Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 Ray Bradbury

Resenhas -

catcatcat0 31/12/2023

Olá
Olá, já irei fazer algo melhor, é para contar para 2023 um beijo :))))))))))))))))))))))))))))))))))))

Maria.Almeida 07/10/2023

Livro bom mas curto
História interessante e que faz-nos refletir sobre a importância dos livros e do quanto eles são capazes de impactar uma sociedade.
Seria mais interessante ainda se fosse mais longo, soube a pouco

Ricardo.Silvestre 12/06/2023

?Era um prazer pôr fogo às coisas.?
Fui adiando esta leitura ao longo do tempo, muito por causa de comentários menos simpáticos que fui lendo aqui e ali. Contudo, fui em frente e acabei por adorar esta distopia.

Não achei a escrita monótona nem enrolada. As personagens talvez pudessem ter sido melhor desenvolvidas mas eu permiti-me ir além no que toca a alguns dos acontecimentos que não ficaram claros e não achei aborrecido fazê-lo. E talvez fosse essa mesma a intenção do autor, não deixar tudo preto no branco, permitir ao leitor fazer a sua própria análise e tirar as suas próprias conclusões. Não é também sobre isso que o livro trata?

É impressionante o quanto que esta história é actual. Numa altura em que vivemos assombrados pelas redes sociais, nas quais perdemos horas do nosso dia a dia em deterioramento do poder do nosso pensamento crítico, a correlação com as telas descritas no livro é obrigatória. É como se o autor soubesse exactamente o que viria a acontecer no futuro (o livro foi publicado pela primeira vez em 1953 quando nem metade da população americana tinha TV e as próprias redes sociais estavam longe de aparecer). Muito doido!

Após a leitura aventurei-me na adaptação ao cinema. O filme de 1966, com direcção de
François Truffaut, tem algumas diferenças em relação à história original mas eu prefiro o rumo que as personagens tiveram no livro.

Margarida.Justiniano 06/05/2022

Este livro conta a história de Guy Montang, um bombeiro, cujo o trabalho é queimar livros. Guy vive num mundo onde as pessoas são proibidas de ler, porque se o fizerem, começam a pensar em coisas que não deviam e a questionar tudo. Por isso, vivem na ignorância, pois são mais fáceis de controlar. É um livro muito interessante, que me fez pensar e comparar com a nossa sociedade.

Sonia.Fernandes 16/06/2021

Esperava mais... Mas a mensagem está lá!
Devido a opiniões que tinha lido esperava mais do livro...
Pela mensagem daria 4 ou 5 estrelas... A lavagem cerebral das televisões que nos formatam e moldam todos iguais, o facto de cada vez mais cedo as crianças irem para creches e escolas para serem formatadas deixando de lado a diversidade e criatividade que poderiam ter junto das diversas famílias e comunidades. O termos de ser nós sem medos a perceber e fugir à rigidez e falta de criatividade e da falta de pormenores da diversidade e da criatividade... Que nos prende e tira a liberdade.
Mas, depois... A forma como foi escrito não me cativou ao ponto de não conseguir dar mais de 3 estrelas.