A Princesa de Gelo

A Princesa de Gelo Camilla Läckberg

Resenhas - A Princesa de Gelo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Biblioteca Álvaro Guerra 25/09/2018

Erica é uma jovem biografa que guarda dentro de si um desejo imensurável de se tornar escritora, contudo suas histórias nunca engataram. De volta a cidade de Fjällbacka após a morte trágica dos seus pais, ela tenta se reconectar com algo e melhorar a sua vida tediosa, mas as coisas se tornam estranhas quando a sua amiga de infância, Alex, é encontrada com os pulsos cortados em uma banheira na sua casa. A princípio todos, incluindo a própria Erica, acreditam que foi um suicídio, mas aos poucos essa teoria se torna confusa, pois além das pessoas acharem que uma jovem bela e rica como ela não teria motivos para cometer tal coisa, os laudos da autopsia revelam as condições que levaram a jovem a morte e então descobre-se que na verdade ela foi assassinada. Tomada pelo desejo de desvendar todo o mistério que envolve a morte de Alex, Erica passa a investigar e a tentar descobrir pistas ao mesmo tempo em que o charmoso Patrik, um investigador de polícia que ela conhece desde pequena, entra na sua vida determinado a não só conquistá-la, como também, a juntar todas as peças desse quebra-cabeça.

Resenha de: http://www.mundodoslivros.com/2012/08/resenha-princesa-de-gelo.html

Site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-7665-526-8

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-7665-526-8

Jaque - Achei o Livro 09/01/2018

Um bom livro.
Esse ano tenho como meta ler os livros que desejo na sequência (no caso de séries), assim acompanho melhor a vida dos personagens.
Por engano eu comecei essa série pelo segundo volume (Gritos do Passado - Resenha aqui e no blog) e graças à Deus, porque se eu tivesse começado por esse não sei se daria continuidade.
É visível a evolução na escrita da Camilla entre esse e o segundo.

Erika acabou de perder os pais num trágico acidente e agora volta pra sua cidade natal para poder cuidar de tudo que ficou na casa deles. Ela também está trabalhando em sua nova biografia que anda a passos lentos por cauda desse processo doloroso.
Para piorar ainda mais, ela encontra a amiga de infância morta e agora vai se ver no meio de tudo isso, ainda mais quando ela reencontra um amigo da época de escola que nada mais é que o detetive responsável pela investigação, Patrick.

A trama vai desenrolar à partir daí, com alguns poucos acontecimentos que interferem no curso da investigação, mas também com o início do romance entre os dois.
À princípio tive a impressão que só a Erika é que fazia alguma coisa na estória enquanto a polícia não progredia em nada.
Depois da metade do livro parece que o Patrick acordou e começou a encontrar alguma ligação entre os crimes. Sim, haverá mais de um, e também algo do passado vai vir à tona e mudar o rumo da investigação.

A estória é muito bem construída e gostei da maneira com que a autora desenvolveu o enredo, porém a narrativa é extremamente arrastada. Isso nem me incomoda tanto quanto o excesso de detalhes descritivos que foram muitos.
Fica óbvio que a autora quer aumentar o número de páginas e por isso coloca infinitos detalhes que não ajudam em nada na estória, são completamente dispensáveis. Não fosse isso minha nota poderia ser maior.
No entanto, a trama que ela desenvolveu para a estória é excelente! Muito bem escrita e montada e segue nos mesmos moldes do outro, com vários personagens - cada um com sua importância na estória - e outros dispensáveis.
Eu consegui adivinhar o culpado e o elo que a autora criou entre alguns personagens, porém algo chocante que liga ao passado eu nem pude imaginar!
Um ponto negativo na minha opinião foram os capítulos longos. Apenas 6 para um livro de 365 páginas. Sem contar os diálogos novamente entre aspas, uma coisa que sempre reclamo aqui que me incomoda.

No mais, recomendo sim a leitura, ainda mais se você quiser acompanhar a vida dos personagens mais de perto.
Eu com certeza vou continuar a série, gosto muito da escrita da autora e pelos comentários que andei lendo, suas estórias tendem a ficar melhores ainda.

site: http://acheiolivroperdiosono.blogspot.com.br/2018/01/a-princesa-de-gelo-camilla-lackberg.html

Lara.Dias 18/11/2017

O livro é arrastado. Mas esse não é o problema - não me incomoda a lentidão que a trama vai sendo revelada. O problema é que achei o livro mal escrito, com um timbre meio young adult fora do lugar. Achei os personagens caricatos, os diálogos mal feitos, as descrições rasas... Enfim... um livro que vai ficando cada vez mais chatinho; talves a autora pode ter acertado em outro, mas por enquanto não vou averiguar.
Rita Nunes 26/09/2018minha estante
Exatamente o que senti, tanto que desisti, rsrsrs!

