Agosto

Agosto Rubem Fonseca

Resenhas - Agosto

Duda.Leandro 12/04/2024

Ótima experiência!
Que livro bem escrito! Adorei ler de verdade!!

Todo o decorrer da história me prendeu, principalmente a vida de Mattos e suas investigações. E a parte do governo Vargas também é boa.

No fim, já esperava o que ocorreu, mas não dessa maneira. Fiquei surpresa pelo desenrolar das coisas e pela coincidência final.

Depois de tudo isso, a vida continuou normalmente, é o que mostra a última página do livro.

Foi uma experiência muito interessante ter fatos históricos acontecendo e situações fictícias ao mesmo tempo, eu realmente gostei dessa leitura, me fez recordar o que estudei na escola e ainda me deu entretenimento.

Lucas2086 30/03/2024

Agosto agourento
Leitura crua,violenta e empolgante.
Rubem Fonseca conta a história do Brasil em crise no final do governo Vargas.

J.â­ 10/03/2024

Um dos livros mais incríveis que já li, a drama é perfeita, e é impressionante a forma como o autor liga a história do personagem fictício com a do ex-presidente Vargas.

Edu 10/03/2024

O museu de repetições
Numa mistura de ficção costurada com a realidade, acompanhamos o ficcional comissário Mattos resolvendo crimes no último mês do governo de Getúlio Vargas.

Um puro suco de Brasil que se repete ao longo dos tempos. Corrupção, impunidade, conspiração, idolatria política, tudo no lindo Rio de Janeiro.

O relato histórico dos acontecimentos é fascinante e mistura-se a ficção tão bem que você acredita que o Mattos existiu.

A parte policial deixou a desejar em conclusões, mas a sensação de estarmos presos num looping de acontecimentos políticos me deixou frustrado.

Isaqsf 04/03/2024

Não é um romance ao certo, mas sim, um livro de histórias do Brasil na época de uma pré-ditadura!

Livro leve, onde agrega muito sobre o governo de Getúlio, as estórias que rondam sobre o mesmo, e a caracterização de Matos, como um autêntico "asa branca".

Livro que te prende do começo ao fim!

Theonly.Elizi 16/02/2024

Literatura brasileira>>>
Uma livro emocionante que conta duas histórias ao mesmo tempo sem deixar com que o leitor se perca, chorei, sorrir, enfim, um experiência maravilhosa.

Bia Franzoi 02/02/2024

Esperava mais
Para mim, foi um livro bem lento e arrastado. Apesar de gostar muito de História, principalmente do Brasil, as partes do livro em que cita personagens políticos demais foram muito entediantes.

Quando o livro volta a colocar a personagem principal, o comissário Mattos, em foco, volta a ficar interessante.

Não é ruim, mas esperava mais. Acredito que até nisso, representou bem o país.

Alexandre de Oliveira 11/01/2024

Ok
Romance histórico e policial. A trama se passa em Agosto de 1954, quando ocorreu o atentado ao jornalista Carlos Lacerda e as investigações, o rebuliço político, as tensões e tudo que culminou no suicidio do presidente Getúlio Vargas. Essa é a parte histórica. No tocante a ficção, a trama se desenrola pela investigação do assassinato do industrial Gomes Aguiar e as descobertas do Comissário Mattos, um excêntrico policial com problemas de úlcera. Os personagens são bem desenvolvidos, com realismo e introspecção, dando-lhes profundidade.

Laso 17/12/2023

Agosto
"Agosto" é um livro do renomado escritor brasileiro Rubem Fonseca, publicado em 1990. A obra é composta por uma série de contos que retratam a violência urbana, a corrupção e a desigualdade social presentes na realidade brasileira. Com uma escrita ágil e impactante, Fonseca mergulha o leitor em histórias sombrias e perturbadoras, explorando temas como crime, poder e decadência moral. Os personagens são complexos e carregados de contradições, refletindo as camadas obscuras da sociedade. "Agosto" é uma leitura intensa e provocativa que confronta o leitor com as facetas mais sombrias da condição humana.

Jenny.day 07/12/2023

O Agosto mais turbulento do Brasil
Emprestei esse livro da biblioteca da escola e não esperava pelo que iria ler. É uma história onde os personagens têm muitos desvios de caráter e com certeza não têm um final feliz.

