adorei, essa é mais uma maravilhosa descoberta proporcionada pelo Clube de Leitores da Editora Pedrazul

Aline 02/04/2020

Terceiro livro do Clube de leitura da Pedrazul merece destaque pela escolha. Realmente uma história muito boa. Engenhosa, cheia de reviravoltas e com personagens inesquecíveis.
.Mih. 02/04/2020minha estante
Você gosta do clube deles?Estou pensando em assinar

Terezinha Soares 01/04/2020

Divertido
O livro é narrado por um personagem secundária, a madame Pratolungo , muito cômica. Para mim, a melhor personagem. Eu gostei bastante dos seus comentários.
A história em si é sobre a senhorita Lucilla Finch, uma mocinha cega desde a infância, filha do reverendo e irmã de muitas crianças. Quando a Sra. Pratolungo vai nos contando sobre essa família... Nossa! Muita ironia!!
A garota acaba por se apaixonar por um jovem rapaz, novo na cidade, e com uma identidade obscura. Seu amor é correspondido por Oscar. Ficam noivos, porém uma doença os impedem de casar logo. Ele inicia um tratamento experimental à base de prata, que deixa seu rosto azul. ?
Oscar tem um irmão gêmeo que também vem a se apaixonar pela moça... História vai, história vem, surge a possibilidade da mocinha fazer um tratamento que a fará voltar a enxergar... E Oscar teme que agora a moça veja seu rosto disforme e aventura começa!
_
No geral, foi uma leitura agradável e cômica. Ri em muitas partes... Romance não é meu gênero, mas gostei do livro!! E recomendo!

sentilivros 26/03/2020

Esse é o terceiro livro do clube de leitura da Pedrazul. Foi o que mais gostei até agora.
A leitura no início foi adorável, no meio não gostei tanto, peguei ranço dia personagens e o final não foi surpreendente, entretanto foi interessante.
Na minha opinião, a narradora da história Madame Pratolungo é a personagem mais genial, humorada e tbm um pouquinho influenciável, que lembro de ter lido e a amei do começo ao fim.
Não é um livro 5 ?, mas merece ser conhecido e recomendo.
A maneira como o autor escreve tem um que de poesia que encanta.
É isso!
Fica a dica.

Patty 09/03/2020

Gostei
A Pobre Senhorita Finch conta a história de Lucilla Finch, uma jovem cega que vive numa parte separada na casa de seu pai para que ela não seja incomodada pela numerosa família do segundo casamento. A jovem se apaixona pelo misterioso Oscar Dubourg, que corresponde a esse amor, porém, ele tem um irmão gêmeo idêntico, Nugent, que também se apaixona por ela.
O livro é narrado como memórias da Madame Pratolungo, uma viúva que vai trabalhar como amiga e acompanhante de Lucilla.
A história se passa no interior da Inglaterra no século XIX e mostra um pouco dos hábitos em uma vila pequena.
Não foi um livro que me emocionou para valer, mas me prendeu a atenção do início ao fim e gostei muito dele.
Nunca tinha lido nada do autor e acabei me surpreendendo ao achar uma escrita deliciosa de se ler.
Foi interessante ter uma personagem central cega, ainda mais em uma época que não se tinha os recursos de hoje em dia. Serve para fazer a nós q enxergamos, repensarmos alguns aspectos da vida.
Com certeza é um belo livro que vale muito a pena ser lido!

Rafaelle 17/02/2020

Clube de leitores Pedrazul #3
Esse é o terceiro livro enviado no clube de leitores da editora Pedrazul e o meu favorito até aqui! Que livro incrível!

Essa foi a primeira obra de Wilkie Collins que li e com certeza não será a última depois dessa experiência incrível. A história é contada de forma fluída, sem enrolação e por uma narradora maravilhosa. Madame Pratolungo é uma francesa que vai trabalhar no interior da Inglaterra como acompanhante da Srta. Lucilla Finch, uma jovem cega desde 1 ano de idade. Nossa narradora merece um destaque por suas emoções intensas, por ser defensora ferrenha da República e por seu grande coração. Ela ama Lucilla e sempre procura fazer o certo para a moça mesmo quando a situação torna difícil distinguir o certo do errado.

"os limites humanos mais estreitos são largos o bastante para conter as maiores emoções humanas."

Lucilla vive de forma independente de sua vida família, morando em uma ala separada da casa. Logo que madame Pratolungo vai trabalhar para ela, Lucilla apaixona-se por Oscar Dubourg, sentimento que é recíproco. Logo ficam noivos porém um as consequências na saúde de Oscar após um ataque recebido impedem que o casamento se realize imediatamente. A única cura para a doença de Oscar é um tratamento à base de prata, que transforma a pele de Oscar num tom azul escuro. Sabendo da aversão que Lucilla tem a cores escuras, Oscar mantém esse fato escondido dela.

Com a chegada de Nugent, irmão gêmeo de Oscar, é trazida a possibilidade de Lucilla voltar a ver pelas mãos de um cirurgião alemão. Oscar entra em pânico com a possibilidade de Lucilla descobrir que foi desfigurado e diz que quem tem a pele azul é seu irmão Nugent, sem saber que ele também está secretamente apaixonado por ela.

A história é narrada de forma leve e bem-humorada. Nossas opiniões sobre os personagens são constantemente influenciadas por madame Pratolungo, que também se reserva o direito de mudar de opinião ao longo da trama. Oscar por seu medo de admitir a verdade e perder o amor de Lucilla, coloca a todos em um emaranhado de mentiras com consequências na vida de todos os personagens. Lucilla é uma personagem temperamental mas que mesmo assim cativa e faz com que torçamos pela felicidade dela a todo momento.

"Quando a confiança é retirada de duas pessoas que se amam, tudo é retirado."

Deixo aqui minha recomendação desse livro, não consigo falar muito mais sem soltar spoiler. É um livro que contém uma trama rica e que nos faz refletir sobre limitações, preconceitos e o amor.