A Política

Resenhas - A Política

1 | 2 | 3 | 4

LittleStressedGirl 07/08/2022

A política
Se eu não tivesse sido obrigada a ler por causa da faculdade, tenho certeza que iria gostar mais.
Mas não gostava do professor e isso pode ter influenciado... não, esse eu não vou ler de novo.

Gabriel 07/08/2022

A política - Aristóteles
"A política", do filósofo grego Aristóteles, trata da política através dos diferentes modelos de governo; da gênese e organização da cidade (polis grega) e da escravidão.
Aristóteles acreditava que o fim da Política seria a felicidade da vida coletiva e, nesse sentido, na referida obra, investiga quais seriam as melhores e as piores formas de governo para se atingir tal fim. O filósofo identifica monarquia, aristocracia e república (ou politeia), que podem degradar-se em tirania (a pior forma de governo), oligarquia e democracia.
Ademais, para o autor, haveria homens para a liberdade e homens para o trabalho e o serviço, os escravos, que na análise aristotélica são apenas instrumentos de força. Doutra parte, também discorre sobre a mulher e a coloca num lugar de inferioridade na organização social.
Uma obra boa para aqueles que gostam de Filosofia, mas deve-se ter cuidado ao analisar o livro no que diz respeito à continuidade de certos conceitos.

Pedro Guimarães 29/06/2022

O livro em si é um divisor de águas.

Apesar de conter uma linguagem muito simples o que dificulta a obra não se resume a isso e sim na reflexão que o gênio grego faz-nos ter e refletir com determinados temas e construções arquitetadas e atreladas a realidade da sua época. Com base nisso, é sempre bom lê-lo com essa ideia em mente ,ou seja, Aristóteles argumenta para o grego e com os gregos,a Pólis, e toda aquela ideia do homem como animal político , as suas três formas de governo bem como suas consequentes corrupções, o Pater familias com a questão hierárquica e familiar do homem dentro de casa e não dá mulher e por fim a questão da escravidão que assentava possíveis entendimentos de quem poderia ou não ser submetido a tal situação.

Para quem desconhece o autor,dois pontos merecem destaque, tais como : caso você não dispusesse de tempo para o estudo,artes e atividades físicas você não poderia atuar politicamente no senado e tampouco ser considerado cidadão da pólis haja vista que para tal tais atos eram considerados fundamentais. Para ele você seria considerado um selvagem ou bárbaro. Além disso,outro fato ficaria por conta de quem poderia ou não orientar o soberano filosoficamente ,e claro, o povo ficaria a parte tendo em vista sua estupidez coletiva à época . Há uma ampla argumentação, portanto que poderia ser citada mas o espaço não permitiria . Assim, o livro é ótimo para render belos frutos,debates e os primeiros passos na filosofia.

Tamara Octaviano 29/05/2022

Aristóteles é das pessoas mais brilhantes que já pisaram na face da Terra. Mas quando é pra falar groselha... sai de baixo.
Ray Ray 29/05/2022minha estante
Que tipo de groselhaaaa??

Tamara Octaviano 29/05/2022minha estante
Ele fala que a pessoa meio que já nasceu pra ser escrava, que não importa quantos direitos vc concede a ela, ela vai sempre voltar a ser servil, fala coisas como mulheres e crianças não pensam, e por aí vai. Mas faz uma excelente observação sobre as formas de governo e até como um tirano consegue se manter no poder. Vale a pena a leitura, mas tem que filtrar esse tipo de informação

Pedro 19/10/2022minha estante
Pegue leve com Aristóteles. Apesar de ser um gênio, ele era um homem do seu tempo.

MArcio183 21/05/2022

Interessante ver que no século III AC. Aristóteles estava muito a frente de seu tempo com esta analogia crítica da sociedade e tipos de governo, tipos de sociedade e educação. O livro ajuda entender nossa sociedade e política a atual bem como costumes ainda retrógrado que nos leva a pensar como nossa sociedade ainda mantém maus hábitos de 2300 anos atrás e como ainda não conseguiu evoluir depois de tanto tempo. Enfim não é atoa que esta sobra sobreviveu ao tempo.

