Harry Potter e a Pedra Filosofal

Harry Potter e a Pedra Filosofal J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter e a Pedra Filosofal

Mafe 13/04/2022

Favoritado
Uma leitura fluida e leve. Mesmo já tendo assistido os filmes antes de ler o livro, você consegue mergulhar muito facilmente no universo que a autora de maneira tão inteligente criou. As lições que podemos tomar para nossa vida mesmo sendo um livro de fantasia... Uma saga criativa, para todas as idades, e que fácilmente pode ser utilizada para os iniciantes no universo literário e para os veteranos de ressaca.
Jamayra Greyce 13/04/2022minha estante
a perfeição

Leticia 13/04/2022minha estante
Tenho tanta vontade de ler essa série, mas travo com medo de não gostar ?

Mafe 13/04/2022minha estante
Eu também tinha Lê, mas se der um passo de fé vai se perguntar "Por que eu não li antes ?" Kkkk Tenta ler um capítulo por dia e a partir daí vai querer ler tudo de uma vez ;)

Leticia 13/04/2022minha estante
Vou anotar essa dicaaaa, e volto pra te dizer oq achei ??

Duda 03/04/2022

onde me apaixonei por hp
no início eu fiquei muito perdida pq eu não tava entendendo, acho que por causa da escrita ser diferente da que eu estava acostumada mas tirando isso o livro é perfeito, sou fã demais

Paraíso dos Livros 23/11/2021

Resenha | Harry Potter e a pedra filosofal – J.K. Rowling – Livro 1

No primeiro livro da série, Alvo Dumbledore, Profª Minerva e Hagrid, deixam o bebê Harry Potter na residência dos Dursley, na Rua dos Alfeneiros n° 4, após o acontecimento fatal que tirou a vida de Lilian e Tiago Potter (os pais do garoto). Harry cresce no lar dos tios, que o tratam com desprezo, vivendo em condições precárias em um armário embaixo da escada, sem ter conhecimento que é um bruxo, apesar de coisas estranhas já terem ocorrido quando se irritou com seu primo Duda.

Próximo ao seu aniversário de 11 anos, Harry começa a receber cartas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Apesar de todos os esforços de tia Petúnia e tio Válter para esconder a verdade do garoto, Hagrid o localiza no dia de seu aniversário e após esse encontro, vários fatos são revelados para Harry Potter.

Ele descobre que é famoso no mundo dos bruxos, pois a cicatriz em formato de raio que possui na testa, marca o dia da morte de seus pais e também o dia que sobreviveu ao feitiço do temido e poderoso bruxo das trevas Lord Voldemort. Assim Harry Potter segue para Hogwarts e o seu primeiro ano começa.

A escrita de J.K. Rowling é muito envolvente, criativa, todos os elementos são bem explorados e detalhados, levando o leitor a querer saber sempre o que vem a seguir. Harry, está descobrindo um mundo novo de experiências, sensações, magia, e durante a leitura o sentimento que fica é que embarcamos junto com ele na estação 9 ¾ no expresso para Hogwarts.

Ao chegar na escola os alunos são divididos em quatro casas: Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-lufa. Essa divisão estabelece um laço forte entre os escolhidos, fazendo conexões com os antepassados e criando uma certa rivalidade e até competitividade entre as casas. Cada grupo, se torna uma família por suas características semelhantes e atitudes que marcam a história ao longo das páginas.

Um dos fatos que faz Harry Potter ser um dos meus livros favoritos, é que ele tem a amizade, coragem e lealdade presente em toda a narrativa. Harry é um garoto que sai de uma realidade onde ele constantemente é deixado de lado, para um universo aonde todos conhecem seu nome e querem saber como ele conseguiu derrotar um bruxo das trevas tão poderoso, e mesmo assim, Harry não se sente deslumbrando, ou tenta tirar vantagem disso. Harry procura fazer amizades verdadeiras e ser leal aos seus sentimentos, seguindo sempre sua intuição para desvendar o que desconhece.

Além dessa introdução de Harry Potter no mundo da magia, cheia de elementos marcantes como o beco diagonal, o chapéu seletor, a capa da invisibilidade, os jogos de quadribol, a conversa com Dumbledore após ver os seus pais no espelho, há um mistério envolvendo uma tentativa de roubo que aconteceu no banco dos duendes de Gringotes que repercute na história pelo fato ter uma ligação direta com a pedra filosofal.

Enfim, Harry Potter e a pedra filosofal traz um misto de magia, aventura e suspense na dose certa, com fatos marcantes que mostram que a jornada do bruxinho está apenas começando. Harry compreende a importância do sacrifício dos seus pais e apesar de muito jovem mostra maturidade ao lidar com os fatos desafiadores que surgiram em seu caminho e agora Harry sabe que seu maior inimigo não foi derrotado e fará por onde retornar, atingindo aqueles que deseja.