Ani 15/07/2017

Primeiro livro da série Patrik Hedström, A Princesa do Gelo, traz a história de Erica Falk, uma escritora que volta a sua cidade natal e descobre a morte suspeita da sua amiga de infância. Alex, foi encontrada morta com um corte no pulso congelada em uma banheira. Erica que ainda não superou a morte dos pais e procura encontrar consolo em sua irmã Anna, porém não encontra e por isso tenta resolver o mistério do falecimento de Alex.

O detetive Patrik Hedström, percebe no meio da investigação que nem tudo é o que parece e junto com a escritora começa a perceber que a cidadezinha possui um passado perturbador.
Como citei, esse livro foi escolhido pela Kamila, do Resenha e Outras Coisas, e mesmo não estando muito animada para ler um livro policial fiquei ansiosa para saber se a autora merecia o título de nova Agatha Christie e é com muita tristeza que eu respondo: NÃO!

"A casa estava desolada e vazia. O frio penetrava em cada canto. Uma fina camada de gelo tinha se formado na banheira. Ela tinha começado a adquirir uma coloração levemente azul. Ele achava que ela parecia uma princesa ali deitada. Uma princesa de gelo."

A leitura foi extremamente cansativa e arrastada para mim. Teve um início interessante e eu até me empolguei, porém, a autora quebrou o clima de uma maneira tão súbita que eu não consegui mais me conectar com a protagonista, o que me fez demorar mais que o normal para concluir a leitura.
Outro ponto que me incomodou, foi que os capítulos eram muito longos, deixando ainda mais arrastada que o necessário. Os erros da edição também foram bem difíceis de tolerar.

Mas nem tudo foi desagradável, a autora criou diversos personagens secundários que foram bem trabalhados, e eu como defensora dos coadjuvantes não poderia deixar de citar isso por aqui.
Não teve nada que eu pudesse comparar com a rainha Agatha, logo, foi uma leitura muito cansativa e até mesmo decepcionante. Porém, vi muitas resenhas positivas para a obra, então não se decepcione com minha opinião e procure conhecer a obra.

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com/2017/02/a-princesa-de-gelo-camilla-lackberg.html
celithma 13/01/2021minha estante
Nossa, achei que o meu livro que tava com defeito. Então os muitos erros de edição não foram só problema meu.

Bruna.Batista 23/05/2017

Uma leitura com uma dose de paciência.
É um bom livro. Essa é a conclusão a qual cheguei somente após o fim da leitura. Começa um pouco chato e cansativo, mas aos poucos ele pega no tranco e se mostra um livro interessante e que vale a pena ler até o fim. Uma história de suspense que possui várias partes que te surpreendem. Com várias possíveis soluções acaba se encaminhando a um fim um tanto improvável. Vale a pena ler.

Deza Farias 12/03/2017

Impressionante
Para quem gosta de livros que tenha mistérios e reviravoltas , esse tá no.meu top list ... Gente a autora é muito boa , a escrita dela é perfeita , esse é o segundo livro que leio dela , e os dois são perfeitos ..
Camilla Läckberg já lhe amo ?

Kamila 26/02/2017

A Princesa de Gelo é o primeiro livro da minha xará e conta a história de Erica Falck, uma escritora de relativo sucesso, que resolve voltar para sua cidade natal, Fjällbacka (pronúncia: fielbaca), para poder cuidar dos pertences de seus pais recém-falecidos. Porém, a pequena cidade (de 859 habitantes, segundo o Google) está às voltas por causa da morte de Alexandra Wijkner, que outrora fora sua amiga de infância, mas que não a via há mais de vinte e cinco anos.

Inicialmente, as suspeitas levavam a um possível homicídio. Porém, Erica não acreditava em nada do que diziam. Enquanto pensava nisso, ela precisava começar a escrever seu quinto livro, uma biografia. Só que não conseguia escrever quase nada, ao passo que diversas memórias com Alexandra voltavam à baila.

Nesse meio tempo, o policial Patrik Hedström foi designado por seu chefe - irritante e que sonha com uma promoção em Gotemburgo - para assistir a um depoimento de determinadas pessoas. E é aí que ele reencontra Erica Falck. Aliás, eles eram amigos de longa data (e ele era apaixonado por ela) e as questões do momento os separaram. Até aquele momento.

Em paralelo à investigação, Erica também está preocupada com sua irmã, que é casada com um crápula manipulador, que só pensa em dinheiro e seu grande sonho é vender a casa de Fjällbacka e ir morar em Londres - o cara é dessa cidade.

