A Terceira Moça (Third Girl)

A Terceira Moça (Third Girl) Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Terceira Moça

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Margô 05/08/2014

Título do original inglês : THIRD GIRL
Agatha Christie Ltd., 1966
Editora Nova Fronteira S/A
"Precisa-se de uma terceira moça". Não basta uma? Não bastam duas? Qual o sentido desse apelo aparentemente inusitado e voraz? não, não se trata de um homem às voltas com verdadeira _ ou suposta_desilusão amorosa. É algo muito mais simples: a "terceira moça", pelo menos nesse caso, é aquela que duas outras procuram, em Londres, para dividir_e diminuir, assim_o preço do aluguel de um apartamento. Hercule Poirot tem de se inteirar dessa banalidade para poder enfrentar o mistério de Norma Restarick. Um dia, ela entrou-lhe pela casa inopinadamente, confessando ter "cometido um homicídio". Uma moça dessas muito modernas, de longos cabelos em desalinho, a roupa desajeitada, longe, por certo, de qualquer mania relacionada com o capricho ou asseio pessoal. Uma assassina? Poirot, de início, fica repleto de dúvidas. Não é fácil conhecer a juventude_se o é, por acaso, conhecer alguém, ou algo, efetivamente. Os dados vão sendo reunidos e examinados. Há pistas falsas, como sempre, e em toda parte. O leitor segue os passos do detetive, faz suas próprias investigações e conclui, como de outras vezes, que o mistério policial, afinal de contas, não é tão difícil quanto os outros. (texto transcrito da contra-capa do livro)

***
Tudo começou quando Norma Restarick, procura Poirot para ajudá-la pois a mesma achava que provavelmente teria cometido um crime. Mas, vendo o detetive ela vai embora, disse não imaginar que ele fosse tão velho, sendo assim, presumiu que não poderia ajudá-la.
Isso apesar de deixá-lo frustrado, motivou-o a tentar saber o que realmente havia ocorrido. Poirot conta com a ajuda da amiga e escritora de histórias policiais Sra. Ariadne Oliver, que motivada pela profissão se torna uma peça importante na investigação, inclusive seguindo suspeitos. Norma é filha de Andrew Restarick um homem de negócios que depois de ter abandonado a esposa e a filha para ir embora com outra mulher para a África do Sul, retorna depois de anos, para tomar conta dos negócios do irmão que falecera. Ele volta acompanhado de uma nova mulher Mary Restarick.
Norma enciumada pois achava que desta vez teria o pai só para ela, diz a todo momento e à todos que odeia a madrasta, sendo assim uma grande suspeita quando Mary é internada com problemas gástricos, consequencia de envenenamento.
Outros personagens vão surgindo no decorrer da trama, o tio já idoso que quase não enxerga, a memória já não é das melhores, mas que guarda segredos de pessoas influentes da sociedade e Sonia, sua fiel secretária, uma moça jovem, bonita e dedicada. David Baker, namorado de Norma, um rapaz descrito como um "conquistador de jovens" daqueles que não são bem vistos principalmente pelos pais destas jovens. Poirot também conta com a ajuda de detetives e um médico, peça muito importante no momento de desvendar o crime, ou os crimes.
E as peças principais da trama, as outras duas moças, companheiras de apartamento de Norma, as Srtas.Claudia Reece-Holland e Frances Cary. Claudia trabalha como secretária do pai de Norma, Frances em uma galeria de artes, sempre viajando promovendo exposições.
Durante a leitura, várias perguntas vem à nossa mente: Quem Norma teria assassinado? No decorrer da trama chegamos à vítima (alguma coisa tenho que contar, né?) uma senhora cinquentona que, a princípio suspeitava-se que ela tinha se suicidado jogando-se do 7º andar do prédio onde moram as três moças. Quem era essa mulher? Por que se suicidaria? Ou por que a matariam? E por que, ou quem agrediu a Sra.Oliver (confesso que assustei quando ela foi atingida, achei que tinha sido morta). Quem era o médico que "raptou" Norma mas com o intuito de protegê-la? Quem o contratou, uma vez que ligava dando informações de como ela estava? Que ligação teria o tio de Andrew com esse crime? E Sonia, que segredos escondia essa bela jovem?
Uma das características de Agatha Christie é descrever cuidadosamente alguns detalhes e os mesmos são por vários momentos relembrados, acredito que esse artifício é utilizado pela escritora com a intenção de provocar no leitor o instinto investigativo, de prestar atenção nas pistas, que nesta trama ocorre: quando Poirot observa e comenta sobre o quadro do Sr.Andrew Restarick, a estranheza dele quando fica sabendo que a Sra.Mary Restarick usa peruca (se bem que era um acessório normal naquela época), quando um bilhete cai de um móvel da falecida Sra.Louise e cai nos pés da Sra.Oliver, um toque aqui, outro ali e Poirot foi juntando tudo, eu acho que não consegui visualizar bem as pistas, pois não cheguei nem perto de acertar o final, já fui melhor nisso.rss
Sei que já tinha lido bem mais de 100 páginas e não conseguia ver sentido em nada, pior ainda estava ficando tudo muito confuso. como sou muito detalhista, fazia a leitura, como sempre tentando chegar à alguma conclusão.
Na verdade queria descobrir antes de Poirot, e olha que me toquei antes dele quando o nome Louise foi mencionado, ele demorou a fazer ligação com as outras peças do quebra-cabeça, pelo menos alguma coisa eu percebi, nem tudo está perdido. Que nada, percebi algumas outras, mas nada que me fizessem chegar perto do que foi o final.
Não podia esperar outra coisa, afinal escrita por Agatha Christie a nossa "rainha do crime" e deixando a investigação por conta de sua maior criação Monsieur Hercule Poirot a trama não poderia deixar de ter aquela dose de suspense, e com eles de repente, tudo vira de ponta cabeça, o mocinho vira bandido, a assassina se torna vítima e eu, não passo de uma observadora perplexa (para não dizer com cara de boba) por não ter percebido alguns pormenores, que fizeram a história ter como diria Poirot "une finale magnifique".

