Os Meninos De Gateville

Os Meninos De Gateville Renatho Costa

Resenhas - Os Meninos De Gateville

M. Scheibler 25/11/2013

O quanto podemos nos envolver em algo sem que isso prejudique nossa vida? Em cima dessa questão o autor criou uma história macabra, onde um escritor renomado dedica-se a desvendar um misterioso assassinato de uma criança e descobre coisas sombrias, principalmente do submundo da prostituição infantil.

Ele acaba tendo sua vida virada do avesso, pois acaba virando o principal suspeito do crime. Sua própria vida fica à perigo e tentar desvendar esse mistério torna-se extremamente arriscado.

A trama se desenvolve em conexão com algo tenebroso que aconteceu no passado e o quebra-cabeça vai se montando. O autor não poupa em detalhes cruéis para descrever os crimes, o que torna o livro ainda mais instigante.

Leitura recomendada para fãs do gênero policial, ainda mais por se tratar de uma autor brasileiro.

Sheila 02/04/2012

"Os meninos de Gateville" (Renatho Costa)
Jimmy é um escritor de sucesso, que após a publicação de seu mais recente livro entra em um período de crise criativa. À caminho de um encontro com seu agente literário, Larry, acaba se perdendo e indo parar em um restaurante à beira de estrada em que as pessoas não se mostram nem um pouco acolhedoras.

Acometido por frequentes dores de cabeça, Jimmy acaba batendo com seu carro e ficando inconsciente. Quando acorda, enregelado e com sangue nas roupas, dirige-se até a cidade: Gateville, uma cidadezinha no Canadá, onde as coisas não parecem ir muito bem.

Apesar de ter sido bem recepcionado pela Sra Stein - que lhe aluga um quarto - e sua filha Sabrina, descobre estar em uma cidade em luto; descobrir a morte recente de uma criança o choca, mas também lhe intriga a insistência da população local em falar a respeito da morte do pequeno Tommy, que contava com dez anos.

Em busca de respostas, começa a fazer perguntas, e o que descobre não lhe agrada nem um pouco: em primeiro lugar, Tommy foi assassinado, com requintes de crueldade que fazem tornar-se inimaginável o acontecido. Em segundo, sua colisão não lhe rendeu algumas horas, mas dias faltando. Jimmy, que só estava curioso, passa a ser o principal suspeito de ter cometido o bárbaro crime.
- Quer dizer que o senhor ficou desacordado por três dias?!
- Foi isso ... - senti que a história era estranha demais para se acreditar de primeira.
- E onde o senhor ficou?
- Não me lembro, quando acordei estava caído fora do carro. Acho que entrei em alguma estrada assim que saí da lanchonete. Eu tinha tomado muitos tranquilizantes e perdi completamente a consciência.
A partir de então, Jimmy passa a tentar resolver o mistério da morte bárbara de Tommy, não só por acreditar que o responsável deve ser preso, mas para inocentar-se das acusações. Em sua busca, acaba por deslocar-se por diferentes lugares e países atrás de pistas, inclusive no Brasil, onde perdeu muito cedo o pai, o que lhe deixou fundas marcas mas, também, muitas perguntas.
Eu tinha cinco anos na época e fiquei três meses em silêncio após minha mãe ter dito que ele não voltaria. Também, só consigo me lembrar de poucos flashes do período em que morei no Brasil. Esqueci uma parte de minha vida! (....)
Quando minha mãe me contou tudo isso eu já era adolescente, mas minha revolta contra o Brasil foi incontrolável. O país tinha roubado minha esperança de ter uma família normal!
Assombrado pela morte de Tommy e por seu passado, do qual não consegue se desvencilhar, Jimmy empreende uma busca epopeica pela verdade - tanto do que ocorreu em Gateville, como de sua história pessoal, seu pai assassinado e mãe que acaba por se suicidar alguns anos depois.

Bom, minha opinião sobre o livro ... juro que tentei gostar dele. De cara impliquei com o uso, para mim abusivo, de pontos de exclamação na escrita do autor. Chegar até o fim foi bem difícil, o argumento simplesmente não me convenceu. Me pareceu que o enredo, em si, poderia ter dado uma ótima estória de suspense, mas ela meio que "se perde"; também achei as idas e vindas na trajetória do protagonista bem cansativas.

Fui atrás de outras resenhas sobre o livro e, no geral, ele é muito bem citado, como tendo um enredo envolvente e que prende o leitor até o desfecho. Não sei se são meus anos e anos de Agatha Christie, Rainha do Crime, e Stephen King, mestre do suspense, ou se sou excessivamente crítica mas ... realmente não gostei muito não. No entanto, como sempre faço quando não viro fã do livro, recomendo que você leia, até para deixar para o pessoal seu ponto de vista.