Rô Thomaz 28/12/2023

O famoso Harry Potter
Fantástico!! Uma leitura simples acompanhado de uma história muito envolvente. O primeiro livro apresenta um novo universo de fantasia "O mundo dos Bruxos", J.K Rowling ta de parabéns pela criatividade. A Pedra Filosofal é um dos meus filmes favoritos e ler o livro me trouxe uma nostalgia incrível!!! Conheci coisas novas que ficaram de fora do filme.

Já que minha carta de Hogwarts deve ter extraviado, vou ler toda a saga e fingir que sou só um "trouxa". ??
natalia.contessi 28/12/2023minha estante
Pohhhtterrr...

Marlonbsan 13/08/2023

Harry Potter e a Pedra Filosofal
Harry Potter, até seus 10 anos, não sabia nada sobre quem era e o que tinha acontecido verdadeiramente com seus pais. Apesar de acontecimentos estranhos sempre o rondarem, jamais suspeitaria era um bruxo e só descobriu por receber sua carta de admissão de Hogwarts.

O livro é narrado em terceira pessoa, a linguagem é simples e fluida, porém, a letra é um pouco pequena, o que torna mais lenta a passagem de páginas.

Nessa releitura, foi interessante relembrar a história, mas é impossível não analisar os detalhes com os conhecimentos do que está por vir. Então fica o questionamento se a autora já havia pensado em tudo sobre o universo que estava criando, claro, algumas coisas ficam nítidas que foram adaptadas ao longo dos anos, mas outras parece que se encaixam muito bem e de forma sólida nos próximos livros.

Por acompanhar crianças, a leitura acaba tendo um toque infantil em vários pontos, mas também é possível analisar aspectos mais pesados e existe uma carga dramática também.

A condução das ações e os caminhos que os personagens são levados, assim como suas conclusões por conta do que conheciam, ouviam e sabiam, são bem característicos e faz com que o livro funcione muito bem. Mas, analisando agora, é perceptível alguns pontos que facilitam o roteiro, enquanto outras, como a parte da Floresta Proibida torna um pouco forçado, seja para mostrar algo ou simplesmente para encaixar no contexto.

Mas a introdução ao mundo mágico, os conhecimentos sobre as matérias, professores, alunos e tudo mais que envolve a história, são muito interessantes, bem como os aspectos narrativos utilizados.

zxypiee 21/07/2023

O Garoto Que Sobreviveu
Ganhei ano passado de presente e só tomei coragem para ler agora. Eu não sou a maior fã pra ler livro depois de ter assistido o filme, mas o que eu posso fazer, é Harry Potter, né?
Com certeza não é o melhor da saga, tanto que várias vezes ele acaba até sendo esquecido, mas é uma boa introdução.
Eu não gosto muito de Harry Potter, mas sim, do universo. Acho que tinha muito mais o que ser explorado durante a história, mas até que a autora conseguiu trabalhar de forma satisfatória.

"Quem sabe sua morada é a Grifinória,
Casa onde habitam os corações indômitos.
Ousadia e sangue-frio e nobreza
Destacam os alunos da Grifinória dos demais;
Quem sabe é na Lufa-Lufa que você vai morar,
Onde seus moradores são justos e leais
Pacientes, sinceros, sem medo da dor;
Ou será a velha e sábia Corvinal,
A casa dos que têm a mente sempre alerta,
Onde os homens de grande espírito e saber
Sempre encontrarão companheiros seus iguais;
Ou quem sabe a Sonserina será a sua casa
E ali fará seus verdadeiros amigos,
Homens de astúcia que usam quaisquer meios
Para atingir os fins que antes colimaram."
Nicolas332 27/07/2023minha estante
Se você gostou desse com certeza vai amar os outros, falo por experiencia própria que quase desisti de ler o resto depois de ler esse mas valeu a pena ter me forçado a ler o próximo porque fica muito bom depois dele

zxypiee 31/07/2023minha estante
Simm, tenho certeza! Aliás, essa foi mais a introdução, e pra quem já assistiu os filmes, fica até mais fácil de continuar

evelyn 02/08/2021

perfeitinho
os livros de harry potter são ótimos para passar o tempo, tem uma leitura suave, gostosa e a história prende você mesmo que já tenha assistido os filmes. combina muito com um chocolate quente e um tempo frio

Bianca1148 08/04/2021

HP e a pedra filosofal
?Há coisas que não se pode fazer junto sem acabar gostando um do outro, e derrubar um trasgo montanhês de quase quatro metros de altura é uma dessas coisas?.
Literalmente, mágico! Incrível como mesmo já tendo lido outras vezes, sempre que releio me sinto como na primeira vez! Esse livro me dá um calorzinho no coração e o que mais gosto nele, com toda certeza, é o nascimento da amizade entre o trio mais querido: Harry, Rony e Hermione! ??

Francine 11/01/2021

Não tem como não gostar
Eu sempre tenho um pouco de dificultade em livros que não são narrados pelo personagem, e quanto comecei a ler fiquei com um pouco de receio, mas achei incrivelmente fácil a leitura pois a escrita é completamente leve e divertida... Para quem gosta da história vale a pena ler.
Muito feliz em finalmente ter a oportunidade de ler esse livro.
Ju.Inácio 11/01/2021minha estante
essa narrativa ganha a gente, né ?