Bem, me interessei pela leitura quando descobri que essa história NÃO se passa em Estocolmo. Por algum motivo que não sei explicar, gosto de histórias que não se passam em grandes cidades, não à toa, o protagonista do meu livro, Segunda Chance, nasceu em Halmstad... Até então, não fazia ideia de quem era Camilla, e então, graças ao Amigo Secreto entre blogueiras que participei, pude ganhá-lo.

E, sinceramente, foi uma boa leitura. E só. Apesar de ser arrastada em alguns momentos, por causa das muitas descrições, pude notar que foi uma trama bem pensada, acredito que isso se deva ao fato de que, antes de ser escritora, Camilla trabalhava como produtora, então, provavelmente escrevia roteiros e coisas que o valha. Se por um lado, as descrições eram um poucos chatas, por outro, as mesmas descrições eram o que salvavam a história, pois eram esses detalhes que amarravam a trama.

Dividido em seis capítulos longos, o livro, escrito em terceira pessoa, mostra diversos pontos de vista, mas sempre focando em Erica e seus problemas. Na Suécia, a autora vai lançar o décimo livro da série de Erica em abril, mas, vendo as sinopses dos demais volumes que a Planeta publicou (e descontinuou), são não-seriados, ou seja, apesar de alguns detalhes da vida de Falck não terem se encerrado nesse, nos próximos, novos casos virão à tona. O que é ótimo, pois não sei se pretendo comprar os demais.

Enfim, de todos modos, é uma leitura válida, tanto pra conhecer um pouco mais sobre Camilla, Fjällbacka ou até mesmo se aventurar nos romances policiais. A escrita dela é fluida e bem detalhada (bem até demais, rs). Achei alguns erros de digitação, mas a revisão da editora está ok.

P.S.: odeio esse negócio de dizer que fulano é o novo sicrano e etc. Aqui, ousaram afirmar que Camilla é a nova Agatha Christie. Gosto das duas, mas apenas parem de comparar, por favor. Läckberg jamais será a Agatha que vem do frio. Cada uma é cada uma. Frases como essa afastam muitos leitores...

site: http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/2017/02/resenha-princesa-de-gelo.html

Simone Brito 18/07/2016

Surpreendente
A princesa de gelo - Camila Läckberg
Literatura Suécia

Resenha:
A princesa de gelo foi escrito por Camila Läckberg, uma escritora sueca, bastante conhecida por seus romances policiais carregados de mistérios além da imaginação, chegando a ser considerada a nova Agatha Christie.
A pergunta é: será?
Sinceramente não sei porque ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros de Agatha Christie, mas posso dizer que “A princesa de gelo” me surpreendeu positivamente.
Realmente não esperava gostar tanto de um livro assim. Nada de tão fabuloso, mas faz o meu estilo e o fato de ter sido bem escrito só agregou e aumentou meu interesse. Narrativa simples, linguagem fácil e uma história envolvente podem resumir o livro. Mas, não é recomendado para aqueles que não são amantes de crimes e mistérios.
O livro conta a história de Érika Falck, uma biógrafa, que acaba se envolvendo, de certa forma, na morte de sua amiga de infância, Alexandra.
Alexandra, a Alex como era chamada, linda, elegante, de personalidade difícil, amante das artes e descendente de uma família bem sucedida, aparece morta em sua cidade Natal, a pequena Fjällbacka, onde as notícias correm rápido e vira uma questão de honra para o delegado local descobrir o que motivou o crime e quem o executou.
Em face à morte de Alex, a cidade se agita e todos passam a focar no mistério que envolve esse assassinato, inclusive Érika Falck, que revira seu passado para tentar encontrar o fio da meada e acaba descobrindo coisas que nem podia imaginar.
Sucessivos acontecimentos vão envolvendo o leitor de tal forma que nos pegamos bancando o detetive e tirando conclusões por conta própria.
No entanto, apesar de ser um romance policial, não deixa de ter uma pitada de romantismo, mas na medida certa para não tornar-se meloso.
Ao terminar o livro, você fica com um gostinho de quero mais. Exatamente isso que me atrai em leitura e é essa sensação me faz gostar de um livro, independente desse livro ser considerado um clássico ou não e independente do que dizem as críticas.
Sendo assim, recomendo sim esse livro e digo mais, já vou buscar outros livros dessa autora para ver se seguem o mesmo padrão.

Rascunho com Café 28/01/2015

Camila Lackberg, uma autora com ótimos mistérios
Eu e uma amiga costumamos dizer que amamos um “esqueleto no armário”, isso porque vibramos com livros onde a aparente perfeição familiar esconde verdadeiros segredos espinhosos. Então se você é que nem eu: que adora esqueletos escondidos no armário e mistérios resolvidos quase nas últimas páginas vai amar os livros da Camilla Läckberg.