Cynthia França 23/02/2012

Arrebatador
Na mesma semana em que me deparo com críticas ferrenhas à literatura nacional, tenho a oportunidade de ler Os Meninos de Gateville, do Renatho Costa, um livro impactante e desconcertante. Terminei a leitura com a impressão de que as críticas que li estavam completamente equivocadas. Não sei o que a pessoa andou lendo, mas certamente não leu nada do Renatho, porque o seu romance de estreia é a prova viva de que a nova geração de escritores brasileiros está, sim, reagindo. E reagindo muito bem. Existe sim uma nova safra de escritores incríveis, que, infelizmente, permanecem ainda desconhecidos do grande público. Seria mais produtivo que pensássemos a razão disso ao invés de "crucificar" a literatura, que conta com nomes promissores - é só procurar! Acreditem em mim: vocês ainda vão ouvir falar desse autor.
Bem, se eu precisasse definir o livro em uma única palavra, seria arrebatador. Tive uma experiência literária marcante. Pela sinopse, eu já esperava um texto forte, mas não imaginei que mexeria tanto comigo. Em diversos momentos, tive que suspender a leitura para absorver tudo o que o autor estava transmitindo.
O que há de tão especial nesse livro?
Em primeiro lugar, é o livro de um escritor maduro, com uma carga psicológica intensa. Portanto, não é para qualquer um. Advirto que o contexto é dramático, pesado e triste. Algumas partes são angustiantes ou, como prefere o autor, desoladoras. Enfim, é um livro adulto, escrito para leitores maduros.
Dito isso, eu o caracterizaria como um thriller psicológico surpreendente. Um dos melhores que já li.
Jimmy (o protagonista) é um escritor renomado que, ao se deparar com um crime aparentemente insolúvel, mergulha em uma investigação que abre as portas de seu próprio passado. Hipnotizado pelo caso bizarro que assolou Gateville, cidadezinha do Canadá, Jimmy decide descobrir o verdadeiro autor do crime, o que coloca em risco seu trabalho e sua reputação, ao mesmo tempo que o obriga a se confrontar com os fantasmas de seu passado doloroso.
Uma narrativa excelente (na falta de palavra melhor para defini-la), em primeira pessoa, que nos prende do início ao fim. Como já disse, nada me preparou para o que encontrei nesse livro, uma vez que a sinopse não desvenda minimamente o enredo construído de forma magistral pelo autor. E digo magistral, porque Renatho construiu um protagonista difícil de definir, por não ser simples, comum ou caricato, e uma trama que revelou um estilo bem original. É esperado que em um romance dessa natureza, envolvendo crimes e mortes, haja um motivo e um assassino a ser descoberto. Contudo, em vários momentos, duvidei de que a verdade algum dia aparecesse. Não acreditei que o protagonista seria capaz de desmascarar o assassino, colocando um ponto final nas dúvidas e perguntas que assolavam a população de Gateville. E mais: duvidei que fosse capaz de regressar ao seu passado, que talvez estivesse perdido. Renatho não mantém o padrão clássico dos suspenses investigativos. O leitor não sabe se aquela história terá fim ou se será irrecuperável. E isso é muito instigante, porque não é óbvio.
Enfim, adorei o livro do Renatho, que já entrou para a minha lista de favoritos. Mais uma demonstração de que, muitas vezes, o regresso ao passado e a descoberta de nós mesmos é a chave para todos os mistérios.

Psychobooks 11/02/2012

Jimy é um escritor de sucesso que resolve tirar um tempo pra si mesmo longe dos holofotes e correria de Nova York e, ao se dirigir ao seu último compromisso oficial antes de tirar suas férias, ele acaba indo parar numa cidadezinha chamada Gateville, no Canadá.
O mais estranho é que ele aparentemente desmaiou em consequência do uso de alguns remédios e ficou desacordado por 3 dias. Ao finalmente chegar a cidade, ele se depara com um clima totalmente fúnebre na cidade, também pudera, uma criança de 10 anos foi brutalmente assassinada e ainda não há suspeitos do crime.
Investigar o crime tornou-se uma obsessão para Jimy e ele não irá descansar enquanto não solucionar o caso e dar um pouco de paz a cidade e a sua própria consciência....
O livro é extremamente envolvente e misterioso. Jimy segue várias pistas, mas na maioria sempre volta de onde parou. O escritor fez uma bagunça na cabeça do leitor, quando achavamos que era, não era, isso quando não surgia uma nova questão a trama.
Sinceramente, o autor perdeu o foco em alguns pontos e se estendeu demais em algumas divagações/descrições.
A ambientação do enredo, narrado em primeira pessoa, leva o leitor "viajar" na imaginação. Alguns acontecimentos do livro pareciam saídos do filme/game Silent Hill, (o autor até faz referência ao jogo) e a determinação do Jimy em desvendar o mistério custe o que custasse me lembrou muito o Mikael Blomkovist da trilogia Millennium (já resenhada por aqui).
Achei o final da história surpreendente e, coisa rara de se acontecer, minha louca imaginação não conseguiu chegar a uma conclusão, nem ao menos chegar perto de descobrir o que realmente aconteceu.