Caroline 12/07/2012

Agatha Sempre me Supreende no final :)
Confesso que na pagina 150 eu não aguentava mais Poirot ter as mesmas informações sobre Norma e as pessoas ao seu redor...mais é claro que as informações mais importante eram pouco discutidas...O final como é de se esperar da Agatha me deixou de boca aberta...adorei :) valeu a pena, que trama deliciosa!

Dirce 19/02/2012

Três moças compartilham o mesmo apartamento. Uma delas procura o detetive belga Poirot, pois achava que havia cometido um crime. Poirot, por sua própria conta, investiga os acontecimentos. A moça é um mistério e não há corpo. Uma trama interessante. Claro que Hercule Poirot faz um perfil impressionante das pessoas e dos fatos. Mas, infelizmente, não é o meu forte.

Lili Machado 09/12/2011

Eu tenho lido e relido os livros de Agatha Christie desde pequena e os acho relaxantes, quando resolvo dar um tempo nos thrillers mais hard core.
Três jovens mulheres dividem um apartamento em Londres, nos anos 60.
A primeira, Claudia Reece Holland, é uma secretária muito eficiente, que trabalha para o pai de Norma, que é um empresário muito rico.
A segunda, Frances Carey, é uma socialite que trabalha numa galeria de arte e se relaciona com artistas de vanguarda. Seu namorado é David Baker, cujo apelido é Peacock – um colecionador de pequenos delitos.
A terceira, chamada Norma Restarick, interrompe o café da manhã do detetive belga Hercule Poirot, confessando ser uma assassina, dizendo que precisa ser salva – e desaparece, dizendo que acha Poirot muito velho para ajudá-la. E somente esse ato, por si só, é um crime...
Ela disse a Poirot que acreditava ter matado alguém, mas não conseguia se lembrar que, quando ou onde.
Aos poucos, Poirot vai ouvindo rumores malignos sobre a misteriosa terceira moça e sua família.
E ele fica em dúvida se ela seria culpada, inocente ou louca...
Seu pai, que havia abandonado sua mãe e ela, reapareceu da Austrália, há dois anos atrás e insiste que Norma é doente mental. O que suas companheiras de apartamento concordam.
A mãe da moça cometeu suicídio no dia do aniversário da garota, quando ela era, ainda, uma criança. E Norma herdou uma grande fortuna.
A madrasta de Norma, Mary, quase foi envenenada com pesticida.
Uma mulher idosa pula da janela do apartamento onde as três moças vivem. A polícia acha que ela cometeu suicídio, mas Poirot está convencido de que ela foi assassinada.
Um jovem médico chamado Stllingfleet, se apaixona por Norma e tenta provar sua inocência.
Poirot recebe, neste caso, a ajuda da escritora de livros de suspense, Adriadne Oliver, um alter ego de Agatha Christe.
A trama lida com drogas, identidades falsas e asassinatos
Eu tenho lido e relido os livros de Agatha Christie desde pequena e os acho relaxantes, quando resolvo dar um tempo nos thrillers mais hard core do tipo da Tess Gerritsen, Chelsea Cain ou Karin Slaughter.