Daniel Sampaio 23/04/2022

Uma detalhada análise das diferentes formas de governo
A obra analisa diferentes formas de governo - monarquia, aristocracia, oligarquia, tirania, democracia - à partir da análise crítica de obras precedentes e contemporâneas ao autor - Aristoteles, discípulo de Platão - e da observação empírica de governos contemporâneos ao autor, novamente. O autor analisa as circunstâncias que provocam e evitam as diferentes formas de governo - e as transições delas - e o quanto as legislações/constituições contribuem nestes aspectos. Recomendo.

Nicks Nicks 10/03/2022

Muito técnico
É um livro muito interessante porém muito chato! Li para a faculdade, e isso abriu meus olhos para uma visão mais ampla do que aristóteles considerava política

Clara.Brogliato 14/02/2022

Leitura cansativa
A obra em si é muito boa, a construção das ideias, a construção de uma pólis "perfeita" e estruturada, porém de tantos detalhes, chega a ser maçante e repetitivo.
Vale a pena ler, o cara era muito além do seu tempo, com uns ideais que se transportados até os dias atuais, se encaixam perfeitamente e fazem todo sentido.

Teorema Espectral 22/03/2021

Aristóteles provavelmente votaria no Bolsonaro
O livro tem aspectos bons e ruins. Por um lado, sai um pouco decepcionado.

É o meu primeiro livro de Aristóteles, e sempre tive ele como um cara bem metódico. No entanto, não é exatamente o que eu vi. Muito do livro é prolixo e as vezes o encadeamento das ideias fica obscuro.

A ordem do livro não parece seguir algum raciocínio de fato, também. Em certos momentos você só sente que ele vai falando qualquer coisa que se lembra sobre oligarquia e democracia.

Nesse aspecto, considero Platão bem mais organizado. Na República todo o encadeamento didático é bastante fechado, o que facilita a construção de ideias.

Apesar disso, o livro traz questionamentos interessantes, e temas bem pertinentes. Não me parece um livro estritamente necessário pra formação, mas tem aspectos filosóficos e históricos interessantes.

De resto, é divertido ver ele defendendo argumentos "sensatos" que legitimam a escravidão e o machismo. Parece uma postura bastante conservadora, o que me leva a concluir com 82,29% de chance que Aristóteles votaria no Bolsonaro.
Pedro 14/03/2022minha estante
Entre Lula e Bolsonaro, eu tenho certeza absoluta que ele votaria no Bolsonaro. Estamos falando de Aristóteles, uma das maiores mentes da História da humanidade.

Douglas 14/06/2022minha estante
Mas conservador tipo Roger Scruton ou pseudo conservador/ reacionário tipo os protofascistas do governo atual? Mesmo com alguns indícios, particularmente, acho difícil alguém com o mínimo de conhecimento, lucidez e caráter tenham coragem de cometer tal ato, como votar em um genocida.

Cdmm 09/12/2020

Há mais de 2000 anos
E ainda as mesmas conclusões sobre a natureza dos homens e o poder. Principalmente sobre a demagogia. Excelente leitura

Nicolas29 22/08/2020

Seres humanos e a previsibilidade
Chega a ser cômico como muitas coisas importantes são ditas a séculos, mas minimamente internalizadas e praticadas por todos nós no dia a dia, nas ações e etc...
Muitas coisas escritas pelo Aristóteles, bem antes de Cristo, mantêm o mesmo padrão até hoje, quase imutável. Já outras, como a escravidão/escravos, apenas ganharam uma nova roupagem...

Kauana.Palma 04/08/2020

Importante clássico pra entender como deveria funcionar a política pra Aristoteles. Não é uma leitura tão agradável e fluida, achei bem cansativo, principalmente por alguns trechos terem se perdido, fazendo com que fiquem partes desconexas no livro. Uma leitura clássica, mas não muito agradável.

1 | 2 | 3 | 4