Acesse:

Biah @garotapaidegua 27/01/2012

Jimmy é um escritor que resolve dar um tempo em sua vida profissional e no caminho de um ultimo evento ligado aos seus livros acaba se perdendo. Ele chega até uma lanchonete e pergunta aonde ele está, e o cara diz que ele está próximo a Gateville, uma cidade que nem consta no seu mapa, mas ele decide passar a noite lá e encontrar o caminho certo pela manhã. Morrendo de dor de cabeça ele resolve se entupir de comprimidos e acaba batendo o carro e desmaiando. Quando acorda ele está cheio de sangue e fora do carro. Estranhando bastante a situação ele se dirige a Gateville e descobre que uma criança foi morta recentemente, de uma forma muito brutal. Ele não dá muita importância ao fato até descobrir que já é quinta-feira e que passou 3 dias desacordado, pois bateu o carro na noite de domingo! Estranho não? E aí ele lembra do sangue e se questiona a respeito do sangue e dos dias que ele passou desacordado. Ele não seria capaz de cometer uma atrocidade dessa não é? Bom, ele vai descobrir...
Ótimo tema não é? Daria um livro best-seller, mas não foi isso que aconteceu, infelizmente. Vou explicar: o começo é super empolgante , as circunstâncias do afastamento dele são bem explicadas, seu adormecimento por três dias é intrigante e a morte do garoto é realmente chocante, mas depois que Jimmy começa a investigar a morte de Tommy o que vêm é enrolação. São umas 150 páginas de enrolação. Informações simples de serem obtidas ,mas que custaram muitas viagens e mortes desnecessárias para se revelarem.Informações importante claro, mas não havia um modo menos longo e cansativo de obtê-las?
São muitas reviravoltas, acha e perde, viagens e mais viagens....depois de um tempo fica cansativa a leitura, porque você suspeita que não vai dar em nada de novo, mas resolve ler e surpresa...mais reviravoltas. E tudo isso pra contar os 8 anos que se passaram até o desfecho da história. E eu me pergunto, era necessário contar esses 8 anos? Não havia um jeito melhor de falar sobre ele e as descobertas de um modo mais sucinto?
E aí o final é ótimo, gostei da explicação , do desfecho, dos motivos da morte....e é por isso que eu tenho certeza que se o livro fosse mais curto e menos 'enrolado' eu o teria adorado muito, muito mais.

Mais resenhas em www.garotapaidegua.com

Vanessa Vieira 26/12/2011

Os Meninos de Gateville_Renatho Costa
O livro Os Meninos de Gateville, de Renatho Costa, nos conta a estória do escritor Jimmy. Jimmy é um autor super conhecido por suas obras, e durante uma viagem, acaba indo parar em uma cidade do Canadá chamada Gateville. Gateville é uma cidade misteriosa e oculta, e que não consta em nenhum mapa.

Um crime brutal acontece em Gateville durante a estadia de Jimmy, causando ódio e revolta nos habitantes. O garoto Tommy é assassinado com requintes de crueldade, deixando a sua família em estado de choque e a população apavorada. Instigado pelo crime misterioso, Jimmy passa a coletar provas e investigar o que aconteceu com a criança.

Jimmy descobre que no dia do seu assassinato Tommy estava acompanhado por três garotos. Ele procura as crianças com afinco por Gateville, em busca de informações que solucionem o caso, mas descobre que todos os três não se encontram na cidade, e que ninguém tem um vestígio sequer do paradeiro deles.

Mas ele não desiste de procurar e continua investigando a respeito, viajando pelo mundo em busca dessas testemunhas. No seu roteiro de viagens, está incluído o Brasil, e é nas terras brasileiras que os fatos vão se elucidando pouco a pouco. As descobertas de Jimmy acabam o colocando frente a frente com o passado e despertando fatos adormecidos no mais recôndito do seu interior.

Ele insiste em não deixar impune o crime que ceifou a vida do pequeno Tommy, e move céus e terra para desvendar esse grande mistério. O tempo passa rapidamente, e é nesse ritmo desenfreado que ele procura o verdadeiro culpado pelo crime abominável...

Os Meninos de Gateville é um livro super interessante e misterioso, com uma narrativa que chama muito a atenção e envolve o leitor. A escrita de Renatho Costa lembra autores consagrados como Stephen King e James Patterson, mas devo afirmar que o nosso autor brasileiro consegue ser ainda mais cruel. As cenas descritas no decorrer da estória são muito, mas muito macabras! É preciso ter muito estômago durante a leitura.

