O Falecido Mattia Pascal

Resenhas - O Falecido Mattia Pascal

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Vinicius 10/11/2023

Melhor Livro do Ano
Esse sem dúvidas foi o melhor livro que li em 2023, e um dos melhores que li na vida.
A ambivalência que Luigi Pirandello trata a vida (como realmente ela é) mostra a sabedoria do autor. O paradoxo entre liberdade e prisão, dilemas de identidade e aspirações/objetivos. Com temas profundos e tão atuais, poderia facilmente ser leitura indicada nas escolas. Em minha opinião entra ao lado de grandes obras como "Memórias Póstumas de Brás Cubas" (inclusive com a temática semelhante) e "O Pai Goriot".

Danilo 09/11/2023

CLC não decepciona
"Ora, o que era eu senão um homem inventado? Uma invenção ambulante que queria e, de resto, tinha obrigatoriamente de ficar à parte, mesmo que mergulhada na realidade."

Pirandello escreve de forma agradável a dificuldade do homem em aceitar quem é. Tentar se achar em meio a uma realidade inventada, e mesmo rico, não encontra a sua felicidade.

Bruno 21/10/2023

Livro interessante nas primeira parte e na última. Porém, o meio se arrasta e as narrativas não prendem.

lia 16/10/2023

História boa e divertida
O finado mattia pascal é um livro com um enredo bem feito e com cenas divertidas.

é notório como tem similaridade com memórias póstumas de bras cubas de Machado de Assis, embora ache que Brás Cubas seja mais do meu gosto.

o livro tem partes que foram cansativas pra mim e pode ser que seja pq eu não estava no clima de leitura, mas isso me desanimou um pouco.

enfim, repito que foi um livro divertido de modo geral e sim, mattia, é tudo culpa de Copérnico

Tiago Fachiano 10/10/2023

Viver novamente
O que você faria de tivesse a oportunidade reiniciar sua vida? Mas seu reinício seria suficiente, se depois disso voce continuasse o mesmo?

Esse livro fantástico trará esse questionamento. Muito bom!

Augusto Stürmer Caye 08/10/2023

Livro com uma narrativa rebuscada, refinada, mas cuja história não é muito interessante para os nossos dias atuais. Fiquei um pouco entediado lendo.

Ma_ah 05/10/2023

A história gira em torno de Mattia Pascal, um homem que, após uma série de reviravoltas inesperadas e um evento trágico, se vê livre para recomeçar sua vida. Ele assume uma nova identidade e embarca em uma jornada de autodescoberta. Pirandello explora a complexidade da identidade humana, questionando o papel da sociedade na construção de quem somos.

A narrativa é habilmente construída, com Pirandello alternando entre o drama e a comédia, explorando temas como liberdade, destino, e a busca pelo significado da vida. Os personagens são ricamente desenvolvidos, cada um contribuindo para a reflexão sobre as máscaras que usamos na sociedade.

Tem uma leitura profunda e envolvente que convida o leitor a questionar sua própria identidade e a busca por autenticidade em um mundo cheio de convenções. Pirandello deixa uma marca indelével com sua prosa habilidosa e suas reflexões filosóficas. Este romance continua a ser uma obra fundamental da literatura italiana e um tesouro para qualquer amante da literatura clássica. Recomendo!!
Fabio 10/10/2023minha estante
Ótima resenha!???

Ma_ah 11/10/2023minha estante
Obrigada!

vicniro 27/09/2023

A ideia é boa, mas achei arrastado nas partes desnecessárias
Eu achei a proposta do livro muito interessante, foi a primeira vez que eu li um livro com essa temática de “não morto mas morto e que depois morre de novo” e achei bem legal, mas nem tinha noção que ele abordaria temas tão profundos, como a solidão e o que é a liberdade.

O começo eu estava achando que tinha muita informação e que elas estavam vindo muito rapidamente, parecia que o autor queria chegar logo no ponto principal do livro e que ele falava o que tinha acontecido sem de fato falar realmente o que aconteceu, o que acabou gerando uma confusão na minha cabeça na parte do motivo do casamento do Mattia no começo do livro. Depois que ele “morre” achei que o livro tem um ritmo bem melhor e é onde começam as reflexões do personagem. Estava achando essa parte bem legal até entrar a filosofia do dono da casa que o Mattia aluga um quarto. Tem pelo menos um capítulo inteiro só falando disso e eu achei que não tem muita relevância pra história. Achei a parte com a sessão espírita muito engraçada e ajudou a distrair um pouco da chatice da filosofia. O final eu achei bem legal e condizente com o restante do livro.

De modo geral eu gostei do livro, mas acho que o autor se demorou tanto em umas partes desnecessárias e foi tão rápido nas partes que eu estava achando mais divertida que acabou me decepcionando um pouco, explicando a nota que eu dei. Acho que se ele tirasse um pouco da primeira parte pra explicar a segunda o livro ficaria melhor ainda.

Lucas Lobo 24/09/2023

Morte matada
Uma obra que não me cativou muito, tem um enredo até interessante, mas não é um livro que entraria no meu top 30.

Nath 21/09/2023

As vidas de Mattia Pascal | @a.literaturaemfamilia
"Era preciso que eu vencesse toda reserva, tomasse a todo custo uma resolução. Eu, em suma, deveria viver, viver, viver."

O finado Mattia Pascal nos apresenta a história de Mattia, um homem jovem e apaixonado que acaba envolvido em um casamento infeliz, sem amor ou carinho e com uma sogra para lá de insuportável. Mattia nos é apresentado como um homem de poucas qualidades - não é bom em serviço algum e, por este motivo, acaba trabalhando na biblioteca municipal, a partir de onde inicia a narrativa da sua história.

Após um acontecimento muito doloroso em sua vida, o personagem resolve espairecer e deixa o lar por alguns dias. Qual seria a sua surpresa ao retornar à sua cidadezinha natal e descobrir que foi dado como morto?

É a partir deste momento que começamos a acompanhar a vida do "finado" Mattia Pascal - um livro um tanto filosófico e ao mesmo tempo bem humorado, que nos apresenta muitas reflexões e, ao mesmo tempo, nos envolve em sua narrativa.

Gostei bastante da experiência de leitura, a edição do CLC está caprichadíssima e com toda certeza é um livro que recomendo.

Vanessa.Mariano 15/09/2023

Livro bem humorado mais com muitas reflexões existenciais, sobre a vida e morte . O Mattia Pascal ganha a chance de uma nova vida , recomeçar do zero e ser totalmente livre e sozinho, porém ele percebe que ser livre e não ter ninguém não é assim tão perfeito.

É um bom livro , porém achei um pouco arrastado em alguns momentos.

Martony.Demes 01/09/2023

Um livro bem interessante que faz diversas reflexões sobre a existência, a morte, o comportamento das pessoas e o quanto elas estão dispostas a fazer para se da bem, se aproveitar dos outros! Nem que pra isso tenham que forjar uma morte.

Tudo isso e muito mais contada de maneira cômica e diferente!

Vale a pena viu!

1 | 2 | 3 | 4 | 5