Primeiras trovas burlescas

Primeiras trovas burlescas Luiz Gama

Resenhas - Primeiras Trovas Burlescas e Outros Poemas

Pablo Paz 30/07/2022

Primeiras trovas burlescas
Luiz Gama (1830-1882), como já disse alguém, teve uma biografia digna de novela, e novela das nove, acrescentaria eu. (Não à toa, o já clássico romance épico 'Um defeito de cor' de Ana Maria Gonçalves, retrata a história da mãe dele em busca do filho perdido, vendido pelo próprio pai). Abolicionista, liberal, republicano, polemista, e por tudo o que fez, o que foi e produziu nas circunstâncias históricas em que viveu, não é exagero considerá-lo um gênio. Muita coisa foi descoberta recentemente (suas Obras Completas estão sendo publicadas pela editora Hedra), mas suas 'Primeiras Trovas Burlescas' já tinham sido levadas em conta por Silvio Romero na sua 'História da literatura brasileira' como de grande qualidade.

Acho que dois fatores ofuscam a análise e a apreciação de suas trovas: o primeiro é sua própria biografia digna de novela, um daqueles casos em que o interesse, às vezes até mórbido, pelo biografado fica além do que ele produziu; o segundo é o pouco interesse pelo gênero da sátira entre os escritores e críticos brasileiros porquanto não há dúvidas de que Gama é um grande sátiro, na esteira de Gregório de Matos. É impressionante como ele, apear de todas as dificuldades, nunca deixou de tirar sarro dos poderosos, dos modismos e até de si mesmo. Infelizmente, é comum confundirmos o pouco interesse numa coisa como se essa coisa, em si mesma, fosse de pouco valor, e aqui a coisa de que falo é a sátira, gênero que sempre admirei.

Como o autor já está em domínio público, há muitas edições por aí, mas recomendo essa
coleção 'Poetas do Brasil', da Martins Fontes porque é uma das melhores do mercado editorial brasileiro. As obras contemplam um estudo introdutório (de quase 100 páginas!) de especialistas e uma documentação iconográfica únicos. O livro vale o preço pedido.