As brutalidades descritas chocam mesmo, por envolver cenas violentas e norteadas com erotismo, ainda mais pela maioria da vítimas serem crianças. Quem não está preparado para esses fatos, desaconselho a leitura. Eu, particularmente, gostei muito do livro. Confesso ter ficado chocada em várias passagens, mas o desfecho foi muito bem feito e o final é surpreendente! Recomendo, com certeza!

Rapha 25/07/2011

Os Meninos de Gateville
Para ler a resenha na íntegra, acesse:

"Como já dito na sinopse, Jimmy é um escritor de sucesso, super reconhecido, que está em uma "crise de final de livro", digo isso, porque nos é dada a informação de que toda vez que Jimmy termina um livro, cai em uma fase onde o que mais quer é ficar longe de tudo e de todos. Mas desse vez parece ser diferente, ele realmente quer se ver livre de todos. Para isso ele sai em uma viagem rumo ao desconhecido.

Jimmy sente constantemente fortes dores na cabeça, e para aliviá-las toma comprimidos super fortes. Durante a viagem as dores aparecem, o que faz com que ele tome tais comprimidos.

Ao tomar os remédios o "escritor" desmaia e acorda em uma estrada, do lado de fora de seu carro, totalmente sujo de terra e sangue.

É dessa maneira que ele chega à pequena cidadezinha chamada Gateville.

Logo ao chegar Jimmy fica sabendo sobre um crime terrível que acontecera..."

Luiza3302 21/06/2011

Um livro chocante! Cheio de mistério, suspense e drama :)
Ao lermos a sinopse não temos noção de quanto profundo, envolvente, dramático e assustador esse livro pode ser. Eu experimentei as mais variadas sensações ao decorrer da leitura, ficando tão abalada em certas partes que tive que parar um pouco para respirar antes de continuar.

Até mais ou menos a metade do livro eu não imaginava que tanta coisa ruim poderia acontecer e achava que a estória ia ter um teor menos dramático. Resumidamente acho que o protagonista pode ser considerado um cara hiper azarado, pois ele e as pessoas a sua volta vivem rodeadas de tragédias. Senti pena dele como jamais senti de outro personagem em toda a minha vida literária. Posso dizer, sem sombra de dúvida, que esse foi o livro mais forte que já li. Forte tanto na temática dos assuntos abordados, como nas descrições chocantes das cenas dos assassinatos.

Mas a trama não é centrada na vida do protagonista e sim na sua tentativa de solucionar um crime bárbaro que aconteceu numa cidadezinha do interior onde, por acaso, ele um dia foi parar. Dedicando-se a ponto de se tornar uma obsessão, deixa de lado as obrigações da sua profissão e passa a viver atrás do assassino.

Como escritor, seu livro publicado deve ter vendido quase tanto quanto Harry Potter ou Crepúsculo (ta certo, to exagerando...). Eu digo isso porque além dele aparentemente ter muuuito dinheiro pra gastar (cheguei até a achar intimidante), parecia que todas as pessoas estavam lendo seu livro! As partes engraçadas da narrativa são as em que ele encontra com alguém que faz comentários sobre o livro sem saber que ele se trata do autor.

Eu só senti falta de uma explicação para o que aconteceu com o Jimmy durante os dias que ele ficou desacordado...

Super recomendado para pessoas de estomago forte que adoram um bom suspense!

dani 04/06/2011

Os Meninos de Gateville - Renatho Costa
Se fosse usar uma palavra para definir Os Meninos de Gateville seria instigante.
Esse livro me prendeu pois cada vez que passava um capitulo, ou uma página ou situação tentava descobrir o fim ou quem foi o assassino ou o que tinha acontecido na vida de Jimmy.
O livro conta a história de Jimmy, um escritor que não possui uma vida muito tranquila e após lançar seu último livro, um romance que envolve assassinatos, e sua obra vira um best seller, porém ele fica confuso e perdido e pede para seu editor, Larry, para tirar um tempo e poder descansar mas ele ainda precisa cumprir um compromisso e no caminho ele acaba se perdendo e parando em uma cidade chamada Gateville. Chegando neste local ele descobre que uma criança acabou de ser assassinada brutalmente e ele começa a se envolver com esse crime e descobre que junto com Tommy, a criança que morreu, tinham mais três crianças que alegavam não saberem o que aconteceu com o menino. Jimmy se envolve tanto com este crime que não consegue fazer mais nada até descobrir o que realmente aconteceu com o pequeno Tommy e começa uma caçada pelas crianças que estavam com ele e por qualquer tipo de pista que o leve a uma resposta e com isso Jimmy vai acabar descobrindo coisas sobre a própria vida também.
O livro me segurou porque em vários momentos ficava tentando descobrir o que tinha acontecido tanto com Tommy como o passado de Jimmy e a cada nova pista minhas teorias mudavam e posso dizer que o final foi uma surpresa. Sem contar que Jimmy é aquela pessoa que atrai o azar, tudo o que puder dar errado acontece em sua vida deixando mais pontos de interrogação e estranhas coincidências durante a história.Os assassinatos narrados são sempre brutais, apesar das descrições serem completas elas são breves, porém para quem não gosta muito desse estilo o livro não é muito recomendado. A narrativa é em primeira pessoa, o que geralmente não me agrada, mas nesse livro não foi um problema, até ajudou aumentar a tensão. Senti falta de algumas situações serem mais exploradas ou explicadas, mas a trama e o mistério são muito bons.

