Consenso e contrassenso

Consenso e contrassenso André Lara Resende

Resenhas - Consenso e contrassenso

alex 27/03/2022

Consenso e contrassenso, por uma economia não dogmática
De André Lara Resende (2020)

O livro é basicamente composto por um artigo recente ("A moeda, as ideias e a política"), 10 artigos publicados pelo Valor Econômico entre 2015 e 2019, e 3 artigos publicados pela PUC/RJ em 1984 e 1985, sendo o último em conjunto com o Pérsio Arida.

O 1° texto é uma demolição elegante da política monetária como a conhecemos (ao menos como eu a conheci nas aulas de macro há uns 20 anos). Estava desatualizado no debate e fiquei instigado demais com o exposto (da pág. 68 a 73 é um negócio pra ler com música de suspense ao fundo).

Alguns dos artigos do Valor trazem esse debate de forma mais embrionária, e outros são mais simplórios.

Contudo, ao final, os 3 artigos resgatados da década de 1980 permitem que o livro seja concluído em alto nível. Lá estão as discussões sobre nossa inflação crônica e o embrião, já muito avançado (para minha surpresa) do que viria a ser, na década seguinte, o Plano Real.

Recomendo muitíssimo.
Alê | @alexandrejjr 10/11/2022minha estante
Alex, como tu achas que ele funciona com leigos? Sempre que ouço ou vejo o André Lara Resende falando eu aparento entender o que ele diz. Achas que pode funcionar da mesma maneira com os ensaios dele?

alex 13/11/2022minha estante
Ei, Alexandre! Cara, eu diria que algum conhecimento básico/médio é importante para acompanhar a parte mais substantiva do texto.

Não sei se é o seu caso, mas, se tiver interesse, leia mesmo sem muita base. Na melhor das hipóteses, pode te instigar a novas buscas.

Rodrigo.Bittencourt 03/03/2022

Sensatez na Economia
André Lara Resende parece estar comprometido com as evidências estatísticas no estudo da Economia e nos mostrar um caminho diferente daquele amarrado à carga partidária das decisões econômicas.
O livro pode ser um pouco denso para não-economistas, mas mesmo assim pode-se ter boa noção das ideias defendidas.
Bom livro para entender também a criação do Plano Real.

De Gasperi 22/08/2020

Excelente
Ontem e hoje, André Lara segue genial, enriquecendo o tão medíocre debate econômico brasileiro. Sem medo de rezar pela cartilha dominante, o livro é um ode à honestidade intelectual e a ciência bem construída.