Mocambos e Quilombos

Mocambos e Quilombos Flávio dos Santos Gomes
Flávio dos Santos Gomes

Resenhas - Palmares

Thay Rosa 30/01/2024

Está estudando a história do Brasil? Este é essencial!
Eu me surpreendi. Não imaginei que fosse gostar, pois estava difícil de encontrar algum material que me empolgasse no tema. Muitas vezes, era muito do mesmo. Porém, este livro tem uma escrita muito boa e detalhada, mas sem se tornar maçante. Logicamente, é um resumo, afinal é uma história que perdurou uns 200 anos, mas traz bons detalhes, relatos, recortes e ajuda a perceber melhor o cenário da escravidão no Brasil daquele tempo e as revoltas dos escravos. Inclusive, a abordagem do papel dos indígenas neste cenário específico da história me surpreendeu e muda minha perspectiva sobre algumas coisas. Se você tem interesse no tema, vale a pena.

Gabriel.Henrique 09/08/2023

Palmares foi o principal mocambo e ler sobre ele é uma viagem ao tempo, a forma como o autor descreve a história do local até seus líderes e por fim sua destruição é humano e honesto.

Maria :) 13/11/2022

Aprendi a ser curiosa no curso de Sociologia, e em um dos inúmeros trabalhos, pude conhecer mais a fundo a história do Quilombo de Palmares e me encantar com tamanha riqueza. Esse livro sem dúvidas é rico de detalhes e trouxe uma perspectiva profunda do que aconteceu na época, mostrando que de fato o quilombo foi base de resistência do povo preto, e que deixou marcas para a posteridade.

Rinaldo 09/09/2022

Palmares
Um bom livro, bem escrito, mostrando de maneira pragmática essa fase conturbada, período cheio de batalhas pela liberdade de um povo massacrado.Seu refúgio, seus líderes.

Márlon 19/01/2021

Mocambos e quilombos é um livro necessário pra quem pesquisa a história do campesinato negro nas Américas, com ênfase para o Brasil. Desde os elementos mais conceituais até discussões éticas e políticas estão presentes neste trabalho, que é imprescindível para o conhecimento da história de um dos movimentos de resistência e libertação mais importantes do período colonial até os dias atuais.

gilson.r.santos 19/05/2020

Uma entre várias coisas que não fazia ideia
"Outra hipótese para o crescimento inicial de Palmares são as epidemias. Várias assolaram Pernambuco entre 1630 e 1660. Fugir das plantações e dos engenhos em direção aos mocambos poderia ser também uma estratégia para escapar da morte"

Biblioteca Álvaro Guerra 05/06/2018

Neste livro, o historiador Flávio Gomes explica como Palmares nasceu, cresceu, ganhou força e, finalmente, foi destruído. Para isso, recheia a narrativa com documentos de época e também mostra como outros historiadores contam a história de Palmares.
O autor desfaz mitos e muda o olhar que até então se tinha sobre o tema. Leitura obrigatória para todos que queiram entender a História do Brasil.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788572443135