May 15/05/2011

Suspense bem forte.
[Leia a resenha completa em: http://www.itcultura.com/2011/02/resenha-os-meninos-de-gateville/]

Esse é o tipo de livro que vai te surpreender e te fazer arrepiar. Especial e principalmente no final. Somente isso já vale sua leitura.

Jimmy vai nos contando sua história depois de Gateville, cada descoberta… e ao mesmo tempo vai descobrindo fatos totalmente esquecidos do seu passado que nos faz entender o porquê de sua obsessão com o crime cometido naquela cidade. Ele tem que ser bastante forte para enfrentar tudo que lhe acontece, todas as perdas que ficam pelo caminho. As coisas vão acontecendo rapidamente, passando por vários lugares e pessoas diferentes. Certos momentos me senti perdida, talvez igual ao personagem. Mas no final das contas tudo é bem esclarecido.

A leitura é adulta, não recomendo para menores de 18 anos. Algumas cenas são bastante fortes e cruéis, os detalhes são tantos que tive que forçar minha mente para não imaginá-las totalmente. É um verdadeiro suspense policial, quase beirando ao terror. O autor merece os devidos elogios para as cenas finais, são eletrizantes e surpreendentes.

Infelizmente, tenho considerações sobre alguns fatores que me desagradaram – mas é válido falar que isso não torna a leitura insuportável, li porque realmente quis saber o que havia acontecido ao pequeno Tommy e a outros personagens, inclusive Jimmy.

Aline 28/02/2011

Os Meninos De Gateville por Renatho Costa
Esse livro me deixou passada, a minha primeira experiência com um romance policial não foi muito boa, mas esse me surpreendeu de uma maneira que nem sei como explicar. Fazia tempo que não tinha essa sensação ao ler um livro, sabe quando você não consegue parar de ler, quando esta longe do livro e fica pensando qual será o próximo acontecimento?! É eu estava assim. Confesso que nunca tinha lido nada com os temas que esse livro aborda e tenho que dizer que de certa maneira fiquei bem assustada 'haha.

O livro é narrado por Jimmy, uma famoso escritor, que apesar de toda a fama, estava em conflito com os seus sentimentos. É então que resolve tirar férias para espairecer um pouco e acaba indo para a cidade de Buffalo, onde fica hospedado alguns dias em um hotel. Mas tinha um compromisso inadiável em Milwaukee, e para não deixar Larry, seu amigo e editor, na mão acaba cedendo e toma rumo para o tal encontro.

Porém as coisas não saem como o previsto, Jimmy acaba se perdendo na estrada e em vez de ir para Milwaukee, pega caminho para ir para Gativille, uma pequena cidade no Canadá. O estranho é que no pergurso acontece um acidente, mas Jimmy não se lembra de absolutamente nada, acorda encostado em uma arvore todo machucado e sujo. Mesmo depois desse desagradável imprevisto, vai para a cidadezinha. Logo que chega fica hospedado na cada da Sr. Stein, que por sinal era uma pessoa muito receptiva. No entanto tinha algo estranho naquela cidade, Jimmy não sabia o que era, mas ia descobrir, afinal era curioso como ele só. Resolve dar uma volta, acaba parando em uma igreja, e ai percebe que não fazia muito tempo que havia acontecido um velório ali, e o mais intrigante, era de uma criança.

Na manhã seguinte Jimmy novamente sai andar pela cidade, acaba entrando em uma rua chamada Saint Laurent, e nesse local a um senhor cortanto lenha, que já de inicio é muito agradável e ambos passam horas conversando. É através desse senhor que descobre a bizarra maneira como aquela criança morreu. Quanto a isso tenho que ressaltar é totalmente assustador e inimaginável, mexeu comigo de uma forma inexplicável. E o pior Timmy, o menino assassinado, não estava sozinho havia mais três crianças com ele, que após a morte do mesmo, foram embora da cidade sem explicação nenhuma.

