Don Juan Molière

Resenhas - Don Juan

Paulo 19/10/2023

Conquistador irresistível
Mais uma comédia deliciosa de Molière. Embora não seja tão profundo como Shakespeare, o francês é meu dramaturgo favorito.
Dividida em 5 atos, a peça narra as conquistas amorosas do mulherengo incorrigível Don Juan, acompanhado de seu criado Esganarelo.
Não há limites para a luxúria do conquistador: ele seduz Dona Elvira, tirando-a do convento; tenta raptar uma noiva na véspera do casamento; galanteia simultaneamente duas roceiras, Carlota e Maturina.
Ademais, Don Juan é um trapaceiro que enrola seu credor Domingos com artimanhas. Trata-se de um imoral completo: desrespeita o próprio pai e desdenha da Igreja.
Mesmo assim, embora grande velhaco, tendemos a nos apaixonar por Don Juan, pela sua coerência e rebeldia sem medida. Ele não se sujeita a nada, desdenha de todas as regras sociais, é completamente livre. É o arquétipo do super-homem de Nietzsche, auto suficiente e materialista. Um personagem que reflete, como poucos, as aspirações do homem moderno, onipotente, porém vazio. Por isso, nos identificamos com ele.
No final, o herói tem uma morte trágica, sendo atingido por um raio e tragado pela terra. Esse evento simboliza o materialismo completo de Don Juan até sua morte, desprovido completamente da vida espiritual.

Marcos606 05/09/2023

É um exemplo inestimável da arte do autor e sua melhor peça. O personagem central, Dom Juan, leva o princípio aristocrático ao extremo ao renunciar a todo tipo de obrigação, seja para com os pais, seja com os médicos, ou com os comerciantes, ou com Deus. No entanto, ele assume que os outros cumprirão as suas obrigações para com ele. Seu servo, Sganarelle, é imaginado como seu oposto em todos os aspectos – terreno, tímido, supersticioso. Estes dois formam a contraparte francesa perfeita de Dom Quixote e Sancho Pança de Miguel de Cervantes. O final é ótimo.

anaclaraleitegomes 26/06/2023

Don Juan
?Achei uma peça bem interessante, não conhecia esse autor e fiquei bem satisfeita com a leitura, faz um tempo que não leio livros físicos e ler esse me deixou bem feliz
?Esse livro possui muitos debates morais, sobre nossas atitudes e etc.
Eu vi em algum lugar que tinha sido censurado pela igreja, não entendi o porquê.
?No século 17, já haviam babões kkkkkkkk, achei engraçadissimo.
?Espero não conhecer nenhum Don Juan na minha vida

val 27/11/2022

Treino
Li a obra em francês apenas para treinar o aprendizado da língua. Não sei como esse personagem fez tanto sucesso em sua época porque a história não tem nada de muito emocionante e do nada uma estátua fica viva. Muito sem pé nem cabeça.

Nathy Lestriz 04/09/2022

Gostei bastante da leitura dessa peça. No momento, estou estudando Comédia D' Llarte e essa peça foi uma dessas leituras.
Terminei de ler muito rápido, coisa de um dia. Alguns personagens como Pierrô e o Don Juan são bem característicos de alguns filmes e referências culturais, com sua personalidade marcante.
De maneira geral, a peça é bem escrita e divertida

Jackson 06/11/2021

Citação do livro
LEPORELO
É evidente que o senhor tem razão, se quiser ter razão – não posso dizer o contrário. Mas se o senhor não quisesse ter razão, eu lhe daria ainda mais razão. (p.5)

Rodrigo 05/04/2021

Clássico da literatura
Este é um clássico, bem humorado e ágil, principalmente nesta edição de bolso e na tradução do Millor.

Vinícius 07/09/2020

Don Juan
Leitura rápida, assim como O Doente Imaginário porém, não tão cômica e sim trágica com o estereótipo de um fanfarrão, mulherengo, hipócrita, ateu, um falsário nato, que não se cansa de enganar a todos que cruza seu caminho. Vale a pena ler. O último parágrafo do livro resume quem foi o Don Juan.

Gladston Mamede 04/09/2020

Delicioso. Inteligente. Divertido. Amei. Não perderei a chance de ver uma encenação, se a oportunidade me aparecer.

Mama 03/06/2020

Crítica leve e cômica da sociedade
Amo as peças desse autor! Essa é a terceira que leio e simplesmente amei! Molière faz uma crítica ferrenha a hipocrisia social e aos maus costumes dos homens em sociedade, os quais muitas vezes passam por cima de quaisquer valores morais para alcançar o que almejam. O personagem principal e seu seu serviçal foram responsáveis por várias risadas que dei acompanhando suas histórias. Recomendo esse livro para quem deseja uma leitura leve e rápida!

r.morel 01/01/2018

Resenha Telegráfica
A história do conquistador máximo sobrevive e sobreviverá até o final dos tempos de acordo com os pesadelos apocalípticos causando transtornos em todos, homens, mulheres, bichos (é um caso sério…). A versão do escritor francês Jean-Baptiste Poquelin, vulgo Molière, é considerada um dos melhores relatos sobre o galanteador-mor da literatura mundial há séculos o mestre na Arte de Seduzir donzelas.

“Que é que vocês querem que eu diga? Ambas garantem que eu lhes prometi casamento. Mas será que nenhuma das duas sabe o que é, ou significa, uma promessa, sem que eu tenha que explicar?”

site: popcultpulp.com

Lucas Furlan | @valeugutenberg 31/05/2017

Polêmico e divertido
A versão de Moliére para o mais famoso libertino do mundo é engraçadíssima, mas mostra um Don Juan bem pouco romântico. Pra falar a verdade, ele é apresentado como um sujeito de péssimo caráter.

Quando foi encenada no século XVII, a peça foi censurada pela Igreja e saiu rapidamente de cartaz, dando muita dor de cabeça para o seu autor. Realmente, ela é bem polêmica, mas também é muito divertida.

A tradução de Celina Diaféria é completamente acessível e "Don Juan" é uma ótima porta de entrada para quem não está acostumado a ler peças teatrais.

(resenha completa no blog)

site: www.valeugutenberg.wordpress.com

Sanoli 13/12/2015

Em uma frase...
Aquele que vai nos sedu(rir)!

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2015/12/don-juan.html

Raffert 07/10/2009

A busca pelo tempo, digo, Proust.
Don Juan encaixaria perfeitamente em um dos contos de Proust. Deixem de lado a libidinagem, quase nenhuma, do romance e conheçam as elocubrações à la Nietzsch que Don Juan dispara em suas vitimas e desafetos. Don Quixote é Beatles. Don Juan é Roliing Stones. Confesso que não li este, traduzido por Millor Fernandes, mas o original.