Vinte luas

Vinte luas Leyla Perrone-Moisés

Resenhas - Vinte Luas

Vanildo 25/05/2021

Vinte Luas - LEYLA PERRONE-MOISÉS
O livro narra a grande aventura do capitão francês Paulmier de Gonneville ao Brasil.
Em 1503 ao tentar chegar às Índias Orientais, a nau do capitão e toda a tripulação, se perde no oceano devido a uma tempestade e tem sua rota alterada. Ao avistar a terra e depois ancorar no local que hoje conhecemos como sendo Santa Catarina, Gonneville e seus comandados passam a conviver com os índios carijós da região. Com as trocas de presentes e descobertas dos dois lados, surge uma amizade entre franceses e indígenas, que culmina na permissão do cacique de que o capitão leve seu filho, Essomericq, para conhecer o Velho Mundo com a promessa de trazê-lo de volta em 20 luas.
Em meio a análises históricas, a autora mostra como o índio teria vivido em território francês, as relações com a sociedade até constituir família.
O livro nos faz refletir as diversas maneiras como os ?descobridores? trataram os índios das terras recém encontradas: conhecendo, fazendo amizades, catequizando, escravizando e, por fim, quase dizimando toda a população de nativos.
E o tratamento que Gonneville dá ao índio Essomericq, o tornando da própria família nos dá a certeza de que tudo poderia ter sido diferente.