A partir de então Jimmy passa a ser visto como suspeito, já que três dias antes de chegar a cidade, ficou desacordado e não se lembrava de nada. Para se livrar de um assassinato que de fato não cometeu Jimmy entra de cabeça nessa história um tanto macabra. Acaba deixando de viver a própria vida para descobrir o caso dos meninos de Gateville. E a cada passo que da na investigação se vê mais perdido e perturbado, afinal além de tudo estava vendo fantasmas, e o pior acaba descobrindo uma parte da sua infância até então esquecida completamente no passado.

Enfim, vou parar por aqui, se não além de resenha ficar gigantesca vou soltar spoiler. A história do livro tem um desenrolar impressionante, que te envolve nesse horrível mistério do começo ao fim. Simplismente o devorei em dois dias e super recomendo, é MUITO bom.

Book is life

Talita 22/02/2011

Os meninos de Gateville é um romance policial realmente muito bom e impressionante!

Jimmy é um escritor de sucesso , mas está vivendo um momento de conflito emocional , e para tentar se livrar desse conflito, decidi sair em uma viagem sem rumo, onde acaba chegando à Gateville, uma cidade no fim do mundo, que sequer consta no mapa.

Na estrada para Gateville, ele toma um remédio para aliviar sua dor, e após isso ele se encontra fora do seu carro, todo sujo e leva um susto, não se lembra do que aconteceu, e depois acaba descobrindo que ficou ali durante três dias. Mal sabia ele que esse fato, o colocará em uma grande enrascada.

Chegando à Gateville, o escritor se vê diante de um enorme mistério. O menino Tommy foi brutalmente assassinado, mas ninguém sabe porque alguém faria aquilo com o menino, e a cidade praticamente esqueceu o crime, ninguém falava sobre isso, a única coisa que se sabia era que três crianças estiveram com Tommy no dia do crime, e deixaram a cidade. Jimmy se envolve verdadeiramente no caso, e decidi correr atrás da pessoa que fez aquela crueldade com o menino, e passa a seguir os meninos por vários lugares do mundo.

Durante a procura pelos meninos de Gateville, a vida de Jimmy vai mostrando um lado que nunca havia sido exposto, fatos muitos pessoais, traumas, desilusões, crimes ...

Jimmy praticamente deixa a sua vida de lado para descobrir o que aconteceu em Gateville, e descobre um terrivel fato da sua infância que tinha ficado adormecido dentro dele.

O livro é muito bom, com uma narrativa que flue super bem, um mistério incrivel, quando você pensa que sabe quem matou Tommy, você encontra outro suspeito, e depois outros e outro .. e no final não é nenhum desses! #haha. Eu fiquei boquiaberta quando descobri!

A história é bem diferente de tudo que está na mídia agora, um bom livro pra fugir de vampiros, anjos, enfim. Mas no livro também aborda um pouco a questão sobrenatural, mas nada de seres misticos e sim tipo fastasmas.

Só não dei 5 estrelas para o livro, porque tem partes da narrativa onde o Jimmy está em busca dos meninos de Gateville, que eu achei que ficou um pouco enrolativo, cansativo , mas foram em poucas partes, nada que tire o brilho dessa maravilhosa obra.

Veja mais em : www.mundoportrasdaminhaparede.blogspot.com

Annie 02/02/2011

Os Meninos de Gateville, por Ana Nonato.
Introdução
Um menino é brutalmente assassinado em Gateville, Canadá, e o famoso escritor James Cleveland é tido como suspeito pelo Xerife local após ter ficado desaparecido por três dias. Jimmy, como o escritor é conhecido pelos leitores de Os Meninos de Gateville, deve encontrar o verdadeiro culpado para se inocentar... E vingar a vida daquele pobre garoto.

Estrutura
O livro é bem escrito, com uma boa alternância entre os picos de tensão e as horas de calmaria. A "teia" de intrigas é muito bem traçada, e algumas partes são realmente inimagináveis, justamente pelo autor conseguir camuflar aspectos vitais para a compreensão da trama até o final. O único que incomoda em diversas partes do livro é o excesso dos pontos de exclamação; nada que atrapalhe a leitura, mas é algo a se considerar.

Capa
A arte da capa é magnífica. O título do livro com os respingos de sangue atraem o leitor para o contraste tão vivo do vermelho rubro com a brancura da neve e a escuridão das roupas do personagem (pode-se até aludir à escuridão interna do mesmo).

