Entre a Razão e o Coração

Entre a Razão e o Coração Maria Gertrudes Coelho Maluf

Resenhas - Entre a Razão e o Coração

Carla.Parreira 17/10/2023

Entre a razão e o coração
Primeiramente tenho a dizer que me sinto um pouco como a personagem Isis no inicio de sua historia do livro: muitas vezes me recuso a crer na veracidade de meus sentimentos e tento me convencer de que crio uma personagem fictícia, alguém para sonhar. Gostei da parte que fala da lei da atração explicando que ninguém se livra dela, pois é uma lei que desafia a razão e rege o destino dos seres.
Diz o livro que nenhuma criatura, por mais simples que seja, consegue deixar de sonhar com a ventura de amar e ser correspondido. Nem tão pouco consegue deixar a esperança de um dia encontrar este alguém. É essa esperança que faz os seres humanos vencer a solidão e ter forças para viver.
O amor faz desafiar os preconceitos sociais e morais, quebra os grilhões e tudo faz para que as criaturas se unam nem que seja apenas por um momento fugidio. Daí a importância de saber distinguir a atração física magnética (grosseira e passageira) da atração fluídica espiritual (etérea e permanente). A historia narrada demonstra que existem situações na vida que são verdadeiras penitencias em forma de martírios chamados de expiações.
O livro tipifica os casamentos em acidentais, provacionais, expiatórios, sacrificiais e os transcedentais das almas gêmeas (raridade absoluta no plano terrestre). Realmente concordo que a verdadeira família compõe-se dos espíritos que subiram juntos as ásperas sendas do destino e que estas são feitas para se compreenderem e amarem. Outro enfoque válido é a diferença de obediência (consentimento da razão) e resignação (consentimento do coração). De uma maneira geral o livro demonstra que é nos momentos mais difíceis que a providencia divina se faz presente. É uma bela historia de sacrifício contido por trás de um amor do passado que com o tempo se liberta ocasionando um final feliz igual aos contos de fadas. Para mim, o melhor identificado através da leitura não é agir com a razão e nem mesmo com o coração, mas sim em equilíbrio de ambos, apoiando os sentimentos sob o crivo do bom discernimento mental. Tarefa difícil, mas possível com o auxilio dos benfeitores queridos. Espero estar vivendo nos liames desse equilíbrio.

Bárbara 21/02/2014

É um livro antigo, publicado em 1994 - eu não era nem nascida -, escrito por Maria Gertrudes, uma autora brasileira. Por isso, é claro, não é o tipo de literatura que eu estou acostumada e tão pouco que goste. Eu já estava preparada para isso. Mas peguei o livro para ler e decidi que iria até o final.
Eu achei interessante ler um livro como esse porque ele é diferente do que eu geralmente leio; a escrita, a narração e a estória. Nunca imaginei ler um livro que retrata um romance espiritista.
Isis é uma esposa e mãe responsável, e Kemi, solteiro e amigo de seu marido. Quando se encontraram sentiram ambos um forte "amor à primeira vista". E com o passar do tempo, descobriram interessantes informações por via mediúnica e sonhos. Assim revelando um passado espiritual que explicava a inevitável atração.
Foi uma experiencia ótima, não gostei muito mas valeu a pena!

Adriana Andion 19/01/2009

Linda história de encontro e desencontro
O livro conta a história de uma jovem que na sua vida passada larga o seu marido e filha para morar com um jovem pintor desempregado. Ele morre e ela passa a viver com a ajuda de amigos ate morrer.
Na outra vida, ela é uma jovem senhora, casada e tem um filho. Desprezada pelo marido, ela passa a se interessar pelo amigo dele, que era o seu marido da vida passada.
Ao longo do livro, o leito vai acompanha os encontros e desencontros do casal.
Otimo livro e emocionante. Adorei.