Toda a trama foi muito bem desenvolvida, as partes históricas se encaixavam muito bem na ficção.

E sim, eu sabia que o Getúlio iria morrer, mas fiquei surpresa do mesmo jeito. E sim, eu também sabia que o comissário Mattos iria morrer mas fiquei chocada mesmo assim (ele era o único personagem que prestava na história 😭).

Apesar de ser uma obra bem arrastada de ler, o livro é empolgante, relevante e sem meias palavras.

—Jenifer✨

Maria 19/11/2023

Estou com raiva e ao mesmo tempo feliz
RUBEM FONSECA COMO TU ME TERMINA UM LIVRO DESSE ME DIZENDO QUANTOS GRAUS FEZ NESSE DIA!!!! Eu sou uma piada pra você?!?
O livro é muito bom, tem muita fofoca história, ele promete e ele entrega. O único defeito é que tem detalhes demais. Por exemplo, uma vez ele descreveu um telefone detalhe por detalhe e pra isso precisou de uma folha inteira ???
Mas tirando isso é muito bom pra quem gosta de história e gosta de estudar sobre a Era Getúlio Vargas e o começo da ditadura militar...

Natasha.Louredo 07/11/2023

Infelizmente Ainda Bem Atual
"Agosto" escrito por Rubem Fonseca e publicado em 1990, é um romance policial que mergulha no complexo cenário que combina realidade histórica e ficção de maneira magistral. O autor desafia as fronteiras entre esses dois mundos, transportando-nos para agosto de 1954, um período crítico na história do Brasil, marcado pelo suicídio do então presidente Getúlio Vargas, em meio a uma crise política e social.

Fonseca tece uma trama rica e multifacetada, na qual a História do Brasil não é apenas um pano de fundo, mas um elemento fundamental para a narrativa. Os personagens históricos, como Getúlio Vargas, seu irmão Benjamim, a filha Alzira, o controverso tenente Gregório Fortunato e outros, são transformados em protagonistas do próprio romance, ganhando voz e profundidade.

O autor demonstra sua maestria ao criar diálogos, ações e pensamentos para esses personagens históricos, tornando-os tão vívidos quanto os personagens fictícios. Através de uma narrativa habilmente construída, nos transportamos para o epicentro dos eventos que culminaram no suicídio de Getúlio Vargas, explorando suas dúvidas, dramas e complexidades, e ao mesmo tempo, oferecendo uma visão única e envolvente da política e dos bastidores do poder na época.

No entanto, o coração do romance reside no personagem central, o comissário Alberto Matos. Enquanto o pano de fundo histórico se desenrola, Matos assume o papel de investigador, desvendando um intrigante mistério que se entrelaça com os eventos políticos da época. Sua busca pela verdade o leva a mergulhar nas entranhas de uma sociedade corrupta e cheia de segredos, proporcionando ao leitor uma perspectiva inebriante do submundo carioca.

O desfecho da história do comissário Alberto Matos, é impactante e profundo, deixando o leitor com um sentimento de tristeza e desesperança em relação à vida e à política do país. À medida que o romance avança, o comissário se torna uma figura trágica, envolvido em uma teia de corrupção e traição que parece intransponível. Sua busca implacável pela verdade, que o leva a enfrentar os poderosos e os corruptos, o leva a um destino cruel.

Rubem Fonseca com sua prosa afiada, lança um olhar crítico e sombrio sobre a sociedade brasileira da época, e ao fazê-lo, nos força a refletir sobre as semelhanças com o presente. "Agosto" é, portanto, mais do que um romance policial brilhantemente construído; é uma obra que nos confronta com as sombras da política e da condição humana, deixando-nos com uma sensação de desesperança, mas também com a necessidade urgente de repensar e transformar nossa sociedade. É uma leitura que nos desafia e nos move, reforçando o poder da literatura em provocar reflexões profundas e necessárias.

mari.mari 07/10/2023

????
Que livro bom sério, a história me prendeu mt, tanto quanto os personagens e como cada um tinha o foco necessário p entender oq tava se passando no livro. me identifiquei mt com o comissário mattos qnd sentia dor no estômago, parecia q eu tava sentindo junto com ele. a escrita do rubem é bem nua e crua, não tem rodeios nas cenas, é aquilo e acabou, me agradou mt por ele escrever sobre aquele tempo sem nhenhem e defender algum lado.