Análise
Demorei apenas seis dias para ler. A meta era ler até dia 01, terça-feira, mas não aguentei muito mais tempo. A trama começa bem calma, vai ganhando profundidade quando Jimmy se perde e descobre o assassinato do pequeno Tommy. À medida que Jimmy procura as respostas para o crime, acaba encontrando pistas para as respostas sobre si mesmo. Antes de tudo, ao desvendar o crime Jimmy está desvendando seu passado. Eu gostei muito do livro! Quase passava mal ao ter que parar de ler (para poder ler os outros livros tão bons quanto em paralelo). É impossível parar! É uma queda vertical: não dá para interrompê-la, porque algo te puxa mais e mais para dentro da trama, e consequentemente para o final dela. Fui arrastada com força para dentro da espiral de fatos, revelações e crimes que rodeiam o assassinato central. A única coisa de que não gostei muito foram as alusões negativas ao Brasil. O país não é dos melhores, passamos por uma época violenta na Ditadura Militar, mas eu ainda acho que não se deve concluir que todos os profissionais deste país são corruptos (principalmente os militares). O poder corrompe - e muito, eu sei - e também entendo que este pequeno inconveniente era necessário para o desenrolar da trama. Isto é apenas uma sensação pessoal.

Por que escolhi este livro?
Os Meninos de Gateville foi uma cortesia do autor, Renatho Costa, parceiro do blog. Eu guardarei o livro com muito carinho, já se tornou um dos grandes nacionais de minha estante. Se encontrasse para vender em minha cidade, não tenho dúvidas de que compraria sem hesitar.

Personagem Favorito
June! A menina demonstra um grande amor pelo menino Tommy, e muitas peças do quebra-cabeça estão com ela, refletidos em sua forma de pensar, reagir e, biologicamente, de crescer...

Trechos selecionados que merecem atenção
"- Faz tempo que a criança morreu? - perguntei olhando para os suportes do caixão.
- Como você sabe? - olhou para mim espantado.
- Imaginei... - resolvi, naquele instante, não falar nada a respeito dos suportes do caixão, até porque minhas suspeitas se confirmavam.
- É melhor você não perguntar nada a ninguém a respeito dessa morte... é melhor!
- Por quê? - estranhei a observação.
- ... é melhor."

"- Eu sei que não é de minha conta, mas estão falando coisas terríveis sobre você na cidade.
- Eu não fiz nada, Sra. Stein.
- Eu não estou dizendo isso - ela ficou ainda mais nervosa - mas tenho medo que o xerife consiga fazer com que a cidade queira julgá-lo pelo crime."

"- Ele estava usando o agasalho vermelho que minha mãe tinha-lhe dado. Tão bonitinho...
- A senhora tinha amizade com a família dos outros meninos que estavam com ele naquele dia?
- Eu nunca fiz nada para ninguém, sr. Cleveland... - ela dizia as coisas sem ouvir o que eu falava, no fundo, queria apenas extravasar seu sofrimento e qualquer coisa que eu dissesse não teria validade naquele momento.
Novamente, lembrei (sic) de minha mãe."

Avaliação
- Nota de Capa: 10
- Nota de Enredo: 9
- Nota de Coerência e Coesão: 10
- Nota de Gramática: 9
- Nota de caracterização das personagens e ambientação da história: 9

Nota do Livro: 9,4 (média) = Excelente!

Recomendações
Para quem aprecia a boa literatura nacional e romances policiais com muito suspense, ação e reflexão