Letycia.Barros 11/01/2021minha estante
JK é maravilhosa, ela faz um mundo perfeito. Espera até chegar no Prisioneiro de Azkaban vai ficar apaixonado.

Dêdê leituras 24/03/2024

Gostei muito do livro, amo Harry Potter, eu li primeiro depois vi o filme mas eu não li todos os livros, eu estou com o projeto de ler os livros a partir do prisioneiro de azkaban.
aishasalsicha 24/03/2024minha estante
Vale muito a pena, a autora é terrível mas os livros e o universo são muito bem construídos

vinialmanegra 25/08/2023

O tempo nos fez bem
Passei anos afastado de HP porque nunca achei tão interessante quanto todas as outras pessoas ao meu redor insistiam em falar que era. Em 2014 me obriguei a ler os três primeiros livros e foi uma experiência tão ruim, que nunca mais me dei ao trabalho de tentar de novo.
Anos depois tentei assistir os filmes e também não gostei.

Acho que o tempo realmente muda a gente, li porque escutei uma música sobre a obra recentemente e me voltou a velha dúvida: "o que me afastou dessa saga que parece tão divertida?" Pensei nas polêmicas da vida real, mas decidi dar uma chance a história (jamais a autora) e foi muito bom.
A história é empolgante, o protagonista é inteligente e os personagens ao redor dele funcionam como complementos perfeitos. Em diversos momentos me imaginei como Harry, mas sempre me identificando mais com a Hermione, principalmente lembrando dos anos na escola.

Acho que no fim, eu dei uma nova chance para HP e ele decidiu me dar uma também. Fica uma lição para mim principalmente.
expressodoslivros9 25/08/2023minha estante
Eu amo essa história. ?

rebeca756 25/08/2023minha estante
eu também tive a mesma experiência quando li os três primeiros livros, tanto é que comecei a ler o terceiro e nunca terminei, só de preguiça.

Michela Wakami 09/06/2022

Antes tarde do que nunca.
Muito bom, gostaria de ter lido esse livro na minha pré-adolescência.
É um livro envolvente, que nos leva para outro mundo, cheio de magias e mistérios.
Paloma 09/06/2022minha estante
???

Douglas Finger 09/06/2022minha estante
Que delicia Michela!! Eu li o primeiro e o segundo na adolescencia, e agora estou querendo retomar a leitura a partir do terceiro!!

Michela Wakami 09/06/2022minha estante
Obaaaaa! ????

João 13/06/2022minha estante
Aaaah ?????

Miih.... 18/01/2022

Harry potter e a pedra filosofal
"Sempre chame as coisas pelo nome que têm. O medo de um nome aumenta o medo da coisa em si." Alvo Dumbledore

lady day 10/01/2022

Paguei minha língua!
Logo eu que sempre odiei livros de fantasia, que fugissem da realidade lendo HP em pleno 2022 com mais outros quase 50 livros na lista de leitura.

ENTÃO... eu sempre amei os filmes mas por não gostar do gênero literário, nunca nem quis ler os livros. MASSS assisti o especial de 20 anos de HP e me deu na loka de começar a ler o primeiro livro da saga. Abri uma exceção porque sabia que tinha os filmes como base pra imaginar coisas como "uma bolinha do tamanho de uma noz com duas asas".

E NÃO É QUE LI O TREM EM 24 HORAS?????
Próxima parada: livro 2 hehe
Camis 10/01/2022minha estante
Eu também nunca comecei a ler por não gostar do gênero!! Tampouco me interessei em ver os filmes. Acha que deveria dar uma chance? Tenho medo de comprar os livros e não gostar, até mesmo porque acho um preço salgado mesmo vendidos individualmente

Gra 10/01/2022minha estante
Acho que vou dar uma chance pra HP.

Carol 10/01/2022minha estante
O próximo é a câmara secreta! Hahaha

Juliana Pimenta 10/01/2022minha estante
O próximo é a câmara secreta, e bem vinda ao mundo potterhead, separa os lencinhos pq quando terminar a ressaca literária vem ?

lady day 10/01/2022minha estante
Gente, eu aabei de entrar pra esse mundo de 7 livros de uma unica saga... perdoem se errei a sequencia kkkkkkkkkkk

Lore 10/01/2022minha estante
Talvez você se arrependa de comprar os livros quando terminar o A Ordem da Fênix pra frente, eu não gostei. Mas cada experiência é única né, acho que você deveria dar uma chance pra saga, Camis. Vale a pena.

Thi Acrisio 10/01/2022minha estante
_??_/*

luu 29/11/2021

Tem saga mais perfeita que harry potter?
Um livro clássico, com certeza. Me arrependo de ter conhecido tão tarde, e se um dia já critiquei não fui eu. Puta plot twist bom, história muito bem descrita com todos os detalhes. Tudo impecável, não senti falta de nada. Sinto algo muito confortante com Harry Potter, realmente a magia existe.
juh 29/11/2021minha estante
???