Lucia Sousa 09/06/2011

Acho que minha memória anda me pregando peças:eu já tinha lido esse livro e ele não etava em minha estante!Mas é sempre um prazer relê-lo,pois é um dos meus favoritos!A trama era tão engenhosa que precisei reler para entender o papel de Norma Restarick naquela história toda!
Ariadne Oliver como sempre dando um show,impaciente e tagarela,contrastando com Poirot,sempre paciente e metódico.
Sempre fui apaixonada pelo Dr.Stillingfeet,ele aparece tão pouco no livro...O final surpreende,mesmo!Quem tem planos de ler vai gostar muito!

Vi 14/04/2011

Hercule Poirot poucas vezes em sua vida, surpreendeu-se ou foi atingido em seu amor próprio, mas é o que acontece quando recebe a visita de Norma Restarick, uma jovem estranha e sombria que confessa ao grande detetive um assassinato, mas que não lembra como pôde tê-lo realizado.

Mas ao arrepender-se de ter desbafado resolve ir embora do escritório do detetive intempestivamente, murmurando que ele era muito velho para entender a gravidade do problema. Indignado resolve por conta própria ir a fundo na questão e desvendar que trama sinistra envolve aquela jovem.

Pam 29/09/2010

Fascinante!
Descobri Agatha por aqui e vi vários elogias à ela e seus muitos livros. Resolvi pesquisar na biblioteca do meu colégio para ver se havia algum livro da autora. E me surpreendi, há muitos livros e quero ler todos, depois de ter me apaixonado por este livro.

A terceira moça conta a história de Norma, que pensa ter matado alguém. Mas como assim pensa? Isso mesmo, ela não tem certeza do que fez e nem lembra de nada. Por isso vai procurar Hercule Poirot para pedir ajuda, mas acaba desistindo e indo embora. Hercule Poirot um detetive de primeira, resolve investigar o possível assasinato. Ao longo da história, Poirot tenta procurar por um homicidio, mas nem um sinal dele. Quando parece que descobrimos, como diz Poirot "as peças do quadro se encaixaram", o leitor descobre que o mistério só está começando. Será que Norma matou as duas vitimas, pelo motivo de ódio, como ela acredita? Eu pensei que ela estava louca mesmo, mas nunca pensei que a história acabaria como acabou, Agatha me surpreendeu, desde o começo, até o fim do livro. Com certeza um livro policial muito bom. E agora eu me pergunto, como não descobri antes essa maravilhosa autora? Com toda a certeza, eu recomendo, o livro é fascinante e te prende do começo ao fim.

Felipe Gama 23/08/2010

Muito bom, o final surpreende bastante, a unica coisa que não gosto é da Sra. Oliver rsrs

Sil Sci Fi News 07/04/2009

O primeiro não se esqueçe
A Terceira Moça foi o primeiro livro de Agatha Christie que li. Tinha 9 ou 10 anos e me apaixonei por Hercule Poirot de tal maneira que, somente depois de adulta fui capaz de ler uma aventura de Agatha Christie sem a presença do detetive belga.

1 | 2 | 3 | 4 | 5