thai martins 07/11/2010

uma armadilha que todo leitor deve cair.
Os meninos de Gateville é um livro que muda alguns modelos e faz com que o leitor não consiga deixar de ficar instigado pelo crime enquanto não descobre quem o cometeu.
E o mais legal é que parece que você está em uma armadilha que te prende aos poucos, e quando você vê já está completamente envolvido.
Quanto peguei esse livro para ler fui atraída pela capa e o gênero literário que me agrada muito. Já visto no stand da editora Novo Século, quando fui com a escola na Bienal, mas acabei passando rápido e não comprando. Depois que um amigo comentou sobre ele, fiquei morrendo de vontade de ler. Ele disse que o livro era genial, e tals... Eu até achei meio exagerado toda essa propaganda, mas suave...
Quando comecei a leitura, percebi que não daria para parar. A construção do suspense é gradual, mas parece que a atmosfera criada por Renatho já estabelece uma expectativa no leitor. Quando você menos espera já está procurando pelos supostos assassinos de Tommy pelo mundo inteiro.
A capa do livro é um mistério à parte. Tão enigmática que possibilita inúmeras interpretações, mas que transmite uma sensação de desolação e tristeza. Isso acredito que seja perceptível facilmente. Também, se perceberem, na capa está esse homem caminhando sozinho por esse local frio (Gateville?)... deixando apenas suas pegadas... E, na contracapa, só vemos as pegadas. Esses aspectos da capa me chamaram muita atenção, mas somente depois que terminei a leitura e passei a apreciar o livro no intuito de descobrir alguma coisa além do que ele mesmo diz (isso guarda alguma relação com a trama e, para não estragar a leitura de outras pessoas, não comentarei).
E tem um ingrediente extra, a vida do personagem Jimmy (que eu li em algum lugar que seria bem parecida com a de James Dean, porque o autor é seu fã) é tão legal quanto a trama que envolve o assassinato do menino em Gateville, mas de uma angústia muito forte. E, por ser narrado em primeira pessoa, a impressão que se tem é de que o leitor está vivendo a angústia do personagem e que ela não acabará mais.
Poderia ser mais uma história boba de assassinatos, mas Renatho Costa conseguiu fugir das armadilhas que escritores iniciantes caem e transformou Os meninos de Gateville num romance maduro, muito bem estruturado e que cada capítulo, cada parágrafo, cada linha, casa palavra, cada letra é imprescindível. Enxuto na maneira de escrever e de objetividade ímpar.
Não vou entrar nas minúcias da trama porque ela é o grande show do livro. Mas gostaria de avisar que até agora poucas pessoas têm conseguido escapar dessa armadilha construída pelo autor. Quem abre o livro e “chega à Gateville”, vai ficando e quando percebe já está torcendo para que tudo se resolva logo para que possa voltar a sua vida normal.
É um livro que tem certo humor, um pouco ácido porém tem. E isso vamos percebendo com o desenrolar da trama. Enfim, um suspense de primeira e que merece ser lido por todos os amantes do gênero. E àqueles que não gostam desse gênero, o leiam porque essa história é muito mais do que isso.
Por fim, depois de dois dias eu tinha terminado o livro. E quando li a última página tive a sensação de 'dever cumprido' (não vou explicar o porque, porque né, seria chato tirar a surpresa de algumas pessoas!), e morrendo de vontade de saber mais...

Luís Cláudio 09/07/2010

Temos mais que um suspense!!!
Dificilmente temos um autor brasileiro escrevendo romances policiais e de suspense. De alguma maneira, excetuando Patrícia Mello e Rubem Fonseca, o gênero é deixado meio de lado por aqui. Mas como Os Meninos de Gateville havia sido indicado por um grande amigo, apreciador voraz desse gênero, deixei de lado esse meu "pré-conceito" e enveredei-me pela história de Jimmy Cleveland...
É muito difícil parar de ler para entender o que está acontecendo com esse personagem no transcorrer do livro. Isso porque, ele chega a uma cidadezinha chamada Gateville, é envolvido num crime super violento contra um menino de 10 anos e depois tem sua vida vinculada à essa morte de maneira quase ingênua!!!
Mas o livro me cativou porque a busca pelos mninos de Gateville se da de uma maneira que vai fazendo com que o leitor se angustie... Parece que não vai dar tempo... porque até esse elemento dramático está presente no livro... principalmente no final.
É um romance de suspense, mas talvez essa classificação restrinja o interesse de alguns leitores... porque é mais do que isso, conforme a vida de Jimmy vai sendo revelada ao leitor, é impossível não se envolver com ele... mas não é um envolvimento melancólico, que o personagem estivesse suplicando por atenção... Jimmy é o esterótipo do homem só!
E tem mais, porque o estilo do autor lembra muito a narrativa de um filme... parece que havia a preocupação de que o elemento visual estivesse muito presente. E isso é importante porque conforme vão sendo reveladas outras facetas do crime, o leitor é surpreendido!
Em alguns momentos pensei se o mais importante seria descobrir quem matou a criança em Gateville ou descobrir se Jimmy chegaria vivo ao final da trama.
Os leitores mais atentos poderão perceber que o autor pinta muito bem os elementos temporais. A história começa em 1992 e acaba em 2000 e, nesse período, os eventos mais importantes estão lá representados.
Pensando nisso, é muito interessante ver o personagem Jimmy viajando pelo mundo (Londres, New York, Paris, Cardif, Salvador, Chicago, Quebec, São Paulo e até uma cidade no interior do estado de São Paulo chamada Jundiaí).
E nada parece forçado, parece que o desenvolvimento da trama necessitaria que Jimmy passasse por esses lugares... E também há a aparição de alguns personagens reais para darem à trama uma dúvida acerca de de uma ficção ou relato jornalístico (porque Jimmy também é um jornalista).
Enfim, foi um livro que me empolguei muito ao ler e só posso dizer que para inventar uma trama como a desse livro o autor deve ter lido e assistido muitas obras de suspense!
Tem muito mais para contar, mas tenho receio de começar a revelar os segredos do livro. Aconselho que leiam!!!

thai martins 18/09/2010minha estante
concordo demaaaaaaaaais. eu temrinei o livro a pouco tempo e adorei!!