O Mercado de Ações em 25 Episódios

O Mercado de Ações em 25 Episódios Paulo Portinho

Resenhas - O Mercado De Ações Em 25 Episódios

Albert 09/08/2020

Particularidades e o contexto do investimento de longo prazo na bolsa brasileira
A segunda edição de O Mercado de Ações em 25 Episódios sofreu alterações e atualizações melhorando o que já era muito bom. Portinho reviu as premissas para considerar a nova realidade de juros e de economia internacional. Reviu também métodos e as projeções estão bem mais precisas.

Após leitura constatei que Portinho mantém a simplicidade na didática. Todo o livro possui um conteúdo muito útil. O grande diferencial do livro além de ser voltado à realidade da bolsa brasileira, foi sua propriedade em desmistificar o investimento em ações. É de grande valia o estudo em investir no longo prazo (seja mensal ou mesmo anualmente) com valores ao alcance de muitas pessoas com um mínimo de controle financeiro. O patrimônio acumulado em 20, 30 anos é extraordinário e a rentabilidade (comparada também com a renda fixa) obtida também é objeto de estudo. Aposentadoria com ações também é possível, os números mostram. São 25 episódios divididos entre os motivos de se investir em ações, como investir em ações e informações relevantes como gestão de carteira, estratégia de imposto de renda, particularidades dos papéis ON e PN (preços, venda de controle acionário, tag along), múltiplo P/L, desdobramentos, bonificações, etc; São informações para o investidor consciente de longo prazo e necessário para ampliar o conhecimento no contexto de se tornar sócio de empresas.

Quando li a primeira edição em 2014 eu ainda não havia começado a investir em ações, eu ainda estava na teoria para começar com segurança, mas o próprio autor cita que a melhor forma de investir em ações é: investindo na prática. Isso mesmo. Comprando ações e acompanhando as empresas que se investe e sempre aprendendo e estudando. Teoria em excesso pode mais atrapalhar do que ajudar. Hoje (2020) já fazem 5 anos que iniciei no investimento e li a segunda edição com mais experiência e segurança em relação à primeira edição.

Agrega bastante e embora tratado brevemente, o episódio Tópicos Avançados cita por exemplo as baixas contábeis, as principais fontes de prejuízos e lucros não operacionais, e os derivativos de câmbio e seus impactos no balanço. Este tópico eu já percebi com um olhar mais crítico, vide o que aconteceu com a empresa Tupy (TUPY3). No primeiro trimestre de 2019 auferiu lucro líquido de 80 milhões, mas um ano depois no primeiro trimestre de 2020 amargou um prejuízo de 207 milhões impactado pelo impairment e as despesas financeiras consequente dos instrumentos derivativos de câmbio. Nesse aspecto os Tópicos Avançados são de fácil assimilação e pretende nortear o leitor quanto as informações no contexto dos fatos contábeis.