Resolvi fazer uma única resenha para os três livros, uma vez que não há necessidade de mais informações de cada um, além do que está na sinopse.

Romances policiais, de autores nórdicos, estão fazendo sucesso nas Américas, atualmente, entre estes, destacam-se: Stieg Larsson, Liza Marklund, Jo Nesbo e Camila Läckberg. Esse sucesso se explica por suas tramas bem elaboradas e personagens realistas.

Camila é sueca, todos os seus livros são ambientados na pequena cidade de Fjällbacka nesse país. A série possui, até o presente momento, nove livros (apenas cinco foram lançados em português) e que podem ser lidos independente da ordem. Eu comecei a leitura por “Gritos do Passado” o segundo livro lançado e não houve prejuízo na história, mas se a sequência de leitura seguir na ordem de publicação, o leitor aproveitará melhor as tramas, pois acompanhará a passagem do tempo dos personagens recorrentes.

Cada livro envolve um assassinato a ser desvendado pela delegacia de Fjällbacka, mas precisamente pelo policial Patrik Hedström. Não pense que encontraremos peritos estilo CSI, ou detetives quase super heróis, há muito realismo na delegacia, existe um chefe incompetente, alguns trabalham, outros fingem que trabalham e sobrecarregam os colegas, e percebe-se pouca boa vontade no atendimento à população da cidade.

Camila prima pelos segredos familiares e por diversos suspeitos. Em cada página mudamos de opinião sobre a identidade do assassino e os motivos que levaram ao crime. Essas reviravoltas enriquecem a obra e nos deixam ansiosos para concluir a leitura.

Só encontrei três pequenos deslizes na obra: primeiro, todos os assassinatos são peculiares e acontecem numa cidade, muito, mas muito pouco povoada onde a probabilidade de acontecer tantos crimes estranhos é mínima (a cidade possui cerca de 859 habitantes); segundo, acho a participação de Erica (esposa de Patrik) muito pequena para tanto POV (ponto de vista), acho desnecessário tanto espaço para essa personagem e sua irmã. E terceiro, citando a colega Adla, em sua resenha sobre “A Pirâmide Vermelha” do dia 20/10, usar os recursos de POV não é para qualquer um e diversas vezes me perdia por não saber a qual personagem um POV se referia.

“O Cortador de Pedras” é sem dúvida o melhor dos três livros, a autora ambientou a história em duas épocas diferentes e só as interligou no final. Brilhante do inicio ao fim.

Estou ansiosa para ler os demais livros da autora.

site: http://www.rascunhocomcafe.com/

Silvana 14/12/2014

Maravilhoso!!! Que leitura!!!
Virei fã dessa escritora!! Que trama bem bolada, de leitura super agradável e cheia de surpresas!! Descobri o assassino já no final do livro, mas isso não alterou em nada a leitura e o interesse para chegar ao final da estória. A leitura flui sem dificuldades. Recomendo a todos que curtem esse gênero! Agora vou ler "Gritos do Passado", o 2o. livro dessa autora.

Ana Paula 27/11/2014

Um dos meus favoritos
Se você gosta de romances policiais e ainda não conhece a escritora Camila Läckberg tem que corrigir isso já! Isso mesmo, os livros dela são excelentes. Camila é uma escritora Suéca que é considerada a nova Agatha Christie. Não arrisco afirmar que seja a verdade mas já é uma credencial e tanto, não é?

A princesa de gelo foi o primeiro livro publicado no Brasil, pela Editora Planeta e é a primeira aventura de Erica Falck, uma biógrafa que retorna a sua cidade natal para terminar seu livro e resolver questões familiares e de repente se vê envolvida na investigação da morte da amiga de infância Alex. Erica foi umas primeiras pessoas a ver Alex morta: deitada na banheira, com a água congelada ao seu redor, contrastando com o vermelho do sangue. A princípio, todos, inclusive Erica, acreditaram se tratar de suicídio, mas logo é levantada a hipótese da garota ter sido assassinada e Erica se envolve na investigação juntamente com o detetive Patrick Hedström.

A história é muito bem contada, com muitos personagens e todos bem construídos. O desenrolar da trama faz com que fiquemos tentando descobrir seu desfecho e assim avançamos na leitura de maneira natural. Enquanto vamos acompanhando o avanço das investigações, também testemunhamos o início de um envolvimento entre os dois personagens, Erica e Patrick e seus dramas pessoais.

Aliás, os dois personagens seguem protagonizando mais três histórias publicadas no Brasil: Gritos do Passado, O cortador de pedras e O estranho.

site: www.estante-da-ana.blogspot.com.br

Luciane 22/02/2014

Um ótimo romance policial.
Este livro é do Grupo Livro Viajante.

site: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

1 | 2 | 3 | 4 | 5