Resumos Notórios Para Concursos Públicos do Brasil

Resumos Notórios Para Concursos Públicos do Brasil R. R. Oliver

Resenhas - Resumos Notórios Para Concursos Públicos do Brasil

Jani 17/02/2020

Livro prático. Bem útil para quem procura uma revisão sobre os conceitos de administração.

Lethycia Dias 29/01/2020

Conteúdo bom, revisão ruim
Este é mais um de vários materiais de estudo disponíveis na Amazon e pelo Kindle Unlimited que eu venho lendo nos últimos tempos, e não é o meu primeiro contato com a escrita de R. R. Oliver. Na reta final da minha preparação para duas provas, eu esperava com este livro complementar os meus estudos para o cargo de auxiliar/assistente administrativo, e acredito ter alcançado essa meta de forma razoável.
É preciso, antes de tudo, ressaltar que esse livro não deve ser usado como única fonte de estudo, conforme o autor indica, porque trata-se de uma coleção de resumos, formando um material bastante resumido e rápido. É como se o autor tivesse coletado e reunido suas anotações sobre a matéria de Administração e montado este material. Uma boa parte do livro é estruturada em forma de tópicos, o que torna a leitura bem rápida, e só uma parcela do conteúdo é feita de texto corrido. Por causa disso, consegui ler o livro inteiro em apenas 8 dias, apesar das mais de 300 páginas. Durante a leitura, eu senti que ou antecipava ou complementava o conteúdo que vinha lendo ao mesmo tempo em uma apostila mais aprofundada, e senti mais facilidade em resolver exercícios.
Parte do conteúdo desse livro, no início e no fim dele, eu já havia lido outro livro do autor, "O que fazer para ser aprovado - 2ª edição". Pode ser uma ótima orientação extra para outras pessoas, mas para mim não foi nenhuma novidade. Infelizmente, essa não é a única repetição presente no livro. "Resumos Notórios" repete também o maior defeito do outro título: a péssima revisão (que o autor afirma ter feito várias vezes, sem, entretanto, resolver os problemas gramaticais no texto). Ao longo de todo o livro, existem inúmeras ocorrências de concordância verbal e nominal inadequadas. Isso quer dizer que os verbos e adjetivos utilizados pelo autor não concordam em número e/ou gênero com os substantivos a que se referem. Em orações onde o sujeito é um substantivo no plural, o verbo é conjugado no singular; e vice-versa; quando o sujeito está no feminino, o adjetivo é no masculino; e coisas desse tipo, que se repetem incontáveis vezes. Sem falar nas vírgulas utilizadas de forma errada, colocadas onde não são necessárias ou onde não devem estar de forma alguma; também há uso inadequado de crases e acentos agudos - e por vezes, um substitui o outro.
É um livro com bom conteúdo, porém a revisão ainda está muito ruim.